Search

Como economizar energia em casa? Descubra tudo que você precisa saber!

Aprenda como economizar energia em casa seguindo nossas dicas. Assim, você evita desperdício, preserva o meio ambiente e poupa dinheiro no final do mês!

Saber como economizar energia em casa é fundamental para controlar as contas da família. Além de conhecer o funcionamento dos equipamentos, é preciso ficar atento com o sistema de bandeiras tarifárias. Dependendo do mês, a bandeira vermelha serve de alerta para o consumidor em relação ao custo do serviço, que, nesse período, tem uma tarifa mais cara.

Mas não é só por isso que é importante economizar. Além de contribuir para o consumo sustentável, o seu bolso agradecerá pela economia, porque pode sobrar um dinheirinho extra no fim do mês.

Mas como fazer isso? Para melhores resultados, é necessário contar com a participação e empenho de todos os moradores da residência. A conta de energia está chegando alta demais nos últimos tempos? Então, é hora de economizar. Siga a leitura do nosso post e descubra tudo o que precisa saber sobre como economizar energia em casa!

O que mais consome energia em casa?

como economizar energia em casa, como economizar energia, como economizar energia elétrica, economia de energia
Foto: Janaya Dasiuk

Para iniciar as atividades de economia de energia, antes de tudo, você deve conhecer os principais aparelhos que consomem mais energia em uma residência. Com base nas estatísticas da CPFL energia, veja a seguir quais são eles!

Ch​​uveiro elétrico

O chuveiro está no topo da lista, ou seja, é o campeão no quesito consumo de energia. Ele representa o equivalente de 25% a 30% do valor total da conta de luz. Mas, é bem fácil economizar neste aparelho. Utilizando o chuveiro no modo verão, a economia pode chegar até 30%.

Ar-condicionado

Quando ligado continuamente, esse aparelho pode representar gastos na conta de luz em aproximadamente 15% do seu valor. Porém, se usado com consciência e tomando todos os cuidados devidos na sua instalação, esse valor pode ser diminuído.

Lâmpadas

O consumo de energia elétrica para iluminar toda uma residência equivale de 15% a 25% do valor da conta de energia. Essa variação depende do tamanho da casa, número de cômodos, quantidades de lâmpadas para iluminar um ambiente, etc.

Televisão

Os brasileiros são apaixonados pelas telinhas. Em média, se costuma ficar com a TV ligada por cerca de 5 horas por dia. Isso representa um consumo entre 10 e 30 kWh, que equivale a 6% do valor na conta de energia, considerando uma potência média por aparelho de 150 watts para os modelos mais modernos. Caso sejam TVs antigas, esse valor pode ser bem mais alto.

Geladeira

Assim como o chuveiro, a geladeira também é um dos aparelhos que mais consomem energia em uma casa. Isso significa que o seu consumo representa, em média, 25% a 30% do valor da conta de luz.

Máquina de lavar roupa

Deixar as roupas limpinhas é muito importante para a preservação das mesmas e é uma questão de higiene também. Porém, o seu uso deve ser consciente, pois, além da luz, gasta-se muita água no processo. Na conta de energia, o seu consumo equivale a 3% do valor.

Ferro elétrico

Nem todo mundo tem o hábito de passar roupa. As pessoas que moram sozinhas, por exemplo, não executam com frequência essa tarefa. Porém, muitas pessoas que lavam as suas roupas também têm o hábito de passá-las. Nesse caso, o ferro elétrico pode representar 6% do valor na conta de luz.

Esses são os aparelhos que mais consomem energia elétrica, mas, pense um pouquinho sobre a quantidade de dispositivos que funcionam ligados na tomada na sua casa. É uma lista interminável. Por isso, muitos cuidados devem ser tomados. 

Como economizar energia em casa?

Essa não é uma tarefa muito fácil. Primeiro, atente para o uso dos aparelhos, mas tenha em mente que todos os integrantes da residência devem tomar consciência do propósito e participar com afinco. Senão, de nada adiantará o empenho de uma pessoa só. Para alcançar esse objetivo, algumas precauções devem ser seguidas. Veja! 

Dê preferência para eletrodomésticos econômicos
como economizar energia em casa, como economizar energia, como economizar energia elétrica
Etiqueta Nacional de Conservação Energética do Inmetro | Foto: Divulgação

Geladeira, micro-ondas, forno elétrico, lava-roupas, lava-louças, chuveiro, secadora, ar-condicionado, liquidificador, aspirador de pó… A quantidade de eletrodomésticos que podemos ter em nossas casas é extensa. E os gastos com eles também podem ser altos. Por isso, na hora de adquirir qualquer um desses, é interessante procurar pelo mais econômico.

Nesse caso, a etiqueta Nacional de Conservação Energética do Inmetro pode servir como referência na sua compra. Em 2001, foi desenvolvido o PBE — Programa Brasileiro de Etiquetagem, de forma compulsória, com base nos níveis mínimos de eficiência energética estabelecidos pelo Comitê Gestor de Indicadores de Eficiência Energética (CGIEE), do Ministério de Minas e Energia.

Isso significa que, a partir desse momento, vários tipos de eletrodomésticos e equipamentos têm seus desempenhos testados e comparados. Em seguida, eles recebem uma etiqueta para informar ao consumidor sua classificação como mais eficientes (A) — que economizam mais energia —, ou menos eficientes (B, C, D, E e, em alguns casos, F ou G) — que gastam mais.

A ENCE (Etiqueta Nacional de Conservação Energética) também informa em kWh/mês o consumo médio de cada produto, o que permite uma comparação mais detalhada. Essa etiqueta já pode ser encontrada nos mais diversos tipos de eletrodomésticos, como nos ventiladores e nas lâmpadas.

Selo A

como economizar energia em casa, como economizar energia elétrica, economia de energia

Os produtos que recebem a ENCE de classificação A, conforme falamos, são os mais eficientes. Ou seja, consomem menos energia e, portanto, são mais econômicos.

Além do selo ENCE, muitos eletrodomésticos também recebem o adesivo do selo PROCEL — Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica —, que auxilia o consumidor na identificação dos aparelhos mais vantajosos.

Um ponto importante é pensar que, na hora da compra, se o eletrodoméstico com selo A estiver mais caro, não se preocupe, pois o retorno virá a partir do momento em que você economizar na sua conta luz. Por exemplo, ao comprar uma geladeira de selo A em vez de E, você economizará cerca de R$ 50,00 por ano. Se for um ar-condicionado, a economia pode chegar até a R$ 180,00.

A vida útil dos aparelhos também deve ser levada em conta, porque, com o passar dos anos, eles perdem a sua eficiência. Por isso, mesmo que já tenha um equipamento A, às vezes, ele pode não ser mais tão eficiente. Geralmente, a eficiência desses produtos é de cerca de 10 anos. Por isso, fique atento!

Deixe a luz entrar

como economizar energia em casa, como economizar energia, economia de energia

Outra boa solução para quem quer saber como economizar energia em casa é aproveitar a luz solar por mais tempo. Algumas estratégias arquitetônicas aumentam o nível de aproveitamento da luz natural, que devem ser observadas no momento da construção da casa.

Desse modo, utilizar cores claras nas paredes é fundamental para isso. Quanto mais claro for o ambiente, menos precisará da iluminação elétrica. Por exemplo, a cor branca nas paredes retém menos calor, o que colabora com o uso menos frequente de ventiladores e ar-condicionado.

Portas e janelas de vidro são uma ótima opção para auxiliar no melhor aproveitamento da luz solar. Investir em produtos de vidro para aproveitar ao máximo a luz que vem de fora da casa é importante. Caso seja necessário, para amenizar o reflexo do sol, utilize cortinas com cores claras.

Outra alternativa é colocar teto solar na residência. Essa pode ser utilizada principalmente em cômodos mais escuros. Assim, o lugar será iluminado pelas luzes naturais e o uso da energia elétrica acaba ficando para mais tarde, o que faz toda a diferença na conta de luz.

Troque as lâmpadas por modelos mais eficientes

como economizar energia em casa, como economizar energia elétrica

Os tipos de lâmpadas encontrados no mercado se diferem especialmente na economia de energia e no preço. É preciso compreender que pagar mais barato em uma lâmpada pode gerar um aumento considerável na sua conta de luz depois. Por isso, é fundamental conhecer os principais modelos para ver qual se encaixa melhor na sua preferência, que são os seguintes.

Lâmpadas fluorescentes

como economizar energia em casa, como economizar energia elétrica, economia de energia

Eficientes e econômicas, apesar de custarem um pouco mais que as comuns, as lâmpadas fluorescentes são bem mais duráveis. Atualmente, é possível encontrá-las em diferentes tonalidades e nas versões compactas.

Lâmpadas comuns incandescentes

como economizar energia em casa, como economizar energia elétrica, economia de energia

As lâmpadas incandescentes são as mais baratas do mercado, não são produzidas com produtos tóxicos e são fáceis de serem recicladas. Contudo, são menos eficientes e, por isso, gastam muito mais energia. Para se ter uma ideia, somente para ascendê-las, é necessário um gasto entre 5% e 10% da energia elétrica. O restante é dissipado no ambiente em forma de calor.

Lâmpadas de LED

como economizar energia em casa, como economizar energia, economia de energia

A tecnologia avançada da lâmpada de LED em relação às demais faz com que seja um modelo muito econômico. Como não perde calor para o ambiente e, na sua composição, não há nenhum material nocivo à saúde e ao meio ambiente, é mais eficiente e durável. Entretanto, seu custo de aquisição ainda é alto.

Diante disso, é recomendável utilizar as lâmpadas fluorescentes compactas em sua residência e deixar para usar as lâmpadas de LED apenas em pontos de exclusivos, como em arandelas e spots. Se precisar de ajuda para a troca de lâmpadas, você pode contar com o apoio de empresas especializadas, que oferecem profissionais de elétrica especializados para esse tipo de trabalho.

Curiosidade: você sabia que existem lâmpadas produzidas em garrafas PET? Elas podem ser utilizadas em lugares cujo telhado seja simples (sem forro), como garagens, galpões e edículas. Com alguns furos nas telhas, as garrafas PET transparentes e cheias de água são fixadas. A iluminação produzida é surpreendente e não precisa gastar nenhum centavo!

Desconecte os equipamentos da tomada

como economizar energia elétrica, como economizar energia em casa, economia de energia

Essa ação pode ajudar muito a economizar energia. Se você pensava que isso era um mito, pode revisar seus conceitos. Essa é uma das melhores maneiras de diminuir o saldo da conta de luz, visto que vários aparelhos ficam em modo “stand by”, para manter o funcionamento de relógios e sensores.

Logo, evite deixar TVs, DVDs, micro-ondas e fornos ligados às tomadas. Um outro equipamento que merece atenção é o carregador de celular. Sabia que ele é um grande consumista de energia? Portanto, sempre que não estiver usando, lembre-se de tirá-lo da tomada.

Inclusive, não deixar esses aparelhos ligados à tomada evita que sejam queimados após a queda de um raio, por exemplo.

Acumule roupas para lavar e passar

como economizar energia em casa, como economizar energia elétrica, consumo consciente de energia

Não se irrite com a pilha de roupas que se formará. Pelo bem do seu bolso e para a melhor conservação do planeta, a melhor coisa a se fazer é acumular roupas para lavar e passar. Tanto a máquina de lavar, quanto o ferro elétrico gastam muita energia. Dessa maneira, juntar mais roupas para ocupar todo o espaço da máquina quando ela será utilizada em uma única vez é ótima maneira de economizar energia.

Para passar, outra dica de como economizar energia em casa é deixar as roupas mais leves por último. Isso, porque elas podem ser passadas com o ferro desligado, que ainda permanece com a sua temperatura por mais um tempinho.

Não deixe o ferro de passar ligado se não estiver passando roupas no momento, pois, nesse tempo, ele gastará o equivalente a 10 lâmpadas de 100 watts. Com isso em mente, não gaste essa energia à toa e seu dinheiro também!

Aposte na energia solar

como economizar energia em casa, economia de energia, energia solar

O Brasil tem grande capacidade para desenvolver um plano de energia solar, já que é um lugar com muita ocorrência de raios solares, o que contribui para a produção desse tipo de energia. A previsão é que, no futuro, a energia renovável se torne a principal fonte de energia do mundo. De baixo impacto ambiental, econômica e sustentável, a energia solar se tornou mais uma das opções para diminuir o valor da conta de luz e de preservação da natureza.

A energia solar pode gerar uma economia de até 99% na conta de energia. Todo o investimento realizado para instalar as placas acaba sendo pago pelo valor economizado com a redução de custos. 

Outros benefícios ambientais proporcionados pelo uso da energia solar são a sua capacidade de renovação e a otimização das emissões de gases do efeito estufa. Além da economia na conta de luz e os cuidados com a natureza, existem outros pontos positivos que a energia solar proporciona.

O tempo de vida útil das placas é longo e, por isso, exigem manutenções ao longo do seu uso. Entretanto, essas manutenções fazem com que o produto gere ainda mais economia de energia na conta de luz, sem contar que evitam gastos com imprevistos.

Hoje em dia, os preços para instalar a energia solar já estão bem mais acessíveis, o que possibilita que cada vez mais brasileiros tenham acesso a essa tecnologia. Atrelar a ciência à tecnologia aprimora crescentemente o desenvolvimento de métodos para obtenção de energia renovável. Isso porque esse recurso evita gastos desnecessários e o impacto em termos de degradação da natureza.

Por isso, aproveitar tudo o que natureza oferece é um meio de contribuir para a sua preservação. Se você tem essa opção, por que não aderir a ela? A obtenção de energia por meio do sol é limpa, além de ser uma fonte inesgotável, sendo um dos caminhos mais benéficos para preservar o meio ambiente e gerar bem-estar para as pessoas.

Dicas práticas para economizar energia elétrica

como economizar energia em casa, como economizar energia elétrica, dicas de economia de energia, consumo consciente de energia

Mudar hábitos simples no seu cotidiano ajuda a reduzir o consumo de energia de forma significativa, além do que, logo, será notada a diferença na sua conta de luz. Além das alternativas citadas para alcançar esse objetivo, listamos mais algumas dicas que também contribuem para a diminuição do consumo de energia.

Chuveiro

  1. Procure tomar banhos rápidos de, no máximo, 10 minutos;
  2. Deixe a chave na posição “verão” e ganhe 30% de economia na conta de luz;
  3. Para aumentar a vazão do chuveiro e otimizar o tempo no banho, limpe os buraquinhos de onde sai a água com um palito e escova;
  4. Quando a resistência queimar, troque por uma nova. Remendos podem ser perigosos e desperdiçam energia.

Geladeira

  1. Posicione a geladeira em um lugar que seja bem arejado;
  2. Não a encoste em móveis ou parede;
  3. Deixe-a distante da incidência solar e de fontes de calor, como estufas e fogões;
  4. Não seque roupas ou panos utilizando a sua parte traseira para isso;
  5. Limpe a geladeira constantemente e, sempre que necessário, faça o seu degelo;
  6. Verifique se as borrachas de vedação da porta estão em bom estado;
  7. Evite ficar abrindo a porta a todo instante. Se for guardar bebidas e alimentos, faça tudo junto, abrindo a porta somente uma vez;
  8. Preste atenção para não bloquear a saída de ar frio com prateleiras.

Televisor

  1. Mantenha a televisão desligada sempre que não estiver sendo utilizada;
  2. Evite dormir com o aparelho ligado. Para isso, utilize a função “timer” ou “sleep” do seu televisor, que promove o desligamento automático;
  3. Prefira televisores mais modernos, pois esses são mais econômicos.

como economizar energia em casa, como economizar energia elétrica, orçamento de elétrica, troca de luminárias, triider

Ar-condicionado

  1. Instale o eletrodoméstico em locais que tenham boa circulação de ar;
  2. Evite a entrada de ar externo, mantendo as portas e janelas bem fechadas;
  3. Limpe regularmente os filtros de ar, pois a sujeira impede que o ar circule livremente, forçando o equipamento a trabalhar mais;
  4. Quando estiver fora do ambiente com ar-condicionado por um longo tempo, mantenha-o desligado;
  5. Busque sempre pelo PROCEL ou INMETRO do tipo A​, não só para esse eletrodoméstico, e sim para qualquer um.

Iluminação

  1. Aproveite o máximo que puder da luz natural e evite acender luzes durante o dia;
  2. Abra as janelas e cortinas e deixe a luz do sol iluminar a sua residência;
  3. Evite deixar lâmpadas acesas em cômodos vazios;
  4. Limpe sempre as luminárias e lâmpadas;
  5. Troque as lâmpadas comuns pelas lâmpadas de baixo consumo energético, como as lâmpadas fluorescentes ou de LED. As lâmpadas fluorescentes têm durabilidade de aproximadamente 2 anos e consomem por volta de 35% menos energia.

Computador

  1. Sempre que puder utilize os recursos de economia de energia. Dessa maneira, o computador e o monitor estarão sempre em estado de espera quando não estiverem sendo usados naquele momento;
  2. Não deixe impressoras, monitores, estabilizadores, caixas de som e demais acessórios ligados ou em “stand by” quando ninguém estiver usando.

Mais dicas para economizar energia

como economizar energia, como economizar energia em casa, como economizar energia elétrica, economia de energia

  1. Mantenha as cortinas e persianas fechadas no verão. Isso evita que o calor externo entre na casa, diminuindo a necessidade de ligar eletrodomésticos que resfriem o ambiente. Já para o inverno, a ação deve ser contrária, buscando aquecimento para casa por meio do sol;
  2. Busque lavar roupas e louças com água fria o máximo que puder. Isso serve para limpeza doméstica também;
  3. Quando estiver utilizando o forno elétrico, evite abrir a porta a todo instante, pois isso faz com que o equipamento perca cerca de 25% de calor, além de puxar mais energia para voltar a aquecer o forno;
  4. Procure adequar o tamanho da panela à boca do fogão onde vai preparar o alimento, a fim de evitar o desperdício de energia. Além disso, as bocas menores do fogão gastam 10% menos energia;
  5. Utilize mais a panela de pressão, pois ela gasta menos energia que as panelas tradicionais;
  6. Não encha a panela completamente de água ao cozinhar os alimentos. Assim, o tempo de fervura aumenta muito, o que vai prolongar o tempo de fervura e gastar energia desnecessariamente;
  7. Desligue o forno ou as bocas do fogão um pouco antes do previsto. O calor concentrado acabará de cozinhar a comida por completo e, enquanto isso, você poupa energia;
  8. Não coloque alimentos ainda mornos ou quentes no freezer — senão, ele terá de consumir mais energia para arrefecê-los com eficiência;
  9. Na hora de comprar um ventilador, fique atento, pois, dependendo da dimensão das pás ou sua capacidade, o aparelho consumirá quase o dobro do que os ventiladores menores de mesa;
  10. Em dias mais secos, procure umidificar o ambiente, utilizando uma bacia com água ou com uma toalha umedecida, em vez de usar umidificadores elétricos;
  11. Utilize temporizadores em lugares nos quais não será necessário o uso contínuo de lâmpadas acesas.

Como visto, são várias as formas de como economizar energia em casa. Essas atitudes contribuem não somente para diminuir as despesas com conta de luz, mas também são importantes para a sustentabilidade do meio ambiente, sendo que o uso irracional dos nossos recursos naturais pode promover a sua extinção.

O que deve se levar em conta nesse momento é a conscientização de cada membro da casa sobre como economizar energia em casa. Assim, com toda certeza, o objetivo será alcançado e planeta agradecerá muito por isso.

E então, gostou do nosso post sobre economia de energia? Conseguiu assimilar todas as informações para passar para seus amigos e familiares? Aproveite a sua visita ao blog para assinar a nossa newsletter. Você receberá todas as atualizações direto na caixa de entrada do seu e-mail e ficará por dentro de várias dicas e novidades. 

POSTS RELACIONADOS

No Triider você contrata os melhores profissionais do mercado de manutenção e reforma! A nossa plataforma oferece Central de Ajuda e garantia para todos os serviços contratados. São mais de 50 tipos de serviços!

Se você precisar de ajuda para resolver algum problema ou realizar algum projeto, conte com a gente!

Abraçamos os seus projetos! #Triider

Baixe nosso aplicativo para contratar profissionais em Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Brasília e São Paulo!