Como trocar resistência de chuveiro: aprenda com segurança! | Triider
Confira o passo a passo simples de como trocar resistência de chuveiro

Quando surge um problema de chuveiro elétrico queimado, a gente ouve de todo mundo: é a resistência. Por ser um componente simples, saber como trocar resistência de chuveiro é essencial, e você verá que não é nenhum bicho de sete cabeças. Basta ter os materiais certos e seguir um rápido passo a passo.

Que tal aprender como trocar resistência sem dor de cabeça? Leia este texto e saiba tudo que você precisa para fazer o conserto do chuveiro elétrico queimado!

Quais são as principais causas de chuveiro queimado?

como trocar resistência de chuveiro, como trocar resistência, resistência queimada, resistência estragada

Antes de falar sobre como trocar resistência de chuveiro, informe-se sobre as principais causas desse problema, para que, ao consertar, você não sofra com a recorrência desse problema.

Entre os principais motivos estão os que se referem ao mau uso – que causa sobrecarga do chuveiro, além dos problemas referentes à eletricidade do local, como:

  • banhos excessivamente quentes e demorados;
  • pressão da água muito baixa;
  • chuveiro mal instalado;
  • voltagem incompatível (o chuveiro ser 220V e ligado numa força 110V e vice-versa);
  • instalações precárias (fiação antiga, danificada pela umidade etc.).

Como visto, você mesmo pode corrigir as questões de uso, inclusive a instalação do chuveiro, que se trata de um procedimento bem simples. Já as referentes à fiação residencial pedem um eletricista profissional. Lembre-se de que com eletricidade não se brinca!

O que é a resistência do chuveiro?

como trocar resistência de chuveiro, como trocar resistência, resistência queimada
Foto: Google

Como trocar resistência de chuveiro se você não sabe nem identificar essa peça dentro dele? A resistência nada mais é do que o componente que faz a água do chuveiro descer quentinha para o nosso conforto, moderando a temperatura.

Há diversos tipos de resistência de chuveiro no mercado. A diferença é a voltagem (110V ou 220V), a marca e os níveis de temperatura. Já reparou que alguns chuveiros apresentam níveis, como frio, morno e gelado? Os formatos oscilam, por isso é fundamental saber a compatibilidade com a fiação da casa e o chuveiro.

Como ela funciona?

como trocar resistência de chuveiro, como trocar resistência, resistência queimada, resistência estragada, resistência estragando

Quando a água é liberada, entra com bastante pressão na caixa do chuveiro. Acumulando-se, ela empurra o componente que apoia os pontos de contato elétrico (diafragma). Conforme ele sobe, os pontos encostam no contato, na parte de cima do chuveiro, acionando a corrente elétrica.

Aí a resistência entra em ação, pois é nela que a corrente elétrica se concentra e passeia. Quando ela superaquece, a água fria que acumula no chuveiro também esquenta pela rápida circulação dos elétrons.

As chaves de temperatura servem para regular o trecho percorrido pela corrente. Quando está em “verão”, por exemplo, a energia passa por toda a resistência. Nesse caso, os elétrons têm mais espaço para correr, esquentando menos a peça. Por consequência, a água sai morna e não tão quente quanto na posição de “inverno”.

Como trocar a resistência do chuveiro?

como trocar resistência de chuveiro, como trocar resistência, resistência queimada

Para trocar a resistência de chuveiro queimada, algumas ferramentas são necessárias, como chave de fenda e alicate. Lembre-se de:

  • secar o banheiro antes de começar;
  • usar um calçado com sola de borracha (pois ele não conduz energia elétrica);
  • desligar o disjuntor.

Dica de ouro: há uma borracha entre a tampa e câmara do chuveiro. Cuidado para não destacá-la, pois isso pode causar vazamento. Agora vamos ao mais importante:

  • use a chave de fenda para abrir o chuveiro (é só destacar a tampa);
  • utilize o alicate para retirar a resistência queimada (você vai perceber que ela está nessa condição pelo visual da peça, com marcas escuras e possível rompimento);
  • insira a nova peça na posição da anterior (tire uma foto caso ache que não vai se lembrar);
  • reencaixe tudo e feche o chuveiro.

Você pode utilizar uma escova de dente antiga para limpar as peças, aproveitando o momento. Abra o chuveiro e deixe a água fria percorrer por ele antes de ligar o disjuntor. Esse passo é importante, pois, sem ele, o chuveiro pode queimar ao ser religado. Na sequência, religue o disjuntor e acione o chuveiro. Ele está esquentando? Missão cumprida!

Reparos tão simples como trocar a resistência do chuveiro e a própria instalação do chuveiro podem ser feitos por você, sem demandar muito tempo ou esforço.

É importante que a gente entenda de tudo um pouco em nossa casa, certo? Por isso, não deixe de ler nosso artigo sobre como instalar o chuveiro e aprenda a cuidar melhor do seu lar! E assine a newsletter para receber todos novos posts direto no seu e-mail! 

Escreva um comentário