Como tirar ferrugem e evitar que ela apareça? | Triider

Você sabe como tirar ferrugem de móveis, eletrodomésticos e objetos em geral? Não? Então, veja ótimas dicas neste artigo!

Por mais cuidadosa que uma pessoa seja, é provável que um dia ela se veja diante de um objeto importante que está sendo corroído pela ferrugem. Entender como tirar ferrugem é importante para reverter esse processo natural de deterioração.

Contudo, essa missão requer atenção aos detalhes, pois a formação da ferrugem é mais complexa do que parece.

Quer entender tudo sobre esse assunto? Então leia as dicas deste artigo!

O que é ferrugem?

como tirar ferrugem, removedor de ferrugem, produto para tirar ferrugem, como remover ferrugem, remover ferrugem, como evitar ferrugem, como evitar a ferrugem

“Ferrugem” é uma forma popular de se referir à oxidação do ferro. Isso ocorre quando uma estrutura metálica tem contato com o oxigênio. Quando essa mesma estrutura é exposta à água, esse processo é acelerado.

Perceba que ele ocorrerá naturalmente, uma vez que existe umidade e oxigênio no ar de nossa atmosfera. Todavia, isso não significa que não há nada que possa ser feito para retardar a oxidação.

Como evitar a ferrugem?

como tirar ferrugem, removedor de ferrugem, produto para tirar ferrugem, como remover ferrugem, remover ferrugem, como evitar ferrugem, como evitar a ferrugem

Proteger seus objetos da umidade é a maneira mais simples de evitar a ferrugem. Sendo assim, não use muita água no ambiente em que esses itens estão guardados. Se isso ocorrer, seque-os cuidadosamente.

Além disso, não permita que esses cômodos se tornem úmidos. Entenda o que causa a umidade do local e trabalhe para reverter essa situação.

Em alguns casos, como em cidades praianas, isso é bem complicado, mas não é impossível. O morador precisa limpar, com muito cuidado, esses objetos a cada 15 dias, pelo menos.

Como remover ferrugem?

como tirar ferrugem, removedor de ferrugem, produto para tirar ferrugem, como remover ferrugem, remover ferrugem, como evitar ferrugem, como evitar a ferrugem

Um removedor de ferrugem bem fácil de ser feito é uma solução de bicarbonato de sódio com água. Misture os ingredientes até criar uma pasta. Depois, com uma escova de dentes, aplique a pasta no local enferrujado e deixe agir por doze horas.

Essa dica é ideal para remover ferrugem dos locais mais finos, como as partes internas de uma geladeira ou qualquer outro eletrodoméstico.

Agora, você sabe como tirar ferrugem de móveis e eletros? Você precisará passar uma lixa tamanho grão 600 no local, aplicando a pasta de bicarbonato em seguida.

Se você não tiver bicarbonato em sua casa, não tem problema. Faça uma solução com suco de lima (não é limão) e sal. Aplique no local e esfregue com a casca da fruta. Deixe a solução agir por 30 minutos.

Se existirem pontos de ferrugem pequenos, como os que aparecem nas bocas do fogão, você pode fazer o seguinte:

  • corte uma batata ao meio e esfregue-a sobre a ferrugem;
  • esfregue o local, sem remover o líquido da batata, com uma palha de aço;
  • limpe o local com uma folha de papel-alumínio.

No entanto, se oxidação já estiver em um estágio avançado, será necessário aplicar um agente de ferrugem (disponível em materiais de construção). Aplique esse produto após ter lixado a superfície enferrujada. Ele também ajuda a prevenir a ferrugem.

Agora que você sabe o que é e como tirar ferrugem, comece a tratar os seus objetos para evitar ter que jogá-los fora. No caso de portões, janelas e outras peças grandes, pode ser necessário reformá-los com auxílio profissional.

Se você gostou deste artigo, não deixe de assinar a nossa newsletter e receber os conteúdos do Blog do Triider direto no seu e-mail!

Escreva um comentário