Como fazer prateleiras: veja o passo a passo e faça a sua | Triider
Você quer aproveitar melhor o espaço de sua casa? Então, dá uma olhada neste artigo sobre como fazer prateleira

Aproveitar todos os espaços disponíveis dentro de casa é muito importante. Por isso, não devemos desperdiçar as paredes. Elas podem ser usadas de várias formas, inclusive para criar um jardim. No entanto, para usar suas paredes de forma inteligente, é interessante saber como fazer prateleiras.

Uma prateleira de madeira, por exemplo, é algo muito fácil de ser feito e requer ferramentas simples. Se você ficou curioso sobre o assunto, basta ler este artigo.

Antes de fazer a prateleira

como fazer prateleiras, como montar prateleira
Foto: Stefan Kunze

O primeiro passo é definir o que será guardado nessa prateleira. Se você está criando um espaço para os seus livros, esse móvel terá um tamanho determinado. O que definirá o tamanho da prateleira, a qualidade de seu acabamento e sua estrutura de suporte será a sua finalidade.

Portanto, dê uma olhada nos objetos que serão colocados em sua prateleira para poder decretar as suas características.

Como fazer prateleiras

como fazer prateleiras, como fazer prateleira de madeira
Foto: Hutomo Abrianto

Independentemente do cômodo no qual será instalada a prateleira, o modo de fazer esse objeto é semelhante. A diferença entre uma prateleira para quarto ou uma estante de livros, por exemplo, está no acabamento.

Nesse caso, você pode, inclusive, reciclar madeira. Seja de um móvel antigo que você não quer mais, seja de uma tábua que sobrou de uma reforma. Lembre-se, apenas, de verificar se a peça está em boas condições, se suportará ser perfurada, lixada e cortada.

Além disso, não use madeiras que apresentem sinais de corrosão por cupins. Esses insetos podem se espalhar, danificando outros móveis.

Para fazer a prateleira, serão necessários os seguintes produtos:

  • 1 folha de lixa tamanho 80;
  • 1 folha de lixa tamanho 100;
  • 1 folha de lixa 180;
  • 1 par de luvas;
  • 1 lata pequena de massa para madeira;
  • 1 lata pequena de fundo para madeira;
  • 1 rolo de espuma de 9 cm;
  • 1 espátula plástica.

Modo de fazer

como fazer prateleiras, como fazer prateleira de madeira, como fazer prateleiras para quarto, como fazer prateleiras de parede, como fazer uma estante para livros
Foto: Jessica Arends

Comece lixando a madeira com a lixa 80. Retire o pó e lixe novamente com a lixa 100. Limpe-a novamente e aplique uma camada do fundo para madeira. Dessa forma, ela ganhará aderência.

Observe se a madeira tem defeitos em sua superfície. Caso os encontre, preencha-os com a massa para madeira, usando a espátula plástica. Aguarde por duas horas.

Lixe a madeira de forma delicada, usando a lixa 180. Interrompa o processo quando a superfície estiver lisa. Limpe a superfície com um pano seco e faça o acabamento da maneira que desejar. 

Você pode deixar a madeira em sua cor original ou pintar da cor que preferir. Use tinta esmalte para pintar madeira.  

Como colocar prateleira

como fazer prateleiras, como fazer prateleira de madeira, como colocar prateleira

Você vai precisar de:

  • 1 par de mãos francesas (para cada prateleira);
  • parafusos e buchas tamanho 8.

Se objetos muito pesados forem colocados na prateleira, será necessário usar um tamanho maior de parafusos e mais suportes.

Modo de fazer

como fazer prateleiras, como fazer prateleira de madeira, como colocar prateleira

Coloque a tábua na vertical e parafuse a mão francesa na tábua. Coloque a prateleira na parede, meça com um nível, para garantir que ela não será colocada de maneira torta, e marque, com um lápis, a posição em que serão colocados os parafusos.

Usando uma furadeira, faça os furos. Nesse exemplo, estamos usando parafusos tamanho 8. Então, primeiro fure com uma broca tamanho quatro, em seguida, aumente o furo com uma broca tamanho oito. Coloque a bucha e parafuse.

Lembrando que, neste artigo, estamos ensinando como fazer prateleira desde o começo. Caso você tenha comprado uma pronta e esteja se perguntando como instalar prateleira, é possível seguir as dicas dadas a cima. Mas lembre-se de respeitar o manual do fabricante.

Então, como fazer prateleiras? Bem, agora você já sabe a resposta e viu como é fácil. Agora, é só comprar os materiais e aplicar os conhecimentos! Mas, se você não se sente à vontade com tarefas manuais, você pode contratar alguém para montar a sua prateleira.

Se você gostou desse artigo, compartilhe com seus amigos! 

Escreva um comentário