Search

Quer saber como colocar rodapé na sua casa? Aprenda agora seguindo o nosso post e faça você mesmo! Aqui, você conhecerá o material mais adequado para cada ambiente.

Os rodapés estão, cada vez mais, ganhando destaque no design de ambientes. Primeiramente, eles foram criados para proteger o pé da parede contra colisões e sujeiras, agora já são utilizados como adornos.

Antes, eles eram feitos com próprio material do piso. Atualmente, a onda é inovar e utilizar materiais, cores e estampas diferentes.

Mas como colocar rodapé? Neste post daremos o passo a passo de como instalar rodapé, de forma prática, além de dicas de como escolher a peça ideal para cada ambiente. Ficou interessado? Então, continue a leitura!

Qual é o tipo de rodapé mais adequado para cada ambiente?

como escolher rodapé, como colocar rodapé, como instalar rodapé

Os tipos de rodapé ideais para cada cômodo de uma residência dependem muito do material. Rodapés em MDF e madeira não são apropriados para locais úmidos, pelo contrário, nesses lugares eles correm o risco de empenar ou mofar. Portanto, são mais interessantes para salas e quartos.

Os rodapés em porcelanato, ou de modo geral os cerâmicos, ainda são os mais utilizados pelos consumidores. Esses já são ideais para acompanhar as varandas, lavanderias, cozinhas e banheiros, que são ambientes em contato direto com a água.

Ademais, é necessário ter cuidado com a combinação do piso. Revestimentos em madeira e cerâmicas se associam muito bem com os de poliestireno e também com os dos mesmos materiais. Entretanto, os pisos vinílicos combinados com rodapés de MDF deixam o ambiente bem leve e sofisticado.

O tamanho e a cor do rodapé dependem muito da preferência de cada um. Porém, vale ressaltar que peças mais altas estão com tudo nesse momento e ainda deixam o espaço com um ar de modernidade. Do mesmo modo acontece com as cores brancas, que combinadas com as esquadrias do mesmo tom, deixam a casa superelegante.

Em relação à instalação, uma opção é contratar os serviços de profissionais especializados ou seguir as nossas dicas adiante e fazer você mesmo.

Então, como colocar rodapé?

como escolher rodapé, como colocar rodapé, como instalar rodapé

Os rodapés são muito úteis para proteger a parede de sujeiras e umidade e, além disso, servem como ótimos artigos de decoração. Agora, você vai aprender como fazer esse acabamento. Nesse caso, demonstraremos como colocar um rodapé de madeira. Confira!

Passo 1

A primeira tarefa a ser realizada para colocar o rodapé é calcular toda a área que receberá o material. Com o auxílio de uma trena, meça o espaço desejado. Considere uma margem de mais ou menos 10% das medidas para eventuais perdas;

Passo 2

Depois de tiradas as medidas, é a hora de juntar os materiais. Você precisará de:

Passo 3

Nesse passo, é o momento de fazer os cortes na madeira. É muito importante ter o máximo de cuidado, com intuito de deixar menos imperfeições possíveis na peça. O ideal é realizar os cortes considerando um ângulo de 45º, para que os encaixes se mantenham mais uniformes.

Passo 4

Agora é momento de fixar os rodapés na parede. Com auxílio da cola branca/cola madeira, você realizará essa tarefa. Para isso, basta passar a cola por toda a superfície da madeira com muita atenção, a fim de não deixar escorrer o produto. Isso deve ser feito na parte de trás da peça, onde o lado seja mais plano. Posicione a madeira na parede e faça uma leve pressão, com força suficiente para fixar o item.

Uma outra maneira de colocar o rodapé é utilizando pregos. Assim, faça furos na peça com o prego, antes de colocá-lo na parede, para facilitar a sua fixação.

Caso tenha que passar alguma fiação por trás do rodapé, é recomendável utilizar buchas e parafusos. Isso pode ajudar na hora de fazer qualquer manutenção.

Para compor o canto da parede com o rodapé, é necessário tirar um molde com a própria madeira antes. A maneira mais correta de obter essa peça é fazendo o seu desenho primeiramente. Desse modo, poderá ser feito o encaixe perfeito entre as partes do rodapé.

Passo 5

Logo que fixados os rodapés, para um melhor acabamento, passe massa acrílica nos buracos feitos pelos pregos ou parafusos e também nas frestas que ficarem nos cantinhos. Em seguida, você pode finalizar com uma tinta esmalte da cor de sua preferência, lembre-se sempre de manter a harmonia com ambiente ou arrematar com verniz.

Quais os cuidados necessários para uma boa instalação de rodapé?

como escolher rodapé, como colocar rodapé, como instalar rodapé

O primeiro cuidado que se deve ter para uma boa instalação de rodapé é em relação às medidas e os cortes das peças, inclusive aquelas que são utilizadas para arremate. Antes de começar a fixação, verifique após os cortes se as peças estão encaixando perfeitamente, tanto as quinas quanto as emendas. Qualquer erro no ângulo é o bastante para que o material não se junte conforme o esperado.

Não deixe de certificar também qual a altura que deseja para o rodapé. Geralmente, as barras encontradas nas madeireiras medem 8 cm, porém, como a nova moda é ter rodapé alto, já se pode achar peças com a opção de empilhamento. Desse modo, um rodapé de 16 cm de altura dá um ótimo resultado no ambiente.

No encontro de uma faixa de madeira com um vão de porta, uma guarnição ou até um local que não receberá rodapé, é necessário desenvolver um melhor acabamento. Existem várias técnicas, mas uma bem simples de se fazer e que deixa um visual totalmente clean é a técnica chamada moldura.

Nesse método, é feito um corte de 45º a partir da área principal do rodapé na posição horizontal, para isso, é necessário um pedaço pequeno de madeira em forma de triângulo. Depois, precisará virar a barra e fazer outro corte também em ângulo de 45º a partir da área principal. Assim, será possível juntar no ângulo certo o pedaço pequeno à barra, usando cola.

Agora você já sabe como colocar rodapé. Viu só como não é tão complicado?! Com muito cuidado e utilizando as ferramentas corretas, você pode deixar a sua casa muito mais bonita. Siga essas dicas e tenha um ótimo resultado!

Gostou do post? Tem alguma dica? Coloque nos comentários e compartilhe com a gente!

E se você está em busca de profissionais para te auxiliar com a colocação de rodapé ou outros serviços como este, peça orçamentos no Triider!