Terceirização de serviços: 4 dicas para contratar sem dor de cabeça

Saiba como fazer uma contratação segura de terceirização de serviços, garantindo um serviço de confiança e excelência, seja na sua casa ou empresa!

A terceirização de serviços é cada vez mais adotada hoje, pela redução de custos e porque a companhia, muitas vezes, não tem funcionários para todas as áreas. Para contratar esse tipo de serviço, é preciso avaliar com cuidado todos os entraves de terceirizar e como solucioná-los, sem perder qualidade.

A terceirização de serviços traz vantagens e desvantagens em diversas frentes. Um dos benefícios é a contratação de uma empresa prestadora com seus próprios funcionários. Isso isenta a contratante de encargos trabalhistas e outros custos do regime CLT. Contudo, há alguns pontos que merecem atenção antes de fechar um acordo.

Neste artigo vamos te explicar como acertar na escolha de uma empresa terceirizada e conseguir um bom atendimento em todos os tipos de prestação de serviços!

1. Qualidade da empresa de terceirização de serviços

Qualidade é um assunto polêmico quando está ligado à terceirização. Muitas pessoas ainda carregam a percepção de que ao terceirizar serviços perde-se muita qualidade, mas isso nem sempre é uma verdade.

Tudo depende de um conjunto de fatores e, entre eles, está a especialização e experiência da empresa que realiza os serviços. Por exemplo, ao precisar de serviços de faxina, deve-se recorrer às empresas de limpeza e conservação especializadas, e não outras que realizam, por exemplo, segurança.

terceirização de serviços

2. Pontualidade dos serviços

Pontualidade é requisito mínimo para colaboradores internos e também deve ser aplicada aos terceirizados. Desse modo, deve-se estabelecer um sistema de apontamento de horários para o quadro terceirizado. Assim, também é importante determinar uma pessoa que será responsável pela supervisão interna desses profissionais.

E, para que as tarefas fluam com excelência, cabe ao contratante providenciar todos os materiais e equipamentos para a prestação de serviço, se esse for o combinado com o contratado. Defina as obrigações das duas partes envolvidas no momento da contratação.

3. Referências

Contratar empresas de serviços terceirizados não é uma tarefa fácil. Estudar e pesquisar quais são as especialidades que a empresa necessita de terceirização de mão de obra exige tempo. Por esse desafio, é preciso recorrer a referências de outros clientes.

Veja indicações em redes sociais e converse com gestores de empresas que contrataram os serviços que você precisa. Também é válido visitar sites como o Reclame Aqui, que trazem comentários de clientes e fornecedores a respeito de qualquer empresa.

Muitas empresas também contam com aplicativo de prestação de serviços, então é bom checar e ver os comentários de usuários. Esse arsenal de referências oferece um embasamento seguro para a contratação.

terceirização de serviços

4. Nota fiscal

Nota fiscal (NF) sempre é um garantidor de cumprimento de normas e detalhes técnicos muito importantes para a terceirização de serviços. Afinal, que empresa séria não faz prestação de contas para a Receita Federal e outros órgãos?

Além da NF de serviços terceirizados, é muito importante estabelecer um contrato que estipule fielmente todas as condições de serviço. Desse modo, uma empresa de portaria, de limpeza ou de qualquer outra área deverá cumprir o acordo estabelecido em contrato. Caso contrário, notas fiscais e outros documentos oferecem recursos para ações judiciais e multas por descumprimento dos prestadores de serviços.

A terceirização de mão de obra é assunto em pauta diária, principalmente depois que entrou em vigor a lei federal 13.429/2017, conhecida como lei da terceirização. A norma estende o serviço para atividades-fim, como médicos e professores.

As atividades-meio, que abrangem a maior parte dos serviços que uma empresa necessita, continuam. Empresas de limpeza, segurança, portaria e controle de acesso, recepção e cozinha são algumas das mais requeridas para a terceirização de serviços. Portanto, atente-se aos pontos deste artigo para fazer uma contratação segura em qualquer dos casos.

Quer receber mais conteúdos desse tipo? Então assine a newsletter do Triider e receba conteúdo rico em primeira mão!

Comments are closed.