6 dicas para montar móveis: como mobiliar a casa pela internet | Triider

Conheça o passo a passo para montar móveis e saiba como a compra e montagem da mobília pode ser feita pela internet

Comprar pela internet é uma realidade na vida dos brasileiros. Só no ano passado, o comércio eletrônico nacional faturou quase R$ 48 bilhões. Contudo, compras de determinados produtos necessitam de uma “extensão” offline. É o caso das mobílias, além da entrega do produto, você também precisa montar móveis.

Entretanto, não há motivos para temer a compra desses acessórios fora das lojas físicas. Aliás, são muitas as vantagens de comprá-los online. Ficou curioso para saber quais são elas? Então leia este post até o fim!

Por que o brasileiro não gosta de montar móveis?

montar móveis, comprar móveis online

Alguns hábitos de consumo do brasileiro moldaram o mercado de vários produtos e de diferentes formas. A tampa de fogão, por exemplo, só existe em nosso país. Isso porque as donas de casa por aqui o enfeitam após a limpeza da cozinha.

Do mesmo modo, não é comum que os brasileiros montem seus móveis. A atividade é comum em países como Estados Unidos e Canadá — em que a montagem é vendida como um segundo produto. Por não terem vontade de desempenhar tal tarefa, os brasileiros ficam com medo de comprar móveis pela internet.

A dica, nesse caso, é contratar a montagem online, por meio de aplicativos especializados em oferta de mão de obra. O preço é convidativo e a seleção de profissionais pode ajudar a garantir a qualidade do serviço.

Comprar móveis pela internet é seguro?

montar móveis, comprar móveis online

Ao contrário das lojas físicas, as eletrônicas têm conseguido passar pela crise econômica com certa calma. Isso é possível porque o modelo de negócios dessas empresas garante uma operação mais eficiente.

Todavia, elas se preocupam muito com sua reputação, pois uma reclamação do cliente nas redes sociais pode afetar sua imagem e vendas. Por esse motivo, grande parte das organizações investe na segurança das transações, no atendimento e no transporte de produtos.

Comprar on-line é mais barato?

O custo para manter uma rede de lojas físicas é muito alto. Existe o aluguel do ponto comercial, o estoque, os vendedores e assim por diante. Na internet, a operação é mais enxuta.

Essa diferença de custos é repassada ao consumidor por meio de preços mais atraentes. Assim, comprar on-line é 25% mais barato do que em lojas físicas.

Você valoriza o seu tempo?

montar móveis, comprar móveis pela internet

Outro ponto de economia na hora de comprar online é o tempo que se economiza. Mobiliar uma casa não é tarefa simples e, se o comprador tiver de visitar cada loja da cidade para garantir o melhor negócio, isso se torna uma verdadeiro missão.

Estacionar, negociar com vendedores, colecionar panfletos com preços, lidar com o trânsito e por aí vai: tudo leva tempo. Para evitar esse incômodo, é melhor abrir diversas abas do navegador e ver os produtos nos sites das empresas. Afinal, adquirir um item deve ser uma atividade prazerosa, não um tormento.

Em resumo, comprar móveis pela internet pode ser uma ótima opção. Além disso, é possível contratar profissionais para montar móveis de forma também online. Mas você também pode fazer esse trabalho em casa.

Pensando nisso, trouxemos aqui 6 dicas fundamentais para te ajudar a concluir essa tarefa. Sabemos que montar móveis sem ajuda de um profissional pode parecer uma tarefa difícil, mas depois de ler essas dicas, tudo ficará mais claro! Confira:

6 dicas infalíveis para montar móveis com perfeição

1. Leia o manual com cuidado (mesmo)

Parece óbvio, mas a maioria das pessoas não tem o costume de ler manuais. E, no caso da montagem de móveis, é essencial ler o manual com cuidado – principalmente quando se vai realizar essa tarefa sozinho.

Não ler o manual pode trazer problemas na hora da montagem, inclusive para a sua segurança. É nele que estarão inclusas todas as informações do fabricante, o número e o tamanho das peças, além das instruções e ordem de montagem do móvel.

Use-o também para verificar se todas as peças citadas vieram junto com o item adquirido e em perfeito estado.

Se, ainda assim, você não estiver convencido, lembre-se de que muitos fabricantes não dão garantia do móvel caso ele seja montado de maneira errada. Logo, para evitar que o móvel seja danificado ou outros problemas aconteçam, estude o manual e consulte-o sempre que necessário durante a execução.

2. Planeje o seu tempo para montar os móveis

montar móveis

Provavelmente, o fabricante do móvel terá uma indicação do tempo médio necessário para a montagem do produto. Entretanto, principalmente se você for iniciante, considere uma margem de tempo além da indicada para a conclusão da tarefa. Dessa maneira, você consegue planejar melhor o seu tempo para outras atividades a fazer.

Fora isso, também é recomendado que você consiga iniciar e finalizar a montagem do produto em um único dia. Com isso você garante que a casa ficará organizada no dia seguinte e, ao mesmo tempo, evita perder ou danificar peças do móvel.

3. Monte os móveis no cômodo correto

montar móveis, montar os móveis

Essa dica é especial para a montagem de armários, camas, berços e outros móveis de porte maior: nesses casos específicos, monte-os no cômodo em que deverão ficar.

Transportar móveis que já estão montados é muito mais difícil, não só pelo tamanho,  como também pelo seu peso. Então, para evitar essas dificuldades e ainda garantir que a casa não fique arranhada, é melhor montar móveis no seu local definitivo.

4. Prepare o espaço e as ferramentas

montar móveis, como montar móveis

A organização também é essencial na hora de montar móveis. Você precisará analisar e montar seu móvel sob várias perspectivas para assegurar o sucesso nesta atividade. Por isso, limpe o espaço e certifique-se de há área suficiente para o móvel e também para a sua circulação em torno dele.

Outro ponto importante nessa organização, mesmo para um montador de móveis profissional, é forrar o chão com algum material para protegê-lo durante a montagem. Você pode utilizar a própria embalagem do móvel ou jornais e sacos de lixo para fazer essa proteção.

Separe também as ferramentas e acessórios necessários — essa informação você também poderá encontrar no manual de montagem. Dessa forma, poderá montar móveis mais rápido, já que terá todo o material que precisa sempre à mão.

Por fim, fundamental mesmo é que você faça a montagem com segurança. Então, sempre manuseie as ferramentas com cuidado e não as deixe espalhadas pela casa, pois poderá se machucar com elas ou perder alguma peça essencial.

5. Confira se as peças estão corretas

montar móveis, como montar móveis

Agora que está tudo preparado, é hora de montar o móvel! Separe as peças da montagem de acordo com a ordem em que serão fixadas — mais uma vez, recorra ao manual de montagem de móveis nessa organização. Certifique-se também de usar os materiais corretos em cada etapa.

Observe bem as peças para encaixá-las da maneira indicada, tomando cuidado ao apertar os parafusos. Estes devem ser colocados de forma que as peças fiquem bem fixadas. Para isso, você pode, inclusive, utilizar uma parafusadeira, caso já tenha alguma experiência com essa ferramenta.

Confira, na hora de montar, se todas as peças foram utilizadas. Nenhum material que veio com o produto deverá ficar sobrando — isso te assegura de que a montagem foi feita da maneira certa.

Ainda, caso o móvel possua portas e gavetas, cuide para que elas sejam instaladas de forma nivelada. Para que o móvel fique bem-acabado e sem nada torto, é preciso ter capricho, não é?

Por fim, quando acabar de montar o móvel, instale-o no local e altura corretos. Para isso, meça bem o espaço e observe o local para se certificar da melhor posição.

Se for preciso, peça ajuda de amigos ou familiares para observar o seu posicionamento com um certo distanciamento. Se o móvel for suspenso do chão, você também pode usar um nível para assegurar que a instalação não fique torta.

Depois disso, é muito importante que toda a documentação (como o próprio manual de montagem, nota fiscal etc.) seja bem guardada. Assim você evita problemas futuros com o item comprado e também com a garantia do fabricante, caso possua.

6. Certifique-se de que é possível montar sozinho

Montar móveis

Geralmente, os móveis maiores e pesados, bem como itens com muitos detalhes e peças, são mais complicados de montar. Da mesma maneira, móveis com grandes áreas planas e menos peças são mais simples. Isso porque as faces planas facilitam o apoio do produto no chão ao montá-lo.

Pensando nisso, depois de ler todas essas dicas, certifique-se de que você terá a paciência e habilidade necessárias para montar móveis sozinho.

Como frisamos ao longo do texto, o manual de instruções será um grande aliado. Porém, em caso de dúvidas, você ainda poderá recorrer à internet — é por essa razão que dicas como estas do post são tão valiosas!

Ainda assim, se você não está se sentindo seguro para montar móveis sozinho, não tem as ferramentas de montagem necessárias ou o tempo para se dedicar a essa tarefa, não há motivo para se preocupar. Aqui no Triider você poderá encontrar um montador de móveis profissional para te atender!

Gostou dessas dicas? Então compartilhe-a nas suas redes sociais para que outras pessoas também tenham acesso a elas!

Escreva um comentário