Como passar massa corrida na parede: confira o passo a passo | Triider
Passar massa corrida na parede não precisa ser uma dor de cabeça. Veja aqui o passo a passo!

Você sabe como passar massa corrida na parede? Fique sabendo que é muito importante executar com destreza esse serviço para ter a garantia de paredes livres de imperfeições e, consequentemente, um visual incrível aos cômodos do seu lar.

Se a sua casa está passando por reformas ou se você está considerando renovar a aparência de um ambiente dela — trocando a cor ou textura de alguma parede —, há um elemento que não pode faltar: a massa corrida. Ela é a garantia para um acabamento perfeito e um belo aspecto.

Seja para se preparar e fazer você mesmo, seja para supervisionar o serviço de um profissional com propriedade, é essencial dominar a técnica de aplicação, certo? Confira neste post o passo a passo de como passar massa na parede!

Conheça as opções de massa corrida e escolha a melhor para a sua casa

como passar massa corrida na parede, como passar massa fina na parede

O primeiro passo para modernizar e atualizar a parede é definir a textura que mais combina com a personalidade dos moradores da casa. Há diversas opções, desde massas corridas específicas até rolos diferenciados.

A textura “lisinha” é muito popular e pode ser conseguida através de uma massa corrida mais fina. Essa versão deve ser aplicada com desempenadeira e espátula. Caso você decida por uma parede texturizada, deve aplicar uma massa áspera (que lembra areia). Nesse caso, a desempenadeira deve ser utilizada em parceria com rolos.

Confira o passo a passo de como passar massa corrida na parede

como passar massa corrida na parede, como passar massa fina na parede

Independentemente da escolha de textura, para conseguir suprir as expectativas e atingir um resultado satisfatório, você deve conseguir dominar os conhecimentos básicos de como emassar parede. Isso também vai permitir que você resolva todas imperfeições das paredes e do teto.

Preparado para saber um pouco mais sobre reformas domésticas? Então confira os pontos abaixo, descubra como passar massa acrílica na parede e torne-se um expert no assunto!

Quais são os materiais necessários?

como passar massa corrida na parede, como passar massa fina na parede

A massa corrida é o principal elemento, mas você não pode esquecer de comprar alguns produtos e instrumentos que, em conjunto com uma boa mão de obra, farão mágica nas paredes e no teto da sua casa.

Confira a lista de materiais:

  • massa corrida;
  • seladora ou preparador;
  • lixa número 180;
  • lixa número 220;
  • lixa de ferro número 40;
  • desempenadeira lisa de aço;
  • rolo;
  • espátula;
  • luvas;
  • máscara;
  • boné ou touca (já que a massa pode cair no seu cabelo);
  • jornal (para forrar);
  • escada.

Como preparar e fazer a limpeza do local?

como passar massa corrida na parede, como passar massa fina na parede, triider

Se você deseja uma parede bem lisa e um acabamento perfeito, é necessário que, primeiro, o ambiente seja preparado: comece tirando os móveis no local ou agrupando-os para longe da parede em questão. Jogue um lençol por cima de tudo para não sujar nada de pó, depois forre o chão com jornal para que nenhum resquício de massa manche o piso.

O próximo passo é a limpeza da parede: a superfície precisa estar sem mofo, partículas soltas, pintura antiga descascada, poeira ou graxa. Para retirar qualquer um desses itens, passe a lixa e certifique-se que não há nada solto que possa prejudicar o aspecto desejado e a textura lisa.

Por fim, aplique o selador ou o preparador na parede. Esses produtos promovem uma aderência maior da massa. Para as paredes mais antigas, que soltam pedaços, escolha o preparador de paredes. Para as mais novas, o selador basta. Aguarde secar (1 a 4 horas) e, assim, a parede estará pronta para receber a massa.

Como preparar e aplicar a massa?

como passar massa corrida na parede, como passar massa fina na parede, triider

Chegamos ao ponto mais importante do texto: como aplicar massa acrílica na parede e no teto da forma correta. Conheça a técnica e dicas superúteis preparadas especialmente para você!

  • pegue um pouco de massa corrida utilizando a espátula e espalhe na parede ou no teto utilizando a desempenadeira;
  • é importante que as quantidades espalhadas sejam as mesmas. Isso fará com que a parede ou teto mantenham o nivelamento perfeito;
  • para evitar excessos e desperdícios é recomendado começar a aplicação de baixo para cima, certificando-se de que as camadas de massa corrida sejam uniformes e finas;
  • a primeira demão serve para corrigir os buracos maiores e outras possíveis imperfeições. Para o resultado ser ainda melhor é necessário uma segunda demão após um período de 12 a 24 horas de secagem;
  • para efeitos diferenciados na parede como glaze, grafiato ou gel, basta utilizar uma desempenadeira adequada e, como citado, uma massa mais grossa e áspera;
  • caso você esteja aplicando a massa no teto, fique o mais perto possível da superfície, já que é importante enxergar todos os possíveis defeitos;
  • depois de 24 horas da segunda demão, passe a lixa por toda a superfície emassada. Retire o pó com pano úmido;
  • agora a superfície está pronta para receber uma bela pintura!

Lembre-se de que para garantir uma parede ou um teto muito bem acabados, você deve estar em um ambiente com iluminação de adequada. Assim vai conseguir enxergar quaisquer defeitos na superfície antes de a massa secar.

Falando em enxergar, caso você esteja pensando tratar e emassar o teto, vale colocar um óculos durante o procedimento, assim não corre o risco de que caia pó, excessos de massa corrida ou tinta nos olhos.

Qual é a dica de ouro sobre como passar massa fina na parede rebocada?

como passar massa corrida na parede, como passar massa fina na parede

A aplicação de massa corrida nas paredes e no teto pode ser uma tarefa um pouco difícil ou trabalhosa. Sendo assim, o ideal é que você conte com a opinião de um profissional qualificado para executar esse serviço, executando todas as etapas que citamos de maneira ágil e sem maiores complicações.

Embora você já saiba como passar massa corrida na parede, é recomendável que você busque por opções que não estejam dentro do DIY (faça você mesmo), a fim de fazer uma análise sobre a quantidade de tempo e recursos despendidos no trabalho. Não deixe de fazer um orçamento e ponderar sobre qual opção vai trazer o melhor resultado para o acabamento da sua casa.

Não sabe onde encontrar um profissional preparado para fazer esse trabalho? Entre em contato e conheça o Triider, uma plataforma que conecta você aos melhores trabalhadores do mercado. No app ou no site, você pede orçamentos gratuitos para vários tipos de serviço. Confira e aproveite!​

Escreva um comentário