Decoração de parede: inspire-se e veja dicas para fazer em casa | Triider

Confira tudo o que você precisa saber sobre decoração de parede e veja 10 diferentes opções para mandar bem na reforma da sua casa!

Mudar a cor da residência, reaproveitar um espaço, dar uma nova cara a um quarto ou ter que entregar o imóvel ao proprietário são motivos para uma reforma. Saiba que, para essa tarefa, há uma infinidade de soluções de decoração de parede, e com certeza uma vai estar de acordo com as suas necessidades.

Quando bem aproveitadas, as paredes dão um visual diferente e funcional ao ambiente, compondo parte estratégica na decoração de casa. Afinal, a parede é um “fundo” para que todos os móveis, objetos de decoração e outros itens se integrem ao espaço.

Não se preocupe se você não entende nada de reformas, porque este artigo vai justamente trazer dicas da área. Continue a leitura e conheça várias opções de decoração para parede, além de saber como aplicá-las em poucos passos!

1. Aplicação de textura

decoração de parede, decoração de parede de sala, decoração de parede de quarto, como decorar parede, decoração de parede de cozinha, decoração de parede de sala de jantar, como decorar parede de escada
Foto: Ksenia Makagonova

A textura de parede é uma solução que deixa ambientes com um visual mais imponente. Uma boa texturização deve combinar elementos como cor, local e estilo da aplicação.

A regra básica para uma textura sair melhor do que o planejado é defini-la em apenas uma parede quando o espaço é pequeno. Se o ambiente for amplo, você pode fazer a textura em mais paredes. Esse é um fator importante, pois se a textura for usada em excesso, pode sobrecarregar a decoração do cômodo.

Outro ponto importante desse estilo de decoração de parede é a cor da tinta. Lembre-se: cores escuras são mais indicadas para locais maiores e com boa iluminação, enquanto cores claras são ideais para ambientes pequenos e com baixa luminosidade. Acredite, isso é um dos principais cuidados que manterá o equilíbrio entre o tamanho real do espaço e sua impressão sobre ele. Vejamos, então, como aplicar textura na parede:

Como aplicar textura na parede

Confira os materiais necessários para fazer a aplicação da textura na parede:

  • rolo para textura (cabelo de anjo);

  • rolo para pintura;

  • extensor para rolo;

  • pote para misturar a tinta;

  • textura — na cor escolhida;

  • fita crepe;

  • fundo para tinta;

  • pincel fino.

Proteja as outras paredes e o chão com fita crepe e plásticos. Depois disso, passe uma demão de fundo para tinta com o rolo para pintura. Aguarde pelo menos 5 horas e passe mais uma demão. Esse passo é importante para economizar textura na hora da aplicação, além de dar um acabamento melhor para o espaço.

Em seguida, misture a textura no pote e, com o rolo próprio, passe-a na parede de baixo para cima, de forma suave. Se o efeito que você deseja é mais leve, pode deixar assim, se não, passe mais demãos até chegar ao ponto que você quer. Fácil!

2. Papel de parede

decoração de parede, decoração de parede de sala, decoração de parede de quarto, como decorar parede, decoração de parede de cozinha, decoração de parede de sala de jantar, como decorar parede de escada

O papel de parede é uma ótima maneira de dar uma cara nova a quartos e paredes que dividem ambientes. O critério para aplicar essa decoração nas paredes da sua casa é quando você tem pouco tempo e, além disso, quer fazer uma reforma de baixo custo.

Via de regra, o papel de parede deve ser usado somente em paredes que não tenham umidade ou em áreas externas e que peguem água, como lavanderia.

O papel de parede ainda é uma ótima solução de decoração de parede de quarto de bebê. Além de ficar em local fechado e protegido, depois que a criança crescer o papel pode ser facilmente trocado ou removido para dar espaço a uma pintura. Ótimo, não é?

Como instalar papel de parede

Para uma aplicação rápida e sem sujeira, você vai precisar de:

  • papéis de parede;

  • espátula de plástico;

  • estilete;

  • lixa fina.

O papel de parede é vendido em pedaços autoadesivos, portanto, basta comprar a medida necessária para a sua parede. Limpe a parede com um pano, para tirar sujeiras. Caso tenha pregos e outras saliências, basta retirá-los, lixar um pouco a parede e limpar depois.

Em seguida cole o papel, sempre de baixo para cima, e assim que as sobras alcançarem os cantos e o chão, corte com um estilete. Simples!

3. Cimento queimado

decoração de parede, decoração de parede de sala, decoração de parede de quarto, como decorar parede, decoração de parede de cozinha, decoração de parede de sala de jantar, como decorar parede de escada, tijolo falso para decoração, decoração com tijolo falso, decoração de parede com tijolo falso

O cimento queimado é uma das decorações mais versáteis para vários ambientes do imóvel — seja para decoração de parede de sala ou de quarto, seja para uma área de lazer com churrasqueira. O aspecto industrial dessa técnica e sua facilidade de aplicação são pontos altos.

A dica para fazer uma bela parede de cimento queimado na sua casa é escolher espaços que recebam bastante luz. Desse modo, os pontos mais claros e escuros terão destaque.

Como fazer a técnica do cimento queimado

Faça da maneira mais prática: use massa corrida. Se for fazer a decoração em área externa, use massa acrílica. Tenha os seguintes materiais:

  • lata de massa corrida;

  • espátula de aço;

  • espuma grande e macia;

  • espuma pequena e macia;

  • corante — na cor que você deseja;

  • pote quadrado grande;

  • lixas finas;

  • fita crepe larga.

Proteja as paredes, o chão e o teto em contato com a parede escolhida. Depois disso, lixe a superfície para nivelá-la e melhorar a aderência da massa corrida. Em seguida, passe um pano úmido para limpá-la, e com a espátula, misture a massa com o corante no pote.

Com a espuma grande, comece a passar a massa na parede, em movimentos horizontais e verticais. Depois disso, passe a espuma pequena com a massa nos cantos. Espere secar por, no mínimo, 4 horas. Se você quiser um efeito mais forte, passe mais demãos, se não, é só lixar a parede e limpar.

Dica: você pode passar cera de carnaúba na parede depois de limpa para dar brilho e protegê-la melhor. Veja o passo a passo de como fazer parede de cimento queimado aqui

4. Tijolo falso

decoração de parede, decoração de parede de sala, decoração de parede de quarto, como decorar parede, decoração de parede de cozinha, decoração de parede de sala de jantar, como decorar parede de escada

O tijolo falso é uma técnica que mostra bem o quão boa pode ser uma pintura “fake”, sem que se perceba que ela é falsa. Essa decoração dá um certo trabalho para fazer, então prefira paredes pequenas. Além disso, os materiais usados para imitar os tijolos são frágeis, portanto, aplique em paredes que não estejam expostas ao sol e à chuva.

Esse recurso pode ser aplicado de várias formas, e cada uma tem suas vantagens e desvantagens.

Com massa corrida

A tática para dar as divisões entre cada peça “de barro” é usar fita crepe fina. Assim, a cada demão de massa na parede, o relevo e a divisão de tijolinhos ficarão iguais.

Como aplicar massa corrida para tijolo falso

Separe:

  • rolos de fita crepe fina;

  • lata de massa corrida;

  • corante vermelho;

  • desempenadeira de aço;

  • lixas finas.

Lixe a parede a limpe-a com um pano úmido. Em seguida, passe a fita crepe na vertical e na horizontal para marcar o formato de tijolo. Proteja o chão e as outras paredes com fita crepe e papelão ou plástico. Passe a fita crepe, no mínimo, 2 vezes nos mesmos locais, para que fique com o relevo mais alto.

Misture o corante vermelho com a massa corrida e mexa bastante até que fique homogêneo. Com a desempenadeira, passe a mistura de baixo para cima, e faça isso até preencher toda a parede. Espere e primeira demão secar por 4 horas e depois passe mais uma. Aguarde o mesmo tempo e depois lixe tudo para uniformizar. Retire a fita crepe e sua parede está pronta!

Com isopor

O isopor pode ser usado de duas maneiras: cortado pedaço por pedaço, simulando o barro no tamanho original, ou feito com placas grandes. Prefira a segunda opção, porque é mais prática e o resultado geralmente fica melhor.

O baixo custo desse estilo de decoração faz com que ele seja ideal para paredes de salas de estar ou de jantar, escritórios e também para o quarto das crianças.

Como utilizar isopor para fazer tijolo falso

Veja os materiais que você precisa para fazer a sua parede de tijolo falso com isopor:

  • ferro de solda;

  • placas de isopor finas;

  • tinta vermelha;

  • pincel fino;

  • cola de isopor;

  • estilete;

  • régua;

  • caneta.

Deixe a solda esquentando e, enquanto isso, risque os tijolos nas placas de isopor com a caneta, usando a régua como guia. Depois, passe o ferro quente nas marcas, mas de forma rápida, para apenas afundar o isopor e criar o efeito de tijolo.

Em seguida, pinte cada tijolo com a tinta, espere secar e comece a passar a cola de isopor em cada placa. Agora é só colar uma a uma na parede, de cima para baixo, e cortar com o estilete o que sobrar embaixo e nas laterais.

5. Pintura

decoração de parede, decoração de parede de sala, decoração de parede de quarto, como decorar parede, decoração de parede de cozinha, decoração de parede de sala de jantar, como decorar parede de escada, tijolo falso para decoração, decoração com tijolo falso, decoração de parede com tijolo falso

A pintura é uma das decorações de parede mais comuns, servindo para a maior parte dos cômodos. Salas, quartos e corredores internos e externos podem receber tinta à vontade. Há vários tipos no mercado, cada um com uma indicação e qualidade únicas.

Tintas piso ou acrílicas são indicadas para ambientes externos, enquanto tintas para ambientes internos devem ser usadas só nesses espaços. Se você quer dar um visual mais homogêneo à decoração da casa, decida pela pintura. No entanto, é importante saber que esse estilo de decoração de paredes exige mais cuidados e reaplicações do produto de tempos em tempos.

Além disso, você pode usar a pintura e completar o cenário com prateleiras, que dão um toque especial a uma parede com pintura simples. Não use essa decoração em cozinhas, banheiros e áreas de serviço, já que esses lugares acumulam gordura e sujeira. Isso exige lavagem com frequência, e a tinta não é a melhor solução para essa necessidade.

Como pintar a parede

Confira os materiais para fazer sua pintura:

  • tinta;

  • rolo de pintura;

  • extensor para rolo de pintura;

  • lixa grossa;

  • lixa fina;

  • massa corrida;

  • espátula de aço;

  • fita crepe.

Comece pela preparação do ambiente, que deve ficar com janelas abertas e sem nenhum móvel. Proteja o chão e outras paredes com plásticos, fita crepe e papelão.

Se a parede tiver algum rachado, trinco ou descascado, passe a espátula para tirar o defeito. Onde estiver com buracos ou aberturas largas e fundas, preencha com massa corrida e deixe secar por até 4 horas.

Depois disso, lixe as partes preenchidas com a lixa grossa e, na sequência, com a fina. Finalize o preparo com a limpeza da parede com um pano seco. Mexa a tinta e dilua um pouco de água para que fique mais fina. Aplique a primeira demão, espere secar e passe mais duas, sempre esperando por até 4 horas entre cada aplicação.

6. Ladrilhos

decoração de parede, decoração de parede de sala, decoração de parede de quarto, como decorar parede, decoração de parede de cozinha, decoração de parede de sala de jantar, como decorar parede de escada, tijolo falso para decoração, decoração com tijolo falso, decoração de parede com tijolo falso

Os ladrilhos deixam o ambiente com visual clássico, com cores, formas e desenhos diferentes. Você pode usá-los em cozinhas e em áreas externas que o resultado será muito bom. Esse revestimento facilita a limpeza da parede e combina melhor com ambientes mais iluminados.

É possível encontrar diversos tipos de ladrilhos, tanto grandes quanto pequenos, mas os maiores dão a vantagem de preencher um espaço amplo com poucas peças. Em média, peças de 40cm x 40cm ou maiores completam uma área extensa rapidamente.

Além dos ladrilhos tradicionais feitos em porcelanato ou de barro, há opções para essa decoração. As pastilhas na parede dão um estilo mais delicado e artesanal ao espaço, usadas em milhares para preencher uma parede.

A aplicação de ladrilhos ou pastilhas deve ser feita com muita calma em função do material ser frágil — qualquer batida pode trincá-los.

Como instalar ladrilhos na parede

Você precisará de:

  • ladrilhos ou pastilhas;

  • argamassa para azulejo;

  • colher de pedreiro;

  • desempenadeira de aço com dentes;

  • pote largo e retangular para massa;

  • formão;

  • martelo;

  • vassoura;

  • trincha;

  • água;

  • espaçadores para ladrilho;

  • máquina de corte para pisos

  • rejunte;

  • esponja;

  • caneta;

  • fita métrica.

Comece marcando na parede onde você usará ladrilhos inteiros. Para isso, use uma caneta e fita métrica. Meça o ladrilho e marque, de cima para baixo, todos os pontos em que as peças ficarão inteiras. Assim que chegar na parte de baixo da parede, faça um risco para marcar até onde você vai aplicar o ladrilho.

Depois dessa parte, pegue o martelo e o formão e faça picotes na parede (de forma suave) para formar pequenos buracos nela. É importante usar óculos de proteção e luvas para isso. Assim que fizer os picotes em toda a superfície, limpe com a vassoura e, em seguida, use a trincha e molhe a parede com água — isso vai ajudar na aderência do ladrilho na parede.

Depois, jogue a argamassa no pote e misture com a colher de pedreiro. Pegue a desempenadeira e, com a parte lisa, passe a massa na parede, de baixo para cima. Agora com os dentes da ferramenta, passe na argamassa — quanto maior for o ladrilho, mais espaço deve ter entre os dentes, e vice-versa.

Atente-se para uma marca de direção atrás do ladrilho. Você deverá colocar todos os ladrilhos no mesmo sentido do primeiro para evitar que fiquem tortos. Coloque dois espaçadores entre cada ladrilho e preencha toda a parede.

Depois, para a parte de baixo — onde ficou o espaço sobrando para as peças que precisam ser cortadas —, meça cada pedra e corte-a usando a máquina para piso.

Assim que secar, misture o rejunte com água, mas não deixe a massa muito mole. Use a esponja para passar entre cada ladrilho e espere secar. Essa decoração dá um trabalho razoável, mas fica linda no final!

7. Adesivos

decoração de parede, decoração de parede de sala, decoração de parede de quarto, como decorar parede, decoração de parede de cozinha, decoração de parede de sala de jantar, como decorar parede de escada

Os adesivos são uma das melhores soluções para a reforma e decoração de paredes de quartos e escritórios. De formas geométricas a figuras da natureza, adesivar a parede é viável quando se quer reaproveitar o mesmo ambiente sem fazer uma mudança drástica.

Ainda que a parede original esteja meio suja ou com rachaduras, não é preciso fazer uma nova pintura nela. A vantagem que o adesivo de parede oferece é exatamente camuflar o cenário de pequenas imperfeições.

A decoração adesivada é rápida de fazer, não faz sujeira pela casa e ainda é de fácil limpeza, bastando passar um pano úmido nos adesivos quando estiverem sujos. Você encontra essas peças de decoração em lojas de materiais ou de artigos para casa — é só escolher o desenho que mais combina com o ambiente!

Como aplicar adesivos na parede

Veja o simples passo a passo e o que você precisa para decorar a parede com adesivos:

  • adesivos para parede;

  • pano.

Limpe a superfície da parede onde você quer colar os adesivos e cole-os um a um. Muito fácil e prático!

8. Tecidos

A decoração de parede com tecidos é uma forma que inspira leveza no ambiente. O uso de tecidos é muito comum em culturas orientais, e também é uma ótima alternativa para residências em centros urbanos ocidentais, já que ajuda a suavizar o visual.

Os tecidos são excelentes formas de decoração de sala, quartos, salas de leitura e ambientes em áreas externas, desde que sejam cobertos. Se você tem uma área com plantas, uma parede com tecido vai combinar perfeitamente.

Leve em conta sempre que o apelo do uso de tecidos em paredes deve primar pela descontração do ambiente. A estampa fica a seu critério, mas prefira cores claras para lugares fechados e escuras ou com estampas para lugares abertos, que permitam uma visão panorâmica da parede.

Como aplicar tecidos na parede

Saiba o que é necessário e como fazer sua decoração de parede com tecido:

  • tecidos próprios para colagem em parede;

  • cola branca;

  • água;

  • pincel largo;

  • espátula de plástico larga;

  • tesoura ou estilete;

  • fita métrica.

Meça a parede com a fita e depois compre o tecido na metragem que você precisa. Com os tecidos em mão, simule como a parede ficará apoiando o tecido nela, com o auxílio de outra pessoa. Assim você poderá recortar sobras.

Limpe a parede com um pano seco e depois dilua a cola branca em um pouco de água. Com o pincel, passe a cola diluída na parede, começando por cima, e vá colando o tecido. Sempre que colar, passe a mão e a espátula por cima, para alisar e evitar bolhas. Sua parede ficará nova em poucos minutos!

9. Quadros

decoração de parede, decoração de parede de sala, decoração de parede de quarto, como decorar parede, decoração de parede de cozinha, decoração de parede de sala de jantar, como decorar parede de escada

Os quadros sempre são uma ótima aposta para decoração de escritório, principalmente para quem trabalha em esquema home office. A grande variedade de molduras e desenhos atende a qualquer ambiente, bastando escolher os que mais agradam.

Se você tem uma parede pintada em cor única, sem detalhes, cabe usar e abusar de quadros. Além de quadros de pintura, há também imagens, fotos, cartazes de filmes e de bandas etc. O que vale é escolher o tipo e a moldura ideais para cada ambiente. Lugares menores pedem molduras mais finas e discretas, e os maiores permitem estruturas robustas.

A decoração de parede com quadros deve ser feita de acordo com a sua proposta de atmosfera. Se você busca uma sala com aspecto mais sóbrio, use poucas peças e em posição nivelada. Se quer um lugar mais descontraído, arrume-os em alturas diferentes, mais próximos e em maior quantidade.

Como pendurar quadros na parede

Sem pressa, com um som ambiente e cuidado dá para fazer um trabalho de mestre. Confira dicas e o que você precisa para a sua decoração de parede com quadros:

  • quadros;

  • fita dupla face;

  • martelo;

  • pregos de aço;

  • parafusos Phillips;

  • furadeira;

  • buchas para parafusos;

  • chave Phillips.

Você definirá como colocar cada quadro na parede de acordo com o peso dele. Quadros leves podem ser presos com fita dupla face de alta fixação. Os mais pesados precisam de um prego de aço. Peças muito robustas precisam de um suporte resistente, e o parafuso é a melhor opção. Para isso, faça um furo com a furadeira e instale a bucha, depois é só apertar com a chave Phillips.

10. Mosaicos

decoração de parede, decoração de parede de sala, decoração de parede de quarto, como decorar parede, decoração de parede de cozinha, decoração de parede de sala de jantar, como decorar parede de escada

Os mosaicos são uma estratégia muito artesanal para dar um novo ar para paredes em áreas externas, na entrada de casa, no banheiro e em áreas comuns. A técnica consiste em colar peças quebradas de cerâmica, louça ou porcelanato formando desenhos variados, como animais, plantas ou figuras religiosas.

Basicamente, o conceito do mosaico está em unir fragmentos que aparentemente não casam para dar vida aos ambientes. O custo para o serviço é baixo, já que não é preciso comprar peças de primeira linha. Os azulejos de segunda mão ou com pequenos defeitos são a matéria-prima desse estilo de decoração de parede.

Para fazer essa técnica também não é preciso ser um exímio artesão, mas você deve ter ferramentas especiais e se proteger para não se cortar com os cacos. Além disso, o mosaico pode ser feito em paredes que estejam em qualquer condição estética, já que os caquinhos cobrem toda a superfície e escondem tudo o que está por baixo.

Como fazer mosaicos na parede

Algumas ferramentas são específicas para essa aplicação e não devem ser improvisadas com outras, senão o serviço não ficará bom. Acompanhe:

  • chave torquês;

  • chave torquês com roldana;

  • argamassa;

  • colher de pedreiro;

  • espátula de aço;

  • pote grande;

  • rejunte;

  • espuma.

Sempre use luvas de tecido, óculos e esteja com roupas que oferecem boa proteção, já que a cerâmica em pedaços é altamente cortante. Pegue as peças de azulejo e quebre-as com a chave torquês. Para as peças menores use a chave com roldanas, que não estilhaça o material.

Depois disso, basta preparar a argamassa no pote e passá-la nos pedaços que você vai usar. Sempre passe a massa na hora em que for colar, aperte a cerâmica contra a parede e espere ela fixar. Monte o seu mosaico, espere secar e depois prepare o rejunte e passe-o para dar o acabamento.

Você deve ter reparado durante este artigo que não mencionamos nenhuma medida, nem quantidade de materiais. Montamos as dicas assim para que você defina as quantidades de acordo com o seu projeto, já que não sabemos qual é o tamanho das suas paredes.

Quando for comprar seus materiais de decoração de parede, sempre leve as medidas para a loja. Geralmente as embalagens dos produtos marcam a proporção que deve ser usada de acordo com algumas medidas de referência.

Gostou de saber um pouco mais sobre a decoração de paredes? Então, confira tudo sobre decoração de casa e como deixar a casa perfumada também! E não deixe de assinar a nossa newsletter para receber nossas novidades diretamente na sua caixa de e-mails outros conteúdos sobre decoração e reformas!

Comments are closed.