Search

Você está com dificuldade na hora de colocar os quadros na parede? Confira essas dicas de decoração com quadros!

O uso de quadros na parede vai muito além de dar destaque a uma pintura ou foto que você gosta. Quando você percebe isso, é mais fácil entender que os quadros são itens decorativos capazes de contribuir com a estética não só do ambiente, como de toda a casa.

O que isso quer dizer? Significa que escolher e pendurar quadros não é uma tarefa tão banal como algumas pessoas pensam. Por isso, preparamos um artigo com várias dicas para ajudá-lo nessa missão. Vamos lá?

Como fixar os quadros na parede?

quadros na parede, como fixar quadros na parede
Foto: Lefty Kasdaglis

O maior medo das pessoas com relação aos quadros é danificar a parede ao furá-la. Contudo, esse tipo de problema pode ser evitado. Atualmente, existem opções de adesivos que conseguem sustentar um quadro de forma eficiente, sendo a escolha ideal para quem mora em imóvel alugado. 

Ganchos adesivos

O uso dos ganchos adesivos é mais comum para pendurar objetos como chaves e roupas, mas também podem ser usados para sustentar os quadros na parede sem nenhum problema.

Basta que você escolha ganchos discretos e atente ao peso máximo que eles suportam. 

Fita dupla face com espuma

A fita dupla face com espuma oferece excelente fixação para colocar quadros na parede. Contudo, lembre-se de limpar bem o local onde será presa a fita, pois isso garante a sua eficácia.

Fixação com velcro

Isso mesmo que você leu: velcro. Essa tecnologia tão popular no vestuário, agora também pode ser usada para pendurar objetos nas paredes. Para essa finalidade, compre o velcro em lojas de artigos de decoração.

A embalagem vem com várias peças. Algumas ficarão presas na parede e as outras no quadro. Depois, basta pressionar o quadro contra a parede.

Pregos e parafusos

Agora, se você não tem nenhum problema em usar pregos ou parafusos, vamos entender a melhor maneira de pendurar os quadros na parede furando-a:

  1. defina o local onde será colocado o quadro. O indicado é que fique a 1,6 m do chão;
  2. marque com um lápis um ponto na parede no qual será inserido o prego ou parafuso. Pegue como referência o tamanho parcial do quadro, por exemplo: se a tela tiver 30 cm faça a marcação no meio da margem superior, no local que representa 15 cm;
  3. incline o prego um pouco para cima na hora de martelar. Se usar uma bucha e parafuso não se esqueça de usar uma furadeira;
  4. verifique se o quadro está firme e reto. Use um nível de madeira para garantir que ele não está torto.

Agora que você já conhece diferentes materiais para fixar os quadros, vamos ver 4 dicas para organizar os quadros de maneira mais interessante na sua casa!

Como organizar os quadros de forma diferente?

quadros na parede, como organizar quadros na parede

quadros na parede

1. Organize os quadros em um retângulo

Coloque o quadro maior no centro e distribua os outros ao redor dele, de forma que se crie um retângulo perfeito. O ideal é trabalhar com peças da mesma coleção, que tenham o mesmo tamanho e compartilhem do mesmo tema.

É claro que você pode misturar diferentes estampas, mas utilizar molduras devem ser do mesmo tamanho para manter o padrão e alcançar o formato de um retângulo. 

2. Organize os quadros em um quadrado

Assim como na sugestão anterior você terá de colocar o quadro maior no meio e distribuir as peças restantes ao redor dele, formando um quadrado. Contudo, nesse caso, você pode usar uma escultura ou outros objetos para completar a composição.

Neste caso, você ainda pode deixar um pedaço da parede à mostra, dentro da composição de quadros. 

3. Distribua os quadros em dois eixos

Para este formato, os quadros não obedecem ao limite das margens, como nas sugestões anteriores. Aqui, eles serão organizados em dois eixos. No eixo vertical, você colocará quadros cuja pintura, foto ou estampa está verticalizada.

Já no eixo horizontal você vai instalar aqueles que têm imagens na horizontal. Perceba que, nesse caso, o ideal é que as molduras sejam retangulares.

4. Pendure os quadros livremente

Os tópicos anteriores foram sugestões práticas para quem busca uma distribuição harmônica e clássica para pendurar seus quadros, no entanto, não se trata de uma regra.

Você pode distribuir seus quadros de forma mais livre pela parede. Atente, apenas, à necessidade de respeitar o limite da moldura. Isso significa que as molduras, quando colocadas lado a lado, não podem se sobrepor.

Para evitar erros, imagine linhas nos seus quadros. Por exemplo: um quadro de 45 cm pode ter um quadro menor ao seu lado, na marcação de 30 cm, por exemplo.

Como escolher o quadro ideal?

Quadros para o quarto

quadros na parede, como organizar quadros na parede
Foto: Markus Spiske
quadros na parede, como organizar quadros na parede
Foto: Annie Sprett

O primeiro passo é compreender que cada cômodo pede um tipo de estilo. E tudo vai depender também do gosto de quem utiliza o quarto. É importante atentar para o tamanho do cômodo. Quartos menores, pedem peças mais delicadas e sutis para não poluir muito o ambiente. No caso de quartos maiores, a decoração e distribuição dos quadros vai depender de qual espaço você quer dar destaque. 

Se o quarto for de um casal, o quadro deve agradar aos dois. Por isso, nesses casos, é indicado optar por uma peça que tenha algum significado para ambos.

Nos quartos dos adolescentes, nem sempre serão quadros que estamparão as paredes. É comum que os adolescentes representem figuras admiradas, como celebridades, atletas e cantores. E, muitas vezes, você não precisará emoldurar os pôsteres, podendo prendê-los diretamente na parede.

Quadros para sala de estar

quadros na parede, como organizar quadros, quadros para sala
Foto: Nathan Dumlao
quadros na parede, tipos de quadros para sala
Foto: Alexandra Gorn

Na hora de escolher os quadros para a sala, é importante respeitar a decoração do local. Se você escolheu por uma decoração clássica, uma boa sugestão de quadros são as pinturas clássicas de paisagens. Por outro lado, se sua decoração é mais contemporânea você pode usar quadros abstratos.

As cores também podem influenciar na escolha dos quadros. Se a sua sala de estar for muito colorida, tome cuidado para não pendurar quadros também com cores vibrantes, pois eles podem pesar o ambiente. Agora, se o espaço for composto por tons mais neutros, você pode ousar um pouco mais na decoração das paredes. 

Como em qualquer situação referente à decoração, é importante procurar manter um equilíbrio. A grande vantagem de optar por quadros é a facilidade na hora da mudança. Se você enjoar, é mais fácil fazer a substituição das peças.

Quadros para cozinha

quadros na parede, organizar quadros na parede
Foto: Amber Turner

Normalmente, a cozinha é dominada por linhas retas, sejam elas dos móveis, eletrodomésticos ou das paredes. Por isso, o uso de quadros na parede servirá para trazer vida ao local — sendo esse o objetivo principal.

Na cozinha, você pode explorar o uso de peças mais casuais, como artesanatos, por exemplo. Além disso, telas pintadas à mão, pratos de porcelana decorados ou ilustrações também são bem-vindos. Neste cômodo, o cuidado é para que a peça não seja danificada por vapor ou gordura.

Quadros para banheiro ou lavabo

A presença de um quadro pode tornar o banheiro mais agradável e dar destaque para este cômodo pouco valorizado. Ao ficar na dúvida se você deve ou não decorar este ambiente, pense o seguinte: as visitas, provavelmente, irão conhecer a sua sala de jantar ou estar. Na maioria dos casos, eles não entrarão no seu quarto ou na cozinha, mas em algum momento precisarão ir ao banheiro ou lavabo. Assim, você já tem a resposta. 

Para escolher os quadros é preciso atentar, obrigatoriamente, ao tamanho, cor e iluminação do banheiro. No caso de banheiros menores, é preciso tomar cuidado – os quadros devem ser discretos e também menores. Além disso, não haverá muito espaço livre, por isso, geralmente, os quadros podem ser posicionados acima do vaso. 

Em banheiros com um pouco mais de espaço, você pode pendurar os quadros ao lado do espelho ou acima da banheira (caso você tenha uma). 

A combinação entre cor e tamanho também interfere na escolha dos quadros. Se o seu banheiro for pequeno e decorado com cores vibrantes, a indicação é deixar as paredes mais livres. 

Se você gostou das nossas dicas sobre como pendurar quadros na parede, não deixe de seguir nossas páginas nas redes sociais. Assim, você sempre terá informações sobre decoração e pequenos consertos na sua timeline. Estamos no Facebook, Twitter e Instagram.

E se, mesmo sabendo como fazer para fixar quadros, você prefere contar com um profissional para isso, não deixe de contar com a gente! O Triider tem maridos de aluguel disponíveis para esse tipo de atividade.