Search

Limpeza de piso: como limpar porcelanato e outros tipos de piso

Se a sua casa tem o piso queridinho do momento, fique ligado nesse assunto e aprenda como limpar porcelanato de um jeito rápido e sem esforço!

Clássicos, práticos e duradouros. Essas três características fazem dos pisos em porcelanato opções perfeitas para qualquer ambiente da casa. Quando em cores claras, contribuem ainda para favorecer aquela sensação de amplitude e leveza nos cômodos. Os escuros, por sua vez, ajudam a disfarçar eventuais sujeirinhas na superfície. Essas são algumas dicas para escolher o piso, mas você sabe como limpar porcelanato?

A limpeza de porcelanato realmente é um diferencial desse tipo de piso, pois tende a ser mais fácil que de outros materiais, já que eles são laváveis. No entanto, qualquer que seja o modelo de piso escolhido, é preciso ter alguns cuidados básicos de limpeza para conservar a vida útil das peças. Acompanhe a leitura e aprenda em detalhes como limpar porcelanato e cada tipo de piso corretamente!

Como limpar porcelanato

como limpar porcelanato, limpeza de porcelanato, como tirar mancha de porcelanato

Os porcelanatos são pisos rígidos e de baixa porosidade, isto é, não absorvem impurezas, nem água. Os rejuntes finos da peça também contribuem para evitar o acúmulo de sujeira. Por essas características, o porcelanato é a opção número um quando o assunto é praticidade na limpeza.

Então, se você está se perguntando como limpar porcelanato, saiba que não será preciso muito trabalho. É claro que aquela limpeza pós-obra demanda um pouco mais de esforço, já que o piso acabou de ser assentado. Nessa hora, a principal questão é como limpar rejunte de porcelanato, pois a primeira limpeza é o que vai deixar o acabamento brilhante e em perfeitas condições de uso.

Para tanto, você precisará de um pano macio e seco para remover aquela película superficial. O ideal é que isso aconteça cerca de 30 minutos após o assentamento. A limpeza da superfície e dos resíduos de rejunte deverá ser feita em seguida, com o auxílio de uma esponja umedecida em água limpa. E se você quer saber como tirar mancha de porcelanato — caso alguma tenha se formado durante a reforma, é só comprar um detergente específico de limpeza pós-obra, o qual é encontrado nas lojas de materiais de construção.

Esse produto para limpeza de porcelanato também poderá ser utilizado na limpeza cotidiana, em casos extremos em que não foi possível remover a mancha apenas com água e sabão. Mas, atenção: ao recorrer a produtos específicos, siga corretamente as instruções do fabricante e esteja atento ao tempo de ação do produto.

A limpeza do porcelanato no dia a dia, por outro lado, não apresenta segredos. Quando quiser dar brilho no piso, basta seguir o passo a passo:

  • remova os resíduos soltos com aspirador de pó;
  • varra o piso com uma vassoura de cerdas macias;
  • passe um pano embebido em água e detergente neutro;
  • passe outro pano embebido somente em água, para enxaguar;
  • seque com um pano seco e que não solte fiapos.

Feito! Mas, se algumas sujeiras ainda resistirem, como manchas de comida ou xixi de cachorro, você poderá esfregá-las levemente com uma esponja macia, mas nunca utilizando o lado áspero. Depois, é só enxaguar, secar e pronto! Assim, você não compromete o brilho da peça e consegue mantê-la como nova por muito mais tempo. Viu como é fácil? Agora vamos a limpeza de outros tipos de piso!

Como limpar piso cerâmico

como limpar porcelanato, limpeza de piso, como limpar piso cerâmico

Os pisos cerâmicos também são muito práticos para limpar, até porque apresentam composição semelhante aos porcelanatos. A diferença é que a fabricação do porcelanato tende a ser mais complexa que a da cerâmica, que é um pouco mais delicada. Por isso, é preciso ter muita atenção com os materiais de limpeza para não correr o risco de manchar as peças.

Se for utilizar aspirador de pó, tenha cuidado para que o bocal não risque a superfície. Quanto à vassoura, é imprescindível que ela tenha cerdas macias. Após tirar o “grosso” com a vassoura, é hora de passar um pano úmido embebido em poucas gotas de detergente, enxaguando e secando logo em seguida. O processo é quase igual a limpeza do piso porcelanato.

Como limpar piso de mármore e granito

como limpar porcelanato, limpeza de piso, como limpar piso de mármore, como limpar piso em mármore

Pisos em mármore são o suprassumo da beleza e do requinte, afinal, estamos nos referindo a uma peça nobre e de origem natural. Inclusive, outra vantagem dos revestimentos naturais é justamente a praticidade de limpeza, que pode ser feita com o simples auxílio da dupla campeã: água + detergente neutro. Como os mármores são peças abrasivas, jamais utilize água sanitária, ácidos ou qualquer outro produto corrosivo na hora de fazer a limpeza.

A única ressalva é que, em longo prazo, o mármore pode apresentar manchas causadas pela porosidade do material. Nesses casos, é preciso recorrer a produtos específicos indicados pelo fabricante, como detergentes e impermeabilizantes de fabricação própria para proteger o piso e prolongar o aspecto de novo da peça.

Como limpar piso vinílico

como limpar porcelanato, como limpar piso vinílico, limpeza de piso

Além de serem muito versáteis na combinação, os pisos vinílicos também são vantajosos pela facilidade de limpeza. Comece varrendo a superfície com uma vassoura macia para retirar qualquer tipo de sujeira que possa riscar a peça. Depois, você só precisa diluir algumas gotas de detergente neutro em água, embeber o pano e passá-lo de maneira uniforme por toda a extensão do piso, enxaguando e secando em seguida.

Dessa maneira, é possível retirar toda a poeira e a gordura da superfície sem comprometer aquela película protetora e sem descolorir o vinil — que é a maior preocupação quando nos referimos a esse tipo de piso. Para renovar periodicamente o brilho da peça, você pode ainda utilizar ceras específicas indicadas pelo fabricante. Lembrando: sempre leia as orientações dos produtos para não causar danos no piso.

triider, como limpar porcelanato

Como limpar piso laminado

como limpar porcelanato, como limpar piso laminado, limpeza de piso

O piso laminado é bastante conhecido por “reproduzir” a aparência da madeira de forma mais econômica, mas sem abrir mão da estética e do acabamento. A maior vantagem é que, ao contrário da madeira, a limpeza também é feita de maneira prática e simples: basta passar uma vassoura macia e um pano úmido com detergente por toda a extensão do revestimento.

O único cuidado é quanto ao uso de ceras e demais polidores que, com o passar do tempo, podem ficar impregnados nas peças, formando uma camada oleosa sobre os laminados — o que não acontece com os vinílicos. Caso isso ocorra, será necessário recorrer a produtos específicos recomendados pelo fabricante para a limpeza do piso laminado.

Como limpar piso de madeira

como limpar porcelanato, como limpar piso de madeira, como limpar piso amadeirado
Foto: Chris Barbalis

Como já adiantamos, apesar da beleza e do requinte indiscutíveis, os pisos de madeira apresentam pouca praticidade na limpeza. A manutenção, ainda menos, pois deve ser redobrada já que é preciso recorrer a impermeabilizantes e vernizes para recuperar o brilho da peça periodicamente — sobretudo em áreas externas da casa.

Quanto à limpeza diária, o segredo é utilizar o mínimo possível de água. Caso contrário, a madeira poderá absorvê-la, causando manchas e inchaços por conta da umidade na superfície. Além disso, é terminantemente proibido o uso de quaisquer produtos que afetem o verniz da peça, como álcool, querosene e demais solventes.

Pronto! Com essa leitura, fizemos um resumo da limpeza dos principais tipos de piso, com foco em como limpar porcelanato. Afinal, essas peças têm lugar cativo no design de interiores. Aprendendo a fazer a limpeza de porcelanato corretamente, você garante um acabamento bonito e brilhante por muito mais tempo. Se faltar tempo para a faxina, aqui vai uma dica: você pode recorrer a um aplicativo de serviços e contratar uma diarista!

Gostou do post? Então, siga nosso perfil nas redes sociais para acompanhar tudo sobre manutenção da casa ou assine a newsletter e receba todos conteúdos em primeira mão!

POSTS RELACIONADOS

No Triider você contrata os melhores profissionais do mercado de manutenção e reforma! A nossa plataforma oferece Central de Ajuda e garantia para todos os serviços contratados. São mais de 50 tipos de serviços!

Se você precisar de ajuda para resolver algum problema ou realizar algum projeto, conte com a gente!

Abraçamos os seus projetos! #Triider

Baixe nosso aplicativo para contratar profissionais em Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Brasília e São Paulo!