Search

Saiba como escolher o melhor tipo de piso para o seu apartamento

Laminados, porcelanato, cerâmica, pastilhas e madeira: entenda o que cada tipo de piso pode oferecer aos ambientes!

Eis que chega a melhor parte da obra: a escolha dos acabamentos! Nessas horas, a casa nova finalmente começa a ficar com a nossa cara. Escolher os pisos e demais revestimentos tem tudo a ver com essa fase, mas você sabe como comprar piso para apartamento sem errar na decisão?

A dica número um é não focar apenas na estética da peça. A escolha do piso ideal também deve levar em consideração outros aspectos decisivos, como o estilo de decoração do ambiente, o tipo de clima da região, o contato com a umidade e a intensidade do tráfego no local.

Considerando essas questões e contratando mão de obra especializada, aí sim você estará pronto para garantir o acabamento perfeito. Então, para lhe ajudar na tarefa, detalhamos aqui os tipos de piso mais indicados para apartamentos e as características de cada um deles! Acompanhe e se inspire:

Pisos laminados

como escolher piso para apartamento, piso laminado

Como o próprio nome indica, os pisos laminados são revestidos por uma lâmina melamínica que imita a madeira, porém, com custo inferior.

Além de serem mais econômicos do que a madeira maciça, outra grande qualidade dos laminados é que eles são bastante resistentes a riscos, manchas e abrasões, como os causados por móveis, por exemplo.

Sem falar no conforto térmico e acústico que essas peças proporcionam! O que isso significa? Mais aconchego e menos ruídos na residência. Por essas qualidades, o piso laminado é a opção campeã para quartos e salas.

Quer saber outra vantagem indiscutível? Esses pisos são muito fáceis de limpar! Todavia, existe uma ressalva quanto aos pisos laminados: eles não devem ser utilizados nas áreas úmidas da casa, pois apresentam baixa resistência à água.

Ainda assim, isso não é motivo de desespero. Se você caminhar com os pés molhados ou derramar um copo de água acidentalmente sobre a peça, por exemplo, ela não vai estragar. A restrição diz respeito apenas a molhá-los com frequência.

Porcelanatos

como escolher piso para apartamento

Sinônimos de praticidade, resistência e requinte, os porcelanatos também são escolhas certeiras quando falamos em piso para apartamento. Por terem dimensões extensas, eles são capazes de valorizar qualquer tipo de décor, favorecendo a sensação de leveza e amplitude — sobretudo se você escolher modelos de cores neutras.

O piso em porcelanato é perfeito para as áreas de convivência social da casa (como salas de jantar e cozinhas), pois suportam tráfego intenso de pessoas. Além disso, são peças laváveis, que não absorvem água. Ou seja, podem ser utilizados em qualquer área molhável da residência, como varandas e entorno de piscinas.

No entanto, se você optar pelo porcelanato nessas áreas ou nos banheiros, saiba que será necessário escolher um modelo antiderrapante, já que as versões mais polidas da peça tendem a ser escorregadias.

Na dúvida, sempre peça ajuda ao lojista no momento da compra de pisos para casa, pois ele certamente saberá lhe orientar quanto ao modelo ideal para cada tipo de cômodo.

Cerâmicas

como escolher piso para apartamento, piso de ceramica

As cerâmicas apresentam propriedades muito semelhantes aos porcelanatos. A diferença básica está no processo de fabricação das peças: enquanto o porcelanato demanda um processo fabril mais complexo, as cerâmicas são peças mais delicadas, apresentando até versões artesanais. Por isso, elas são ligeiramente menos resistentes do que os porcelanatos.

Essa característica, contudo, não desqualifica as cerâmicas. Pelo contrário: como são peças delicadas, elas garantem um charme a mais na decoração. Falando nisso, outro benefício do piso cerâmico é a versatilidade das peças, disponíveis em diversas cores e texturas. Assim, fica ainda mais fácil encontrar um modelo que combine direitinho com o seu estilo de décor!

Quanto ao local de instalação, é imprescindível respeitar as especificações do fabricante, pois esses informes indicam a resistência do piso e a sua aplicação ideal, como em locais de fluxo baixo, intenso ou moderado, por exemplo.

Pastilhas

como escolher piso para apartamento, pastilhas

As pastilhas são as queridinhas do momento quando falamos em versatilidade de combinações. Fabricadas em cerâmica ou vidro, elas apresentam uma enorme gama de tonalidades e padrões, permitindo que você solte a criatividade para valorizar o décor.

Muito utilizadas em banheiros e cozinhas, as pastilhas garantem uma dose extra de personalidade aos ambientes, permitindo composições mescladas, em mosaico, entre outras. E mesmo para os adeptos de uma decoração mais clean e minimalista, as pastilhas têm seu lugar! Nesse caso, é só escolher modelos neutros e apostar em uma composição mais uniforme.

Madeiras

como escolher piso para apartamento, piso de madeira para apartamento

Aqui o aconchego e o conforto vêm em primeiro lugar! Afinal, não há como negar que os pisos de madeira favorecem ainda mais aquela gostosa sensação de se sentir em casa, sabe? Ou seja, ao apostar nos pisos de madeira, o seu design de interiores fica muito mais acolhedor e convidativo.

Isso se deve não somente ao conforto térmico das peças, mas, principalmente, à origem dos pisos amadeirados. Explicamos: por ser um produto nobre e natural, a madeira traz os ares da natureza para dentro da sua casa. Não é à toa que ela é a escolha número um quando a intenção é compor um décor rústico e campestre!

A única ressalva diz respeito à limpeza e manutenção desse tipo de piso, já que os assoalhos amadeirados demandam cuidados extras. Para limpá-los, fuja de materiais solventes ou abrasivos. Já para conservá-los, utilize produtos específicos recomendados pelo fabricante, como ceras ou vernizes.

Agora, se a ideia é aplicar piso de madeira nas áreas externas — como decks em varandas, piscinas ou áreas gourmet — verifique se as peças receberam o devido tratamento impermeabilizante para suportar as intempéries climáticas, conservando o brilho e a vida útil por mais tempo.

Mão de obra para colocar piso para apartamento

Enfim, depois de todas essas dicas, você está quase pronto para escolher os pisos do seu apartamento! Falta só um detalhe importante: contar com mão de obra especializada. Afinal, de nada adianta investir em peças de qualidade se o assentamento for feito de forma incorreta, concorda?

Na verdade, esse problema é muito mais comum do que você imagina. Muita gente acha que consegue fazer o serviço sozinha, ou acaba contratando profissionais sem referências.

Então, se você ainda não tem um profissional de confiança, uma ótima dica é contar com os aplicativos de prestação de serviço, como o Triider! Essa plataforma reúne diversas categorias de prestação de serviço, que vão desde fretes e limpezas a tarefas mais complexas, como assentamento de pisos.

Portanto, na hora de escolher um piso para apartamento, não se esqueça de acertar também na escolha da mão de obra, pois isso é fundamental para a qualidade do trabalho prestado!

E aí, gostou do nosso conteúdo? Ficou interessado? Então não deixe de ler estes 11 motivos para chamar o Triider!

POSTS RELACIONADOS

No Triider você contrata os melhores profissionais do mercado de manutenção e reforma! A nossa plataforma oferece Central de Ajuda e garantia para todos os serviços contratados. São mais de 50 tipos de serviços!

Se você precisar de ajuda para resolver algum problema ou realizar algum projeto, conte com a gente!

Abraçamos os seus projetos! #Triider

Baixe nosso aplicativo para contratar profissionais em Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Brasília e São Paulo!