Como limpar panela queimada: conheça 5 formas | Triider

Não sabe como limpar panela queimada? Não se preocupe, pois, neste artigo, daremos algumas dicas valiosas!

Por mais cuidadoso que você seja, basta uma leve distração para ver a sua receita passar do ponto, não é mesmo? Além de ver o seu jantar ir por água abaixo, esse deslize pode danificar as suas panelas. Por isso, é importante saber como limpar uma panela queimada.

Se a limpeza desse utensílio for feita de maneira inadequada, você corre o risco de riscar as suas panelas, danificando-as permanentemente. Para evitar que isso aconteça, preparamos algumas dicas que vão ajudar você. Boa leitura!

Como limpar panela queimada?

como limpar panela queimada, como limpar panela de inox, como limpar panela de inox queimada, limpar panela queimada, como limpar uma panela queimada, como limpar panela queimada de pipoca, como limpar panela queimada no fundo, como limpar panela queimada de gordura, como limpar panela queimada de leite
Foto: Dan Edwards | Unsplash

É sempre uma sensação desagradável precisar de uma panela e se lembrar de que ela está suja de queimado, não é mesmo? A situação piora ainda mais quando você se dá conta de que esse é um tipo de sujeira que não sai fácil. Então, existem dois “tipos” de panelas queimadas, as panelas queimadas por fora e panelas queimadas no fundo.

Antes de tudo, lembre-se: a melhor opção é não deixar essa limpeza para depois. Existem algumas soluções rápidas que devem ser realizadas logo que o incidente aconteceu.

Selecionamos produtos ótimos para ajudar na limpeza. Priorizamos aqueles que você provavelmente tem em casa. Confira!

1. Clássico: detergente e água quente

Nesse caso, o que você precisa fazer é retirar o alimento queimado da panela e levá-la novamente ao fogo (baixo), acrescentando alguns copos de água e despejando detergente na panela. A quantidade de água depende do tamanho da “sujeira”. O importante é cobrir todo o queimado.

Deixe a mistura ferver por alguns minutos. Com uma colher de pau, verifique se a sujeira está se soltando do fundo da panela. Quando notar que ela está desgrudando, desligue o fogo, despeja a água e faça a limpeza normal com uma esponja.

2. Bicarbonato de sódio e vinagre

Quando fazemos frituras, o óleo quente pode respingar para fora da panela, fazendo com que ela crie manchas escuras. Nem sempre a palha de aço consegue remover esses resíduos. Nessas horas, nos perguntamos: como limpar panela queimada de gordura? Pois então, vamos lá!

A uma mistura de ácido acético com bicarbonato de sódio é o que pode te ajudar a remover essas manchas. Misture uma colher de sopa de bicarbonato, duas de sal refinado e 100 ml de vinagre em um recipiente.

Em seguida, aplique essa solução em uma esponja áspera (parte verde da bucha/esponja de cozinha, por exemplo) e esfregue a panela. Deixe agir por alguns minutos e repita o processo até retirar toda a sujeira. Você vai precisar usar um pouquinho da sua força aqui.

3. Limão

Em alguns casos, o queimado sai da panela, mas ela fica com umas manchas esbranquiçadas, resultado dos produtos de limpeza utilizados. Para removê-las, você pode usar uma solução a base de limão.

Aplique o suco de limão na panela ou limão cortado em rodelas, o suficiente para cobrir a mancha. Deixe agir por uns dez minutos e lave o utensílio usando uma esponja macia. Não se esqueça de lavar bem as suas mãos em seguida, uma vez que o limão mancha a pele quando exposto ao sol.

4. Molho de tomate

Nem todo mundo sabe como limpar panela queimada de açúcar. Esse ingrediente costuma deixar resíduos escuros e de gosto amargo. Você pode recorrer às dicas anteriores para limpar a sujeira mais grossa.

Depois, coloque uns dois copos de água para ferver na panela e acrescente quatro colheres de extrato de tomate. Acredite: esse ingrediente libera os resíduos, absorve o odor e o sabor do açúcar queimado da panela. Feito isso, é só lavar a panela da maneira tradicional e pronto.

5. Papel alumínio

É mais simples que você está esperando. Você irá utilizar o papel alumínio como matéria prima para fazer uma esponja. Enrole o papel alumínio até ele ficar em um formato redondo/oval. Utilize o detergente para colocar no queimado e o papel alumínio para esfregar.

Se você precisa saber como limpar panela queimada de pipoca e panela queimada de leite, utilize essas técnicas. São maneiras fáceis, baratas e muito efetivas.

Como evitar manchas no fogão?

como limpar panela queimada, como limpar panela de inox, como limpar panela de inox queimada, limpar panela queimada, como limpar uma panela queimada, como limpar panela queimada de pipoca, como limpar panela queimada no fundo, como limpar panela queimada de gordura, como limpar panela queimada de leite
Foto: Maddi Bazzoco | Unsplash

Além das panelas, a sujeira pode manchar e danificar o seu fogão. Por isso, quando você for cozinhar algo que pode deixar manchas, cubra o fogão com folhas de papel-alumínio. Assim, em vez de ter que limpar o fogão sempre que uma receita fizer bagunça, bastará tirar as folhas descartáveis.

Agora que você sabe como limpar panela queimada deve ter ficado mais tranquilo sabendo que não precisará jogá-la fora, não é mesmo? Contudo, lembre-se de ficar de olho nas suas panelas quando elas estiverem no fogo!

Gostou deste artigo? Navegue pelo blog e confira conteúdos importantes para manutenção de casa. E se você tem alguma dica de como limpar panela queimada, deixe o seu comentário!

Escreva um comentário