Limpeza pós-obra: confira 6 dicas para torná-la eficiente | Triider

Planejar a limpeza pós-obra facilita (e muito) a tarefa. Monte seu cronograma, separe os produtos adequados e conte com ajuda profissional para acelerar o processo!

Não tem como escapar: toda reforma e construção gera entulho, poeira e resíduos difíceis de remover. Por um lado, você está feliz e realizado com a casa pronta. Por outro, bate o desespero com a famosa limpeza pós-obra. Mas calma, não é tão assustador assim!

É claro que a faxina pós-obra é mais trabalhosa do que a limpeza do dia a dia. Porém, com os produtos certos e alguns cuidados específicos, dá para agilizar o processo e ver tudo limpinho antes mesmo do que se imagina.

Então, se você acabou de construir ou reformar e está se perguntando como fazer a limpeza pós-obra, precisa ler este post! Aqui, reunimos 6 dicas práticas para realizar a faxina sem desgaste físico e sem estragar os acabamentos. Vamos lá!

1. Retire o excesso de lixo e entulho no momento da obra

limpeza pós-obra, faxina pós-obra

A gente sabe que, quando se trata de reforma e construção, é impossível manter o local limpo e livre de entulhos com a obra em andamento. Mas isso não significa que você deve deixar a sujeira se acumular. Pelo contrário: quanto mais organizado estiver o local no momento da reforma, mais fácil será realizar a limpeza pós-obra.

Por isso, a primeira coisa a se fazer é definir um lugar específico para depositar os resíduos após cada dia de serviço, orientando os pedreiros a manterem o canteiro de obras minimamente organizado. Isso vai evitar o acúmulo de montinhos de entulho em cada cômodo trabalhado, liberando espaço e agilizando a limpeza.

2. Planeje a tarefa conforme os cômodos

limpeza pós-obra, faxina pós-obra

Em se tratando de limpeza de obra, a palavra-chave é planejamento. Não dá para agir por impulso e começar a jogar água em tudo assim que o pedreiro for embora. Antes, é preciso sentar e definir as prioridades da faxina conforme cada cômodo da casa, evitando que você se canse da tarefa e acabe deixando para outro dia.

Sem falar que, caso isso aconteça, áreas importantes da residência poderão ficar inutilizadas, como o banheiro. Já pensou no transtorno? Então, a melhor dica é fazer um cronograma planejando a limpeza de obra, como limpar um cômodo de cada vez. Assim, conforme você for vendo o resultado, se sentirá mais motivado a terminar o serviço.

Confira algumas dicas pontuais para ajudar na tarefa:

  • recolha todo o lixo e ferramentas espalhadas pela casa;
  • retire tudo o que for possível para abrir espaço, como móveis e objetos;
  • comece a limpar a partir da área mais afastada até a entrada da casa;
  • faça a limpeza de cima para baixo — ou seja, teto, paredes e chão;
  • utilize luvas e máscaras de proteção durante todo o serviço.

3. Comece limpando a sujeira grossa

limpeza pós-obra, faxina pós-obra, limpeza para obra
Foto: Nolan Issac

Quando nos perguntamos como fazer limpeza pós-obra, uma resposta é unânime: comece pelo grosso! E isso faz muito sentido, pois não adianta perder tempo tirando a poeira dos móveis se as portas e janelas ainda não foram limpas. Nesse caso, na hora de lavar os vidros, por exemplo, os móveis acabariam empoeirados de novo.

Então, via de regra, o ideal é fazer a limpeza seca primeiro, retirando toda a sujeira grossa — como resíduos de gesso, cimento, tinta e outros materiais utilizados no acabamento da obra. Depois, conte com um aspirador para remover o excesso de poeira. Só então, utilize água para retirar os resíduos finos, lavando vidros, bancadas, pisos, louças sanitárias etc.

4. Proteja as instalações e os acabamentos

limpeza pós-obra, faxina pós-obra, limpeza de obra

Se, mesmo acidentalmente, você molhar o acabamento de gesso, vai formar uma maçaroca terrível. Tomadas e interruptores também devem ficar longe da água, assim como móveis de madeira. Isso significa que, na hora de fazer a limpeza pós-obra, é imprescindível proteger as instalações da casa para não danificar os acabamentos.

É por isso que não dá para começar a limpeza enquanto os pedreiros ainda estão finalizando as instalações. Inclusive, esse é um erro muito comum em reformas e construções. As pessoas acham que estão agilizando a faxina, quando, na verdade, estão correndo o risco de danificar os acabamentos.

Para evitar estragos ou retrabalho, comece a limpeza de obra somente quando a casa estiver, de fato, finalizada. Nessa hora, utilize lonas e papelão para proteger as instalações e os móveis que já estiverem na residência e, só então, o uso da água e sabão estará liberado!

limpeza pós-obra, orçamento de limpeza, orçamento no triider

5. Utilize produtos adequados

limpeza pós-obra, faxina pós-obra

Como dissemos no início do post, fazer uma limpeza de obra é muito mais complexo do que realizar a faxina do dia a dia. Afinal, estamos falando de sujeiras que são mais difíceis de retirar. Em muitos casos, será preciso recorrer a produtos específicos, indicados para a limpeza de diferentes tipos de resíduos.

Lembre-se de seguir corretamente as instruções da embalagem, pois essa é a única garantia de que a limpeza pesada não vai danificar o acabamento. Os porcelanatos, por exemplo, devem ser limpos somente com água e detergente neutro, pois têm a superfície mais delicada. Os rejuntes, por sua vez, podem ser limpos com o auxílio de soluções caseiras, como vinagre branco ou bicarbonato de sódio.

Os vidros também podem receber produtos específicos, como os tradicionais limpa-vidros dos mercados. Mas saiba que esse tipo de produto é indicado apenas para finalizar a limpeza, pois a sujeira grossa somente é retirada ao lavar a superfície com água e sabão. Para respingos de tinta, o ideal é utilizar solventes recomendados pelo fabricante.

6. Contrate uma faxineira especializada

limpeza pós-obra, faxina pós-obra, diarista pós-obra

Por último, mas não menos importante: contrate uma faxineira especializada em limpeza pós-obra. Esse tipo de serviço é muito mais comum do que você imagina e, com certeza, vai acelerar a faxina sem colocar os acabamentos em risco. Até porque a faxineira está acostumada com limpezas pesadas e saberá ao certo que tipo de produto utilizar em cada caso.

Mas atenção: para garantir uma boa limpeza pós-obra, é fundamental contratar uma diarista que realmente entenda do assunto. Assim, você poupa seu tempo e esforço, reservando energia para a melhor parte do processo: decorar a casa nova e fazer o brinde de boas-vindas!

Comments are closed.