Como instalar ar-condicionado split: aprenda rapidamente | Triider

O verão chegou com tudo, tornando os ambientes climatizados nossos grandes parceiros em dias de calor intenso. As vantagens de instalar o ar-condicionado split em casa são inúmeras. Com o aparelho temos dias mais agradáveis para realizar nossas atividades e ter noites de sono tranquilas. Por outro lado, as complicações da instalação podem assustar quem quer fazer tudo por conta própria, por isso você deve conhecer como instalar ar-condicionado split rapidamente.

Você conhece o passo a passo para instalar o aparelho? Será que vale a pena fazer o processo sozinho? Descubra tudo sobre como instalar o ar-condicionado split através deste artigo e aproveite o que a estação tem de melhor!

Informações técnicas – ar-condicionado split

O ar-condicionado split tem diversas vantagens se comparado a outros tipos de aparelho, como o ar-condicionado de janela ou portátil.

Dividido em duas partes principais, o modelo split configura-se de forma que a unidade condensadora, responsável pela maior parte dos ruídos do processo de climatização, fique do lado de fora do ambiente em questão. Isso torna essa opção a mais silenciosa entre os aparelhos de ar-condicionado.

Além disso, o split também tem capacidade maior para trabalhar eficientemente em espaços mais amplos. Se outros modelos não dão conta de climatizar os cômodos da sua casa, então o split é a solução.

A divisão básica do aparelho, excluindo outros elementos como rede elétrica e de drenagem, se dá da seguinte maneira:

Unidade condensadora

A unidade condensadora, também conhecida como unidade externa, é o elemento responsável por condensar o gás refrigerante que se evaporou ao trocar calor no processo de refrigeração.

Como o nome alternativo sugere, essa parte fica instalada no lado externo da casa, a uma distância que varia conforme as especificações do fabricante. Alguns modelos podem se distanciar até 30 metros da unidade interna, garantindo o silêncio no ambiente climatizado.

Unidade evaporadora

Por sua vez, a unidade evaporadora (ou unidade interna) é conectada aos dutos de refrigeração para distribuir o ar resfriado em um ou mais cômodos da casa.

Dependendo do modelo, a instalação acontece em um lugar específico. Essa parte pode ser colocada na parede e embutida completa ou parcialmente no forro. A partir da unidade evaporadora, a temperatura, a potência, a direção do ar e outras configurações são controladas.

Como instalar ar-condicionado split?

Se você quer saber como instalar ar-condicionado split, você deve seguir alguns cuidados para não gerar problemas de manutenção, drenagem e eficiência. São eles:

Cálculo térmico

Cada ambiente a ser climatizado requer uma potência própria para garantir a sua refrigeração uniforme. As variáveis para calcular e determinar a capacidade mínima são o tamanho do cômodo, a quantidade de pessoas que o utilizam, a orientação do sol, a presença de janelas, entre outras.

O resultado do cálculo representa o calor total gerado nesse ambiente em BTUs (British Thermal Unit, ou unidade térmica britânica). Se você reparar, todos os aparelhos de ar-condicionado apresentam nas suas especificações a potência nessa unidade de medida.

Posição das unidades evaporadora e condensadora

Os locais de instalação das unidades do ar-condicionado split são fundamentais para o bom funcionamento do aparelho e têm influência nos custos de instalação.

Uma má escolha das posições pode gerar estrangulamento dos tubos, vazamento de fluidos e drenagem insuficiente, colocando em risco a durabilidade do aparelho e a eficiência da climatização.

A distância entre as unidades, da mesma forma, define o valor gasto em tubos de cobre e de drenagem, isolamento de tubos e cabos elétricos.

A unidade externa, em específico, não deve ser instalada perto de fontes de calor, no lado oeste ou em locais expostos à poeira, chuva forte ou umidade.

Se há mais de uma unidade externa de outros aparelhos instalados na proximidade, como ocorre em condomínios, a distância entre elas deve ser respeitada para o bom funcionamento. Deixe livre pelo menos 10cm de ambos lados e 70cm na parte frontal.

A unidade interna deve ficar idealmente entre 1,5 a 1,8 metro de altura, em posição centralizada para melhor distribuição de ar no espaço.

Deve-se pensar também na furação de parede necessária para a passagem dos tubos de drenagem e de cobre, além dos cabos elétricos. Uma alteração sem planejamento pode interferir em outros sistemas já presentes.

Escolha dos equipamentos elétricos

A boa escolha dos equipamentos elétricos de alimentação do aparelho de ar condicionado é fundamental para garantir a segurança dos usuários e também a durabilidade do equipamento.

Os cabos utilizados precisam seguir a bitolagem determinada na NBR 15443, de forma a prevenir o seu aquecimento e desgaste. Para tanto, se a informação de corrente nominal já não estiver no manual do aparelho, converta o número em BTU do seu split para Watt (1 BTU = 3,413 W) e adquira a fiação de acordo com a norma citada.

Em seguida, o disjuntor escolhido deve suportar no mínimo 25% da corrente nominal do split e ser instalado a pelo menos dois metros de distância do aparelho protegido.

Quais são as complicações da má instalação?

Como vimos, se o responsável não souber como instalar ar-condicionado split e não observar as questões técnicas específicas, danos ao aparelho e riscos à segurança são inevitavelmente gerados.

Desperdícios de fluido, sobrecarga da rede elétrica, vazamentos, climatização desigual ou ineficiente e outras adversidades podem frustrar a sua expectativa por um ambiente fresquinho para realizar as suas tarefas diárias.

Fora a decepção, uma má instalação também dói no bolso, por causa do aumento nos gastos com manutenção e compra de novos equipamentos, além das novas mudanças na casa para uma instalação correta.

Por isso, planejar e realizar todos os cálculos prévios, por mais cansativo e demorado que seja, é indispensável para se livrar de irritações futuras. Na hora da instalação, a boa execução e a realização de testes de vazamento e eficiência são igualmente necessários.

Isso tudo para um leigo é complicado, não acha? Por isso há tantos profissionais especializados prontos para ajudar você! Com a experiência de vários trabalhos realizados, instaladores asseguram o ambiente climatizado do jeito sonhado.

Não sabe como encontrar um técnico qualificado para isso? O Triider oferece uma plataforma para que pessoas como você encontrem bons profissionais com praticidade e agilidade. A segurança é garantida, pois para oferecer serviços pelo Triider, o profissional deve passar por um rigoroso processo seletivo.

Encontre agora um técnico para fazer a instalação na sua casa! O Triider só tem profissionais qualificados e você pode ter a certeza de que eles sabem como instalar ar-condicionado split da maneira mais correta e segura!

Escreva um comentário