Como umidificar o ar: confira 5 dicas simples e efetivas | Triider
Não espere os sintomas provocados pelo ar seco afetarem a saúde dos seus familiares. Descubra neste post 5 formas simples e práticas de umidificar o ar da sua casa!

O verão está chegando e, para muita gente, isso é sinônimo de alergias respiratórias. Uma das principais culpadas por isso é a falta de umidade do ar, já que ela intensifica a ação do pó e dos ácaros. Não há como negar, o ar seco prejudica os mais diversos momentos da rotina: dormir, trabalhar e até relaxar na sala de estar. Mas, afinal, como umidificar o ar?

Nesse conteúdo, abordamos exatamente isso: as melhores maneiras de melhorar e umidificar o ambiente. Ao incorporar essas técnicas no seu lar, você vai perceber uma extrema melhora nos possíveis sintomas de alergia, na sua disposição e dos seus familiares bem como em diversos outros fatores. Ficou curioso? Então, continue lendo o texto!

1. Ter plantas dentro de casa

como umidificar o ar, plantas para umidificar o ar
Foto: Jessica Arends

Incluir alguns vasos com plantas pode ser uma ótima saída para quem deseja renovar o visual do ambiente e também precisa melhorar a qualidade do ar da casa. Dê preferência às folhagens que servem como barreira para entrada de pó e também auxiliam no processo de filtragem do ar.

Quem não deseja um ar mais limpo, fresco e agradável, não é mesmo? Muitas casas não dispõem de muita iluminação solar, mas isso não significa que não se pode incluir plantas nesses locais. Veja alguns exemplos de folhagens que se dão bem em ambientes internos:

  • samambaia: um exemplo de planta exuberante. Não são necessários muitos cuidados: deve-se regá-la diariamente, mantê-la em meia luz e deixá-la fora da corrente de vento;

  • iuca: lembra a clássica palmeira. Apresenta folhas pontiagudas e rígidas. Também é muito fácil cuidar dela — regue-a diariamente e deixe-a em ambiente claro e ventilado;

  • zamioculca: esse é um exemplo para as casas mais escuras. Diferentemente da maioria das plantas, a zamioculca lida muito bem com a falta de luminosidade e oferece mais um benefício — ela espanta moscas e mosquitos.

2. Manter o quarto limpo e arejado

como umidificar o ar, umidificar o ar,
Foto: Dustin Bryson

A limpeza dos cômodos é um ponto ao qual você deve prestar bastante atenção. Alie este aspecto aos demais apresentados no post e garanta uma casa sempre fresca e com a qualidade do ar elevada. Lembre-se de, semanalmente, retirar o pó acumulado em cima dos móveis e trocar as roupas de cama com frequência.

Também é muito importante manter as janelas da casa abertas pelo menos uma vez ao dia. Dessa maneira, o ar parado vai circular e se renovar. Além do mais, mesmo que a casa seja equipada com ar-condicionado, vale a pena dar espaço para o vento, esse frescor natural é extremamente agradável.

Você já limpou o ar-condicionado da sua casa?

como umidificar o ar, umidificar o ar

Mesmo que o aparelho de ar-condicionado da sua casa seja de qualidade e que oferte um sistema de purificação de ar, é certo que ele vai acumular resíduos de poeira. Isso é muito prejudicial à saúde respiratória. Mas calma! Você pode resolver esse problema.

Basta fazer a limpeza do aparelho corretamente. Desse modo, você e a sua família poderão aproveitar o frescor ofertado pelo eletro sem correr nenhum risco. Lembre-se: é recomendável que o ar-condicionado passe por manutenção e limpeza a cada 6 meses.

3. Colocar um balde de água no quarto

como umidificar o ar, umidificar o ar

Essa dica é clássica e você provavelmente já deve ter ouvido: manter um balde cheio de água no ambiente funciona mesmo! Principalmente se for colocá-lo ao lado da cama antes de dormir. Experimente e vai perceber uma grande melhora do sono desde a primeira noite.

Para não correr o risco de possíveis proliferações de mosquito da dengue, é recomendável que você não deixe o balde por muito tempo no seu quarto. Uma boa maneira de descartar a água do balde e não desperdiçá-la é utilizá-la para regar as plantas da casa.

E se o seu quarto é uma suíte, melhor ainda! Utilize isso a seu favor: o vapor do chuveiro pode servir para umidificar o ar do seu quarto. Enquanto você toma banho, não abra a janela e sim a porta. Dessa maneira o vapor vai entrar no quarto e deixar o ar do cômodo ainda mais úmido.

4. Ter uma toalha molhada no quarto

como umidificar o ar, umidificando o ar
Foto: Lauren Fleischmann

Pendure uma toalha encharcada de água em uma cadeira perto da sua cama. O pano da toalha tem uma grande capacidade de absorção e, durante a noite, a água vai evaporar umidificando o seu quarto. É importante manter a porta fechada, dessa forma o efeito dessa prática será ainda maior e mais eficiente.

5. Usar um umidificador de ar eletrônico

como umidificar o ar, umidificar o ar

Um dos métodos mais simples de como umidificar o ar da sua casa é utilizando um umidificador de ar eletrônico. O funcionamento do aparelho é extremamente simples: você só precisa colocar água no compartimento, encaixá-lo no local correto e conectar na tomada. Pronto. Com isso, você vai manter o ar da sua casa úmido.

É importante controlar o tempo de funcionamento do umidificador — ele deve funcionar por cerca de 3 a 4 horas —  para que o ar não fique úmido em demasia. Caso contrário, a extrema umidade no cômodo pode provocar mofo e prejudicar a saúde dos moradores da casa.

Qual é o melhor umidificador de ar?

Há diversos de modelos de umidificadores disponíveis no mercado, fica até difícil escolher um. Para esclarecer as diferenças e decidir qual é o melhor aparelho para você e sua família, confira a lista que preparamos sobre isso:

  • impulsor: é a opção mais barata no mercado. Ele funciona através de um disco de rotação, onde a água é “jogada” em um difusor. Dessa forma, gotículas de água são criadas e jogadas no ar formando uma névoa fina;

  • evaporativo: um ótimo modelo para quem deseja manter o aparelho ligado por várias horas. Ele é autorregulável. Isso significa que ele mede a umidade do ar e oferta a quantidade necessária para o ambiente. Funciona através de um pavio de pano e um ventilador;

  • ultrassônico: utilizando a tecnologia ultrassônica em um método de vibração, as gotículas de água são quebradas em tamanho microscópico e lançadas no ambiente. Esse tipo de aparelho é o mais moderno e pode ser equipado com diversas tecnologias, tais como de medição de umidade e desligamento automático.

Aprendeu novas técnicas de como umidificar o ar? Lembre-se que tratar e cuidar do ar da sua casa é sinônimo de cuidar da sua saúde e da sua família. Vale a pena aplicar na sua casa essas técnicas mostradas neste post, assim você garante maior conforto e tranquilidade para todos os que visitam o seu lar e moram nele.

Qual foi a dica mostrada no post mais interessante para você? Conhece outros meios de umidificar o ar? Conte para nós nos comentários!

Escreva um comentário