Search

Construção de casa: tudo o que você deve saber sobre o assunto

Só de falar em construção de casa já deu calafrios? Pois acabou o pesadelo! Acerte no planejamento e veja como fica mais fácil tirar o projeto do papel!

Planejar a construção de casa não é tarefa simples, mas também não precisa ser sinônimo de estresse, dor de cabeça e saldo no vermelho. Fazer um bom planejamento e ter um orçamento bem definido é o primeiro passo para uma obra de sucesso. Investir em materiais de qualidade e contar com mão de obra qualificada também faz toda a diferença no andamento do projeto.

Se você está um pouco perdido e sem saber por onde começar, não deixe de ler este post. Aqui explicamos tudo o que você deve saber sobre construção de casa. Assim, vai ser mais fácil gerenciar uma obra de qualidade, com segurança e em tempo hábil. Vamos lá!

Como fazer o planejamento da construção de casa?

construção de casa, tudo sobre construção de casa, orçamento para construção de casa, profissionais para construção de casa

Tudo começa na escolha do terreno e na elaboração do projeto arquitetônico. Qualquer que seja o tamanho da obra, é essencial esboçar e analisar toda a parte documental da construção. Isso vai desde a elaboração da planta, passando pelo projeto elétrico e hidráulico e chegando à fase dos acabamentos.

Por isso, antes de começar o quebra-quebra, é preciso contar com um arquiteto e um engenheiro responsáveis por dimensionar cada etapa do projeto. Esses profissionais vão considerar aspectos como a topografia do terreno, as condições climáticas na área, a documentação necessária para o imóvel e o prazo disponível para cada etapa da obra, desde a estrutura até o acabamento.

Definição do orçamento

Orçamento e planejamento andam lado a lado quando o assunto é construção de casa. Até porque não dá para fazer um projeto arquitetônico sem saber ao certo o quanto você pretende (e o quanto pode) pagar pela obra. Para definir o orçamento, a primeira coisa a se fazer é pensar no tamanho e no padrão do imóvel que se pretende construir.

Depois, é hora de organizar o cronograma da obra, dividindo cada etapa conforme as prioridades de execução. Inclusive, quando for delimitar o orçamento, coloque na ponta do lápis quanto vai custar cada etapa, pois isso facilita muito na hora de avaliar o custo global do projeto.

Saber o custo total da obra é importantíssimo para definir as prioridades do cronograma, principalmente se acontecer algum imprevisto e você precisar interromper o serviço por um tempo. Sem falar que, sabendo ao certo o quanto você pode gastar, fica muito mais fácil negociar com os fornecedores e contratar a mão de obra, investindo no melhor custo-benefício.

Contratação de mão de obra

A contratação de mão de obra especializada é outro fator de peso no planejamento da construção. Afinal, não dá para entregar seu projeto a qualquer profissional, concorda? É preciso ter muito cuidado para escolher profissionais capacitados e que, de fato, darão conta do recado.

Uma boa dica para quem ainda não tem referências é utilizar os aplicativos de prestação de serviços para encontrar mão de obra especializada. Esses aplicativos conectam você aos melhores profissionais do mercado em diversos ramos: eletricistas, encanadores, pintores, montadores de móveis etc. Assim, vai ser bem mais fácil encontrar gente capacitada para fazer o serviço de um jeito rápido, prático e seguro.

O que saber para iniciar a obra de construção de casa?

construção de casa, tudo sobre construção de casa, passo a passo construção de casa, preço construção de casa, custo construção de casa, etapas construção de casa

Quem sonha em construir uma casa quer que tudo saia exatamente como planejado, de modo que o lar tenha a cara dos donos e seja o mais aconchegante possível. Isso nem sempre é possível quando se está morando de aluguel ou comprando um apartamento pronto.

Na construção, cada cômodo é pensado do seu jeito, atendendo a todas as suas expectativas. É por isso muita gente prefere construir em vez de comprar pronto. No entanto, sabemos que esse percurso é longo e exaustivo, tanto que é comum as pessoas se mudarem para a casa nova mesmo quando a obra ainda não está totalmente concluída.

Claro que isso não é um impedimento. Dá sim para ir fazendo os acabamentos aos poucos. O que não dá é para iniciar a obra sem ter planejado toda a estrutura e sem ter definido as prioridades do serviço. Portanto, não descuide do seu cronograma! Segui-lo à risca vai evitar desperdício de tempo e, sobretudo, de dinheiro.

Preste atenção também na época do ano em que você pretende realizar a obra, pois nos períodos de chuva fica mais difícil lidar com certos serviços — daí a importância de se programar e definir as prioridades. Fazendo esse planejamento, aí sim você já pode dar o start na obra!

Quais são as etapas de construção de casa?

construção de casa, construção de casa passo a passo, etapas para construção de uma casa, orçamento construção de casa

Estrutura

A estrutura de uma casa é responsável pela sustentação e estabilidade do imóvel. Ou seja, todo cuidado é pouco nessa fase inicial do projeto, pois uma estrutura malfeita certamente vai comprometer o resultado final. Quando o assunto é construção de casa, a segurança vem em primeiro lugar, certo?

Conte com profissionais habilitados para ter certeza de que a propriedade será bem estruturada, considerando fatores como a topografia do terreno, o nivelamento, o peso da obra e quaisquer sobrecargas que possam interferir na estruturação. Para você ter uma ideia de quanto essa etapa é complexa, saiba que a estrutura de uma casa se divide em fundação, pilares, vigas e lajes — conforme explicamos abaixo.

Fundação

A fundação é responsável por transmitir as cargas do imóvel ao solo. Essa estrutura é projetada conforme o nível de carga que a propriedade vai receber e o tipo de solo em que será erguida.

Pilares

Os pilares são estruturas responsáveis por repassar as cargas das vigas e das lajes para a fundação. Normalmente é chamado de “pilar” o componente de formato quadrado ou retangular, e de “coluna” o componente de forma cilíndrica.

Vigas

As vigas ficam estruturadas acima dos pilares, em posição horizontal. Sua função é transferir o peso da laje e dos outros componentes para os pilares, reforçando a estrutura da obra como um todo.

Lajes

A laje é um pavimento de superfície plana e horizontal situado no teto da construção. Essa estrutura vai receber diretamente todas as cargas do projeto, transferindo-as para as vigas e, sucessivamente, para as demais estruturas da obra.

Alvenaria

A fase de alvenaria é a segunda etapa de uma obra, podendo ser convencional ou estrutural. A alvenaria convencional é feita em concreto armado, tendo como função principal a vedação e a demarcação das paredes que vão dividir os cômodos. Já a alvenaria estrutural é a estrutura em si da obra, responsável pela sustentação de todo o projeto. Nessa etapa, a construção vai ganhando corpo com a colocação da laje e o levantamento das paredes.

Cobertura

A etapa de cobertura também é primordial na construção de casa, pois sua função é proteger a obra das intempéries climáticas que podem deteriorar a propriedade, como chuvas, vento ou calor excessivo. Nessa etapa dimensiona-se o conforto térmico da habitação, além do telhamento do imóvel e dos sistemas de captação e condução de água.

Acabamento

Agora sim a obra está quase pronta e tudo já ganhou forma ali dentro! É hora de se concentrar na melhor parte: os acabamentos. Nessa etapa, os serviços realizados vão dar aquele ar de casa nova para a residência, principalmente com o assentamento do piso e a pintura de teto e paredes. Nada como pensar em cada detalhe do nosso cantinho, não é mesmo?

Como construir cada cômodo da casa?

construção de casa, passo a passo construção de casa, etapas construção de casa,

Cozinha

Falar em construção de casa significa refletir cuidadosamente em como será cada cômodo. A cozinha, por exemplo, é um dos ambientes mais complexos de se planejar, pois envolve diversas áreas de trabalho e um excelente projeto hidráulico. Para começar a construir a cozinha, o primeiro passo é definir 5 zonas gerais para a área. São elas:

  1. pia — cuba e armários;

  2. cozimento — forno e fogão;

  3. preparação — ilhas e bancadas;

  4. despensa — geladeira e armários;

  5. armazenagem — eletrodomésticos e utensílios.

O ideal é que as zonas da pia, do cozimento e da despensa estejam interligadas, já que essas áreas são utilizadas em conjunto. Para posicioná-las, o formato mais comum é o triangular, pois permite o melhor aproveitamento do espaço e deixa tudo mais funcional.

Quarto

Enquanto as cozinhas são mais complexas, os quartos nem tanto, poupando seu tempo no planejamento da obra — mas isso não significa descuidar deles, hein? O fator de incidência solar, por exemplo, é importantíssimo para um quarto, já que o sol forte pela manhã pode comprometer a função básica do cômodo: garantir um bom descanso.

Para projetá-lo, pense na incidência de luz natural que você quer para o cômodo. Normalmente, a região leste da casa costuma ser mais agradável em termos de conforto térmico. Definido o local, basta estudar a melhor posição para a janela e a cama. Aproveite para aprender como fazer cabeceira para cama box e deixe o quarto mais personalizado e aconchegante.

Banheiro

O banheiro dá um pouquinho mais de trabalho porque, assim como a cozinha, necessita de excelentes projetos hidráulico e elétrico. Quem nunca passou pelo inconveniente de aprender como trocar resistência de chuveiro, não é mesmo? Por isso, é fundamental contar com profissionais capacitados para garantir instalações seguras e de ótima qualidade, além de evitar prejuízos com reparos depois que a obra já estiver pronta.

A primeira coisa a se fazer no banheiro é distribuir as instalações que ficam no interior das paredes, como os pontos de água, esgoto e eletricidade. Depois, é hora de cobrir as paredes e nivelar o piso, lembrando que o cômodo demanda pisos antiderrapantes. Em seguida é só instalar as louças sanitárias para finalizar o acabamento. Se o cômodo for muito pequeno, planeje como decorar banheiro pequeno para que ele pareça maior, caprichando no projeto de iluminação e na instalação de espelhos, por exemplo.

Sala de estar

Se no seu projeto de construção de casa a sala de estar é integrada à sala de TV, aqui vai a dica principal: concentre-se no posicionamento da televisão, pois isso é o que vai garantir o melhor conforto visual e acústico no cômodo. O mais recomendado é posicioná-la a uma distância de pelo menos 80cm do sofá.

No caso de uma sala pequena, considere diminuir o tamanho do monitor para equilibrar melhor o campo visual. Via de regra: quanto maior for a tela, mais distante a TV deve ficar em relação aos sofás. Para complementar o clima de convívio no living, invista em pisos mais quentes, como madeira ou laminado, e capriche no projeto de iluminação.

Acertar na escolha das cortinas e persianas também é muito importante, pois favorece o conforto térmico na sala, trazendo muito mais aconchego para o seu projeto. Prefira peças discretas e de cor neutra para não correr o risco de sobrecarregar o décor. Se a sua dúvida é sobre como limpar persianas, fique tranquilo, pois elas são muito práticas e fáceis de cuidar.

E não deixe de estudar muito antes de decidir sobre a sua sala. Geralmente, é na sala de estar que se recebe as visitas, então, inspire-se antes de decidir sobre a decoração da sua sala!

Quanto custa construir uma casa?

construção de casa, passo a passo construção de casa, quanta custa para construir uma casa, orçamento construção de casa

De fato, construir uma casa não é barato, sendo que o valor total vai depender basicamente do tamanho do lote e do padrão de acabamento da obra. Em termos de custo-benefício, o investimento compensa (e muito). Afinal, estamos falando de um bem durável, que vai fazer parte do seu patrimônio para o resto da vida. Sem falar que, se por algum motivo você quiser se mudar, poderá alugar ou revender a moradia.

Além disso, entre optar pela construção de casa ou comprar um imóvel pronto, construir sai ligeiramente mais barato. Até porque você não precisaria se preocupar com reformas, já que tudo estaria dentro do padrão desejado. Para calcular os custos em si, é preciso considerar cada etapa da obra — estrutura, alvenaria, cobertura e acabamento — avaliando o gasto com os materiais acrescido da mão de obra.

Nessas horas, a palavra de ordem é custo-benefício, tanto para encontrar bons fornecedores de materiais quanto para contratar os trabalhadores. Explicamos: de nada adianta você gastar seu dinheiro com profissionais desqualificados ou material barato e acabar comprometendo o prazo de entrega ou o padrão da obra.

Ponderar essas questões ajuda a planejar melhor o custo total do projeto sem se preocupar com retrabalho e rombos no orçamento. Então já sabe: mais vale investir em bons profissionais e material de primeira linha do que ter prejuízo com reparos futuros logo após fazer a mudança.

Quais profissionais contratar para a construção de casa?

construção de casa, tudo que você precisa saber sobre construção de casa, construção de casa passo a passo

Eis um erro muito comum em construção de casa: as pessoas pensam que vão economizar fazendo a obra por conta própria. Esse é um tremendo engano, pois como diz o ditado, o barato pode sair caro. Quem dispensa o trabalho dos arquitetos e engenheiros, por exemplo, acaba precisando reformular os ambientes no futuro, pois percebe que os espaços não foram bem planejados.

Da mesma forma, se você contratar pedreiros ruins só porque são mais baratos, vai acabar tendo problema com o acabamento da obra, que não vai ficar com a qualidade que você queria. Além disso, tem outro fator de peso: a segurança. Isso, inclusive, é o requisito fundamental para qualquer construção. Você não quer colocar o seu imóvel em risco confiando em qualquer trabalhador, não é mesmo?

Preste muita atenção na equipe que está trabalhando no projeto, desde o arquiteto até o pedreiro. Contratar bons prestadores de serviço faz toda a diferença, tanto nas especificações técnicas da obra quanto para evitar eventuais imprevistos ou estourar o orçamento. Você vai precisar basicamente dos profissionais que listamos a seguir.

Arquiteto

O arquiteto é responsável por esboçar e planejar todo o projeto da obra, sempre prezando pela máxima funcionalidade dos ambientes e das instalações. Isso quer dizer que, ao elaborar a planta da residência, o arquiteto vai pensar em cada detalhe para melhor aproveitamento dos espaços, conforto termoacústico e disposição de móveis. São funções básicas desse profissional:

  • elaborar a planta do projeto;

  • elaborar o projeto paisagístico;

  • orientar a escolha dos acabamentos.

Engenheiro

Enquanto o arquiteto é responsável por projetar a obra, o engenheiro civil fica com a parte da execução. Ou seja, ele é quem tira a casa do papel, acompanhando e gerenciando cada etapa da construção. É dever do engenheiro garantir a segurança do imóvel, analisando o terreno, definindo o tipo de fundação e especificando o projeto elétrico e hidráulico da residência. São funções básicas desse profissional:

  • analisar a topografia do terreno e as condições climáticas;

  • dimensionar toda a estrutura da obra;

  • acompanhar e supervisionar cada etapa.

Prestadores de serviço

Encanadores, eletricistas, pintores e pedreiros: você vai precisar de todos esses profissionais no decorrer da sua obra, seja na fase inicial, seja nos acabamentos. É natural se sentir um pouco perdido e sem saber ao certo quem contratar, sobretudo se não tiver referências.

Nessa hora, você pode contar com um bom aplicativo de serviços, como o Triider, para encontrar os profissionais mais qualificados do mercado. Em um app confiável, você não terá problemas para fazer contato com um profissional especializado. Tudo isso de um modo prático, ágil e ao alcance das suas mãos, utilizando seu próprio celular.

Por que comprar apenas materiais de boa qualidade?

construção de casa, passo a passo construção de casa, materiais de construção para construção de casa, etapas construção de casa

Como vimos, a escolha dos materiais da obra tem tudo a ver com a qualidade do acabamento e a segurança do imóvel. Por isso, é imprescindível comprar apenas materiais de primeira linha, de lojas especializadas e com garantia de origem. É claro que é importante economizar, mas reforçamos a necessidade de pensar no custo-benefício.

É melhor pagar um pouco mais caro e ter certeza de que o material é durável e que corresponde às suas expectativas — isso vai desde o concreto e o tijolo utilizados nas etapas iniciais da obra até a tinta escolhida para o acabamento das paredes. Não descuide de nada, pois isso vai evitar aquele erro que falamos acima, sobre o barato que sai caro.

A melhor dica para economizar na compra é pesquisar. Tenha paciência, visite várias lojas e não compre materiais por impulso, sem saber ao certo a marca e a quantidade que você deseja. Faça uma lista criteriosa antes de ir às compras e atente-se às promoções, afinal, muitas lojas oferecem descontos se você pagar à vista ou se comprar uma quantidade significativa de material. Não esqueça que os seus maiores aliados nessa hora são os profissionais que estarão trabalhando com você. Eles são especialistas no assunto e poderão te dizer as quantidades certas para evitar desperdício.

Para quem quer pechinchar ainda mais, aqui vai a dica valiosa e que talvez você não queira ouvir: jamais economize nos materiais, sejam eles pisos, revestimentos e tinta, e principalmente os itens para as fases estruturais da obra, como os componentes do projeto elétrico. Caso contrário, você poderá colocar em risco a segurança da instalação. Se você quer e precisa economizar na construção de casa, escolha a etapa da decoração. Com certeza, você encontra opções econômicas para mobiliar e decorar os ambientes.

Onde comprar os materiais para construção de casa?

construção de casa, passo a passo construção de casa, etapas construção de casa, onde comprar materiais para construção de casa

Uma lista de compras ajuda a evitar desperdícios na construção de casa. Então, a primeira coisa a fazer é sentar e elaborar a lista. Conte com a ajuda do engenheiro e do arquiteto responsáveis pela obra para escolher as melhores marcas e calcular a quantidade certa de cada material.

Com a lista pronta, aí sim é hora de partir para as lojas de materiais de construção, lembrando-se de fazer aquela pesquisa que citamos no tópico anterior. O famoso “bater perna” também ajuda muito a encontrar o melhor preço e boas condições de pagamento.

Em seguida temos uma lista básica para quem está começando a obra do zero, com os principais itens necessários para cada etapa do projeto. Vale lembrar que, conforme o padrão e o tamanho definidos para a obra, a lista vai ganhando corpo e ficando cada vez mais elaborada.

Estrutura

Nessa fase, a edificação começa a ser levantada. Você vai precisar basicamente de:

  • cimento;

  • concreto;

  • argamassa;

  • areia;

  • vergalhões;

  • pregos;

  • escoras e demais itens de estruturação.

Alvenaria

Nessa fase, as paredes dos ambientes começam a ser demarcadas. Você vai precisar basicamente de:

  • blocos de concreto;

  • tijolos;

  • tubos de PVC;

  • quadros de distribuição;

  • caixas de luz;

  • argamassa para chapisco, emboço e reboco.

Cobertura

Nessa etapa, desenvolve-se o telhamento e o sistema de captação de água da residência. Você vai precisar basicamente de:

  • telhas;

  • madeira;

  • vigões;

  • calhas;

  • rufos;

  • caibros;

  • manta térmica;

  • caixa d’água.

Acabamento

Chegou a hora de caprichar na escolha dos itens que vão dar o “tom” do imóvel. Você pode, por exemplo, aprender como colocar pastilhas na parede ou como colocar rodapé para valorizar o acabamento dos cômodos. Como são muitos detalhes, essa costuma ser a parte mais extensa da lista. Você vai precisar basicamente de:

  • pisos;

  • pastilhas;

  • azulejos;

  • revestimentos para parede e forro;

  • tintas para pintura interna e externa;

  • portas e janelas;

  • bancadas;

  • louças sanitárias;

  • interruptores.

Interiores

Para deixar tudo no melhor estilo “pronto para morar”, você pode incluir na sua lista também aqueles itens básicos de mobília e decoração, como:

  • armários planejados;

  • mobiliário para cada cômodo;

  • lâmpadas e luminárias;

  • peças decorativas a seu gosto.

Ufa! Deu trabalho, mas com certeza valeu a pena. Afinal, ter uma casa construída exatamente do jeito que você planejou é muito gratificante, além de valorizar o seu patrimônio e garantir o conforto e o bem-estar de toda a sua família.

Se você pensava que construção de casa era algo de outro planeta, provavelmente mudou de ideia depois desta leitura. Com um bom orçamento, um pouco de paciência e a ajuda dos profissionais certos, fica bem mais fácil ver o projeto saindo do papel. Agora é só se planejar direitinho e mãos à obra! E não deixe de navegar pelo nosso blog ou assinar a nossa newsletter para receber vários conteúdos sobre reforma, manutenção e dicas para casa em geral.

Aproveite a inspiração e conte os seus planos para a gente nos comentários deste post!

POSTS RELACIONADOS

No Triider você contrata os melhores profissionais do mercado de manutenção e reforma! A nossa plataforma oferece Central de Ajuda e garantia para todos os serviços contratados. São mais de 50 tipos de serviços!

Se você precisar de ajuda para resolver algum problema ou realizar algum projeto, conte com a gente!

Abraçamos os seus projetos! #Triider

Baixe nosso aplicativo para contratar profissionais em Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Brasília e São Paulo!