Como limpar persianas: aprenda a limpar 3 tipos aqui | Triider
Não sabe como limpar persianas? Não se preocupe, pois neste artigo nós ensinamos!

As cortinas são peças-chave na hora de decorar um imóvel. Contudo, se não estiverem bem higienizadas, podem passar uma imagem de desleixo, fazendo com que o local perca o seu encanto. Por isso, é muito importante saber como limpar persianas corretamente.

Ao contrário das cortinas comuns, que podem ser lavadas na máquina de lavar, as persianas exigem cuidado redobrado na hora da manutenção e higienização. Sem a devida atenção, elas podem manchar ou perder sua funcionalidade.

Para que você não corra esse risco na hora de limpar persianas, basta ler este texto.

Como limpar persiana de rolo

como limpar persianas, como limpar persiana, como limpar persiana de rolo, como higienizar persianas

Esse modelo de cortina pode ser aspirado sem problemas, uma vez que tem grande área de tecido. Caso você identifique manchas, umedeça uma escova de lavar roupas, aplique uma pequena quantidade de sabão neutro e esfregue o local. Retire a espuma com um pano úmido e deixe secar naturalmente.

Todavia, existem momentos em que a cortina está bem suja. Nessas situações, você deverá retirá-la com cuidado e lavá-la por completo. Atente-se ao tecido da sua cortina. Normalmente, persianas de rolo são feitas com tecidos resistentes, que permitem a lavagem.

As pontas da haste que prendem a cortina são presas com cola. Por isso, evite molhar essa parte do objeto para não o danificar. Para lavar o restante da cortina, use uma lavadora de alta pressão. Regule a abertura da lavadora para que os jatos consigam limpar o tecido.

Após essa etapa, aplique um pouco de sabão neutro e esfregue a cortina com uma escova, alternando entre o sentido vertical e horizontal. Se algumas manchas persistirem, volte a usar a lavadora de alta pressão. Vire a cortina para lavar o outro lado e repita o processo.

Na hora de colocar a sua cortina para secar, evite colocá-la sob o sol, pois, caso reste algum resíduo de sabão, ela poderá manchar. E lembre-se: essa lavagem jamais poderá ser feita na máquina de lavar. Essas orientações são para lavagem a mão.

Como limpar persianas horizontais

como limpar persianas, como limpar persiana, como limpar persiana horizontal

Se você tem uma persiana Double Vision ou uma persiana Romana, atente-se a essas dicas. Por serem confeccionadas com materiais mais delicados, nem sempre é possível fazer a lavagem de persianas horizontais com os passos descritos no tópico anterior.

Para esses casos, você pode usar o aspirador de pó sem problemas. A maioria dos modelos de aspirador tem diferentes encaixes para o cano. Verifique qual deles é o mais adequado para esse trabalho. Depois disso, basta fechar a cortina e aspirar.

Em seguida, pegue uma meia e a umedeça em uma solução de água com vinagre branco, passando-a dos dois lados das aletas. Se você não quer estragar as suas meias, use um limpador de persianas. Trata-se de um utensílio criado exclusivamente para esse tipo de limpeza.

Importante: os movimentos de limpeza devem ser feitos na horizontal, paralelos às aletas.

Como limpar persianas verticais

como limpar persianas, como limpar persianas, como limpar persiana vertical, como higienizar persianas

O modelo mais comum desse tipo de persiana é chamado de “painel”. Normalmente, ele é confeccionado com tecidos delicados, o que dificulta a lavagem.

Assim como os modelos verticais, o proprietário deve usar um aspirador de pó, seguido pela limpeza das aletas com um pano úmido. Faça a limpeza respeitando o sentido vertical das aletas. Tome muito cuidado para não as puxar enquanto limpa, pois você pode desprendê-las ou rasgá-las. Limpe os dois lados.

Caso sua cortina esteja presa por grampos, você pode retirá-las para facilitar a manutenção.

O segredo aqui é paciência e jamais fazer o serviço com pressa. Inicie a limpeza com bastante tempo e limpe por partes. Escolha se você prefere limpar todas as persianas de um lado e depois do outro ou ir finalizando cada parte. 

Agora que você descobriu como limpar persianas, deve ter percebido que esse tipo de manutenção é simples, não é mesmo? Com esses cuidados, suas persianas terão uma aparência ótima, tornando sua casa ainda mais bonita e saudável para a sua família.

Se você gostou deste artigo sobre limpeza de persianas, acompanhe nossas redes sociais para não perder os posts do nosso blog ou assine a newsletter e receba todas as novidades no seu e-mail!

E se você está pesquisando sobre limpeza de persianas porque irá instalar as suas, peça um orçamento no Triider. Na plataforma, há profissionais especializados em instalação e conserto de persianas. 

Escreva um comentário