Como deixar a casa perfumada e o ambiente cheiroso em 5 minutos | Triider
Descubra neste artigo como deixar a casa perfumada. São dicas importantes que você pode aplicar para deixar o seu lar ainda mais agradável!

Os momentos mais felizes da nossa vida se tornam lembranças. Essas lembranças têm imagens, cores, sons e também aromas. Seja o cheiro do lanche servido na escola, o perfume do primeiro amor ou o aroma de uma pessoa querida. Agradar o olfato é tão importante que as pessoas procuram maneiras de como deixar a casa perfumada.

Afinal, chegar em casa e ser recebido por um cheiro agradável é muito reconfortante, não é mesmo? Se você quer aprender algumas técnicas de como deixar a casa cheirosa, basta ler este artigo até o final.

1. Invista em flores

A primeira dica alia, principalmente, aroma com decoração de ambiente. Substitua as flores artificiais por naturais. Dessa forma, você terá um ambiente mais vivo e cheiroso. Abaixo, listamos algumas das espécies mais indicadas para quem procura por bons aromas.

Gardênia
como deixar a casa perfumada, casa perfumada
Foto: Wanyoike Mbugua

A Gardênia é uma flor branca delicada, similar a uma rosa. Ela exala um perfume doce durante o dia todo. Essa espécie é ideal para a varanda, pois quando colocada contra o vento, seu perfume preenche o ambiente. Fora a coloração e o tamanho, a grande característica da Gardênia é o perfume. Esse é um dos motivos da escolha desta espécie pela maioria das pessoas que possuem um jardim “amador”.

Essa flor pede um ambiente bem ventilado, ensolarado e um sorte fértil. Além disso, para crescer saudável, ela necessita de cuidados constante e não é indicado fazer podas de adensamento. 

Jasmim
como deixar a casa perfumada, como deixar o ambiente perfumado
Foto: Eleonora Patricola

A Jasmim é indicada para quintais, principalmente muros, por ser uma espécie trepadeira. Imagine que bacana cultivar uma planta capaz de perfumar todo o quintal? Mas, atenção: tenha cuidado, pois existem duas flores chamadas de jasmim, sendo uma a verdadeira e outra considerada falsa. O jasmim falso é venenoso e não deve ter contato com seres humanos e animais.

Fora isto, essa flor precisa de muita luz solar, além de um solo úmido e argiloso. Se você optar por cultivar um jasmim dentro de casa, escolha um local bastante ventilado e não esqueça de regar bastante esta espécie no verão.

Lavanda

como deixar a casa perfumada, como deixar o ambiente perfumado

A lavanda tem um perfume conhecido e muito usado pela indústria de cosméticos e produtos de limpeza. Por conta disso, muitas pessoas a utilizam como uma poderosa ferramenta de como deixar o guarda-roupa perfumado ou como deixar o quarto perfumado. É comum você encontrar o aroma da lavanda em saquinhos de algodão para serem colocados dentro do armário. Assim como em aromatizantes, então imagine como é ter a planta em casa!

Além do ambiente externo, a lavanda pode ser cultivada em vasos e em locais internos, trazendo perfume para dentro do ambiente residencial. Diferente das plantas citadas acima, a lavanda pede um ambiente sem muita circulação de vento. Mas, assim como as outras, precisa de muito sol. Ela é uma flor de fácil cultivo, pois resiste bem ao frio e também ao calor e não necessita de regas constantes./p>

2. Verifique lixeiras e esgoto

como deixar a casa perfumada, como deixar o banheiro perfumado
Foto: Steve Johnson

Tentar maquiar o mau cheiro é uma atitude que não costuma trazer bons resultados. O melhor é, de fato, eliminá-lo. No caso do cheiro de esgoto, comum no ralo do banheiro ou da cozinha, é importante verificar se há algum indício de problema na instalação.

Entupimentos, falta de vedação no vaso sanitário ou o sifão instalado de forma errada pode ser a causa dos odores. Saber como deixar o banheiro cheiroso é algo muito importante, sendo assim, não se esqueça de verificar esses pontos.

Em relação à lixeira, é necessário manter a higiene em dia. Resíduos de lixo orgânico começam a se decompor no local, criando um forte odor. Limpe sua lixeira semanalmente e coloque algumas colheres de bicarbonato de sódio no fundo dela. Esse é um bom produto para absorver odores.

3. Use difusores elétricos

como deixar a casa perfumada, como deixar o ambiente perfumado

Esses aparelhos são populares entre pessoas que utilizam a aromaterapia. Nesse tratamento alternativo, o paciente escolhe um óleo essencial para aromatizar o seu ambiente. Cada aroma é indicado para tratar um problema.

Todavia, essa técnica pode ser usada para deixar a casa perfumada. A dica é usar um difusor de ambiente de tomada, feito de porcelana. Você colocará o óleo escolhido com um pouco de água no aparelho e, assim, ele esquentará e difundirá o perfume pela casa.

Você ainda pode usar o difusor de aromas a vapor. Esse aparelho usa as ondas do som para fazer com que o óleo evapore. Por não esquentar, esse item é considerado mais seguro para quem tem crianças em casa.

4. Teste os sprays aromatizantes

como deixar a casa perfumada, como deixar o ambiente cheiroso

O spray aromatizante é muito usado para dar aquele cheirinho no banheiro e evitar odores. Por isso, é fácil encontrá-los no supermercado. O problema é que esses produtos são artificiais e podem causar alergias em pessoas com rinite ou outros problemas respiratórios.

A boa notícia é que você mesmo pode fazer o seu spray e usá-lo como perfume de ambiente. A seguir, mostramos como fazer isso. Acompanhe!

Ingredientes (aromatizador de hortelã)
  • 4 ramos de hortelã

  • 50 ml de álcool etílico hidratado

  • 100 ml de água

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes em um frasco de vidro. Deixe o vidro fechado em um local em que incida luz. Deixe-o lá por duas semanas. Após esse período, coe a hortelã e coloque o líquido em um borrifador. E pronto!

Esse produto poderá ser aplicado em cortinas, borrifado em almofadas ou no ambiente. Com essa receita, você verá como é fácil deixar a casa perfumada.

No mercado, você encontra também alguns difusores que funcionam a pilha. Geralmente, marcas que produzem os sprays disponibilizam o aparelho por um preço justo. Você escolhe de quanto em quanto tempo deseja que o aroma seja disparado no ambiente e o aparelho faz o resto do serviço. É simples, funciona sozinho e mantém a sua casa sempre cheirosa!

5. Não se esqueça dos armários

como deixar a casa perfumada, como deixar o ambiente perfumado

Os armários e guarda-roupas costumam ser vítimas de mau cheiros causados pelo mofo ou bolor. Por isso, a primeira dica é verificar se o ambiente em que o móvel está não é muito úmido ou sombreado. Outra dica é lembrar-se de abrir as portas do guarda-roupa para arejá-lo.

Um bom aromatizante para guarda-roupa pode ser feito em sua casa. Basta que você pegue um copo descartável, coloque bolinhas de sagu cru dentro dele e pingue sobre elas algumas gotas de óleo essencial. Depois, é só colocar o copo no fundo do armário.

A segunda dica é ainda mais simples. Preencha um copo descartável com sal grosso. Sobre o sal, despeje uma medida de amaciante de roupas. O sal passará a exalar o perfume do amaciante, além de absorver a umidade do guarda-roupa.

Essas duas receitas podem durar até um mês, dependendo da umidade do cômodo na qual serão colocadas.

6. Use velas perfumadas e incensos

como deixar a casa perfumada, como deixar o ambiente perfumado
Foto: Arnold Leung

Se você não se sente à vontade com trabalhos manuais, a dica é comprar velas perfumadas para ambiente. Tratam-se de objetos de decoração que enfeitarão e deixarão a casa perfumada. É dois em um!

Além delas, os incensos também podem ajudar a dar aquele clima aconchegante a qualquer ambiente. As velas e o incenso são duas sugestões indicadas para quem não sabe como deixar o quarto cheiroso.

É interessante esclarecer que o incenso é muito comum na Ásia, pois faz parte da tradição budista e hinduísta. Nessas duas religiões é comum acreditar que a fumaça do incenso é capaz de retirar as energias negativas do ambiente, tornando-o puro. Por isso, é normal que esses objetos façam parte da decoração de diversos projetos.

Como deixar a casa perfumada? Bem, agora você já sabe como deixar a casa, como deixar o banheiro cheiroso, como deixar o guarda-roupa perfumado e todos os outros ambientes também! Muitas pessoas focam na decoração da casa, priorizando a visão, mas lembre-se de que seu lar também pode ser agradável ao seu olfato. Utilize essas dicas para que as suas lembranças tenham cores, imagens e cheiros agradáveis.

Se você gostou deste artigo, compartilhe para que os seus amigos também saibam como perfumar a casa ou escritório. E se você quiser receber mais dicas de decoração, manutenção e dicas em geral, assine a nossa newsletter e receba tudo no seu e-mail.

Escreva um comentário