Search

Como desentupir vaso sanitário? Conheça 7 maneiras de fazer isso

Quer aprender agora como desentupir vaso sanitário? Neste artigo você verá 7 maneiras de desentupir seu vaso e evitar que ele entupa novamente!

Se você chegou até este artigo, com certeza quer aprender como desentupir vaso sanitário, não é verdade? Antes de tudo, garantimos que a melhor solução ainda é manter o vaso sempre limpo e desobstruído, além de realizar a manutenção periódica dos encanamentos da casa.

Mas nem sempre conseguimos fazer isso e o vaso sanitário fica sujeito ao entupimento, causando uma grande dor de cabeça. Se isso acontecer, não precisa se desesperar! Aqui, ensinaremos 7 maneiras de desentupir privada com algumas dicas caseiras. Acompanhe!

Como prevenir o entupimento do vaso?

como desentupir vaso sanitário, desentupimento de vaso sanitário, vaso entupido

Antes de mais nada, é melhor evitar que o vaso entupa, afinal, não é uma tarefa das mais agradáveis ter que desentupir vaso sanitário, não é mesmo?

Evite jogar papéis higiênicos, absorventes íntimos, restos de sabonetes, lenços umedecidos e fraldas descartáveis diretamente no vaso. Jogue-os sempre no cesto de lixo. Outra dica é observar as crianças pequenas enquanto utilizam o banheiro, já que são muito curiosas e podem atirar objetos dentro da privada, causando o entupimento.

E então, como desentupir vaso sanitário?

Desentupir vaso sanitário é um desses pequenos reparos que precisamos realizar na nossa casa o mais rápido possível para evitar maiores aborrecimentos. Veja 7 maneiras de fazer isso agora mesmo.

1. Com um desentupidor

como desentupir vaso sanitário, vaso entupido

Essa é provavelmente a técnica mais usual para desentupir um vaso sanitário, afinal, quase todo mundo tem um desentupidor em casa. A função desse utensílio é a de causar pressão na água do vaso por meio do vácuo, de modo a empurrar o que estiver preso no cano com força em direção à rede de esgoto.

Para utilizar o desentupidor basta segurar no cabo e bombear a água da privada até que o objeto ali preso consiga escapar. Certifique-se de ter desligado o registro de água antes de começar a tentativa. Além disso, é importante a utilização de luvas de borracha para evitar entrar em contato com matéria fecal.

2. Com vinagre e bicarbonato de sódio

como desentupir vaso sanitário, como desentupir privada

Uma combinação que costuma ser eficiente para desentupir o vaso, principalmente quando ele ficar obstruído apenas com excrementos e papel. Aqui, você deve misturar 1/2 copo de bicarbonato de sódio com 1/2 copo de vinagre e jogar o conteúdo diretamente no seu vaso sanitário. Espere agir brevemente e depois tente ativar a descarga.

A água sanitária também é um excelente produto para desentupir privada, em substituição à mistura de vinagre com bicarbonato. Se for o caso, deixe o produto agir por algumas horas antes de novamente apertar a descarga.

3. Com água quente

como desentupir vaso sanitário, como desentupir privada

Você sabia que tem como desentupir privada com água quente? Essa técnica é mais eficiente quando o vaso ficar entupido com excrementos e até mesmo com papel higiênico, e não deve ser utilizada mais do que 3 vezes seguidas. Encha um balde com um litro de água quente — pode ser do chuveiro, da banheira ou até mesmo aquecida no fogão. Algumas pessoas preferem diluir um pouco de detergente nessa água para facilitar ainda mais o processo.

Despeje todo o conteúdo do balde diretamente no vaso sanitário e aguarde cerca de 5 minutos para que a gordura ali presente derreta. Depois, tente novamente dar a descarga para que o conteúdo preso possa finalmente seguir até o esgoto.

4. Com um cabide de arame

como desentupir vaso sanitário, como desentupir privada

Essa dica é ideal caso o entupimento tenha sido causado por um objeto preso próximo ao cano, como papel higiênico, absorvente íntimo ou algo que tenha caído no vaso por acidente.

Pegue um cabide de arame e abra-o até que ele fique no formato da letra “V”. Em seguida, faça movimentos circulares com o arame até conseguir desenganchar o objeto e puxá-lo para fora. Em muitos casos, você consegue resolver o problema do vaso entupido com essa técnica. Aqui, o ideal é utilizar luvas de borracha para a realização da tarefa, já que você precisará retirar o objeto de dentro do vaso para jogá-lo no lixo depois.

​5. Com uma bola ou filme plástico

O objetivo dessa técnica é formar vácuo para aumentar a pressão e desobstruir o vaso, mais ou menos parecido com a utilização de um desentupidor. Para isso, você pode colocar uma bola de plástico de modo a vedar completamente o vaso, e então acionar a descarga.

Outra forma eficiente é utilizando filme plástico de embalar alimentos ou até mesmo um saco de lixo. Cole o filme sobre o seu vaso sanitário com uma fita adesiva, de modo que não fique nenhum espaço para entrada de ar e depois fique acionando a descarga até que o conteúdo desça.

6. Com um pano de chão

como desentupir vaso sanitário, como desentupir privada

Essa não é uma das alternativas mais agradáveis, mas pode ser útil caso você não disponha de nenhum outro produto para desentupir vaso sanitário.

Coloque suas luvas plásticas e empurre o pano de chão diretamente no vaso com força, sempre com cuidado para que o pano não desça. Então, acione a descarga e ao mesmo tempo vá puxando e empurrando o pano para tentar desobstruir o encanamento.

7. Com soda cáustica

Utilize esse procedimento apenas quando todos os outros tiverem falhado e nunca com frequência, afinal, a soda cáustica é um produto muito forte e que pode danificar seu vaso e também os encanamentos da casa. Lembre-se de que esse é um químico muito perigoso e corrosivo, por isso você deve usar luvas e óculos para se proteger do contato direto.

Encha um balde com água e despeje 2 colheres de sopa de soda cáustica e também 2 colheres de sopa de sal. Depois disso, despeje todo o conteúdo no vaso e tente novamente dar descarga.

Algumas pessoas observam resultados parecidos despejando uma garrafa inteira de Coca-Cola no vaso, com a vantagem de não precisar de tanto cuidado durante o manuseio do refrigerante.

Nada disso ajudou para desentupir a privada?

Se mesmo tentando essas técnicas caseiras você ainda não conseguiu desentupir o vaso sanitário, é melhor não insistir mais, já que pode danificar o sistema hidráulico. Nesse caso, é uma boa hora para chamar uma empresa ou profissional do ramo para lhe ajudar.

O Triider tem esse serviço e pode resolver o problema de privada entupida para você! Com alguns cliques você pode encontrar os melhores profissionais para desentupir vaso sanitário e encerrar de uma vez esse problema no banheiro de casa.

Agora que você já aprendeu como desentupir vaso sanitário, aproveite e leia também nosso artigo com 8 dicas para quem mora sozinho. Elas poderão ajudar na hora do aperto!

fazer orçamento gratuito de profissionais de manutenção, instalação ou pequenas reformas

POSTS RELACIONADOS

No Triider você contrata os melhores profissionais do mercado de manutenção e reforma! A nossa plataforma oferece Central de Ajuda e garantia para todos os serviços contratados. São mais de 50 tipos de serviços!

Se você precisar de ajuda para resolver algum problema ou realizar algum projeto, conte com a gente!

Abraçamos os seus projetos! #Triider

Baixe nosso aplicativo para contratar profissionais em Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Brasília e São Paulo!