Search

Dicas para quem deseja comprar apartamento na planta

Confira dicas e as vantagens de adquirir um imóvel na planta

O sonho de comprar a casa própria faz parte da história da maioria das pessoas. Quando falamos em jovens em ascensão na carreira esse número aumenta. Sem contar os casais, sejam eles novos ou que estão juntos há bastante tempo. Mas na hora de escolher o apartamento ideal, fica a dúvida sobre qual é a melhor forma. Por isso, para te ajudar, trouxemos dicas para quem deseja comprar apartamento na planta.

O que é apartamento na planta

comprar imovel na planta
Crédito: Freepik

Apartamento na planta é aquele que compramos antes de ele estar pronto, ou seja, é apenas um projeto ou um está em construção. Para escolher este tipo de moradia, geralmente é feita uma visita em um imóvel decorado, com o mesmo tamanho do escolhido por você. Neste caso, você compra uma ideia ainda na planta e começa a pagar logo após o fechamento do contrato, podendo receber o imóvel de 2, 3 até 5 anos depois, dependendo do contrato.

Vantagens de comprar apartamento na planta

comprar imovel na planta
Crédito: Freepik

Comprar ou buscar aluguel de apartamentos? Esta dúvida com certeza já passou pela sua cabeça. Na hora de encontrar a moradia ideal, além de decidir entre comprar e alugar, temos que analisar todo o cenário para buscar a melhor opção. Por isso, se a sua intenção é comprar um imóvel na planta, saiba que esta modalidade tem diversas vantagens. Confira algumas delas abaixo:

  • Valorização do imóvel: ao comprar imóveis na planta, você tem um ganho potencial em valorização. Isso significa que no futuro, com o seu apartamento entregue, ele valerá muito mais do que o valor que você comprou. Além de ser bom para a família, pode servir de negócio para a aquisição de um imóvel maior ou em outra localização.
  • Tempo para procurar o imóvel ideal: quem compra apartamento na planta não pode ter pressa, isso porque o imóvel geralmente vai demorar de 2 a 5 anos para ficar pronto. Essa margem de tempo pode ser positiva para que você
    encontre exatamente o que procura. Isso inclui pensar na localização, tamanho, número de cômodos e até mesmo valor máximo de compra.
  • Personalização: quando adquirimos um apartamento nesta modalidade, temos total liberdade de personalização, diferente de casas para alugar, que só podem sofrer alterações em sua aparência com a aprovação do proprietário. Ao receber o apartamento que foi comprado na planta, você vai precisar mobiliar desde o início, escolhendo o piso, cor da parede, armários, peças de cerâmica e tudo que vai deixar o apartamento com a sua personalidade.
  • Tempo para planejamento: por ser uma aquisição não imediata, ou seja, será entregue ao proprietários alguns anos depois, é possível fazer um planejamento bem elaborado de todos as fases da compra, desde a documentação, até os valores do financiamento e a decoração que será inserida.
  • Pagamento facilitado: como este tipo de compra garante mais tempo para efetuar o pagamento, é mais fácil conseguir algumas vantagens na negociação. Você pode tentar negociar o valor da documentação, a entrada e até conseguir um desconto no valor total. A dica é conversar com a intermediadora da compra, seja ela a imobiliária, construtora ou site especializado na venda de imóveis.

Como escolher um apartamento na planta

comprar imovel na planta
Crédito: Freepik

O que você busca em um imóvel ideal? Localização? Áreas de lazer? Proximidade com o trabalho? Cada família tem uma necessidade e listamos abaixo alguns dos pontos básicos que vão te ajudar a encontrar o apartamento perfeito.

  • Localização: a localização é o primeiro ponto a ser analisado. É necessário decidir se você vai querer ficar em uma região mais movimentada, mais sossegada, próximo ao trabalho, próximo da escola das crianças e por aí vai. O importante é escolher um local em que você tenha comércios e tudo que faz parte do seu dia a dia por perto, como, por exemplo, bancos, farmácias, mercados, hospitais, lotéricas, comércios em geral, etc.
  • Segurança: ninguém quer morar em uma região que oferece perigo, não é mesmo? Então tenha certeza que o lugar que você está morando é seguro e não dá margem para situações inconvenientes. Antes de comprar o apartamento na planta, visite o local em diferentes horários do dia e converse com moradores ou nos comércios locais. Só assim você vai saber a verdade sobre a região.
  • Região em crescimento: às vezes uma região pode parecer mediana, mas possui um grande potencial de crescimento. Será que vale a pena? Sim. Bairros que ainda estão em desenvolvimento são ideias para a compra de apartamentos e imóveis, assim quando você receber as chaves do empreendimento vai se deparar com uma região muito mais completa e ainda pode ter o valor do imóvel valorizado. Verifique as obras que estão em andamento na região, como ruas, viadutos, shoppings, mercados, centros comerciais, linhas de ônibus, transporte público e muito mais.
  • Condomínio: um casal sem filhos pode se satisfazer com apenas um apartamento comum, porém com o crescimento da família surge a necessidade de uma área de lazer mais completa com playground, piscina, quadras e toda a estrutura que crianças merecem para ter uma infância repleta de diversão.
  • Espaço: qual é o tamanho do seu apartamento ideal? 2 ou 3 quartos? Se for para uso próprio, lembre-se de que ao adquirir um imóvel você deve pensar a longo prazo. Hoje você pode não ter filhos, mas um dia a família vai crescer e você vai precisar de mais espaço. Por isso, opte por apartamentos que atendam às suas necessidades atuais e também futuras.

Comprar apartamento na planta não é uma tarefa difícil, mas exige dedicação, planejamento e também paciência, já que é um investimento que será seu a longo prazo. A parte boa é que você poderá deixar tudo do seu jeito quando o imóvel ficar pronto. E para ficar tudo como você imagina, é preciso contar com profissionais de confiança. Se você está procurando um apartamento na planta ou já comprou um, compartilhe a sua experiência conosco. Teremos prazer em ouvir sua história. Quem sabe ela pode inspirar outras pessoas em nosso site?

Gostou das dicas? Aproveite para compartilhar com seus amigos nas redes sociais.

POSTS RELACIONADOS

No Triider você contrata os melhores profissionais do mercado de manutenção e reforma! A nossa plataforma oferece Central de Ajuda e garantia para todos os serviços contratados. São mais de 50 tipos de serviços!

Se você precisar de ajuda para resolver algum problema ou realizar algum projeto, conte com a gente!

Abraçamos os seus projetos! #Triider

Baixe nosso aplicativo para contratar profissionais em Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Brasília e São Paulo!