Search

Como consertar descarga: aprenda com especialistas

Descarga não funciona, está disparada ou tem vazamento? Aprenda a identificar o problema de forma simples e saiba como consertar descarga sem truques!

Com a rotina corrida, os afazeres da organização da casa parecem cada vez mais urgentes. Você deixa para fazer algo depois e, assim, tentar levar o dia a dia, rebolando para dar conta de tudo. No meio desse cotidiano, como consertar a descarga que está dando sinais de falha?

Pensando em como resolver essa situação, este post traz instruções básicas para ajudar você a não ter que lidar com desconfortos no seu próprio banheiro. Fazer um pequeno reparo, que leva minutos, pode acabar com essa preocupação e, se nada der certo, temos a solução perfeita para você. Vamos lá?

Minha descarga quebrou. O que pode ser?

como consertar descarga, descarga estragada
Foto: Charles Deluvio

Descarga disparada (aquela sensação de que ela só vai parar quando acabar a água do planeta), água descendo continuamente para o vaso (sempre tem um movimento no fundo dele quando você olha), água escorrendo pelo botão acionador (uma cachoeira particular), água caindo pelas paredes da bacia, a descarga não funciona… O que está havendo em seu banheiro?

Tanto problemas de vazamento de água, quanto os de disparo da válvula, dependendo da gravidade, podem ser resolvidos pelo sistema “faça você mesmo”. A primeira coisa que você precisa saber é que trocar algumas pecinhas pode dar fim no seu problema e, no caso de ser algo mais complexo, fica simples identificar para chamar um especialista.

Quero tentar arrumar. Como consertar descarga?

como consertar descarga, descarga estragada
Foto: Filios Sazeides

Antes de qualquer coisa, você precisa identificar qual é o problema da sua descarga, combinado? Observe se está ocorrendo um dos problemas citados no tópico acima para descobrir onde está o defeito.

Conseguiu identificar o seu problema? Ótimo. Agora, é necessário que você se equipe com os materiais e ferramentas necessários para iniciar o reparo. Geralmente, você vai precisar olhar o parafuso da válvula para saber se é necessária uma chave de fenda ou estrela.

Feito isso, você vai precisar do elemento principal: o kit de reparo da válvula de descarga que está quebrada. Memorize ou anote a marca da sua descarga e procure pelo conjunto com a mola para substituição.

Para encontrar o tal parafuso e as pecinhas, abra a válvula da descarga — retire a tampa da caixa acoplada — e procure pela mola. Outro ponto que você precisa observar é o tampão que impede que a água desça quando a descarga não está acionada. Se esse “selo” não está bem colocado, a água vaza. Entendeu?

Tenho tudo o que preciso. Como eu faço?

como consertar descarga, descarga estragada

Passo um: feche o registro de água. Assim como a energia precisa ser desligada em reparos e instalações elétricas, a água também precisa parar de correr para iniciar um conserto de qualquer ordem no encanamento.

Esse registro, geralmente, está localizado dentro do próprio banheiro ou em alguma área externa, como perto do relógio de medição da água. Lembre-se: para fechar, sentido horário, e para abrir, sentido anti-horário.

Descarga disparada/reparo caixa acoplada

como consertar descarga, como consertar descarga disparada

Geralmente esse defeito aparece devido à mola estar quebrada. Hora de colocar a mão na massa. Vamos ao passo a passo:

  • levante a tampa da caixa (ou a válvula, onde se aciona a descarga);

  • ache o conjunto no qual as molas se encontram;

  • tire os parafusos com ajuda da sua chave de fenda ou estrela;

  • retire a peça inteira;

  • aproveite para limpar caso tenha incrustações ou ferrugens (para isso, use uma lixa d’água, encontrada em qualquer casa de materiais);

  • substitua pela nova peça (que você comprou de acordo com as orientações de marca e modelo da sua descarga);

  • atente-se a todas as peças que a compõe (borrachinhas, etc.), garantindo que nenhuma está ausente;

  • tampe a descarga novamente;

  • abra o registro da água.

Tudo certo até aqui? Faça o teste. Pressione a descarga e veja se o problema foi resolvido. Caso esteja normalizado, missão cumprida: tudo que está no vaso vai descer. Se por algum motivo não conseguir apertar a válvula, abra e verifique qual peça está mal colocada e faça o ajuste.

Descarga de banheiro vazando/testes necessários

Há alguns casos que um pequeno reparo resolve, quando o problema está na própria válvula ou no tampão da caixa acoplada. Essa tampa, que fica lá no fundo da caixa, sobe quando a descarga é acionada, fechando assim a água que desce para o vaso — a fim de que a caixa encha novamente para a repetição do processo.

Para arrumar a descarga, basta verificar se há algum problema na vedação do tampão e trocá-lo. Se a válvula estiver travando o fechamento de escoamento por manter o tampão muito alto (assim fica meio aberto), o manual do seu vaso vai orientar você sobre como regular a corrente que o puxa.

Lembrando do prejuízo que um vazamento pode causar, é importante consertar depressa quando a anormalidade é constatada. Há dois testes que você pode fazer para tirar a dúvida se há ou não um problema dessa natureza acontecendo no seu vaso.

Abra a caixa acoplada e pingue lá dentro um corante, por exemplo, ou qualquer produto que tenha cor bem acentuada (e que não prejudique o fluxo da água abaixo, naturalmente). Caso o corante vá para o vaso sem que você dê descarga, há um vazamento.

Para testar a válvula, há mais um macete, mas esse deve ser feito diretamente no vaso. Pegue a borra de café e jogue dentro. Observe o comportamento dela: caso ela fique depositada lá no fundo, boa notícia: nada de vazamentos.

Não quero dor de cabeça. Como consertar a descarga de maneira segura?

como consertar descarga, descarga estragada

Não há nada de errado em entender as necessidades da sua casa e buscar informações sobre como manter bem as instalações. Vale a pena ressaltar que, embora cuidar da casa seja uma prática saudável, você não precisa fazer isso sozinho.

fazer orçamento gratuito de profissionais de manutenção, instalação ou pequenas reformas

Você aprendeu aqui como consertar descarga em casos de reparos simples, mas caso detecte algo de anormal na rotina do uso do vaso ou perceba que o problema é muito recorrente, a decisão mais segura é procurar um profissional qualificado para ajudar você. Nada pior do que tentar arrumar algo e acabar piorando, né?

Se deseja encontrar profissionais preparados para atender a sua necessidade, receber orçamentos para vários tipos de serviços e escolher aquele que mais se encaixa no seu perfil, chame o Triider. No Triider, você encontra profissionais qualificados para a solução que você precisa com garantia de qualidade.

Gostou desse conteúdo e conseguiu resolver o seu problema? Então, temos uma boa notícia: toda semana, lançamos dois artigos exclusivos sobre manutenção, reformas, decoração e dicas em geral. Assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo!

POSTS RELACIONADOS

No Triider você contrata os melhores profissionais do mercado de manutenção e reforma! A nossa plataforma oferece Central de Ajuda e garantia para todos os serviços contratados. São mais de 50 tipos de serviços!

Se você precisar de ajuda para resolver algum problema ou realizar algum projeto, conte com a gente!

Abraçamos os seus projetos! #Triider

Baixe nosso aplicativo para contratar profissionais em Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Brasília e São Paulo!