Search

Decoração de varanda: saiba tudo sobre o assunto e decore a sua!

Tipos de materiais, plantas e ornamentos: aprenda tudo sobre decoração de varanda e crie um verdadeiro oásis nesse cômodo da casa!

Jamais subestime o potencial de uma varanda! A gente até entende que você tenha se preocupado mais com o décor dos outros cômodos da casa, mas acredite: caprichar na decoração de varanda faz toda a diferença no astral do seu lar.

Afinal, varandas, terraços ou jardins são áreas de lazer perfeitas para reunir os amigos no happy hour, ler um livro no fim da tarde ou relaxar na rede depois daquele almoço de domingo. E se você tem uma sacada pequena, não tem problema! Também é possível decorá-la e aproveitar esse espaço.

Pensando nisso, preparamos este post, que é um guia da decoração de varandas. Aqui, você encontra as melhores dicas para deixar esse ambiente muito mais bonito, convidativo e harmonioso. Acompanhe a leitura e inspire-se!

Decoração de jardim

decoração de varanda, decoração de jardim

Pode ser um jardim convencional ou os queridinhos jardins verticais. Independentemente do modelo escolhido, ter um jardim residencial em casa ou no apê é uma aposta certeira para rebater o estresse do dia a dia.

Principalmente para quem mora nos grandes centros urbanos e tem uma rotina agitada, cultivar plantas dentro de casa é uma verdadeira terapia. Sem falar que as espécies purificam o ar e trazem aquela gostosa sensação de relaxamento após um dia exaustivo de trabalho.

Para acertar na decoração de jardim não tem muito segredo: basta escolher suas espécies preferidas, combinar móveis adequados e adaptar a composição ao espaço que você tem disponível.

Por exemplo: se as dimensões do cômodo permitirem, você pode montar um exuberante jardim de inverno, misturando espécies mais chamativas e alguns móveis discretos, como banquetas e puffs.

Em locais menores, os jardins pequenos do tipo vertical dão o tom da harmonia. Discretos, versáteis e muito práticos, eles se tornam os protagonistas do cômodo sem comprometer a uniformidade da decoração. Mais pra frente, falaremos mais deles.

Decoração de terraço

decoração de terraço, decoração de varanda

Os terraços são áreas perfeitas para compor espaços gourmet, porque suas dimensões tendem a ser maiores, possibilitando a instalação de bancadas e áreas de churrasqueira, por exemplo.

Se existe uma tendência que chegou para ficar, ela se resume em cozinhas gourmet! Planejar uma área com esse conceito vai muito além de valorizar a decoração da sua casa. Significa poder reunir a família e os amigos para confraternizar à mesa em todas as fases do happy hour: antes, durante e depois do preparo das refeições.

Isso só é possível graças ao conceito aberto desse tipo de composição, que se encaixa muito bem na decoração de terraço — especialmente nos mais amplos. Assim, com todos os ambientes integrados em uma única área de convívio, fica muito mais fácil interagir com seus convidados e curtir ao máximo o momento.

Passo a passo para decorar a varanda

Já que estamos falando de áreas de convívio social, é justíssimo elevar a varanda a esse patamar de grandes encontros e bons papos, concorda? Afinal, nada mais acolhedor do que uma varanda decorada especialmente para receber os amigos ou mesmo curtir o seu momento relaxentre um dia e outro de trabalho.

No entanto, para garantir esse efeito é preciso pensar cuidadosamente em cada detalhe da composição, desde o conceito aos elementos decorativos. Por isso, resumimos em 8 dicas os principais aspectos que você pode utilizar para acertar em cheio na decoração de varanda. Vamos lá!

8 dicas de decoração

1. Defina o conceito do ambiente
decoração de varanda, decoração de sacada
Foto: Jan Jakub Nanista

Para explorar ao máximo as funcionalidades da sua varanda, é preciso pensar no conceito do cômodo antes de começar a decorá-lo. Para definir a proposta, pense nas seguintes questões: o local é aberto, semiaberto ou fechado? As dimensões são grandes ou reduzidas? Quais são os atrativos que você pretende instalar na área: um espaço gourmet, um cantinho de leitura, uma rede para relaxar ou um jardim vertical?

Respondendo essas questões fica bem mais fácil saber exatamente que finalidade você quer para o espaço e o que ele permite. Nem sempre dá para fazer uma varanda gourmet em uma área pequena, mas um belo jardim ou um cantinho para relaxar cabem em qualquer canto!

2. Invista em móveis planejados

Essa é uma dica certeira, sobretudo para decoração de varandas pequenas. Os móveis planejados são ótimos para otimizar o espaço e favorecer a circulação, deixando tudo mais funcional. Mesinhas de centro ou de canto, aparadores e nichos para posicionar objetos decorativos são exemplos de móveis práticos e versáteis para se encaixar em qualquer tipo de varanda.

Há duas maneiras de investir nesse tipo de mobiliário. Uma delas é optar pelos móveis modulares, que são aqueles em que o fabricante ajusta as dimensões das peças à extensão do ambiente. A outra maneira são os móveis sob medida, que é quando o próprio projeto arquitetônico do cômodo dá ao fabricante as dimensões exatas que ele precisa seguir na fabricação.

Em ambos os casos, o segredo para comprar móveis planejados de qualidade é contratar um fabricante especializado no ramo. Assim, os móveis se ajustarão perfeitamente à sua varanda.

3. Monte um jardim vertical
decoração de varanda, decoração de jardim
Foto: Federica Galli

Sempre que falamos em decoração de jardim, a condição básica é priorizar a entrada de luz natural para assegurar o cultivo saudável das plantas, mantendo os jardins sempre vistosos.

No caso dos jardins verticais, é ainda mais importante pensar na arquitetura da varanda antes de projetá-los. Afinal, como eles tendem a ocupar predominantemente uma das paredes do cômodo, é preciso garantir que a entrada de luz solar ali será satisfatória.

Uma boa dica, se você não tem familiaridade com este assunto, é antes de sair comprando suas plantas preferidas e vasos, considerar contar com o auxílio de um profissional de jardinagem ou paisagismo para não errar na hora de montar o jardim vertical.

4. Aposte nos decks de madeira

decoração de varanda, decoração de sacada

Sinônimos de aconchego, conforto e naturalidade, pisos e revestimentos em madeira são excelentes opções para decorar as áreas externas de convívio social. No entanto, você deve ficar atento quanto à manutenção do material, que requer cuidados extras quando aplicados em áreas mais suscetíveis ao clima, como na decoração de varanda ou no paisagismo para piscinas.

Para os decks de madeira, por exemplo, é essencial que o item receba tratamento impermeabilizante para estender sua vida útil. Outras manutenções periódicas também serão necessárias, como a envernização, de modo a manter o deck resistente e brilhante.

5. Você pode optar por redes de descanso
decoração de varanda, decoração de sacada
Foto: Bonnie Kittle

Não há nada  mais relaxante do que aquela rede preguiçosa para deitar, não é mesmo? Pode ser para a leitura diária, enquanto aguarda a chega dos amigos, ou mesmo naquele pós-almoço de domingo. O importante mesmo é dedicar um cantinho especial na varanda para instalar uma ou mais redes de descanso, caso o espaço permita.

Assim, você fecha com chave de ouro a decoração da varanda, favorecendo ainda mais a proposta de relaxamento desse cômodo. Apenas tenha certeza de que está investindo em redes de qualidade, feitas com material resistente e tecidos confortáveis. Se você estiver sem tempo para instalar, já sabe: contrate um profissional em um aplicativo confiável de prestação de serviços e pronto!

6. Decore com quadros divertidos

Por mais que os estilos de decoração variem bastante de uma pessoa para outra, uma coisa é certa: nosso lar precisa ter a nossa cara. Sabe como fazer isso de forma prática, rápida e muito charmosa? Decorando com quadros divertidos!

Pode ser na temática dos seus personagens favoritos, pinturas de jardinagem, mensagens inspiradoras… Tudo vai depender do seu gosto e da sua criatividade. Inclusive, se você levar jeito para a coisa, que tal emoldurar os seus próprios desenhos e pendurar os quadros como se fossem uma exposição na varanda? É puro estilo e personalidade para tornar esse cômodo ainda mais queridinho na casa.

7. Instale aparadores e nichos

Esse tipo de mobiliário nunca sai de moda. Além da praticidade e versatilidade de se encaixarem bem em qualquer canto da casa, aparadores e nichos carregam uma estética única, possibilitando composições requintadas e originais.

Experimente posicionar os nichos estrategicamente, de modo a abrigar objetos que “conversem” com os demais elementos decorativos da varanda, como vasinhos de planta ou peças artesanais. Quanto ao aparador, uma única peça já basta para compor a decoração da sua varanda e, de quebra, acolher os pertences dos seus amigos.

8. Aposte em puffs, futons ou almofadas
decoração de varanda, decoração de sacada
Foto: Patricia Prudente

Ao longo dessa leitura, vamos percebendo que o conforto e o aconchego são as palavras de ordem na decoração de varanda. Então, mesmo se for uma área de dimensões menores, é legal priorizar esses móveis.

Em termos mais práticos, para fazer isso em varandas pequenas, você deve investir em banquetas e puffs multiuso — ou seja, que sirvam tanto para sentar e descansar quanto como mesinhas de canto, apoiadores de pés ou até mesmo baús para guardar alguns objetos. Assim, você ganha em funcionalidade e em aproveitamento de espaço na sua sacada.

Para áreas de metragem maior, que tal combinar espreguiçadeiras, futons ou até mesmo uma bela chaise? Esses móveis são opções certeiras para áreas de convívio e relaxamento, valorizando o décor com um toque extra de sofisticação.

Não se esqueça também das almofadas e demais peças de tapeçaria! Elas são quase que obrigatórias para tornar o ambiente ainda mais intimista e convidativo — sem falar que garantem o conforto de todos os seus amigos.

Quando for montar o décor, cuide para que a composição siga um mesmo conceito de materiais e cores de tintas para paredes. Assim, você não correrá o risco de pesar a varanda com o excesso de informações, mesmo se o cômodo for pequeno.

3 materiais que podem ser utilizados na decoração de varanda

Agora que você já está por dentro das melhores dicas para iniciar a decoração de varanda, vamos detalhar 3 materiais que têm tudo a ver com esse tipo de cômodo. Confira!

1. Madeira

decoração de varanda, decoração de sacada

Por ser um material de origem nobre e extremamente versátil, a madeira permite que você “exagere” na composição sem tornar o ambiente cansativo, sabe? Ela vai bem com qualquer estilo de decoração e ainda traz aquela sensação de natureza para dentro da sua casa.

O mix de madeira + metais, por exemplo, é ideal para quem gosta de uma composição mais moderna e contemporânea. No entanto, cuide para escolher metais que suportam as intempéries climáticas da área. Já as composições que mesclam madeira e demais elementos naturais, como pedras e fibras, são perfeitas para compor decorações mais rústicas e campestres.

2. Pedras

A decoração com pedras vem se tornando uma tendência do mercado da arquitetura e decoração, seja para revestir pisos e paredes ou para compor bancadas de serviço. Se o espaço da sua varanda permitir a instalação de uma churrasqueira ou cozinha gourmet, não tenha dúvidas: invista em bancadas de mármore ou granito para essa área. Além de práticas e funcionais, as bancadas de pedra são o suprassumo da beleza e elegância.

Quanto aos revestimentos de piso ou parede, uma boa dica para economizar é substituir as pedras originais por revestimentos que as reproduzem, como as cerâmicas e os porcelanatos. Disponíveis em uma extensa gama de cores e padrões, com certeza você encontrará a peça que mais combina com o estilo de décor da sua varanda.

Não se esqueça: na hora de assentar pisos para apartamento ou varandas, é fundamental recorrer à mão de obra capacitada para garantir que o trabalho ficará benfeito! Quando fazemos um investimento desse porte, não podemos colocar tudo a perder por causa de um serviço ruim, certo?

3. Fibras

decoração de varanda, decoração de sacada
Foto: Artem Bali

As fibras (naturais ou sintéticas) — vime, palha, bambu, rattan etc. — são os melhores coadjuvantes para a decoração de varandas, seja em composições mais modernas ou nas mais rústicas. Esse tipo de material dialoga muito bem com o protagonismo da madeira ou das pedras, dando o tom exato de naturalidade que a sua varanda precisa.

Experimente combinar tapetes, almofadas e demais peças de tapeçaria feitas de fibra e traga os ares da natureza para dentro da sua varanda. O resultado não poderá ser outro: um local perfeito para descanso e relaxamento nesse canto da casa. Sem falar que as fibras suavizam a composição, harmonizando a pintura de paredes e equilibrando o conceito da decoração.

Plantas que podem ser usadas

decoração de varanda, decoração de sacada
Foto: Artur Aleksanian

Não tem como pensar em decoração de varanda sem falar de plantas, concorda? Elas complementam o ar naturista típico desse cômodo da casa, refrescando o ambiente e compondo um refúgio verde contra o estresse do dia a dia.

Para que isso seja possível, as espécies devem ser muito bem escolhidas, adaptando-se ao espaço e ao clima em questão. Como as varandas são áreas que geralmente recebem sol boa parte do dia, o ideal é optar por plantas resistentes aos dois extremos: incidência solar direta e baixa luminosidade.

Assim, conforme o período, você poderá alterná-las de local para favorecer o cultivo saudável. Singônios, lírios e as famosas espadas-de-são-jorge são exemplos de espécies de baixa luminosidade, enquanto as queridinhas hortênsias, os gerânios e as begônias demandam incidência solar direta em algum momento do dia.

Além das condições climáticas do local, a escolha das plantas para jardim vai depender também do tipo de ornamentação das espécies. Em um jardim vertical, por exemplo, o ideal é mesclar plantinhas de tamanhos e pesos semelhantes para garantir um efeito visual mais harmônico.

Se a ideia é criar uma atmosfera mais livre e arrojada, você pode mesclar espécies de diferentes tamanhos, texturas e cores, alternando também os modelos de vasos para que a composição ganhe em estilo e originalidade.

Quanto aos cuidados básicos, você já sabe: a rega e a poda são essenciais para o crescimento saudável das espécies e devem ser realizadas conforme as necessidades de cada tipo de planta. A seguir, listamos algumas plantinhas ideais para harmonizar o lar:

Samambaias

decoração de varanda, decoração de sacada
Foto: Floris Jansen

Volumosas, em verde-vivo e muito fáceis de cuidar, as samambaias roubam a cena tanto em um jardim pequeno quanto nos maiores justamente pelo aspecto de mini-selva que elas são capazes de configurar.

Quando em jardins verticais, experimente posicionar mais de uma espécie de samambaia, mesclando-as com outros tipos de plantas e flores para formar um painel que se destaca tanto pelo volume quanto pela combinação de diferentes cores e texturas.

Espada-de-são-jorge

Essa planta é de enorme resistência, por isso se adapta bem a qualquer tipo de varanda. Seu aspecto pontiagudo cria uma atmosfera ímpar quando mesclada a plantas de formatos mais simétricos, favorecendo um contraste visual incrível.

Especialmente se a sua varanda recebe incidência solar direta ou indireta, as espadas-de-são-jorge são opções muito viáveis, já que prosperam melhor em temperaturas que variam de 20ºC a 30º C.

Lírios

decoração de varanda, decoração de sacada
Foto: Todd Quackenbush

Se você optou por uma decoração de varanda rústica ou campestre, não se esqueça dos lírios! Por seu aspecto delicado e formoso, essa espécie dialoga muito bem com esse tipo de décor, reforçando o charme e a leveza da composição.

Outra grande vantagem dos lírios é o alto grau de resistência: a plantinha sobrevive até mesmo onde a incidência solar é fraquíssima. Se você esquecer uma rega ou outra, também não haverá grandes problemas. Contudo, planeje-se para regá-la ao menos uma vez por semana.

Suculentas

decoração de varanda, decoração de sacada
Foto: Annie Spratt

Se você está se perguntando como montar um jardim pequeno sem abrir mão do charme e da vivacidade da composição, a solução é apostar nas suculentas. Essas espécies são ideais para jardins pequenos justamente porque são plantas de pequeno porte e que se adaptam muito bem às variações climáticas da área.

Pela variabilidade de suas formas, conseguem compor jardins de aparência ímpar, principalmente se você diversificar os vasinhos. Para ter uma ideia de como as suculentas são versáteis, saiba que elas podem ser plantadas desde em vasos maiores de concreto ou cerâmica até em uma simples caneca decorativa. Fica um charme!/p>

Cactos

decoração de varanda, decoração de sacada
Foto: Thomas Verbruggen

Com os cactos não há mais desculpas para não ter um jardim residencial. Muito bonitos e nada exigentes, eles são grandes coringas quando falamos em plantas para jardim. Afinal, se viram bem em meio às intempéries climáticas e só precisam ser regados de quinze em quinze dias. Ou seja, é praticidade pura para a decoração da sua varanda.

Cuidados para manter o ambiente sempre bonito

decoração de varanda, decoração de sacada
Foto: Hugo Sousa

Lendo até aqui, você já está quase pronto para fazer uma decoração de varanda de tirar o fôlego. No entanto, para mantê-la sempre exuberante, existem dois cuidados fundamentais: caprichar na iluminação e fazer a manutenção adequada da área.

Iluminação

decoração de varanda, decoração de sacada
Foto: Patrick Tomasso

Independentemente da funcionalidade e do estilo de decoração da sua varanda, é preciso iluminar corretamente o local. Se você utiliza a área como um espaço gourmet, será necessário investir em luzes brancas sobre as bancadas, de modo a facilitar a utilização do ambiente.

O mesmo vale para o cantinho da leitura, pois a iluminação branca favorece a concentração. Nesse caso, para não deixar o lugar “aceso” demais, recomenda-se mesclar lâmpadas frias e quentes. Uma simples luminária pendente sobre a poltrona de leitura já é capaz de resolver o problema.

Spots embutidos também são ótimas alternativas para brincar com a iluminação da varanda conforme o clima que você quer para o local: mais claro ou mais intimista. Sem falar que, com alguns spots de luz indireta, você consegue valorizar plantas específicas do seu jardim ou aquela peça de decoração preferida.

Se você está em dúvida quanto a que tipo de iluminação recorrer, considere contar com um profissional eletricista para lhe orientar quanto às lâmpadas mais indicadas conforme a arquitetura da sua varanda. Além de escolher as luzes certas, esse profissional fará a instalação com a agilidade e segurança.

Manutenção

decoração de varanda, decoração de sacada
Foto: Andre Benz

Como as varandas são áreas constantemente expostas às intempéries climáticas — sol, chuva e ventania —, os cuidados de manutenção devem ser redobrados. Principalmente se os móveis forem de madeira, é preciso cuidar da envernização periódica das peças para que a umidade local não as deteriore.

No caso de peças decorativas ou mobiliário de metal, prefira itens fabricados em alumínio, pois esse material é muito mais resistente à corrosão. As fibras sintéticas, por sua vez, também saem na frente das naturais no quesito manutenção, já que são mais duradouras.

Via de regra, qualquer que seja a decoração da área ou a ornamentação do jardim, é recomendado ficar sempre de olho no cômodo. Faça uma inspeção periódica para se certificar de que as plantas estão respondendo bem ao cultivo e que os seus móveis e as peças decorativas estão intactos.

Caso você identifique qualquer problema que esteja afetando a varanda, como infiltrações ou formação de mofo, não hesite em contratar um profissional para inspecionar o local, identificando os eventuais problemas e tratando a questão.

Assim, as instalações da área estarão sempre em perfeito funcionamento, prontas para você receber seus convidados ou aproveitar um momento só seu! Afinal, como sugerido ao longo da leitura, cuidar da decoração da varanda não é apenas uma questão estética, mas um misto de harmonia, equilíbrio e paz para o seu lar.

Gostou das dicas e já está inspirado para fazer a decoração de varanda? Então chame o Triider para agilizar as instalações ou fazer os reparos necessários. Com agilidade e segurança, nós conectamos você aos melhores profissionais do mercado!

POSTS RELACIONADOS

No Triider você contrata os melhores profissionais do mercado de manutenção e reforma! A nossa plataforma oferece Central de Ajuda e garantia para todos os serviços contratados. São mais de 50 tipos de serviços!

Se você precisar de ajuda para resolver algum problema ou realizar algum projeto, conte com a gente!

Abraçamos os seus projetos! #Triider

Baixe nosso aplicativo para contratar profissionais em Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Brasília e São Paulo!