Como tirar ferrugem e evitar que ela apareça? | Triider

Você sabe como tirar ferrugem de móveis, eletrodomésticos e outros objetos e superfícies? Não? Então, veja ótimas dicas neste artigo!

Por mais cuidadosa que uma pessoa seja, é provável que um dia ela se veja diante de um objeto importante que está sendo corroído pela ferrugem. Entender como tirar ferrugem é importante para reverter esse processo natural de deterioração.

Contudo, essa missão requer atenção aos detalhes, pois a formação da ferrugem é mais complexa do que parece.

Quer entender tudo sobre esse assunto? Então leia as dicas deste artigo!

O que é ferrugem?

como tirar ferrugem, removedor de ferrugem, produto para tirar ferrugem, como remover ferrugem, remover ferrugem, como evitar ferrugem, como evitar a ferrugem

“Ferrugem” é uma forma popular de se referir à oxidação do ferro. Isso ocorre quando uma estrutura metálica tem contato com o oxigênio. Quando essa mesma estrutura é exposta à água, esse processo é acelerado.

Perceba que ele ocorrerá naturalmente, uma vez que existe umidade e oxigênio no ar de nossa atmosfera. Todavia, isso não significa que não há nada que possa ser feito para retardar a oxidação.

Como evitar a ferrugem?

como tirar ferrugem, removedor de ferrugem, produto para tirar ferrugem, como remover ferrugem, remover ferrugem, como evitar ferrugem, como evitar a ferrugem

Proteger seus objetos da umidade é a maneira mais simples de evitar a ferrugem. Sendo assim, não use muita água no ambiente em que esses itens estão guardados. Se isso ocorrer, seque-os cuidadosamente.

Além disso, não permita que esses cômodos se tornem úmidos. Entenda o que causa a umidade do local e trabalhe para reverter essa situação.

Em alguns casos, como em cidades praianas, isso é bem complicado, mas não é impossível. O morador precisa limpar, com muito cuidado, esses objetos a cada 15 dias, pelo menos.

Como tirar ferrugem?

como tirar ferrugem, removedor de ferrugem, produto para tirar ferrugem, como remover ferrugem, remover ferrugem, como evitar ferrugem, como evitar a ferrugem

Fazendo o seu produto para tirar ferrugem

Opção 1:

Um removedor de ferrugem bem fácil de ser feito é uma solução de bicarbonato de sódio com água. Misture os ingredientes até criar uma pasta. Depois, com uma escova de dentes, aplique a pasta no local enferrujado e deixe agir por 12 horas.

Opção 2:

Se você não tiver bicarbonato em sua casa, não tem problema. Faça uma solução com suco de lima (não é limão) e sal. Aplique no local e esfregue com a casca da fruta. Deixe a solução agir por 30 minutos.

Opção 3:

Se existirem pontos de ferrugem pequenos, como os que aparecem nas bocas do fogão, você pode fazer o seguinte:

  • corte uma batata ao meio e esfregue-a sobre a ferrugem;
  • esfregue o local, sem remover o líquido da batata, com uma palha de aço;
  • limpe o local com uma folha de papel-alumínio.

Como tirar ferrugem de geladeira?

Utilize a opção 1 para remover ferrugem dos locais mais finos, como as partes internas de uma geladeira ou qualquer outro eletrodoméstico.

Como tirar ferrugem de roupa?

Neste caso você pode usar a opção 2 de produto caseiro para tirar ferrugem. Outra ideia que funciona para roupas é aplicar vinagre diretamente sobre a mancha e por cima fazer uma camada de sal. Depois disso a peça deve ficar no sol para secar. Ao final, faça um enxágue para retirar a mistura.

Se a mancha for mais recente, experimente removê-la com detergente neutro para louça. E é bem simples: coloque o detergente em um copo com água morna e mexa bem. Aplique a mistura na roupa e deixe agir por 5 minutos. Para finalizar, lave com água fria.

Como tirar ferrugem de ferro?

É possível que a opção 2 funcione na hora de remover ferrugem de ferro ou de itens de metal. Mas você também pode tentar com vinagre branco.

Encharque o local da ferrugem com vinagre – se forem itens pequenos, deixe-os mergulhados em um recipiente com vinagre – e deixe a solução agindo durante a noite. Ao retirar do líquido, esfregue para remover a ferrugem, ela sairá facilmente, como se estivesse se desmanchando.

Como tirar ferrugem de inox?

Na hora de limpar inox você pode apostar na opção 1, ela certamente será bastante efetiva. Percebeu como o bicarbonato é um importante aliado na limpeza da sua cozinha, certo? Tenha ele sempre por perto que a sua vida fica bem mais fácil!

Como tirar ferrugem de ferramentas?

Por mais cuidadoso que você seja com suas ferramentas, a ferrugem é um processo normal de deterioração e eventualmente vai aparecer. E quando isso acontecer, você pode utilizar as opções 1 ou 2. Outra alternativa é esfregar limão nas ferramentas e deixar agir, já que as substâncias ácidas são infalíveis nesses casos.

Como tirar ferrugem de panela de ferro?

Como já vimos por aqui, usar a imersão em vinagre é uma solução simples e que todo mundo pode fazer em casa. Se sua panela for muito grande e você não tiver um recipiente maior para colocá-la de molho no vinagre branco, use a pasta de bicarbonato com água da opção 1.

Para evitar que sua panela volte a enferrujar, nunca deixe ela molhada. O ideal é, após cada lavagem, secar ela no fogo, no forno ou no sol. Na hora de guardar, um truque para evitar a absorção da umidade do ar é colocar um filtro de café dentro dela.

Como tirar mancha de ferrugem do piso?

Alguns aparelhos que temos pela casa podem acabar danificando o piso com ferrugem ao longo do tempo, e muitas vezes só percebemos as marcas quando mudamos os móveis de lugar.

Para remover as manchas de ferrugem no piso, seja ele de cerâmica, azulejo, porcelanato, ou mesmo pisos laminados e vinílicos, use a mistura da opção 1. Deixe agir por 2 horas e depois remova com água.

Como tirar ferrugem de móveis e eletrodomésticos?

Nestes casos, você precisará passar uma lixa tamanho grão 600 no local. Depois disso, aplique a pasta de bicarbonato da opção 1.

Dica extra:

Nas superfícies em que a oxidação já está em um estágio avançado, será necessário aplicar um agente de ferrugem (disponível em lojas de materiais de construção). Aplique esse produto após ter lixado a superfície enferrujada. Ele também ajuda a prevenir a ferrugem.

Agora que você sabe o que é e como tirar ferrugem, comece a tratar os seus objetos para evitar ter que jogá-los fora. No caso de portões, janelas e outras peças grandes, pode ser necessário reformá-los com auxílio profissional.

Se você gostou deste artigo, não deixe de assinar a nossa newsletter para receber os conteúdos do Blog do Triider direto no seu e-mail!

Escreva um comentário