Como limpar box de banheiro? Veja 8 dicas infalíveis! | Triider

Saber como limpar box de banheiro não é coisa de outro mundo, basta apostar nos produtos certos e em alguns segredinhos!

Ele pode ser de vidro, de acrílico, colorido, espelhado etc., qualquer que seja o tipo de box do seu banheiro, uma coisa é certa: você precisará limpá-lo com certa frequência. Mas para aprender como limpar box de banheiro, não dá para testar qualquer produto, certo?

Isso porque, dependendo do material do box e dos produtos de limpeza utilizados, você poderá ocasionar manchas ou riscos na peça. Priorizar o uso da água e do detergente neutro já é meio caminho andado para garantir uma limpeza rápida e eficaz.

No entanto, existem outros segredinhos que podem se tornar grandes aliados da limpeza dos boxes. Neste post listamos esses truques para você em 8 dicas infalíveis. Acompanhe a leitura para dar um fim ao dilema do box sujo!

Por que o box suja tanto?

como limpar box de banheiro, como limpar box

Não importa se você mora sozinho ou se tem mais gente em casa para ajudar na limpeza ou nos pequenos reparos. Qualquer que seja a situação, com certeza, você já reparou que o box do banheiro é um dos lugares que mais acumulam sujeira no lar.

Isso acontece porque, com o passar dos dias, os resíduos dos produtos que utilizamos no banho — sabonete, shampoo, condicionador etc. — vão se impregnando na superfície e criando manchas visíveis.

Os próprios óleos naturais do nosso corpo também contribuem para a formação dessas manchas. Mas, apesar de parecer difícil retirá-las, o processo é bem simples. Basta utilizar os produtos corretos e apostar em alguns segredinhos infalíveis. Vamos então às dicas!

1. Comece pela água e detergente neutro

como limpar box de banheiro, como limpar box de vidro

Como sabemos, essa dupla sempre é um poderoso aliado da limpeza doméstica. E nem é preciso exagerar: com algumas gotinhas do detergente diluídas em um litro de água, já dá para ter um bom resultado. Entretanto, quando o assunto é limpeza de box de banheiro, talvez, esse duo não dê conta do recado sozinho.

Por exemplo: se o box estiver bastante engordurado ou há muito tempo sem limpar, pode ser que você precise recorrer aos produtos mais potentes. Mas para a limpeza básica do dia a dia, com certeza, a dupla água + detergente será infalível na remoção da sujeira.

Nesse caso, utilize o lado macio da esponja e faça movimentos circulares pela extensão do box, enxaguando em abundância logo em seguida. Isso vai retirar toda a camada oleosa da superfície e evitar que resíduos do detergente se fixem ao vidro ou acrílico.

2. Prefira água quente para limpar o box

como limpar box de banheiro, como limpar box de vidro

Quando a superfície está muito manchada ou engordurada, um truque complementar é utilizar água quente para fazer a limpeza do box. Afinal, quem nunca recorreu ao truque da água quente para auxiliar na lavagem das louças mais sujas da pia da cozinha?

Pois é! Funciona também para o box do banheiro. Dessa forma, basta fazer o procedimento habitual com água quente ou morna e algumas gotinhas do detergente. Você vai ver: as manchas sairão com muito menos esforço.

3. Aposte no bicarbonato de sódio

Devido às suas propriedades químicas, o bicarbonato de sódio é um grande aliado da limpeza doméstica. Então, se você quiser caprichar na hora de limpar o box do banheiro, não tenha dúvida: recorra a esse segredo! Veja na prática como utilizar o produto.

Materiais
  • 1 litro de água quente ou morna;

  • 2 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio;

  • 1 colher (sopa) de sabão em pó ou algumas gotas de detergente neutro;

  • 1 colher (sopa) de álcool, preferencialmente 70%.

Como aplicar

Após preparar a mistura, utilize uma esponja para esfregar cuidadosamente o box, nunca com o lado áspero da bucha. Depois, enxágue em abundância e seque com um pano macio. Caso o box não seja utilizado no momento, também é possível deixar secar naturalmente.

4. Utilize vinagre branco para desinfetar

como limpar box de banheiro, como limpar box de banheiro com vinagre

Eis outro grande aliado caseiro da limpeza: o vinagre branco. Devido às suas propriedades desinfetantes e neutralizantes, ele também é um truque certeiro para a limpeza doméstica. Vamos lá!

Materiais
  • 1 colher (sopa) de vinagre branco;

  • 200 ml de álcool;

  • 250 ml de água

Como aplicar

Misture a solução e aplique diretamente nos locais em que as manchas estão em evidência. Utilize uma esponja macia para espalhar a mistura, esfregando toda a extensão do box. Aí é só enxaguar e pronto!

5. Recorra ao truque do amaciante de roupas

como limpar box de banheiro, mistura para limpar box de banheiro

E não paramos por aí. Você pode até duvidar, mas o amaciante de roupas também é um produto infalível para limpar box de banheiros. Faça o teste e comprove. É simples!

Materiais
  • 1/2 xícara de água morna;

  • 1/2 xícara de amaciante de roupas.

Como aplicar

Faça uma solução com os dois ingredientes e, depois, utilize o lado macio da esponja para aplicar a mistura ao longo da superfície. Enxágue logo em seguida para evitar qualquer resquício do produto no box e ele estará como novo!

6. Use materiais de proteção

como limpar box de banheiro, box de banheiro sujo

Tudo bem que você não está utilizando produtos pesados ou tóxicos para limpar o box. Mesmo assim, não descuide da proteção: use touca e luvas específicas para esse procedimento. Dessa maneira, você evita qualquer risco de reação alérgica ou mesmo aqueles incômodos respingos de produtos no corpo enquanto realiza a limpeza.

7. Seque bem o box para finalizar

como limpar box de banheiro, como limpar box de vidro

Essa é a parte mais chata, pois todos nós sabemos que secar uma superfície por completo dá trabalho, como o box de vidro ou de acrílico. O ideal é que esse tipo de limpeza seja feita com tempo para que os boxes possam secar naturalmente antes de você utilizar o banheiro.

Mas, como nem sempre isso é possível, em algumas situações será necessário secá-lo após a limpeza, pois isso evita aquelas terríveis marquinhas de gotas que se secam no vidro após alguém tomar banho.

Para uma secagem correta e eficiente, o segredo é utilizar um pano de boa qualidade, como os de microfibra, e preferencialmente novo. Assim, você garante a secagem completa e uniforme do box sem correr o risco de arranhá-lo.

8. Faça a limpeza regularmente

como limpar box de banheiro, como limpar box de vidro
Foto: Holger Link

Já que estamos falando em truques de como limpar box de banheiro, vamos a um segredinho banal, porém, muito eficiente: limpar a superfície regularmente, evitando o acúmulo de gorduras. Afinal, isso é óbvio: quanto mais frequente for a limpeza do box, menos sujeira acumulada haverá para até a próxima faxina.

Sem falar que, em se tratando de banheiros, a atenção deve ser redobrada para evitar a formação de lodo ou até o surgimento de larvas nos trilhos do box. Então, por questões de saúde e bem-estar, é imprescindível realizar a limpeza periodicamente. Em uma casa com muitas pessoas, o ideal seria fazer a higienização do vidro do box de, no máximo, 15 em 15 dias.

Porém, nós sabemos que com a rotina agitada do dia a dia nem sempre sobra tempo para nos dedicarmos às tarefas domésticas, não é mesmo? Nessas horas, o melhor a fazer é contratar uma boa diarista que, com certeza, saberá como limpar box de banheiro de forma correta.

Quer um jeito prático e seguro de fazer isso? Utilize um aplicativo de prestação de serviços para contratar uma profissional de confiança e resolva esse dilema em um único clique. Ah, gostou das nossas dicas? Então compartilhe com os seus amigos e se inscreva na nossa newsletter para ficar por dentro de mais conteúdos interessantes como este!

2 Comments

  1. A Empresa Marine Vidros Trabalha com Box de banheiro, Box em Inox, box,
    Espelho, Serviços de Vidraçaria em geral, especializada em colocação de
    Vidros Temperados, Box Para banheiro, Box de Vidro temperado, Box,
    Box com Roldanas Aparentes em Inox, Guarda Corpo de Vidro e Inox,
    Corrimão, Fechamento de Sacada, Espelhos, Espelho com bisotê, Portas
    De Abrir ou de Correr de vidro temperado, com Mola Hidráulica.
    Saiba mais no site https://www.marinevidros.com.br/
    Fone (11) 3136-0754

Escreva um comentário