Pequenos reparos: saiba como resolver as pendências de casa | Triider

A todo momento, nos deparamos com a necessidade de realizar pequenos reparos dentro de casa, não é mesmo? Isso acontece naturalmente, pois o tempo e o constante uso faz com que as coisas (sejam elas móveis, eletrodomésticos, etc) se desgastem, o que é normal. 

No entanto, tudo isso toma um tempo que, muitas vezes, não temos. Então, os problemas vão se acumulando, as melhorias ficam pela metade e a nossa satisfação com a casa só tende a decair. 

Algumas pessoas se sentem constrangidas em chamar ajuda profissional para reparos domésticos mais simples, como pendurar quadros, trocar chuveiro ou consertar tomadas. No entanto, utilizar serviços como os “maridos de aluguel” pode evitar que os problemas se alastrem ou piorem. Quer entender como? Continue lendo e descubra!

Afinal, o que são esses pequenos reparos domésticos?

Essa é uma dúvida comum, pois às vezes pode ser complexo traçar a linha que separa um reparo de uma obra. Em geral, consideramos que um reparo visa a manutenção da qualidade da nossa casa, enquanto uma obra busca alterá-la de maneira significativa (como a troca de um piso ou a reestruturação de um cômodo).

Portanto, os pequenos consertos ou melhorias são aqueles que realizamos no dia a dia, como a troca de uma lâmpada, a instalação de um chuveiro novo, a mudança de um móvel grande, entre outros.

Como são tarefas comuns, geralmente tentamos resolver esses problemas por nossa conta. Mas até as coisas mais simples, como pendurar um quadro na parede, podem causar transtornos sérios. Já imaginou se você fura um cano? 

Isso é algo tão comum, que já virou até série do Fantástico, lembra? O especial “Não faça você mesmo” levou à tela diversos exemplos de como muitas vezes criamos problemas maiores ao tentar resolver algo da casa sem ajuda especializada.

Por isso, preparamos um breve guia para você compreender de uma vez por todas o que pode e o que não pode quando o assunto é manutenção residencial e pequenos reparos. Leia abaixo!

O que devo fazer quando…?

Eu quiser pintar uma parede ou cômodo

Pintar as paredes é perfeito para dar uma renovada no astral do ambiente. Além da sensação de novidade, também é uma bos solução para deixar as paredes mais limpas, retirando manchas e danos. Mas você já parou para pensar que não se trata simplesmente de comprar uma tinta e passá-la?

Antes, é necessário preparar a superfície a ser pintada: remover pregos inúteis, tapar buracos, corrigir pequenas rachaduras, lixar e limpar tudo muito bem. Caso essas etapas não sejam feitas, você corre o risco de ter bolhas, da tinta descascar rapidamente ou da pintura ficar com um aspecto grosseiro.

Aqui vai um alerta especial quando o assunto for tapar buracos. Pode parecer uma atividade simples, já que temos a ideia de que basta aplicar massa corrida dentro deles. No entanto, alguns tipos de imperfeições precisam ser tratadas com mais técnica e pode ser necessário remover totalmente o reboco da área para que a parede não esfarele por baixo da pintura.

Já imaginou deixar sua parede aparentemente perfeita, e ela se desmanchar num novo buraco quando você tentar pendurar um quadro? Todo o trabalho vai para o ralo e você volta à mesma situação de antes.

Portanto, antes de pintar, faça uma avaliação da superfície. Você não precisa chamar vários profissionais para um reparo desse tipo, mas contar com um serviço de um pintor pode ser de grande ajuda para você não se frustrar com a sua renovação.

Eu for instalar um ventilador de teto

Ao comprar um ventilador de teto, você pode sentir aquela vontade de instalar por conta própria, não é mesmo? Tudo está ali dentro da caixa, você tem um manual e, provavelmente, já viu milhares ventiladores de teto funcionando. Parece fácil, né?

Mas é importante ter em mente que tudo o que for relacionado à rede elétrica precisa de cuidados redobrados. Não apenas pelo risco de choques, mas também pelas consequências que uma instalação mal feita pode ter.

Você pode, por exemplo, arriscar um curto-circuito, acabar com um ventilador que não faz vento, com ruído em demasia e, até mesmo, com possibilidade de queda. Além disso, dependendo do modelo, existe a possibilidade de precisar alterar a espessura dos cabos elétricos para evitar superaquecimento dos fios.

Assim, busque sempre um profissional com experiência em instalação de ventiladores. Você economiza tempo e garante um ambiente fresquinho e seguro. E quem pode te ajudar com isso é um marido de aluguel, também conhecido como faz tudo. 

Eu encontrar vazamentos em canos ou a pia estiver pingando

Problemas na parte hidráulica da casa podem ser traiçoeiros. Se você não corrigi-los rapidamente, eles se espalham e causam mofo, destroem móveis e podem obrigar você a ter que refazer partes da casa.

Por isso, é preciso identificá-los rapidamente e evitar a procrastinação. Além disso, por se tratar de uma parte delicada da casa, evite tentar consertar você mesmo, especialmente se não tem experiências anteriores. Um bom hidráulico vai reparar os danos e identificar outras áreas de risco. Em casos mais simples, como quando a pia está pingando, você também pode chamar maridos de aluguel para resolver o problema.

Eu quiser pendurar quadros nas paredes

Sim, pendurar um quadro ou um espelho pode ocasionar um transtorno enorme se você não souber o que tem dentro da parede escolhida. Já imaginou furar um cano de água e causar um vazamento?

Além disso, cada quadro tem demandas específicas em função de peso ou modelo. Os pequenos e leves podem ser instalados tranquilamente com um prego e martelo. No entanto, os maiores precisam ser presos em parafusos bem fixados, ou podem cair e levar parte do reboco e da pintura junto com eles.

Caso você não tenha certeza de que materiais utilizar e da segurança do local onde instalará o quadro, não hesite em buscar ajuda. Os serviços de marido de aluguel são ideais para esse tipo de situação.

Por mais que pareçam consertos simples, esses pequenos reparos residenciais precisam ser realizados rapidamente e de forma competente, para que não se transformem em grandes transtornos. Mas não se desespere, porque estamos aqui para auxiliar na resolução desses problemas.

No Triider, você pode encontrar uma série de profissionais especializados para resolver qualquer tipo de problema na sua casa, inclusive pequenos reparos. Cadastre-se na plataforma, baixe o aplicativo e deixe que a gente ajude você a ter um lar perfeito!

3 Comments

  1. Foi muito esclarecedor o artigo, principalmente para mim que sou marido de aluguel, parabéns!

Escreva um comentário