Manutenção elétrica: o guia completo de conserto e prevenção | Triider

Confira este guia completo sobre manutenção elétrica e entenda a importância da realização desse tipo de serviço em residências e empresas

Realizar a manutenção elétrica periódica de uma residência, empresa ou condomínio é uma tarefa fundamental para ter certeza de que todos os equipamentos eletrônicos estão funcionando corretamente, com a segurança necessária para o bem-estar de todos.

Para isso, sempre que houver desconfiança a respeito do funcionamento inadequado de qualquer sistema elétrico, é importante fazer a checagem de modo a prevenir situações perigosas e confirmar que tudo esteja adequado para utilização.

Caso contrário, o ideal é providenciar os reparos imediatamente para não correr risco de choques elétricos. E, nesse momento, é importante lembrar que por ser um processo que exige conhecimentos específicos, o ideal é chamar um profissional ou empresa de manutenção elétrica especializada para ajudar. Não à toa, os eletricistas de manutenção estão entre os prestadores de serviços mais procurados.

De qualquer maneira, é interessante para qualquer pessoa saber um pouco mais a respeito dos aparelhos e sistemas eletrônicos, bem como sua manutenção, afinal, eles estão por toda parte, integrando e facilitando nosso cotidiano de diversas maneiras, não é mesmo?

Mas não se preocupe: neste guia, você será capaz de entender a importância da manutenção elétrica, qual a periodicidade correta para conferir o sistema e aprenderá quais são os principais problemas que podem ser prevenidos com a manutenção adequada. Confira!

Afinal, qual a importância da manutenção elétrica?

manutenção elétrica, eletricista de manutenção

A manutenção elétrica é fundamental como medida de precaução para as instalações, assim como para o bom funcionamento de todos os equipamentos eletrônicos instalados, evitando que aconteça o desgaste dos aparelhos antes do tempo desejado.

Para isso, os técnicos monitoram, medem e consertam os componentes do sistema de modo a permitir que eles continuem trabalhando sempre da maneira mais eficiente possível. Além disso, essa prática é importante para consertar pequenos defeitos antes que se tornem problemas maiores.

É realizada a manutenção de grandes equipamentos (no caso de indústrias e grandes edifícios) bem como a verificação de quadros, disjuntores, interruptores, lâmpadas, fiações e outros componentes importantes, de modo a garantir que os aparelhos eletrônicos sejam seguros para o manuseio.

Dessa forma, a realização de manutenções elétricas periódicas é uma boa maneira de garantir que tudo continuará funcionando, principalmente em locais que utilizam bastante equipamentos eletrônicos, como condomínios, empresas de serviços e alguns setores industriais.

Esse tipo de verificação evitará que possíveis problemas sejam encontrados apenas quando houver necessidade de reparos, de modo a prevenir danos materiais e garantir a segurança das pessoas.

Como estabelecer uma periodicidade para a manutenção elétrica?

manutenção elétrica, eletricista de manutenção, frequencia de manutenção elétrica

É difícil estabelecer uma periodicidade correta para a realização de manutenções elétricas. Além disso, tudo vai depender do tipo de uso do imóvel em questão.

Para uso industrial, por exemplo, a manutenção elétrica é constante, já que o funcionamento adequado do maquinário é crucial para a produção e falhas elétricas podem causar prejuízos de grande ordem (podendo chegar a milhões de reais).

Assim, grandes empresas contam com equipes especializadas (e geralmente próprias) para realizar essa manutenção praticamente em tempo real, monitorando cada equipamento, seu desempenho e possíveis defeitos.

Em residências e comércios, tudo vai depender de como o imóvel está sendo utilizado. Recomenda-se, por exemplo, que pessoas que estão adquirindo ou alugando um imóvel solicitem a manutenção elétrica do local para garantir que encontrarão condições adequadas para ocupação.

Além disso, é desejável a realização de uma manutenção elétrica a cada 10 anos em imóveis unifamiliares e que não possuem grande utilização de equipamentos elétricos, ou seja, que utilizem eletrodomésticos comuns e sem qualquer especificação adicional.

Tipos de manutenção elétrica

Existem três tipos principais de manutenção elétrica: preditiva, corretiva e preventiva. Cada uma delas serve a um objetivo específico e é utilizada para atender a determinadas demandas. Conheça agora um pouco mais sobre cada tipo:

Manutenção elétrica corretiva

manutenção elétrica, conserto elétrico

Acontece quando o sistema elétrico já está com um problema e precisa de reparos imediatos, sendo o tipo de manutenção elétrica mais urgente, realizado apenas quando há riscos iminentes para a segurança dos usuários da edificação e/ou de perdas materiais importantes.

Aqui, duas condições podem ser determinantes para a necessidade de correção. A primeira é quando, por meio do monitoramento realizado pela equipe de manutenção elétrica preditiva, foi identificado um problema em algum sistema ou equipamento específico. Assim, será feita a correção com base nos dados já identificados.

A segunda ocorre quando não se sabe exatamente onde está o problema, porém há algo fora do normal. Além do setor industrial, essa é uma situação comum também em residências e comércios, sendo um ótimo motivo para chamar um profissional ou empresa de manutenção elétrica para realizar essa prestação de serviço e auxiliar a corrigir o defeito.

O trabalho do técnico será o de realizar uma inspeção minuciosa no sistema a fim de encontrar qual o motivo do problema e realizar os reparos da maneira mais eficiente possível, sem maiores complicações aos usuários.

Manutenção elétrica preventiva

manutenção elétrica

O tipo de manutenção elétrica ideal, já que é capaz de encontrar possíveis defeitos antes mesmo que eles causem qualquer conflito maior — fazendo com que tudo permaneça na mais perfeita ordem.

Aqui, verifica-se o funcionamento dos equipamentos instalados, bem como a presença de fios mal encapados, desgastes relacionados ao uso inadequado dos objetos, entre outros contratempos comuns.

Quando detectado o problema, é necessário realizar a troca dos componentes que apresentam algum defeito. O profissional ou empresa de manutenção elétrica responsável deverá fazer uma lista com todos os pontos observados de modo a compreender a melhor maneira de fazer o reparo.

Diferente da manutenção corretiva, os problemas aqui encontrados serão pequenos e de mais fácil resolução, já que não causaram danos ao sistema. Assim, os gastos com a manutenção preventiva também são inferiores, por tratar-se de um método que evita que aconteçam panes e perdas, em vez de remediar a situação quando já não há outra solução.

Manutenção elétrica preditiva

manutenção elétrica, eletricista de manutenção

Utilizada principalmente no setor industrial, a manutenção preditiva tem por objetivo monitorar o funcionamento de maquinários de modo a entender seu comportamento ao longo do tempo.

Muitos computadores pessoais e smartphones possuem softwares capazes de monitorar a quantidade e energia que está sendo gasta pelo equipamento, bem como propor soluções para economia de bateria, não é verdade? Pois bem, a manutenção preditiva funciona mais ou menos da mesma forma, só que com um sistema mais complexo e sofisticado.

Dessa maneira, os técnicos são capazes de prever em que momento a manutenção elétrica deverá ser realizada, com base nos dados analisados e no comportamento esperado dos equipamentos de acordo com as especificações do fabricante.

Esse tipo de manutenção é importante para aumentar a vida útil dos objetos e reduzir custos para as empresas, já que evita a troca frequente das máquinas por meio de parâmetros que medem o nível de desgaste e eficiência.

O que é checado numa manutenção elétrica preventiva?

manutenção elétrica, eletricista de manutenção, manutenção corretiva

Antes de mais nada, o técnico verificará a quantidade de carga elétrica na rede, entendendo se há ou não a necessidade de ampliação da capacidade atual. Isso é importante em qualquer sistema elétrico, seja ele o de uma casa pequena ou o de uma grande empresa com maquinário pesado.

Um dos aparelhos utilizados para auxiliar no trabalho do eletricista de manutenção será o de termografia infravermelha, capaz de checar, por meio de ondas de calor, circuitos soltos, riscos de segurança e falhas de equipamento.

Caso seja detectado algum problema, o especialista recomendará a ampliação da quantidade de amperes consumidos. Às vezes, esse procedimento precisa ser autorizado pela companhia de energia elétrica da sua região, então, fique atento e converse com o eletricista contratado para que possam chegar à melhor solução.

Aparelhos de ar-condicionado recém instalados e/ou chuveiros elétricos mais potentes são os principais responsáveis pelo abrupto aumento do consumo de uma residência. Lembre que, ao adquirir e instalar esse tipo de equipamento, é desejável ter a opinião de um especialista para verificar se não há necessidade de readequação do sistema elétrico.

Pois bem, após entender a quantidade de carga na rede, o profissional fará a checagem do quadro de energia e verificará se a distribuição dos pontos está organizada e bem-feita. Caso não esteja, o eletricista avisará ao responsável pelo imóvel para que seja realizada a correção.

Uma caixa de energia desorganizada é capaz de causar não apenas transtornos quando forem necessários desligamentos pontuais da rede elétrica, mas também pode ocasionar sobrecargas e quedas abruptas na distribuição.

Posteriormente, é importante verificar se os disjuntores estão todos funcionando. Alguns sistemas são tão antigos que o técnico recomendará a substituição de todos os componentes para outros mais modernos e seguros.

Após, será feita a verificação das tomadas do imóvel, para checar se os fios estão em bom estado e se a condução de energia está adequada. Esse processo será realizado com o auxílio de um aparelho amperímetro, que confere a quantidade de energia transmitida por sistemas elétricos.

O responsável pela manutenção elétrica também verificará interruptores e lâmpadas para entender se o acionamento está acontecendo de maneira adequada e se não houve deterioração da fiação. Às vezes, as lâmpadas queimam com frequência em um ambiente, e a sobrecarga é uma das causas mais frequentes para esse tipo de problema.

Uma solução para esse cenário também pode passar pela substituição das lâmpadas atuais por lâmpadas econômicas, principalmente as lâmpadas de LED, cujo consumo pode chegar a ser até 95% menor com relação a uma lâmpada comum, além de ter uma vida útil maior.

Em condomínios, para garantir uma excelente manutenção predial, é interessante checar também quaisquer outros aparelhos elétricos de uso comum, tais como os utilizados em academias, salões de festa, piscinas e playgrounds. Isso é importante para que os condôminos tenham sempre segurança ao utilizar essas áreas.

Também é feita a conferência da vida útil de todos esses equipamentos, de modo a substituí-los caso esse tempo esteja próximo ao fim, e, assim, evitar a reparação de danos elétricos causados por um sistema ineficiente e no limite do esgotamento.

Em usos industriais, esse tipo de manutenção elétrica é visto como crucial para o funcionamento adequado do maquinário, existindo setores específicos na empresa para a realização dessa tarefa. Dessa forma, a manutenção elétrica preventiva torna-se mais eficiente, já que faz parte do processo operacional.

Quais os principais problemas que podem ser prevenidos com a manutenção elétrica?

Manutenção elétrica, manutenção elétrica preventiva, eletricista de manutenção

Você já parou para pensar o quanto as instalações elétricas são fundamentais no nosso cotidiano? Sem elas, os principais aparelhos modernos não seriam capazes de funcionar e nos proporcionar diversas facilidades e prazeres, como ouvir música, ver vídeos interessantes no YouTube ou mesmo tomar um banho quente.

Assim, é importante salientar que utilizar materiais de baixa qualidade para realizar as instalações elétricas não é uma prática recomendável, já que a utilização de materiais certificados é uma das melhores formas de garantir a segurança do sistema, fazendo com que seus aparelhos durem mais.

Dessa forma, se você estiver construindo ou reformando um imóvel, optar por bons produtos na instalação é uma ótima maneira de evitar problemas futuros. O mesmo serve com a escolha de um excelente profissional para auxiliá-lo durante o processo.

Será muito mais fácil realizar a manutenção de um sistema que foi todo planejado e construído adequadamente desde o primeiro momento. Portanto, não deixe que a falsa ideia de economia de dinheiro o iluda.

Porém, como não são todos os que tem o privilégio de projetar e construir um sistema elétrico do zero, já com base nos padrões modernos e mais adequados, é necessário realizar a manutenção da rede elétrica já existente de modo a prevenir e corrigir alguns dos problemas mais comuns. Confira quais são os principais:

Subdimensionamento da rede

manutenção elétrica, eletricista de manutenção, manutenção elétrica corretiva

Ocorre quando a quantidade e/ou capacidade dos cabos e outros componentes instalados na rede é inferior à necessidade real do sistema existente.

Isso pode acontecer por muitos motivos, seja pela rede elétrica ter sido projetada por alguém amador ou mesmo devido às necessidades do sistema terem se alterado ao longo do tempo (principalmente em redes mais antigas, já que o número de aparelhos necessários há 20 anos era bem inferior ao utilizado atualmente).

O técnico corrigirá o problema por meio do correto dimensionamento da rede elétrica, conhecendo a real utilização e ampliando a voltagem necessária, tudo isso mexendo no quadro de luz e nas fiações, ajustando algumas ligações necessárias.

Ele também fará a instalação de pontos elétricos especiais para aparelhos que têm maior consumo de energia, como ares-condicionados, chuveiros elétricos e fornos de micro-ondas, de modo a garantir que tudo funcione adequadamente e sem risco de quedas abruptas de energia por causa de sobrecargas.

Ausência de dispositivos de proteção

Instalações antigas e que não sofreram manutenção elétrica por longos períodos podem não estar adaptadas às normas de segurança hoje vigentes, devendo ser reformadas de modo a atender todas as especificações técnicas atuais.

Algumas vezes, inexiste um sistema de aterramento ou proteção como o DR (diferencial residual), o DPS (dispositivo de proteção contra surtos) e o DTM (disjuntor eletromagnético), itens importantes para evitar acidentes relacionados a choques elétricos por contato direto ou indireto.

O aterramento é importante para que, caso haja fuga de corrente elétrica, ela possa fluir diretamente para o solo, sem passar pelo corpo de alguma pessoa que possa estar próxima ao local do evento. Além disso, o aterramento é capaz de proteger contra descargas elétricas provocadas por raios.

Já os dispositivos de proteção são capazes de detectar sozinhos as fugas de corrente no sistema, desligando-o automaticamente para que não haja risco de choques ou sobrecargas que queimem aparelhos eletrônicos.

Desgaste dos componentes

É natural que objetos se deteriorem com a ação do tempo, e essa afirmação não é diferente quando falamos sobre os componentes de um sistema elétrico. Nesse caso, destaque especial para a fiação que, com a corriqueira transmissão de eletricidade, vai perdendo a capacidade de condução.

Então, com a ajuda de um amperímetro será feita a verificação de possíveis vazamentos de corrente elétrica para prontamente realizar os reparos. O eletricista também trocará lâmpadas, tomadas e realizará a verificação de cada uma delas com interruptor para conferir se está tudo sendo acionado corretamente.

O técnico verá também a instalação de chuveiro elétrico para entender se há algum fio danificado ou queimado que coloque em risco a segurança das pessoas, mas você também pode chamar um especialista em hidráulica residencial para completar a manutenção preventiva do equipamento inteiro.

Improvisações

manutenção elétrica, eletricista de manutenção

É comum utilizar-se de extensões e outras técnicas para resolver a falta de uma tomada próxima a algum local específico em que desejamos instalar novos aparelhos eletrônicos. O problema é que esta solução, que era para ser provisória, acaba se tornando definitiva em grande parte dos casos.

Aqui, o problema é que as extensões podem não ter a qualidade necessária para transmissão elétrica de um local para o outro, além de serem frequentes causadoras de acidentes por meio de seus compridos e desajeitados fios.

Outro tipo de improvisação comum é a chamada gambiarra, ou seja, uma instalação feita fora das normas e sem qualquer parâmetro relacionado a segurança e funcionalidade do sistema elétrico.

Essa instalação é feita clandestinamente e ainda existem pessoas não qualificadas realizando serviços elétricos desse tipo por aí, colocando em risco a saúde de todos os usuários de uma edificação por sua falta de profissionalismo e ética ao trabalhar.

Essas pessoas comumente utilizam-se de materiais de baixa qualidade e até mesmo reutilizados de outros locais para poder cobrar mais barato pelos serviços que prestam. Além disso, muitos deles sequer fizeram um curso técnico para poder exercer a profissão de eletricista, de modo que o trabalho realizado não tem garantia alguma.

Então, quando se trata de realizar uma instalação elétrica, lembre de optar sempre por profissionais gabaritados e especialistas, garantindo que tudo funcionará de acordo com o desejado e sem surpresas desagradáveis.

Assim, uma manutenção realizada por um eletricista de manutenção especializado detectará e corrigirá serviços anteriores que estejam malfeitos e fora das normas para deixar tudo seguro.

Sobrecargas

manutenção elétrica, sobrecarga elétrica

Esse problema é ocasionado por um conjunto de variáveis dos problemas anteriores, já que as sobrecargas podem ser fruto de diversos fatores.

Uma rede elétrica residencial subdimensionada, por exemplo, abre espaço para a ligação de múltiplos aparelhos em uma só tomada por meio do famoso benjamim (também conhecido como “tê”) ou outros métodos não mais seguros de redistribuição de energia por meio de uma única fonte.

Essa prática não é recomendada, já que esses dispositivos não possuem a mesma segurança de uma tomada adaptada para a utilização por múltiplos aparelhos (tomada dupla, tripla etc.).

A ausência de dispositivos de proteção também é um item crítico para ocasionar uma sobrecarga, assim como o desgaste natural dos itens de uma rede, além da improvisação e instalação de componentes elétricos realizada por pessoal destreinado e desqualificado.

Outro fator que pode ocasionar sobrecargas é o uso equivocado de aparelhos de alto consumo de energia elétrica, utilizando-se de tomadas e instalações comuns para alimentação desses utensílios.

Nesse caso, a correção é feita pela instalação de uma tomada ou ponto de energia exclusivo para aquele aparelho, de modo a evitar que seu consumo excessivo cause problemas na rede e acabe causando a sobrecarga.

Em todos os casos, saiba que uma sobrecarga pode causar choques ou até mesmo um incêndio em uma edificação e, para tanto, é um dos problema mais graves a serem combatidos em uma manutenção elétrica preventiva.

Como pudemos perceber, realizar a manutenção elétrica não apenas é importante para garantir que o sistema todo funcione corretamente, mas também para ter certeza de que todos os equipamentos estejam seguros para utilização humana sem risco de choques e outros acidentes.

Assim, solicitar os serviços de um profissional gabaritado ou de uma empresa de manutenção elétrica, seja pessoalmente ou por um aplicativo de serviços pelo celular, não apenas é desejado, como é crucial para auxiliar na realização de uma ótima manutenção elétrica na sua residência, condomínio ou empresa.

Esses especialistas, além de possuir os equipamentos necessários, têm todo o conhecimento técnico desejável para realizar o serviço da maneira mais eficiente possível. Dessa forma, você poderá desfrutar dos aparelhos elétricos em seu máximo potencial, sem precisar se preocupar se irão causar sobrecargas ou outros problemas no sistema.

Ah, se você gostou deste guia completo de manutenção elétrica, aproveite e assine a nossa newsletter para sempre receber atualizações e conteúdos relevantes como este no seu e-mail!

Comments are closed.