Search

Tudo o que você precisa saber sobre como tirar ar do encanamento

A pressão do chuveiro anda fraca? Sua tubulação está fazendo barulhos estranhos? Então vem com a gente aprender como tirar ar do encanamento!

Problemas que envolvem a hidráulica da casa costumam assustar. Afinal, não temos como saber com exatidão o que está acontecendo por dentro das paredes. Por isso é importante ficarmos atentos a qualquer barulho ou comportamento diferente do fluxo da água. Se percebemos instabilidades no início, podemos evitar transtornos maiores e quebradeira de paredes para consertar vazamentos ou canos danificados.

O que pode causar problema de ar no encanamento?

Em geral, o ar nos canos acontece quando há alguma descontinuação no abastecimento de água. Isso pode acontecer quando falta água na rede de fornecimento do seu bairro, ou quando ocorre o fechamento do registro de água da casa ou apartamento.

É mais comum que aconteça quando a distribuição de água fica cortada por longos períodos. Portanto, se na sua região falta água com frequência, esse pode ser um problema recorrente. Já se você precisa fechar o registro para um conserto rápido, não se preocupe, dificilmente esse breve período provocará a entrada de ar no encanamento.

Outro momento que pode ocasionar esse problema é quando a limpeza de caixa d’água é feita. Mesmo que você volte a encher o seu reservatório, o ar pode entrar na tubulação e dificultar a passagem de água até as torneiras, chuveiros e privadas.

Como tirar ar do encanamento? Veja nossas dicas e saiba como tirar ar dos canos

Como saber se tem ar no encanamento?

Existem alguns sinais que podem aparecer quando é preciso tirar o ar dos canos:

  • Barulhos estranhos na tubulação, o que poderia ser identificado como a vibração do encanamento;
  • Distribuição da água com dificuldade, com alguns pontos funcionando normalmente enquanto algumas saídas de água apresentam falhas;
  • Pouca pressão ao ligar as torneiras ou chuveiros;
  • Pouca vazão na hora de acionar a descarga do vaso sanitário;
  • E então, como tirar o ar do encanamento?

    Se o problema realmente for ar no encanamento, você deve conseguir colocar seu fluxo de água em dia seguindo estes passos:

  • A primeira etapa é fechar o registro principal da água da casa, aquele que fica perto do hidrômetro.
  • Agora é a hora em que você precisa abrir todas as saídas de água da casa. Peça ajuda de alguém da sua família, se for possível! Abra e deixe abertas todas as torneiras da cozinha, banheiro, lavandeira e área externa.
  • Ligue também o(s) chuveiro(s). Lembre-se de desligar a temperatura para o seu aparelho não queimar!
  • Você também deve esvaziar os reservatórios das privadas. Dê descarga quantas vezes forem necessárias até que não tenha mais água nas tubulações.
  • Depois que a água parar de escorrer por todas as saídas e você tiver certeza que não há mais água na tubulação, abra novamente o registro principal.
  • Agora a ideia é deixar a água escoando até que haja um fluxo consistente.
  • Quando sentir que a água está fluindo normalmente, desligue todas as torneiras e chuveiros.
  • Como tirar ar do encanamento? Veja nossas dicas e saiba como tirar ar dos canos

    Essa é a forma mais simples que você vai encontrar de como tirar ar dos canos. Caso o fluxo não volte ao normal após esse procedimento, ainda há a alternativa de remover o registro do chuveiro. Porém, para essa opção serão necessárias algumas ferramentas como chave de boca, chave de fenda e de grifo.

    Se o registro for fora do box do banheiro, coloque um balde embaixo para conter a água na hora da retirada do registro. Deixe a água escoar até que o fluxo fique bem forte – talvez você precise de mais de um balde. Coloque o registro de volta e abra as torneiras e chuveiros para testar se ainda há ar no encanamento.

    Posso fazer algo para evitar que entre ar nos canos de novo?

    Uma dica muito básica, porém eficiente, é desligar o registro geral de água sempre que estiverem previstos cortes no fornecimento geral de água. Claro, nem sempre somos avisados sobre a falta de abastecimento, então o jeito é desligar tudo assim que percebermos o corte. Quando fechamos o registro geral, impedimos os resquícios de água de empurrarem ar para dentro da tubulação.

    Se o problema acontece com muita frequência, existem no mercado alguns aparelhos que prometem eliminar o ar dos canos. Porém, esses equipamentos não possuem eficácia garantida, então vale a pena consultar um encanador para refletir se o investimento é mesmo vantajoso.

    O ar nos canos de água pode causar outros problemas?

    É claro que os transtornos causados pelo ar nos canos, como a pouca vazão da água, atrapalham no dia a dia. Porém, a pior parte são os danos que podem surgir a partir de um problema relativamente simples.

    Se não for solucionado, o ar no encanamento pode provocar excesso de vibração nos canos, podendo ocasionar rachaduras e, consequentemente, vazamentos por dentro de pisos e paredes. Outra consequência do excesso de ar nos canos pode ser a falta de água gradual e o entupimento do esgoto.

    As bolsas de ar que se formam nos tubos, além de atrapalhar no desempenho do fluxo da água, também podem aumentar seus gastos na conta de água. Esse é outro sinal para ficar atento: se a sua fatura ficar mais cara, sem motivos aparentes, chame um profissional caça-vazamentos para averiguar possíveis escapes de água.

    comparar preços de profissionais de manutenção, instalação ou pequenas reformas

    Se você seguiu o passo a passo de como tirar ar do encanamento e ainda assim o fluxo da água não voltou ao normal, talvez seja hora de recorrer à ajuda de um especialista. Com uma breve descrição do problema, você pode solicitar um orçamento gratuito para um encanador do Triider. Relate que já foi feita a tentativa de retirada do ar dos canos, mas que o procedimento não funcionou. Assim o encanador pode resolver o seu caso com mais agilidade!

    POSTS RELACIONADOS

    No Triider você contrata os melhores profissionais do mercado de manutenção e reforma! A nossa plataforma oferece Central de Ajuda e garantia para todos os serviços contratados. São mais de 50 tipos de serviços!

    Se você precisar de ajuda para resolver algum problema ou realizar algum projeto, conte com a gente!

    Abraçamos os seus projetos! #Triider

    Baixe nosso aplicativo para contratar profissionais em Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Brasília e São Paulo!