Search

Aprenda como instalar tomada simples, tomada dupla e interruptor e saiba quais são os materiais e ferramentas necessários para isso

Você pode estar se perguntando como instalar tomada e interruptor e imaginando que vai perder um tempo para fazer isso, não é mesmo? Pode deixar as preocupações de lado! Essa tarefa não é assim tão complicada, apenas exige bastante atenção, principalmente por questões de segurança.

É importante fazer as instalações com cuidado para que não aconteça qualquer acidente e também para que não seja necessário fazer o trabalho novamente, afinal, apesar de ser uma tarefa relativamente simples, é algo que não queremos fazer repetidamente.

Neste artigo, você saberá quais os materiais e ferramentas necessários para fazer essas instalações, quais os cuidados que devem ser tomados antes de realizar essa tarefa e ainda, o passo a passo de como instalar tomada elétrica simples, dupla e também interruptor. Confira!

Como instalar uma tomada: ferramentas e materiais necessários

como instalar tomada dupla, como instalar tomada simples

Lembre-se de que todas as ferramentas a serem utilizadas para realizar instalações elétricas devem ter cabos emborrachados para evitar acidentes. Você precisará de:

Como instalar tomada: cuidados antes de iniciar a instalação

como instalar tomada dupla, como instalar uma tomada,

Antes de mais nada, você deve desligar a chave geral e os disjuntores da residência. Isso é importante para evitar acidentes, garantindo a sua segurança. Se você não estiver certo de que tudo está desligado, utilize um amperímetro (instrumento que detecta a voltagem). Outra medida de segurança é a utilização de luvas e sapatos emborrachados para que não haja qualquer risco de choque.

Se o dia estiver chuvoso, é melhor não realizar essa tarefa. Opte por iniciar o trabalho quando o tempo estiver ensolarado, assim você evita descargas elétricas. Também é importante trabalhar longe da umidade e de equipamentos hidráulicos, bem como utilizar ferramentas que tenham cabos emborrachados, pelo mesmo motivo.

Se você estiver pensando em fazer a instalação em uma brecha de tempo do seu dia, não faça. Escolha um dia mais tranquilo, já que a pressa é inimiga da perfeição e da sua segurança. Procure trabalhar longe de crianças e animais de estimação para que eles não toquem em nenhum equipamento elétrico por engano.

Instalando a tomada: passo a passo

Como instalar tomada simples

como instalar tomada dupla, como instalar uma tomada

Para instalar uma tomada simples são necessários apenas 5 passos. Confira cada um deles:

  1. Após desligar os disjuntores, retire o espelho antigo, desparafusando-o. Depois, retire a tomada existente e todos os seus componentes, como fios, placas e parafusos. Então, confira os fios presentes na caixa e suas respectivas cores. Pelo padrão brasileiro deverá haver um fio verde (terra), um fio azul e outro que pode ser preto ou vermelho;
  2. Os fios já deverão estar desencapados, mas sempre renove as pontas, assegurando-se de que cerca de 5mm deles estejam sem a capa para conseguir realizar a instalação adequadamente. Para isso, utilize seu alicate e desencape as pontas dos fios até que esteja tudo certo;
  3. Você deverá encaixar o fio verde no centro da placa da tomada nova, e os outros em qualquer lado que escolher. Depois disso, parafuse os fios em seus respectivos espaços, de modo que apenas o cobre do fio fique em contato com o parafuso. Isso é importante para que a eletricidade seja conduzida adequadamente;
  4. Feito isso, ligue novamente o disjuntor e verifique com seu amperímetro a voltagem das entradas laterais e se está tudo conforme o desejado. Se estiver tudo certo, desligue novamente a energia e encaixe a tomada na caixinha. Depois, parafuse-a de maneira a fixá-la;
  5. Por fim, encaixe o espelho da tomada de modo a dar o acabamento e ligue novamente o disjuntor para fazer outro teste com o amperímetro. Estando tudo certo, ligue também algum eletrodoméstico e verifique se ele funciona normalmente, como teste final.

Como instalar tomada dupla

como instalar tomada dupla, como instalar tomada simples

Não muito diferente das tomadas simples, você pode instalar uma tomada dupla na sua casa também em 5 passos. Vamos lá!

  1. Idêntico ao processo de instalação da tomada simples;
  2. Também idêntico ao processo de instalação da tomada simples;
  3. Uma das tomadas é a principal (por onde chega a energia da caixinha) e a outra é a secundária. Para uni-las, é necessário fazer uma ponte entre elas. Para isso, meça a distância entre as duas tomadas e corte pequenos fios em um tamanho correspondente, desencapando cerca de 5mm dos dois lados;
  4. Terminando de cortar os fios, encaixe-os nas entradas interiores unindo as tomadas, e então parafuse-os. As cores devem ficar retas, nunca cruzando as fases. Depois, encaixe também os fios da caixinha nas entradas exteriores da tomada principal. Após encaixar, parafuse também para que a energia possa chegar até as duas tomadas;
  5. Para finalizar, esse passo também é idêntico ao que você vai fazer para instalar tomada simples;

Como instalar interruptor

como instalar tomada dupla, como instalar uma tomada simples

Interruptores são ainda mais simples de instalar que as tomadas. A instalação de interruptores usa só a fase e o retorno. Confira os 4 passos necessários para realizar essa tarefa:

  1. Após desligar os disjuntores, retire o espelho antigo, desparafusando-o. Depois, retire a peça existente e todos os seus componentes, como fios, placas e parafusos. Então, confira os fios presentes na caixa e suas respectivas cores. Pelo padrão brasileiro deverá haver um fio vermelho (fase), e um fio preto ou branco (retorno);
  2. Aqui, o passo é idêntico à instalação de tomada simples e dupla;
  3. Você deverá encaixar o fio vermelho (fase) da caixinha no interruptor (pode ser em qualquer um dos lados). Depois disso, encaixe também o fio preto ou branco (retorno) no lado oposto. Parafuse bem para unir todos os componentes;
  4. Feito isso, ligue novamente o disjuntor e verifique se, ao acionar o interruptor, a lâmpada está acendendo e apagando normalmente. Se estiver tudo certo, desligue novamente a energia e encaixe o interruptor na caixinha. Depois, parafuse-a de maneira a fixá-la e, por fim, encaixe o espelho para dar o acabamento.

Agora que você já sabe como instalar tomada e também como fazer instalação de interruptor vai ficar mais fácil resolver esse tipo de pendência na sua casa. Esse conhecimento pode ser muito útil em pequenas reformas e até em mudanças para uma casa nova. 

Mas se você não se sentir confortável para instalar tomadas e interruptores, você pode contratar um eletricista para te ajudar com isso. E você pode fazer isso através de um aplicativo de prestação de serviços. Bem fácil também, né?! 

Eletricistas tiram isso de letra, pois é uma tarefa muito comum em suas rotinas. E você pode aproveitar a visita para ver outras questões de elétrica ou até fazer uma manutenção elétrica preventiva. Aí é ainda mais vantagem contar com um profissional da área.

Gostou deste artigo e quer continuar aprendendo mais coisas sobre elétrica e manutenção? Então aproveite e leia o artigo sobre como fazer uma luminária pendente. Você também pode assinar a nossa newsletter e receber todos os conteúdos do blog do Triider em primeira mão!