Como fazer prateleiras: veja o passo a passo e faça a sua | Triider
Você quer aproveitar melhor o espaço de sua casa? Então, dá uma olhada neste artigo sobre como fazer prateleira

Aproveitar todos os espaços disponíveis dentro de casa é muito importante. Por isso, não devemos desperdiçar as paredes. Elas podem ser usadas de várias formas, inclusive para criar um jardim vertical. No entanto, para usar suas paredes de forma inteligente, é interessante saber como fazer prateleiras, gastando menos e aproveitando materiais.<

Uma prateleira de madeira, por exemplo, é algo muito fácil de ser feito e requer apenas ferramentas simples e alguns minutos disponíveis. Ficou curioso sobre o assunto e quer aproveitar melhor o espaço de sua casa? Então dê uma olhada neste artigo que preparamos sobre o tema!

Defina a utilidade da prateleira antes de começar a fazê-la

como fazer prateleiras, como montar prateleira
Foto: Stefan Kunze

O primeiro passo é definir o que será guardado na prateleira. Se você está criando um espaço para os seus livros, esse móvel terá um tamanho. Se você quiser colocar apenas itens de decoração, as medidas serão outras. O que definirá a dimensão, a qualidade de seu acabamento e sua estrutura de suporte será a sua finalidade.

Portanto, dê uma olhada nos objetos que serão colocados em sua prateleira para poder decretar as suas características e também optar pelo melhor tipo de material, que fique em sintonia não apenas com a carga que será recebida, mas com a decoração e o estilo da sua propriedade.

Como fazer prateleiras: providencie os materiais necessários para fazer prateleiras de madeira

como fazer prateleiras, como fazer prateleira de madeira
Foto: Hutomo Abrianto

Independentemente do cômodo no qual será instalada a prateleira, o modo de fazer esse objeto costuma ser semelhante. A diferença entre uma prateleira para quarto ou uma que sirva como estante de livros, por exemplo, está, principalmente, no acabamento.

Para economizar, você pode reciclar madeira. Seja de um móvel antigo que você não quer mais, seja de uma tábua que sobrou de uma reforma. Lembre-se de verificar se a peça está em boas condições, se não conta com a presença de falhas e se suportará ser perfurada, lixada e cortada.

Além disso, não use madeiras que apresentem sinais de corrosão por cupins. Esses insetos podem não só se espalhar, danificando outros móveis, como também diminuir a vida útil da própria prateleira e reduzir a sua resistência, o que pode acabar acidentes.

Para fazer a prateleira, de um modo geral, serão necessários os seguintes produtos:

  • 1 folha de lixa número 80;
  • 1 folha de lixa número 100;
  • 1 folha de lixa 180;
  • 1 par de luvas;
  • 1 lata pequena de massa para madeira;
  • 1 lata pequena de fundo para madeira;
  • 1 rolo de espuma de 9 cm;
  • 1 espátula plástica.

Modo de fazer

como fazer prateleiras, como fazer prateleira de madeira, como fazer prateleiras para quarto, como fazer prateleiras de parede, como fazer uma estante para livros
Foto: Jessica Arends

Comece lixando a madeira com a lixa 80. Retire o pó e lixe novamente com a lixa 100. Limpe-a e aplique uma camada do fundo para madeira. Dessa forma, ela ganhará aderência. Observe se a madeira tem defeitos em sua superfície. Caso os encontre, preencha-os com a massa para madeira, usando a espátula e aguarde por duas horas.

Lixe a madeira de forma delicada, usando a lixa 180. Interrompa o processo quando a superfície estiver lisa. Limpe a superfície com um pano seco e faça o acabamento da maneira que desejar. Você pode deixar a madeira em sua cor original ou pintar da cor que preferir. Para pintar madeira, use tinta esmalte.

Como colocar prateleira

como fazer prateleiras, como fazer prateleira de madeira, como colocar prateleira

Colocar a prateleira é uma etapa bastante importante e que muitas pessoas não dominam completamente, mas que, na realidade, pode ser bem simples. Em linhas gerais, você vai precisar apenas de:

  • 1 par de mãos francesas (para cada prateleira);
  • parafusos e buchas tamanho 8;
  • furadeira.

Se objetos muito pesados forem colocados na prateleira, será necessário usar um tamanho maior de parafusos e mais suportes. Se a sua ideia for a de colocar apenas artigos de decoração mais leves, não será preciso reforçar muito a estrutura. Lembre-se apenas de considerar também o próprio peso do material, sobretudo da madeira.

Modo de fazer

como fazer prateleiras, como fazer prateleira de madeira, como colocar prateleira

Coloque a tábua na vertical e parafuse a mão francesa na tábua. Coloque a prateleira na parede, meça com um nível, para garantir que ela não será colocada de maneira torta, e marque, com um lápis, a posição em que serão colocados os parafusos.

Usando uma furadeira, faça os furos. Nesse exemplo, estamos usando parafusos tamanho 8. Então, primeiro fure com uma broca tamanho quatro, em seguida, aumente o furo com uma broca tamanho oito. Coloque a bucha e parafuse.

Lembrando que, neste artigo, estamos ensinando como fazer prateleira desde o começo. Caso você tenha comprado uma pronta e esteja se perguntando como instalar prateleira, é possível seguir as dicas dadas a cima. Mas lembre-se de respeitar o manual do fabricante.

Aproveite materiais reutilizáveis como o papelão

como fazer prateleiras, como montar prateleiras,
Foto: Amy Chen

Em tempos nos quais a sustentabilidade é um tema tão relevante para a sociedade, fazer uma prateleira utilizando um dos materiais mais abundantes do comércio não é uma má ideia, certo? Por isso, apostar em prateleiras de papelão pode ser uma ótima alternativa para a sua casa.  

O melhor de tudo é que, quando comparada com a de madeira, essa versão é ainda mais simples de ser feita e demanda menos tempo, embora a sua durabilidade possa não ser tão grande. Para isso, você precisará dos seguintes materiais:

  • 4 caixas de papelão do mesmo tamanho;
  • pedaços de papelão para as outras partes;
  • cola branca e fita crepe;
  • papel alumínio na cor de sua preferência;
  • tesoura.

Você deve retirar as abas superiores das caixas e passar a fita crepe, reforçando, sobretudo, a parte inferior. Depois, vá colando uma caixa sobre a outra. Sugerimos o número de 4, mas você pode fazer isso de acordo com a sua preferência. Para dar acabamento, você pode colocar um papel alumínio colorido ou outro material.  

Comece forrando pelo lado de fora e depois, para cobrir a parte de dentro, vá paras as laterais e depois o fundo. Você pode fazer os pés com rolos de papel toalha ou restos de um cano, por exemplo. Basta que eles tenham o mesmo tamanho e sejam cobertos depois da mesma forma que você fez com as caixas.

Escolha bem o local da prateleira

como fazer prateleira, como fazer prateleiras, como montar prateleira

Acima, nós explicamos como fazer dois tipos de prateleiras: de madeira e de papelão. Vale lembrar que você precisa escolher muito bem o local no qual você vai colocar a sua prateleira, visto que isso também influenciará alguns pontos na construção, no tamanho e no formato da prateleira. Enquanto uma área de convivência demanda um espaço de armazenamento mais amplo, cômodos menores exigem medidas mais discretas.  

Na sala de estar, por exemplo, a espessura e a sustentação podem, normalmente, ser um pouco menores, visto que a intenção, na maioria das vezes, é colocar coisas leves como porta-retratos, CDs e DVDs. Já na cozinha, a coisa muda de figura. Para pratos, utensílios domésticos e alimentos, a madeira parece ser a melhor escolha.

No quarto, para brinquedos e objetos de pelúcia, você pode escolher um meio-termo, aproveitando para harmonizar as cores com a decoração do ambiente. Já nos banheiros, para guardar produtos de beleza e afins, o material precisa resistente à umidade, uma vez que os vapores do banho ficam concentrados ali por bastante tempo.

Então, como fazer prateleiras? Bem, agora você já sabe a resposta e viu como é fácil. Agora, é só comprar os materiais e aplicar os conhecimentos! Mas, se você não se sente à vontade com tarefas manuais, você pode contratar alguém para montar a sua prateleira.

E então, gostou de aprender como fazer prateleiras? Quer conferir outros conteúdos como esse em primeira mão? Assine a newsletter e receba nossos conteúdos em primeira mão!

Comments are closed.