Search

Tecidos leves, plantas naturais e lâmpadas adequadas. Veja esses e outros truques sobre como deixar o quarto mais frio no verão!

É claro que ter um aparelho de ar-condicionado ou um ventilador de teto instalado ajuda a manter a casa fresquinha o ano todo. Mas sabemos que nem sempre é possível fazer esse investimento. Então, se você quer descobrir como deixar o quarto mais frio no verão de uma forma mais acessível, precisa ler este post!

Com alguns truques simples, dá para favorecer o conforto térmico em qualquer cantinho da casa, especialmente no quarto, que é nosso local de descanso. Ficou interessado? Então acompanhe a leitura e veja como refrescar os dormitórios na temporada mais quente do ano!

Refrescando o quarto com truques simples

Pode parecer bobagem, mas saiba que a decoração da casa também interfere no conforto térmico dos ambientes. Favorecer a circulação do ar, utilizar tecidos de algodão e até mesmo trocar as lâmpadas são exemplos de estratégias certeiras para refrescar o ar. Te explicamos como fazer!

Deixe o ar circular

como deixar o quarto mais frio, como deixar o quarto mais frio no verão, refrescar a casa. como refrescar a casa

Residências bem projetadas tendem a ser mais frescas justamente porque favorecem a circulação do ar. Ainda no momento da construção ou reforma residencial, os engenheiros e arquitetos responsáveis pelo projeto farão de tudo para aproveitar ao máximo a entrada de ar nos ambientes, definindo o posicionamento exato de cada cômodo e o tamanho ideal das janelas.

Porém, mesmo depois que a casa já está pronta, você pode reforçar a circulação do ar de um jeito ainda mais simples: mantendo portas e janelas abertas sempre que possível. Isso vai fazer com que se forme uma corrente de ar dentro da residência, solucionando de imediato o velho dilema de como deixar o ambiente mais fresco.

Mas não adianta abrir uma única porta ou janela. Para formar a corrente é necessário que haja dois escapes contrários de ar, ou seja, é preciso que ele entre por uma fresta e saia pela outra, refrescando a casa como um todo. Por isso, o ideal é sempre abrir ao mesmo tempo a porta e a janela do cômodo.

Guarde os tecidos pesados

como deixar o quarto mais frio, como deixar a casa mais fria, como refrescar a casa, como refrescar o quarto

No inverno, é muito aconchegante repousar os pés no tapete quentinho ou naquela manta felpuda à beira da cama, não é mesmo? Mas, quando chega o verão não queremos nem pensar em mantas! Nessa época, desejamos é pisar descalços no piso frio! Então, assim que as temperaturas começarem a subir, retire todos os tecidos pesados e demais objetos que acumulem calor no quarto.

Inclusive, você pode aproveitar o momento para dar aquela renovada no décor. E não se preocupe, pois o local não ficará monótono. Basta substituir os tecidos densos por opções mais leves, como algodão ou fibras naturais — e preferencialmente de cores claras, que contribuem para a sensação de frescor e leveza.

O ideal é que os lençóis, mantas, almofadas etc. sejam todos 100% de algodão para não reterem calor ou suor da transpiração. Assim, a sensação de conforto ao dormir estará garantida. E sabe aqueles móveis que recebem incidência direta do sol? Experimente mudá-los de lugar no verão, pois além de refrescar o quarto, isso contribui para preservar a vida útil da peça.

Utilize lâmpadas de LED

como deixar o quarto mais frio no verão, como deixar a casa mais fria, como refrescar a casa, como refrescar o quarto

Trocar as lâmpadas convencionais por versões de LED é uma ótima solução quando falamos em como diminuir o calor dentro de casa. Isso é facilmente explicado pela física: é que, para produzir luz, as lâmpadas convencionais geram também calor, enquanto as versões de LED consomem menos energia e, por consequência, liberam menos calor no quarto.

Sem falar que, além de serem mais eficientes e duradouras do que as lâmpadas convencionais, os modelos de LED também são ecologicamente corretos. Esse tipo de lâmpada não apenas reduz o consumo de energia, mas também a produção de lixo tóxico e a emissão de gases causadores do efeito estufa.

Cultive plantas dentro de casa

como deixar o quarto mais frio no verão, como refrescar a casa, como refrescar o quarto, como amenizar o calor no quarto

Essa é uma dica unânime quando se trata de como deixar o quarto mais fresco e a casa perfumada. Afinal, não há dúvida quanto ao poder refrescante e energizante de uma plantinha. Basta regá-las adequadamente para que o excesso de água se evapore de forma natural para os cômodos, deixando tudo mais fresquinho.

Você só precisa saber ao certo quais as necessidades de rega de cada espécie, além da quantidade de luz necessária para que ela se desenvolva de forma saudável. Nos quartos, por exemplo, não dá para escolher aquelas que precisam de iluminação solar o dia todo, pois se tratam de ambientes com menos incidência de sol.

Nesse caso, as plantas mais indicadas são aquelas de sombra ou meia-sombra, com jasmins, babosas, gérberas e lavandas. Além de serem belas opções decorativas, as espécies citadas também têm propriedades relaxantes que ajudam a ter uma ótima noite de sono. Que tal?

Umidificando o ar

como deixar o quarto mais frio, como refrescar a casa, refrescando a casa, como deixar a casa mais fresca, como deixar o quarto mais fresco

Uma forma de refrescar a casa é umidificando o ar. Isso pode ser feito de várias maneiras – desde espalhar baldes de água pela casa, como também com umidificadores eletrônicos. Existem alguns truques muito efetivos para isso. 

Refrescando o quarto com ventilador ou ar-condicionado

como deixar o quarto mais frio, como refrescar a casa, como refrescar o quarto, como deixar a casa mais fria

Se, mesmo com as dicas anteriores, você não conseguiu resolver o dilema de como deixar o quarto mais frio no verão, considere comprar um ventilador potente ou instalar um ar-condicionado. Mas lembre-se de que, ao contrário dos aparelhos de ar, os ventiladores não conseguem resfriar o ambiente — eles apenas fazem o ar circular. Por esse motivo, é preciso saber posicioná-lo do jeito certo para extrair o máximo do potencial do equipamento.

Ao anoitecer, por exemplo, o ventilador deve ser colocado de frente para a janela, com a dianteira apontada para fora. Como de noite a temperatura externa é menor do que a interna, isso vai ajudar a “expulsar” o ar quente de dentro do quarto e trazer o ar frio para dentro. Durante o dia, o truque é colocar uma bacia de gelo em frente ao ventilador, garantindo um vento ainda mais fresco.

Se você optar pelo ar-condicionado, não terá o menor esforço para usufruir do equipamento. Basta ligá-lo na temperatura adequada e pronto. O único trabalho é mantê-lo sempre limpo e com a manutenção em dia, mas isso pode ser facilmente resolvido por um prestador de serviços especializado.

Assim, aliando o conforto do ar-condicionado com os truques anteriores, não restará dúvida sobre como deixar o quarto mais frio no verão e garantir um sono tranquilo!

Se você gostou da ideia de como deixar a casa mais fresca aproveite para ler nosso post que explica tudo sobre ar condicionado!