Vazamento de água no banheiro: 5 coisas que você deve saber | Triider

Cuidar de uma casa ou apartamento não é tarefa fácil, ainda mais morando sozinho. Os trabalhos domésticos nunca acabam completamente — basta olhar para aquela louça suja que parece se multiplicar na pia. Fora isso, qualquer pessoa pode ser surpreendida por problemas indesejados, como uma infiltração no banheiro. Você já passou por algum transtorno causado por vazamento de água?

Mesmo que isso não tenha acontecido com você, é bom estar preparado para que complicações desse tipo não se transformem em grandes incomodações. Neste artigo, iremos abordar 5 coisas que você deve saber sobre vazamento de água no banheiro. Vamos lá?

O que fazer para resolver problemas de vazamento de água no banheiro?

Nem todo mundo está acostumado a lidar com situações problemáticas dentro de casa, e é ainda mais complicado quando o que causa o problema está escondido atrás das paredes, piso ou teto — e é exatamente isso que acontece quando ocorre um vazamento de água em banheiros. Muitas vezes é difícil identificar a origem da vazão para que o empecilho seja resolvido.

Diferente de quem mora em apartamento, os moradores de casas têm mais autonomia para tratar do assunto. O que acontece é que em uma casa, normalmente, os vazamentos ocorrem na tubulação interna, enquanto num apartamento é possível que o local danificado esteja na tubulação de um vizinho. Nesses casos é preciso, também, ficar atento às políticas do condomínio.

Por saber que não é tão simples passar por esse tipo de transtorno, listamos abaixo 5 dicas para que você aprenda tudo o que é importante sobre o causador das temidas infiltrações — e o melhor: como resolver esse problema.

1. Como identificar um vazamento?

Os principais sinais de que existe um vazamento no banheiro são manchas de mofo na parede ou no teto, excesso de umidade nos rejuntes dos azulejos — mesmo quando o chuveiro não foi utilizado — e até bolhas na tinta. Caso você perceba alguma dessas situações é importante chamar um encanador para identificar a origem da infiltração.

2. Como saber a origem?

No caso dos apartamentos, é preciso que o profissional verifique se o vazamento vem do apartamento do vizinho ou se o problema é interno. Para isso, ele vai procurar a origem do dano tanto visualmente quanto dando leves batidas nas paredes em busca de um som com eco — que costuma significar que aquele local está oco e pode haver infiltração.

3. Como prevenir?

Tão importante quanto decidir como pintar as paredes da sala e dos quartos é escolher os revestimentos para o banheiro. O tipo de tratamento das superfícies desse cômodo pode prevenir os efeitos degradantes de uma infiltração. Escolher revestimentos de qualidade, como os cerâmicos, tintas epóxi — que são ideais para ambientes internos — ou a fórmica, já aumenta bastante a impermeabilidade do local.

4. Como resolver?

Mesmo tomando cuidados para prevenir um vazamento, acidentes acontecem. Um cano pode sofrer danos em função do tempo, as conexões podem apresentar pequenas folgas, ou até mesmo é possível que alguém perfure a tubulação ao realizar algum serviço nas paredes em que passam os canos.

Quando essas coisas acontecem, o serviço inclui retirar o revestimento e quebrar a parede para ter acesso ao local danificado. Depois, a parte que está vazando é substituída e a parede reconstruída. Não é o tipo de serviço que qualquer pessoa possa realizar, por isso é importante a contratação de um profissional qualificado.

5. A quem recorrer nessa situação?

Você pode pedir indicação de prestador de serviços para seus amigos, familiares ou vizinhos. Outra opção que existe atualmente é a contratação de profissionais por meio de um aplicativo de prestação de serviços.

A ideia é poder comparar orçamentos e contratar prestadores de serviço diretamente pelo celular, escolhendo aquele que melhor se encaixa com a sua necessidade. Então, basta contratar um hidráulico qualificado para resolver o vazamento!

Gostou das dicas? Que tal compartilhar este artigo em suas redes sociais para ajudar algum amigo que possa estar passando por um problema deste tipo? Um vazamento de água pode se tornar uma dor de cabeça muito maior para quem não souber como agir nesses momentos, não é mesmo?

Escreva um comentário