Search

Trincou? Veja como resolver o problema de rachadura na parede

Rachadura ali, trincado aqui: as paredes sofrem com esses problemas às vezes. E você, como boa parte das pessoas diante dessa situação, fica sem saber as causas e como resolver isso a rachadura na parede.

As trincas indicam desde algo superficial, que pode ser corrigido rapidamente e sem sujeira, até problemas mais sérios e estruturais. Por isso, é preciso ficar atento aos sinais iniciais, antes que eles se tornem uma dor de cabeça mais complexa de resolver.

Neste artigo, nós vamos te ajudar a resolver esse problema que pode atingir qualquer construção, da pequena à grande. Vem com a gente!

Quais são as principais causas de rachadura na parede?

Uma rachadura não aparece do dia para a noite, a não ser que sua casa passe por um terremoto, o que, no Brasil, é bem difícil ocorrer. No entanto, há vários fatores que, separados ou juntos, causam esse problema. Por isso, antes de partir para um passo a passo de como consertar rachaduras na parede, é preciso saber quais são as origens desse problema.

Obra com produtos de baixa qualidade

Economizar é bom, principalmente em obras, mas, como já diz o ditado popular, “o barato sai caro”. Uma obra precisa ser terminada de uma vez e ser bem-feita, afinal, ninguém quer quebrar e refazer o que foi construído por conta de uma falha de construção.

Areia, cimento, tijolos e tudo o mais que servir de material deve ter garantia e credibilidade no mercado. O problema não é comprar materiais de valores baixos, mas adquirir produtos de baixa qualidade que contribuirão com o surgimento de rachaduras. E, se isso acontecer, é provável que a parede, laje ou muro tenham que ser demolidos de vez. Essa ação será necessária caso uma equipe especializada constate que não há como consertar rachaduras nesse estado.

Trânsito de veículos

O trânsito nas ruas do entorno de sua casa podem causar rachaduras e, quanto mais pesados os veículos e intenso o tráfego, maiores são as chances de isso acontecer. Não é à toa que às vezes você está em casa e sente um pequeno tremor quando um caminhão baú carregado passa pela rua.

Em alguns casos, quanto mais aumenta o tráfego, maiores ficam as rachaduras, tornando urgente a necessidade de buscar maneiras rápidas de resolver o problema.

Tremores no solo

Os tremores aqui no Brasil são incomuns, mas já houve casos de terremotos pontuais, de escala pequena, em algumas regiões. Contra esse fator, a casa deve ser projetada para aguentar os abalos, e esse é mais um motivo para usar materiais de boa qualidade.

Dilatação térmica

As temperaturas e intempéries estão na lista de fatores que causam rachaduras no imóvel. Chuva e sol a longo prazo, em qualquer obra, causam avarias: a pintura começa a apagar, a parede descasca e uma rachadura aparece.

Esse efeito é comum e não há muito o que se fazer contra esse fator. Contudo, sua obra pode ser executada com materiais resistentes ao clima a fim de durar por vários anos e evitar problemas.

Obras próximas

Obras pesadas, como demolições, perfuração de solo para passagem de metrô, construção de um conjunto de prédios ou de uma fábrica, causam rachaduras. Isso é um acontecimento comum em imóveis próximos a uma obra de grande porte, pois o solo em movimentação e o uso de tratores e caminhões com toneladas de terra podem abalar as estruturas próximas.

rachadura na parede

Pintura mal feita

Sim, uma pintura mal feita pode causar uma fissura na parede. Diferentemente das rachaduras, as fissuras são pequenos rompimentos na tinta, superficiais, e não atingem a estrutura gravemente.

Uma fissura causada por uma pintura mal feita pode ocorrer tanto pela má qualidade da tinta quanto pela mão de obra incorreta. Não lixar a parede, não esperar a massa corrida ou a argamassa secar totalmente, são algumas das práticas que prejudicam um bom resultado.

Infiltrações

As infiltrações são um perigo para qualquer obra, já que a água consegue penetrar em muitos materiais, seja pelos poros (como o concreto), seja através de brechas. Esse é um problema grave que pode fazer você ter de aprender como tirar rachadura de parede.

Lajes são alguns dos locais em que esse problema aparece com maior frequência, já que recebem a água da chuva diretamente. Porém, não é porque sua casa tem laje que terá infiltração.

Às vezes, o problema ocorre também na parede divisória com seu vizinho ou embaixo do telhado. Silenciosamente, a água deteriora o concreto e a parede descasca, podendo ceder.

Como tirar rachadura de parede de uma vez por todas?

Há um passo a passo bem cuidadoso para você aprender a remover rachaduras em paredes e evitar esse problema por um bom tempo. Confira todas as dicas abaixo e use sempre materiais e equipamentos de qualidade!

Materiais

  • espátula de plástico flexível;
  • tinta (na cor da parede);
  • lixa para massa corrida;
  • óculos de proteção;
  • lixa para concreto;
  • espátula de aço;
  • massa corrida;
  • pote grande;
  • argamassa;
  • máscara;
  • martelo;
  • formão;
  • pincel;
  • luvas;
  • pano.
Limpe o local utilizando uma espátula

Se a rachadura for mais superficial, bata a espátula de aço com cuidado, retirando a tinta e abrindo um pouco o espaço para o conserto. Depois, passe levemente a lixa para concreto, a fim de retirar as rebarbas que ficaram. Em seguida, use o pano para limpar o local da rachadura e remover a poeira.

rachadura na parede

Passe argamassa na rachadura

Prepare a argamassa de acordo com as proporções de água e de material recomendadas na embalagem. Com a espátula de aço, misture bem os materiais até a massa adquirir boa consistência, nem tão pastosa, nem grossa demais.

Com a espátula, passe cuidadosamente a argamassa na rachadura, preenchendo cada espaço. Comece por cima e vá descendo. Ter essa ferramenta é importante para ajudar você a tirar rachaduras com eficiência.

rachadura na parede

Espere a argamassa secar

Essa parte é extremamente importante. Deixe a argamassa secar por, no mínimo, 5 horas. Se a área de conserto for externa e estiver calor, você pode aguardar menos tempo. Já espaços internos precisam de um período maior de secagem.

Enquanto isso, você pode limpar os itens utilizados e preparar a tinta. Coloque um pouco de água e a maior parte de tinta, na medida para o retoque. Mexa para diluir e render.

Lixe a área para nivelar

Depois que a argamassa secar, lixe toda a extensão por onde passou para nivelar a área com o restante da parede. Assim, esteticamente ninguém conseguirá perceber que aquele local passou por um conserto e o espaço ficará como novo em folha.

rachadura na parede

Aplique massa corrida

Se a parede for interna ou externa e tiver pintura, você deverá passar uma mão fina de massa corrida por cima da argamassa para que a tinta consiga se fixar. Com a espátula flexível, espalhe a massa corrida sobre a argamassa à seca. Espere secar por, no mínimo, duas horas. Se precisar de alguns retoques, faça-os e aguarde o mesmo tempo.

rachadura na parede

Refaça a pintura

Por fim, depois que o local estiver seco, você já terá como consertar rachadura de parede com facilidade e com a garantia de que o serviço ficará de primeira. Passe a tinta com o pincel ou com rolo de pintura, delicadamente. Em seguida, passe uma demão e aguarde até duas horas. Dê novamente mais uma demão e espere por um tempo. Veja se o resultado ficou igual ao restante da parede ou muro e, se precisar, aplique mais uma demão.

Mas… tudo isso dá trabalho!

Ao longo do texto nós demos um passo a passo bem detalhado de como consertar o problema de rachadura na parede, porém, todo esse processo é lento e requer muitas ferramentas específicas. Se você não tem esses itens em casa, será mesmo que vale a pena comprar todo o equipamento para usar uma só vez?

Uma boa alternativa é solicitar um orçamento gratuito para saber quanto custaria se você chamasse ajuda profissional. Aqui você pode explicar o que precisa e um expert na área vai te informar quanto custaria o serviço que você precisa.

Leia também:

Passo a passo: como fazer parede de cimento queimado

Confira o passo a passo de como passar massa corrida na parede

Confira um passo a passo simples de como fazer grafiato

POSTS RELACIONADOS

No Triider você contrata os melhores profissionais do mercado de manutenção e reforma! A nossa plataforma oferece Central de Ajuda e garantia para todos os serviços contratados. São mais de 50 tipos de serviços!

Se você precisar de ajuda para resolver algum problema ou realizar algum projeto, conte com a gente!

Abraçamos os seus projetos! #Triider

Baixe nosso aplicativo para contratar profissionais em Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Brasília e São Paulo!