Search

Sistema hidráulico: atenção com a manutenção da casa de praia

Confira 5 dicas para identificar possível problemas no sistema hidráulico e não seja pego de surpresa nas suas férias

Fim do ano chegando e muitas famílias já estão com as malas prontas para aproveitar os momentos de lazer e descanso. Normalmente, o destino escolhido é o Litoral, seja para passar um longo período ou para um final de semana, a casa ou apartamento de praia são ótimos aliados para fugir da correria e renovar as energias. Para evitar dor de cabeça durante a alta temporada, é sempre bom pensar em todos os detalhes antes de pegar a estrada.

O sistema hidráulico, por exemplo, quando não verificado, pode trazer algumas complicações. Por isso, pegamos algumas dicas com o gerente industrial Arilson Decarlos, da Censi, sobre manutenção hidráulica para você curtir o verão sem contratempos na casa de praia. Anote aí:

1. Manutenção preventiva

sistema hidráulico, manutenção sistema hidráulico,

A casa de praia é frequentada, normalmente, apenas durante os meses de temperaturas mais altas, por isso, muitas vezes as pessoas esquecem de realizar as manutenções necessárias. Manutenção preventiva, como o próprio nome já diz, é uma maneira de prevenção. Ela serve para encontrar possíveis falhas e consertar antes de se tornar algo maior.

Portanto, a dica número 1 é: aproveite esse período anterior a alta temporada para verificar as condições do sistema hidráulico. Se você não souber como identificar se há falhas ou danos no sistema hidráulico, consulte um especialista em hidráulica.

2. Vazamentos

sistema hidráulico, manutenção hidráulica

Não é sempre que conseguimos visualizar um vazamento – em alguns casos, ele pode ocorrer por dentro da parede. Nestas situações, só tomamos conhecimento quando a conta de água vem nas alturas. Porém, existem algumas dicas que podem te ajudar a identificar um vazamento interno no imóvel.

Uma maneira é fechar todas as saídas de água do local e observar o medidor, se o ponteiro parar, o provável é que não tenha nenhum vazamento. Caso continue girando, contate um profissional. Veja outras maneiras de identificar vazamento de água aqui!

3. Qualidade e saída de água

sistema hidráulico, sistema de água

A água também pode indicar problemas na instalação. Aumento de turbidez ou mudanças na cor podem ser sinais de acúmulo de matéria orgânica ou inorgânica nos reservatórios. Verificar o fluxo da água também é importante, caso esteja falhando pode ser motivo de torneira entupida. Para descobrir, desentarraxe o objeto e faça uma limpeza na peça cilíndrica.

4. Infiltração

sistema hidráulico, manutenção hidráulica, infiltrações

A umidade pode atingir qualquer área da casa, se você reparar um aspecto diferente nas paredes, como cheiro de mofo ou bolor, é provável que esteja com indícios de alguma infiltração. Nesse caso, chame um profissional para verificar e resolver o problema.

5. Mau cheiro

sistema hidráulico, mau cheiro na pia o que pode ser

O sifão é responsável por proteger o retorno de gases e, consequentemente, o mau cheiro das tubulações do sistema de esgoto sanitário. Se você chegou na residência e está com cheiro forte de esgoto, pode ser que esse dispositivo esteja danificado. Essa peça geralmente fica em segundo plano, mas é muito importante e essencial, por isso, invista em um produto de qualidade.

Várias coisas podem interferir no bom funcionamento do sistema hidráulico da sua casa, seja ela de praia ou não. Mas é claro que os cuidados devem ser redobrados no caso dos imóveis do Litoral. Isso, porque nessas regiões a umidade é muito maior durante o inverno e, quando fora de uso por muito tempo, seu funcionamento pode ser prejudicado.

Mas agora você já sabe! Com essas dicas vai ficar mais fácil identificar qualquer falha ou problema na hidráulica da sua casa. Assim, você não será surpreendido por um problema durante as férias.

Quer ver mais dicas como essa? Assine a nossa newsletter e saiba tudo sobre manutenção, reforma e dicas em geral!

POSTS RELACIONADOS

No Triider você contrata os melhores profissionais do mercado de manutenção e reforma! A nossa plataforma oferece Central de Ajuda e garantia para todos os serviços contratados. São mais de 50 tipos de serviços!

Se você precisar de ajuda para resolver algum problema ou realizar algum projeto, conte com a gente!

Abraçamos os seus projetos! #Triider

Baixe nosso aplicativo para contratar profissionais em Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Brasília e São Paulo!