O que não pode faltar na cozinha? Veja utensílios de cozinha essenciais!

Quem está prestes a mudar para uma casa nova ou está de reforma deve ter em mente quais são os utensílios indispensáveis para a cozinha. Saiba mais!​

Quando decidem deixar a casa dos pais para morar sozinhas e iniciar uma nova fase, muitas pessoas têm a oportunidade de decorar e mobiliar seu novo lar do jeito que sempre sonharam e quiseram. Portanto, se você tem essa intenção ou já está passando por esse processo, deve levar em consideração o que não pode faltar quando o assunto é utensílios de cozinha.

Dessa forma, ao montar uma casa do zero, é preciso realizar um bom planejamento antes de sair às compras, listando todos os itens importantes e que são necessários adquirir com prioridade para se mudar.

Orçar, pesquisar, analisar as formas de pagamento e as taxas de juros — todos esses quesitos são essenciais para que você evite possíveis transtornos, como endividamento, golpes, entre outros. De casa ou cozinha nova? Confira o nosso post e fique por dentro do que não pode faltar nela!

Quais são os utensílios de cozinha indispensáveis?

o que não pode faltar na cozinha, o que não pode faltar em uma cozinha, itens que nao pode faltar na cozinha, o que não pode faltar na sua cozinha, utensílios de cozinha, utensílios para cozinha, acessórios para cozinha, utilidades para cozinha, coisas para cozinha, utilidades de cozinha

São diversos utensílios de cozinha que utilizamos em nosso dia a dia. Mesmo os que não são usados no cotidiano podem ser necessários com certa frequência no preparo de alguns pratos quando recebemos visitas ou aos finais de semana.

Com isso em mente, vamos listar os utensílios que você precisa adquirir para guardar e preparar alimentos, bem como servir as refeições. Acompanhe logo abaixo!

Para preparar ou guardar alimentos

Conjunto de panelas

Elas podem ser de alumínio, inox ou antiaderente. É necessário ter um conjunto básico, contendo uma panela grande, duas frigideiras, duas panelas médias ou pequenas e uma leiteira — a propósito, é importante que elas tenham cabo e tampas. E, claro, não pode faltar a cuscuzeira para os moradores da região nordeste do Brasil.

Conjunto de facas

É um kit específico para corte. Esse conjunto deve ter uma faca grande para corte de carnes, uma faca média a grande com a lâmina em formato de serra para corte de pão, e uma faca menor de ponta fina, com o formato de canivete para corte de legumes.

Panela de pressão

Ela é de grande utilidade para cozinhar alimentos mais resistentes ao cozimento, pois, em minutos, a comida fica prontinha. Além do mais, as panelas de pressão hoje em dia são mais modernas, com travas resistentes, zelando por sua segurança doméstica.

Tábua de carne e legumes

Um dos utensílios mais utilizados na cozinha, a tábua indicada para comprar é a de vidro, pois esse material é mais fácil de higienizar e menos propício de ser contaminado com resíduos aglutinados nos orifícios comuns no desgaste de materiais como madeira e plástico.

Assadeiras

É recomendado ter duas assadeiras no formato retangular, para o preparo de alguns pratos como lasanhas, pizzas e tortas, no tamanho médio. E, para bolos e pudins (de preferência, com o cone central), é necessária a assadeira redonda, também no tamanho médio.

Colher de pau, bambu ou plástico

Esse utensílio também está sempre em uso para misturar os alimentos durante o preparo. O material especificado é recomendado para não danificar nem soltar fragmento da panela no alimento, o que é prejudicial à saúde.

Vasilhas de plástico ou vidro

Usadas para armazenar feijão, carnes e legumes no congelador, também podem ser empregadas para guardar sobras de alimentos na geladeira, além de produtos alimentícios como café, cereal, açúcar, entre outros. Além disso, é essencial ter vasilhas adequadas para usar no micro-ondas. Dessa forma, você pode aquecer ou até mesmo descongelar alguns alimentos.

Ralador

Objeto no formato de paralelepípedo, com quatro lados em formatos diferenciados de lâminas. Geralmente, é muito empregado para ralar verduras, legumes, queijos e até algumas frutas.

Espremedor de alho

Utilizada para comprimir o alho em pedacinhos, essa peça é fundamental na cozinha, pois, a todo tempo, é empregada no preparo da comida.

Peneira, coador

Auxilia para coar e peneirar certos preparos líquidos ou afinar alguns produtos sólidos. Como exemplo, podemos citar o suco natural de laranja, pois, após tirarmos o sumo da fruta, é preciso passar pela peneira para separarmos os caroços do suco. Já o coador é mais empregado no preparo do café.

Para servir as refeições

o que não pode faltar na cozinha, o que não pode faltar em uma cozinha, itens que nao pode faltar na cozinha, o que não pode faltar na sua cozinha, utensílios de cozinha, utensílios para cozinha, acessórios para cozinha, utilidades para cozinha, coisas para cozinha, utilidades de cozinha

Conjunto de Pratos

A quantidade é bem relativa, pois depende do número de convidados que o morador costuma receber e também do total de moradores. Levando em consideração que você vai morar só, um conjunto com 12 peças, com certeza, vai atender à sua necessidade. Geralmente, essas peças são divididas em quatro pratos fundos, quatro rasos e quatro de sobremesa.

Jogo de xícaras

Para servir café ou chá, é importante ter um jogo de oito peças, sendo quatro xícaras com quatro pires.

Copos

Os mais comuns são os de vidro, para servir vinho, champanhe e água. Mas, para quem tem crianças em casa ou recebê-las em caso de visitas, é bom ter copos de acrílico ou de plástico, evitando risco de acidentes domésticos.

Tigelas e travessas

Recomendadas em cerâmica, vidro, porcelana ou inox, são usadas para servir os alimentos na mesa, como saladas, petisco, carnes etc. As tigelas devem ser fundas, enquanto as travessas podem ser mais rasas.

Faqueiro

Esse jogo de talheres deve conter:

  • garfos, facas e colheres de refeição;
  • garfos, facas e colheres de sobremesa;
  • colheres para chá e café;
  • concha para feijão;
  • espátula para tortas e bolos;
  • pegador de massa;
  • garfo trinchante;
  • colher grande para arroz;
  • escumadeira.

Caso o seu kit não seja completo como o citado, você precisará comprar cada item individualmente.

Jarras para suco

A mais indicada é a jarra de vidro, devido à melhor higienização. O tamanho pode ser de médio a grande, considerando as visitas que você vai receber.

Que outros utensílios devo adquirir?

o que não pode faltar na cozinha, o que não pode faltar em uma cozinha, itens que nao pode faltar na cozinha, o que não pode faltar na sua cozinha, utensílios de cozinha, utensílios para cozinha, acessórios para cozinha, utilidades para cozinha, coisas para cozinha, utilidades de cozinha

Não podemos deixar de abordar os eletrodomésticos essenciais para montar uma cozinha bem equipada. Com eles, reduzimos as chances de nos perder no preparo de um prato e uma receita, por exemplo. Assim, os eletrodomésticos adequados facilitam a tarefa de preparar e ainda prolongam a validade de alguns alimentos, como os temperos frescos.

Dicas de eletrodomésticos

São vários os eletrodomésticos que o mercado nos oferece para auxiliar na rotina de uma cozinha. Tendo isso em vista, vamos listar os aparelhos essenciais para que você tenha uma cozinha bem funcional:

Bebedouro

Utensílio crucial para nossa saúde, fornece água potável para o nosso consumo diário. No mercado, há opções que envolvem água gelada e ambiente, bebedouro embutido ou acoplado para água mineral etc.

Liquidificador

Muito utilizado para o preparo de cremes, sopas, caldos, sucos e alguns drinks. O seu uso facilita bastante a rotina da cozinha, portanto, você deve escolher um com um desempenho de qualidade.

Sanduicheira ou grill

Utilizada para preparar um sanduíche rápido pela manhã ou em um lanche. Também permite que você possa grelhar carnes para acompanhar refeições, entre outras possibilidades de uso.

Batedeira

Com a finalidade de facilitar sua vida, a batedeira é utilizada para bater massas e misturar outros ingredientes para que você não utilize a força manual no preparo de algumas receitas. É muita usada para fazer bolos, bater clara em neve, massa de torta, entre outras receitas.

Fritadeira elétrica

Essa fritadeira dispensa o uso de óleo para o preparo de alimentos e pratos mais saudáveis. Bem prática para o dia a dia, permite que você consiga preparar salgadinhos, verduras, carnes, frutos do mar, entre outros.  Então, para cada alimento, é preciso regular tempo e temperatura de acordo com o manual de instruções.

Fogão

O protagonista do preparo dos pratos, alimentos e refeições. Escolha o modelo de fogão conforme as medidas da sua cozinha, para que você tenha um bom espaço para manuseá-lo.

Cafeteira

Para os amantes e café, esse aparelho permite que o café seja feito de forma rápida. Além disso, oferece diversas opções de sabores para você variar no cotidiano e também atender aos gostos das visitas que for receber em sua casa.

Forno elétrico

Se você optar pelo fogão cooktop, o forno elétrico é bastante indicado, em especial, para cozinhas pequenas, que podem perder muito espaço quando se opta por um fogão que já tem o forno embutido.

Geladeira (com freezer)

É um dos eletrodomésticos mais importantes de uma casa, tanto quanto o fogão. Sem ela, não é possível conservar os alimentos a uma temperatura adequada e baixa. E, hoje, o mercado oferece aos consumidores opções que atendem à necessidade de todos.

Processador

Com o processador, é possível triturar, moer e cortar alimentos de forma ágil e mais precisa. Esse aparelho é um verdadeiro curinga entre os seus utensílios de cozinha

Micro-ondas

Com as tantas responsabilidades para conciliar em nosso dia, é normal a necessidade de dispor de um instrumento que permita o preparo de refeições de forma rápida. Muitas vezes, optamos por pratos que necessitam apenas ser aquecidos, e o micro-ondas vem para nos ajudar nesse quesito.

Mixer

Sua função é bem parecida com a do liquidificador. Em outras palavras, o mixer é muito utilizado para preparo de vitaminas, milkshake  e sucos, com a diferença de que você pode manusear esse aparelho diretamente no recipiente no qual vai fazer a receita, como jarras e copos.

Balança

É muito importante para fazer a pesagem dos ingredientes e até mesmo dos alimentos. Assim, o risco de errar no preparo de uma receita é mínimo. Já para as pessoas que seguem dieta, esse utensílio faz uma enorme diferença no momento de medir as porções que os nutricionistas indicam para cada refeição.

O que pensar na hora de montar sua cozinha?

o que não pode faltar na cozinha, o que não pode faltar em uma cozinha, itens que nao pode faltar na cozinha, o que não pode faltar na sua cozinha, utensílios de cozinha, utensílios para cozinha, acessórios para cozinha, utilidades para cozinha, coisas para cozinha, utilidades de cozinha

É um desafio e tanto começar uma vida independente, sair da casa dos pais e montar o seu cantinho. São muitos cuidados que você precisa ter para não se endividar, por exemplo. Com isso em mente, veja algumas dicas para se organizar neste momento e mudar com segurança e tranquilidade.

1. Organize as suas finanças

Quando pensamos em montar nossa cozinha do zero, devemos analisar como está a nossa vida financeira. Hoje, é muito comum que as pessoas estejam endividadas e, se esse for seu caso, é preciso renegociar as dívidas e eliminar da sua lista de compra tudo que não for básico e essencial.

2. Assuma as tarefas domésticas

Aprender as tarefas domésticas é indispensável quando pensamos em economizar. Afinal, contratar uma pessoa para realizar os afazeres, como limpar sua casa, lavar a roupa e cozinhar gera custos que podem pesar no seu orçamento.

3. Faça um levantamento de custos

Outro fator em que você também deve pensar se refere aos gastos mensais. A melhor maneira de fazer isso é realizar uma estimativa das despesas fixas, como luz, gás, internet, água, condomínio, entre outros.

Saiba que todos esses gastos serão somados com as despesas pessoais, que, nesse caso, incluem manutenção e custos básicos com o uso do carro ou transporte público, faculdade, alimentação, material didático etc. Assim, todos esses itens listados devem caber em seu orçamento.

Após a estimativa do essencial que você vai gastar mensalmente, entra o orçamento e a lista para equipar e montar sua cozinha nova. É normal que os cálculos apresentem valores altos e, dessa forma, será necessário cortar despesas supérfluas, ou até mesmo aquelas que podem esperar um pouco mais.

Por que o planejamento é tão importante nessa hora?

o que não pode faltar na cozinha, o que não pode faltar em uma cozinha, itens que nao pode faltar na cozinha, o que não pode faltar na sua cozinha, utensílios de cozinha, utensílios para cozinha, acessórios para cozinha, utilidades para cozinha, coisas para cozinha, utilidades de cozinha

Quando você planeja todos os detalhes, fica mais fácil economizar tempo e dinheiro. O ideal é suspender despesas desnecessárias, e a forma mais propicia para evitar esses gastos é estipular um valor mensal para que você retenha em uma poupança.

Faça a lista de todos os itens necessários

Para quem está montando uma casa, sua principal aliada é a lista amiga. Assim, você estabelece os artigos necessários para compra e ainda consegue fazer o controle dos itens adquiridos e os que ainda precisam ser obtidos.

Assegure a qualidade das mercadorias

Ao sair em busca dos utensílios para sua cozinha, não deixe de levar em consideração a qualidade do material. É importante lembrar que os artigos utilizados na cozinha são de uso constante.

Então, mesmo que tenha uma mercadoria mais em conta e outra com um preço não tão razoável, você deve se certificar e avaliar se o item é realmente de boa qualidade e tem uma vida útil relevante. Assim, não será necessário ter gastos novamente com a compra do mesmo utensílio em um curto período de uso.

Pesquise a reputação das lojas

Desconfie quando uma loja oferece seus itens a “preço de banana” e com muita facilidade na compra. É claro que, em tempos de crise, somos facilmente atraídos pelos preços mais baixos e, principalmente, comodidade de comprar sem sair de casa, mas, ainda que pequeno, qualquer prejuízo nesse momento pode fazer diferença nas suas finanças e planos.

O que fazer na etapa de orçamento de todos os itens?

Fazer o orçamento antes de ir às compras para montar sua cozinhae comprar os eletrodomésticos é o mais recomendado. Esse é o ponto de partida para quem está de imóvel novo ou de reforma residencial. Porém, o valor total varia de pessoa para pessoa.

Isso será definido conforme o tipo de vida que cada uma leva. Enquanto algumas vão querer um modelo de utensílio mais sofisticado, outras optarão por modelos mais simples e que vão atendê-las perfeitamente.

Então, para um orçamento eficiente, é preciso listar todos os itens a serem adquiridos e, nesse mesmo papel, é importante anotar todas as informações correspondentes à mercadoria, como preço, loja, forma de pagamento, ou seja, todas as informações necessárias para definir onde comprar e quanto será gasto.

Priorize o mais importante

Inicialmente, o certo é dar prioridade aos itens de utilidade básica e, em seguida, passar para os demais utensílios e artigos. Quando entramos em uma loja de utensílios de cozinha e nos deparamos com os mais variados itens para o cômodo, são tantas as opções que ficamos deslumbrados com essas descobertas, pensando que vamos precisar delas para, só depois, percebermos que são itens desnecessários.

No entanto, é essencial ter uma lista que auxilie na compra dos itens de maior importância. É certo que o orçamento inicial será apertado no momento de mobiliar o seu cantinho, então, leve para a pauta os elementos sem os quais não há como viver, como geladeira, fogão, panelas, talheres, copos etc.

Uma informação importante a ser levada em conta é o prazo de entrega dos eletrodomésticos adquiridos. Talvez esse fator possa alterar o seu orçamento, com contrato de serviços domésticos ou até mesmo no prazo de mudança, poupando gastos.

Poupe o máximo que conseguir

Muitas pessoas costumam comprar utensílios de casa, até mesmo de cozinha, enquanto ainda não têm sua casa ou prazo determinado para mudança. Talvez esse procedimento não seja tão eficaz, pois, às vezes, estão comprando objetos e artigos que não serão úteis.

É melhor poupar o dinheiro para empregá-lo futuramente na compra de itens que realmente serão utilizados no seu dia a dia com a casa nova. E, se você comprar eletrodomésticos sem data para mudar, apenas porque o artigo encontra-se em promoção, corre o risco de o aparelho apresentar algum defeito quando instalar, o que gera prejuízo.

Então, a melhor maneira de economizar enquanto não está morando na nova casa é reservar um bom dinheiro, para, assim, usar suas economias só quando estiver dentro da sua casa, nos utensílios, artigos de decoração e eletrodomésticos corretos de acordo com seu espaço e gosto.

Como um chá de cozinha vai ajudar você a economizar?

Esta é uma dúvida muito comum: fazer ou não fazer o chá de cozinha? Para muitas pessoas, essa festa pequena que reúne amigos e parentes mais íntimos para ganhar presentinhos para a cozinha pode parecer algo sem necessidade ou um gasto desnecessário. Porém, é uma ótima oportunidade de rever quem você não vê há muito tempo, se divertir, matar a saudade e compartilhar a alegria de uma nova conquista.

Então, para as mulheres que querem renovar ou reformar sua cozinha, para as que estão de mudança para uma casa nova ou para aquelas que estão indo morar sozinhas, vale muito a pena fazer o chá de cozinha, pois os presentinhos são sempre bem-vindos!

Entretanto, para que o chá realmente possa valer a pena economicamente, é necessário que seja uma recepção para poucas pessoas, sem muita cerimônia com decoração, enfeites e comidas sofisticadas. Busque por um cardápio em conta, que atenda a todos os gostos e que sejam comidas deliciosas e fáceis de preparar.

Quanto aos convidados

No momento de pensar em quem serão seus convidados e/ou suas convidadas, surgem dúvidas quanto ao número de pessoas e o público que você deve chamar. É válido lembrar que não precisa ser uma festa muito grande, do contrário, o gasto com a recepção será um pouco pesado, além de ser um evento mais direcionado para as mulheres.

O bom é limitar seus convidados pela proximidade, colocando na sua lista apenas pessoas com as quais você tenha mais convívio e que estão sempre presentes em sua vida, ou seja, suas amigas de longa data e de todos os momentos. E, é claro, os parentes mais próximos, como mãe, irmãs, tias, primas e sobrinhas não podem ficar de fora.

Quanto à lista de presentes

Ao elaborar a lista de presentes, coloque todos os utensílios que você gostaria de ganhar, dos mais diversificados valores. Não insira apenas itens caros. Você precisa dar opções para seus convidados, pois não sabe como eles estão de situação financeira.

Para criar uma relação de presentes para chá de cozinha completo, procure listar todas as peças que são utilizadas no dia a dia, como copos, taças, talheres, pratos, vasilhas de vidro e de plástico, entre outras. Caso você já tenha algumas peças para a nova casa, então, insira em sua lista apenas os itens que você ainda não tem e dos quais vai precisar.

Uma dica é detalhar as características dos utensílios, para que consiga deixar sua cozinha toda padronizada. Pode parecer uma bobagem, mas, no final, você vai conseguir observar que faz uma grande diferença.

Hoje, é muito comum utilizar a lista de presentes, pois descomplica a vida do convidado. Ainda assim, é possível definir o que pode comprar de acordo com seu bolso, além de ser uma opção da anfitriã. Você também pode escolher uma rede de lojas que tenha todos os itens de sua preferência e deixar disponível a sua lista de presentes, lembrando que esse estabelecimento pode ser virtual ou físico.

Agora que já está por dentro do que não pode faltar na cozinha, não tem como errar nas compras ou na elaboração da lista de presentes do chá de cozinha. Com todas essas dicas, você pode se organizar para que não repita na aquisição dos mesmos utensílios de cozinha, podendo investir em outro artigo para a sua nova casa.

Gostou do nosso post sobre o que não pode faltar na sua cozinha? Então, aproveite sua visita à página para assinar a nossa newsletter para ficar por dentro de outros assuntos!

Escreva um comentário