Vinagre para limpeza: descubra 4 formas de usá-lo em casa

Vinagre para limpeza: você sabia que o vinagre pode ser um curinga na hora da limpeza? Descubra como neste artigo!

Manter a casa limpa e cheirosa pode ser um desafio quando não se conhece os produtos de limpeza. Usar detergentes e sabões inadequados pode danificar objetos ou causar reações alérgicas, por exemplo. E você sabia que pode evitar esses inconvenientes usando o vinagre para limpeza doméstica?

A limpeza com vinagre é recomendada em diversas situações, desde a remoção de manchas difíceis até o combate ao mau cheiro. Quer entender mais sobre o assunto? Então, leia este artigo!

Vinagre para limpeza

vinagre para limpeza, vinagre na limpeza, limpeza com vinagre

1. Limpeza de micro-ondas com vinagre

O forno de micro-ondas pode se beneficiar muito do vinagre, uma vez que esse produto consegue remover o mau cheiro, gorduras e manchas. Para isso, umedeça um pano com vinagre branco e passe-o pelo eletrodoméstico, depois de ter feito a limpeza mais pesada.

Caso o aparelho esteja muito engordurado, você ainda pode aquecer um pote com uma solução de vinagre e água por cinco minutos, passando um pano ou toalha de papel no eletrodoméstico após isso.

2. Limpeza de banheiro com vinagre

Limpar banheiro com vinagre é outra boa saída. Começando pelo ralo: para acabar com o mau cheiro, misture duas colheres de bicarbonato de sódio com uma xícara de vinagre, jogue a solução no local e deixe agir por dez minutos, enxaguando em seguida.

Se o ralo da pia estiver entupido, coloque um pacote de 100 gramas de bicarbonato de sódio no local, acrescentando dois copos americanos de vinagre em seguida. Deixe a solução agir por alguns minutos e enxágue com água quente.

Outra dica de limpeza com vinagre e bicarbonato de sódio: aplique vinagre branco nos rejuntes da cerâmica que estão manchados ou mofados e deixe agir por cinco minutos. Pegue uma escova, coloque um pouco de bicarbonato nela e esfregue o local.

Para limpar o box de vidro, você pode fazer uma mistura de água quente com sabão em pó e vinagre. Utilize uma esponja e esfregue com o lado amarelo por todo o box. Depois, passe água limpa e seque com um pano. 

Essas dica são ideais para lugares úmidos como o banheiro, mas valem para a casa toda.

3. Limpeza de sofá e tapetes com vinagre

Na hora de limpar o seu sofá, umedeça o pano em uma solução de água e vinagre branco. Isso vai ajudar a remover a sujeira e manchas sem agredir o tecido. Cuidado apenas para não molhar demais o estofado. Essa dica também é ideal para tirar cheiros desagradáveis, como os de cigarro.

No caso dos tapetes, não há problema em encharcá-los na solução de água e vinagre branco. Esfregue bem sua tapeçaria com a mistura e lembre-se de enxaguar antes de estendê-lo para secar. Dessa forma, seu tapete se livra de manchas e fica novo em folha.

4. Limpeza de vidro, forros e paredes com vinagre

Para limpar vidro com vinagre, é importante finalizar a higienização com uma solução de água morna e vinagre branco. Umedeça levemente o pano e aplique no local. Para os forros, acrescente vinagre na limpeza para ajudar a remover a sujeira mais resistente, sem correr o risco de manchá-lo.

O mesmo vale para as paredes, mas nesse caso é importante tomar cuidado para não usar muita água e vinagre, uma vez que isso pode criar manchas de umidade na pintura. O ideal é fazer esse trabalho em um dia seco.

Usar vinagre para limpeza doméstica é uma dica de ouro para quem quer uma casa mais limpa e cheirosa, mas não pode usar produtos muito fortes. Lembre-se apenas de duas coisas: use vinagre branco e não substitua desinfetantes por esse produto. Ele não é recomendado para a limpeza pesada, como a do vaso sanitário, por exemplo.

Gostou deste artigo sobre limpeza com vinagre? Então, compartilhe essas dicas com os seus amigos e assine a nossa newsletter para ficar por dentro de todas as dicas do Blog do Triider!

Escreva um comentário