Search

Como declarar reforma no imposto de renda em 2024? Entenda!

Está na hora de organizar tudo para a Declaração de Imposto de renda desse ano? Se você reformou seu imóvel nesse último ano, seja para modernizar a decoração, melhorar a estrutura, adaptá-lo as necessidades de sua família ou apenas para valorizá-lo, saiba que a reforma também deve ser declarada no Imposto de Renda. Apesar de ser considerada por muitos como uma tarefa chata e detalhista, declarar a reforma do imóvel no Imposto de renda trará muitas vantagens para o proprietário, já que contribui para a valorização do imóvel e na redução do imposto pago no caso de uma futura venda. Neste artigo te ensinaremos como declarar reforma no Imposto de Renda. Acompanhe!

Quais benfeitorias podem ser declaradas no Imposto de Renda?

Quando pensamos em reformar um imóvel, é claro que qualquer ação ou mudança irá melhorar a aparência e a utilização dos ambientes de alguma maneira. Sendo assim, considere que todas as benfeitorias realizadas no imóvel podem ser declaradas no Imposto de Renda. São consideradas benfeitorias, reforma, construção, ampliação e pequenas obras como reparos em paredes e pisos e pinturas. 

E como declarar reformas e benfeitorias em imóveis no Imposto de Renda?

Para declarar no Imposto de Renda todas as reformas e benfeitorias que você fez em seu imóvel será necessário informar todos os valores gastos no processo no momento da declaração. Você pode declarar reformas e benfeitorias em imóveis em seu Imposto de Renda de duas maneiras:

  • Informando os gastos com a reforma e somando ao valor do imóvel. Ou seja, somando todas as despesas com benfeitorias ao valor total do mesmo;
  • No formulário da declaração, utilizando a ficha de Bens e Direitos, em “Dados do Bem”, selecionando o grupo “Bens e imóveis” e a ficha de número 17 – Benfeitorias. 

Portanto, é importante guardar as notas, recibos e comprovantes de materiais comprados e serviços contratados durante o processo de reforma. Dessa forma, será mais fácil reunir todos os valores na hora de preparar a declaração. 

Tenha em mente que as despesas de reforma, ampliação ou construção do imóvel somente devem ser declarados se o projeto da obra tiver sido aprovado pela prefeitura.

Quais tipos de despesas com obras e reformas podem ser deduzidas no imposto de renda?

Como comentamos, qualquer tipo de melhoria ou modificações que valorizam o imóvel, desde uma simples pintura até uma mudança de estrutura, poderão ser declaradas no Imposto de Renda. Vale lembrar que também deve-se incluir despesas com mão de obra e materiais comprados para a execução da obra ou reforma. 

Material de construção deduz Imposto de Renda?

Sim, o gasto com material de construção do seu imóvel também pode ser incluído na declaração de Imposto de Renda. O custo do material entrará no cálculo com os demais custos relacionados à reforma ou benfeitorias, somados ao valor do imóvel ou na ficha de número 17 – Benfeitorias.

Quais documentos devo manter para comprovar os gastos com obras e reformas?

Todas as notas fiscais, recibos e comprovantes que suportam os valores de sua reforma declarados no Imposto de Renda devem ser mantidos por no mínimo 5 anos. Esse prazo é válido também para casos em que o imóvel é vendido antes dos 5 anos. Ou seja, não se desfaça dos documentos porque eles deverão ser apresentados no caso de uma fiscalização.  

Como declarar Construcard no IR?

Diferente dos gastos com a reforma, os gastos realizados com o Construcard devem ser declarados na ficha Dívida e Ônus Reais. E isso se deve ao fato de que o Construcard é uma linha de crédito oferecida pela Caixa, portanto deve ser declarado como qualquer outro crédito ou empréstimo ativo. 

.

Como declarar gastos com mão de obra no IR?

Para declarar os gastos com a mão de obra no Imposto de Renda deve-se utilizar o mesmo critério utilizado no momento de declarar os gastos com material de construção. Ou seja, somando o montante ao valor do imóvel ou utilizando a ficha de número 17 – Benfeitorias. Da mesma forma, lembre-se de guardar todos os contratos, recibos e notas fiscais relacionados com este gasto. 

Posso deduzir os custos com a compra de sistemas de energia solar ou outros sistemas de eficiência energética?

Sim, a instalação de sistemas de energia solar ou sistemas de eficiência energética também são consideradas benfeitorias no imóvel. O valor da aquisição e instalação do sistema devem ser declarados na ficha “Bens e Direitos” e todas as notas fiscais devem ser mantidas durante 5 anos. 

Existe um prazo específico para declarar os gastos com obras e reformas no imposto de renda?

Todos os gastos com obras e reformas devem ser declarados dentro do ano base em que ocorreram. Gastos com benfeitorias realizados em anos anteriores, devem ser declarados mediante retificações das declarações a que correspondem. 

Depois da reforma, como aumentar o valor de um imóvel no Imposto de Renda?

Essa é uma das maiores vantagens de declarar sua reforma no Imposto de Renda, já que todos os gastos realizados durante a obra poderão ser somados ao valor do seu imóvel. Ao declarar sua reforma no imposto de renda, em uma venda futura, o valor do seu imóvel será incrementado para fins do cálculo do ganho de capital, ou seja, a diferença positiva entre o valor da venda e o custo de aquisição do imóvel. Como consequência, existirá uma redução do imposto pago sobre a venda. 

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender a importância e principais vantagens de declarar todas as reformas e benfeitorias realizadas em seu imóvel no Imposto de Renda. 

POSTS RELACIONADOS

No Triider você contrata os melhores profissionais do mercado de manutenção e reforma! A nossa plataforma oferece Central de Ajuda e garantia para todos os serviços contratados. São mais de 50 tipos de serviços!

Se você precisar de ajuda para resolver algum problema ou realizar algum projeto, conte com a gente!

Abraçamos os seus projetos! #Triider

Baixe nosso aplicativo para contratar profissionais em Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Brasília e São Paulo!