Search

Como fazer cabeceira para cama box? Confira o passo a passo!

Aprenda como fazer cabeceira para cama box e se surpreenda com a facilidade para isso!

Quer dar uma cara nova para sua cama e requintar um pouco mais seu quarto? Então, saiba como fazer cabeceira para cama box e demais modelos. A cabeceira é um artigo fundamental para transformar a decoração do seu quarto mais aconchegante e elegante.

São vários modelos e estilos disponíveis no mercado. Mas o melhor é que não existe dificuldade para você mesmo montar a sua cabeceira. Capaz de mudar o astral do ambiente e do morador, a cabeceira de cama box pode ser um item funcional para a residência.

Neste post, trazemos o passo a passo para você mesmo saber como fazer cabeceira de cama. Interessou-se? Então, acompanhe!

1. Escolha o modelo

como fazer cabaceira para cama box, como fazer cabeceira de cama box, como fazer cabeceira, como fazer cabeceira de madeira
Foto: Jessica Castro

Antes de colocar a mão na massa, é preciso pensar em alguns detalhes sobre como fazer uma cabeceira. Nesse caso, alguns itens importantes devem ser considerados primeiramente, como:

  • o tamanho da cabeceira;
  • o tamanho da cama;
  • a dimensão do quarto;
  • o modelo da cabeceira;
  • e o material a ser usado.

O ideal é que o modelo escolhido deva acompanhar o ambiente do quarto, a disposição dos móveis e a decoração.

2. Meça a parede

como fazer cabeceira para cama box, como fazer cabeceira de cama box, como fazer cabeceira, como fazer cabeceira de madeira

Não existe a cabeceira de cama ideal. Existe, sim, aquela que irá agradar ao seu gosto e que deixará o quarto com a sua cara. Mas, é claro, você pode seguir orientações para ter o melhor resultado.

Comece levando em consideração algumas recomendações com relação ao tamanho e altura do cômodo. Elas podem ajudar você a escolher o modelo que tem mais a ver com seu ambiente. Confira:

  • quarto estreito: para quartos cujas paredes são mais estreitas, o ideal é que a cabeceira ocupe todo o comprimento da parede. Desse modo, a altura da cabeceira será mais baixa;
  • pé-direito baixo: para cômodos com o pé-direito mais baixo, é recomendável que a cabeceira da cama ocupe toda a altura da parede. Assim, a cabeceira terá seu porte mais alto;
  • cômodo proporcional a médio: nesse caso, é ideal que a cabeceira ocupe um espaço mediano em volta da cama, ou seja, seu tamanho será médio.

Após verificar essas condições, meça a parede na qual fica posicionada sua cama e analise em qual desses casos se encaixa sua cabeceira.

3. Separe os materiais e ferramentas

como fazer cabeceira para cama box, como fazer cabeceira, como fazer cabeceira de cama box, como fazer cabeceira de madeira

Agora, já é o momento de separar os materiais que você precisará para fabricar sua peça. É possível que você tenha alguns desses itens em casa, caso contrário você terá que providenciar. Não são artigos difíceis de encontrar, basta procurar a loja especializada e terá todo o material em mãos.

Os objetos necessários são:

  • placa de madeira, moldura de cabeceira antiga ou painel;
  • espuma;
  • tecido de sua escolha, pallets, papel de parede, grades etc.;
  • cola de tecido;
  • linha e agulha;
  • serra ou serrote;
  • lixa fina;
  • grampeador.

A lista de materiais pode variar de acordo com o que você planeja para sua cabeceira, mas, basicamente, esses são os itens necessários. Tomaremos como exemplo para a fabricação de cabeceira de cama box estofada.

4. Prepare a madeira

como fazer cabeceira para cama box, como fazer cabeceira de cama box, como fazer cabeceira de madeira, como fazer cabeceiro
Foto: Chris Barbalis

Se você já tem uma cabeceira de madeira pronta, não precisará fazer nada.

Se tiver uma placa de madeira, ou duas placas de madeira mais finas, será necessário fazer cortes para adaptar o tamanho da cabeceira. Caso tenha maquinário e saiba a técnica para isso, pode fazer você mesmo. Do contrário, uma opção é levar a um marceneiro para que ele faça os cortes do tamanho necessário.

4.1 Corte da madeira

Para cortar a madeira será necessário utilizar um serrote ou uma serra elétrica. Lembre-se de que é preciso ter técnica para utilizar esse tipo de maquinário, senão você pode se machucar.

Em seguida, marque com um pincel e uma trena as medidas escolhidas para a cabeceira.

Posicione a madeira sobre um suporte fixo que dê firmeza para realizar o corte e inicie o processo.

4.2 Polimento

Para melhor acabamento da madeira será necessário lixá-la. Com movimentos suaves e circulares lixe toda a peça utilizando uma lixa fina.

Depois de pronta, nessa estrutura poderão ser adicionados a espuma e o tecido, se quiser uma cabeceira mais confortável. Ou você pode simplesmente pintá-la, colocar papel de parede, espelho e assim vai, aqui o que manda é a sua imaginação e estilo.

Pedir orçamentos de marido de aluguel, marido de aluguel, pedir orçamentos online

5. Decore sua cabeceira

como fazer cabeceira para cama box, como fazer cabeceira de cama box, como fazer cabeceira, como fazer cabeceira de madeira
Foto: Eea Ikeda

Agora, vamos mostrar como personalizar sua cabeceira utilizando apenas:

  • rolo de pintura;
  • vasilha para colocar tinta;
  • tinta branca e com a cor de sua preferência;
  • colher para mexer o produto;
  • fita crepe.

Coloque a fita crepe sobre a madeira formando traços horizontais, como listras.

Na vasilha, adicione a tinta colorida e aplique com o rolo toda a superfície da primeira travessa. Pinte até desaparecer todo o excesso, inclusive nas bordas.

Para dar um efeito degradê, adicione 2 colheres de tinta branca em 400 ml da tinta colorida. Para cada travessa, 2 colheres são o suficiente. Assim, a cada momento que for pintar uma travessa adicione as 2 colheres de tinta branca.

Repita o procedimento da pintura em cada uma das travessas.

O efeito degradê deixará a sua cabeceira com um design mais moderno.

6. Fixe a cabeceira na parede

como fazer cabeceira para cama box, como fazer cabeceira de cama box, como fazer cabeceira, como fazer cabeceira de madeira
Foto: Kallianpur

Existem diversas maneiras de você prender sua cabeceira na parede. Veja algumas opções:

  • utilize suporte de cabeceira. São duas peças de metal achatadas e compridas. Prenda uma peça nas costas da cabeceira e a outra na parede. As ranhuras macho-fêmea se encaixam corretamente uma na outra, o que mantém a peça elevada com segurança;
  • posicione a cabeceira entre a parede e a cama e deixe as duas segurarem o item. Essa opção vale quando a cabeceira tiver altura para tocar o piso. Nesse caso, não será preciso nenhum suporte; 
  • coloque suportes fixos de parede. São um pouco mais fracos que suportes de cabeceira, porém o preço é bem mais em conta. Esses suportes são pequenos pedaços de metal com dentes que encaixam na base na parede. 

Pronto! Sua cabeceira já está montada e posicionada no local certo.

Ideias para utilizar na sua cabeceira de cama

como fazer cabeceira para cama box, como fazer cabeceira de cama box, como fazer cabeceira, como fazer cabeceira de madeira
Foto: Calum Lewis

Use a criatividade e deixe sua cabeceira de cama ainda mais linda. Você pode fazer sua cabeceira de cama box com:

  • madeira laqueada;
  • tapeçaria de veludo estampada;
  • madeira de demolição;
  • gomos de camurça;
  • módulos retangulares sobre toda a extensão da parede em sarja cinza-escuro;
  • cabeceira em forma de caixa revestida por tecido de patchwork;
  • cabeceira comprida, constituída de placas estofadas em lã de alfaiataria nas cores rosa, roxa e laranja, formando um desenho desencontrado;
  • cabeceira de alto design composta por tecido em chenile roxo com captoné, entre outras composições.

A criatividade e a sofisticação não tem fim, não é mesmo? Tudo dependerá muito do gosto de cada um.

Viu só como fazer cabeceira para cama box não é complicado? Agora que você já sabe, junte os materiais necessários e faça logo a sua. Não perca a oportunidade de deixar seu quarto bonito, confortável e personalizado! Agora, se você achou o processo um pouco complexo, uma opção para resolver tudo rapidamente. Existem muitas opções disponíveis para você comprar cabeceira pela internet. Pesquisando, você consegue encontrar bons preços numa peça linda.

E, assim como a compra da cabeceira, você pode contratar montador de móveis online também! O Triider é uma opção para isso.

Gostou desse post com o passo a passo para fazer cabeceira de cama box? Então, aproveite a visita no blog e conheça as tendências de decoração para 2019. Quem sabe você não encontra uma boa ideia para decorar a sua cabeceira? 

POSTS RELACIONADOS

No Triider você contrata os melhores profissionais do mercado de manutenção e reforma! A nossa plataforma oferece Central de Ajuda e garantia para todos os serviços contratados. São mais de 50 tipos de serviços!

Se você precisar de ajuda para resolver algum problema ou realizar algum projeto, conte com a gente!

Abraçamos os seus projetos! #Triider

Baixe nosso aplicativo para contratar profissionais em Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Brasília e São Paulo!