Search

Já pensou em dar um toque renovado ao seu espaço? Se a textura veio à mente como uma das opções, saiba que sua aposta tem tudo para dar certo! Mas, antes de colocar a massa na massa, você deve saber como fazer grafiato.

Esse tipo de decoração de parede tem o seu charme especial. Ele destaca o ambiente, onde quer que esteja, e muda o lugar radicalmente — para melhor. Garagens, salas, salões de festa e varandas são exemplos de espaços em que essa aplicação fica incrível.

Quer saber mais sobre essa textura de parede? Confira como essa decoração funciona e aprenda em poucos passos como fazer textura grafiato na sua casa!

O que é a textura grafiato?

Basicamente, grafiato é uma textura, mas nem toda textura é grafiato. Explicamos: a textura é uma técnica que abrange vários tipos de aplicações artísticas com massa ou tinta, que podem ser figuras em espiral, alto-relevo e assim por diante. Já o grafiato é apenas aquela que deixa ranhuras, que podem ser verticais ou horizontais, como você preferir.

Quais são as vantagens do grafiato?

Além de trazer personalidade para a sua decoração, o grafiato traz alguns benefícios como uma maior resistência e durabilidade das paredes. Por adicionar uma espécie de camada extra, que somente a tinta não proporcionaria, a técnica ajuda a proteger contra umidade e o calor.

Em quais ambientes é recomendada a aplicação?

Procure algumas inspirações antes de escolher em qual ambiente aplicar grafiato. Não existem restrições, porém, para aproveitar o potencial máximo do efeito, escolha cores que contrastem com o restante do ambiente. Se todas as paredes têm um tom escuro, por exemplo, vale a pena fazer o grafiato em uma cor clara.

É importante ressaltar, porém, que não é bom exagerar na dose do grafiato pelo espaço, já que ele tem um peso estético maior. O ideal é fazê-lo apenas em uma parede ou, no máximo, em duas. Sabe aquela parede que você gostaria de destacar na sala? Ou então um corredor que precisa de um toque especial?

como fazer grafiato

E então, como fazer grafiato?

Agora que você já entendeu o conceito, vamos para a prática! Confira a seguir tudo o que você precisa para fazer a aplicação de grafiato e começar a transformação do seu ambiente!

Materiais

como fazer grafiato

Como aplicar grafiato

Para começar a fazer a sua parede de grafiato, proteja o ambiente com plástico ou papelão, usando a fita crepe para segurá-los.

  1. passe a espátula na parede, para eliminar trincos ou partes com tinta descascada. Depois, lixe o local e passe um pano para remover o pó;
  2. se a parede tiver algum buraco profundo, será preciso nivelá-lo com massa corrida. Aplique-a e, depois de seca, lixe a área para corrigir a superfície;
  3. com tudo plano, despeje o primer no balde e acrescente um pouco de água. Misture-os com o mexedor para diluir o material e, com a trincha, aplique o primer na parede;
  4. passe uma demão leve em toda a parede, e espere que ela seque por 8 horas. Faça essa aplicação com janelas e portas abertas, para ajudar a secagem. Se possível, também, o ideal é realizar o serviço em um dia ensolarado. Isso porque a umidade pode interferir no resultado final;
  5. depois de tudo seco, limpe o primer do balde e coloque a massa para grafiato. Complete com água e dilua tudo muito bem — para isso, siga as proporções indicadas na embalagem;
  6. pegue a massa com a espátula e coloque-a na desempenadeira, segurando-a virada para cima. Com uma boa quantia de massa, passe-a na parede, de baixo para cima. Preencha toda a parede com a massa, sempre mantendo a uniformidade;
  7. use o risca fácil para criar os seus riscos, sempre de cima para baixo, para que a massa excedente caia no chão. Use a espátula para retirar os excessos de massa da ferramenta;
  8. depois que você riscar toda a parede, ela ficará com o aspecto rugoso. Então, use a parte lisa da desempandeira para limpá-la, cuidadosamente. Essa etapa é muito importante, pois quando a massa secar totalmente ficará bem difícil ajustá-la. A partir daí, a parede deve levar até 48 horas para sua secagem completa. Portanto, evite qualquer contato nela antes disso.
Dica amiga:

Use a internet para fazer orçamentos! Se você não possui os materiais necessários para fazer grafiato, pesquise os valores de todos os itens que serão necessários. Coloque na balança os preços e também o tempo que você irá levar para cobrir a área que você pretende renovar. Além disso, será que você vai usar esses equipamentos novamente? Talvez, no seu caso, valha mais a pena contratar ajuda de um profissional qualificado, não?

Também vale ressaltar que o grafiato tem preços variados no mercado, a depender das dimensões do local, da qualidade dos materiais usados e da mão de obra. Peça um orçamento de forma rápida e gratuita, e avalie opções e as referências dos profissionais.

E aí, gostou das nossas dicas de como fazer grafiato? Assine a nossa newsletter para mais ideias de pequenas reformas em casa!

Leia também:

Confira o passo a passo de como passar massa corrida na parede

Passo a passo: como fazer parede de cimento queimado

Pinturas de parede diferentes: 9 técnicas para renovar sua casa