O que é marido de aluguel? Conheça o profissional "faz tudo" | Triider

Você já ouviu falar, mas é provável que ainda não saiba o que é marido de aluguel e o quanto esse profissional é útil e versátil

A necessidade de realizar reparos residenciais surge a todo momento. Sejam eles grandes ou pequenos, o fato é que não dá para ignorá-los por muito tempo (às vezes, por tempo nenhum!). Apesar do nome, o “marido” de aluguel pode ser chamado por qualquer um. Mas, você deve estar se perguntando: o que é marido de aluguel? Trata-se de um profissional capacitado para solucionar diversos problemas do lar: desde a instalação de um varal até a resolução de um problema na encanação, por exemplo.

Por esse motivo, não é sempre que o serviço pode ser feito por qualquer pessoa — há situações em que a contratação de um profissional, como um marido de aluguel, é essencial para que nada dê errado. Mas como encontrar um? Quais cuidados ter na hora da escolha? O que é marido de aluguel? O que faz um marido de aluguel? 

Para sanar essas e outras dúvidas acerca do assunto, confira este guia completo com tudo o que você precisa saber sobre marido de aluguel para contratar esse profissional!

O que é um marido de aluguel?

O marido de aluguel é um profissional capacitado para a prestação de serviços em diversas áreas com segurança. Ele consegue executar desde trabalhos mais simples, como colocação de cortinas, instalação de varais, pequenas pinturas e montagem e desmontagem de móveis, por exemplo, até os mais técnicos, como troca de chuveiro, instalação de torneira elétrica, troca de fechadura, pequenos reparos elétricos e hidráulicos etc. É por isso que esse profissional também é chamado de faz tudo. 

Quais os principais serviços prestados pelo marido de aluguel?

Agora que você já sabe o que é marido de aluguel, vamos aos serviços prestados por esse profissional faz tudo. São muitas as manutenções e instalações que podem ser realizadas por um marido de aluguel. No entanto, você sabe como se dá cada um deles? Listamos os principais abaixo. Confira!

Colocação de rede de proteção

A colocação de redes de proteção requer prática — e habilidade! — com furadeiras, além da medição do espaço e de muita atenção à segurança para operar os instrumentos próximos a janelas, que são o local principal de colocação das telas.

Por isso, é aconselhável procurar um profissional que saiba como fazer esse trabalho. Afinal de contas, a rede deverá oferecer segurança ao local, e, se mal instalada, isso não será possível!

Instalação de suporte para TV

Para realizar essa instalação, primeiro, é necessário ter certeza de que a parede a receber o suporte é de alvenaria. Depois, é preciso certificar-se de que não há tubulação no local em que o suporte será colocado.

Após, é preciso seguir alguns passos. O primeiro deles é marcar a distância entre o piso e a base da TV — para televisões de 50 a 56 polegadas, essa medida deve ser de 60 centímetros. Já para as TVs de 32 a 40 polegadas, a distância deve ser de 70 centímetros.

Depois, é necessário conferir quais parafusos são apropriados à porca interna do seu modelo de televisão e fixar os acessórios do suporte (carretel, arruela, calços) à TV. Por fim, deve-se marcar os locais nos quais os furão serão feitos, fazê-los na parede e posicionar a televisão.

Depois de tudo isso, não se esqueça de conferir se a TV está nivelada — pois não dá para assistir àquele filme com a imagem torta, não é? Mas, se o processo for muito complicado ou se você não tiver a habilidade ou as ferramentas necessárias, conte com um marido de aluguel!

Serviços de pedreiro

Precisando de serviços de pedreiro? Os maridos de aluguel também podem ajudar! Confira, a seguir, alguns trabalhos que podem ser feitos:

  • pintura (comercial, residencial ou criação de texturas diferentes em paredes);
  • limpeza de lajes;
  • assentamento de pisos;
  • serviços de construção (tudo o que é relacionado a alicerces, muros, cômodos, consertos de telhados etc);
  • reformas gerais (todos os trabalhos acima, desde pisos e azulejos até revestimentos de parede e serviços com gesso, porcelanato, instalação de janelas etc.).

Instalação de itens de banheiro 

O marido de aluguel também pode ajudá-lo a dar um up no banheiro: conte com ele para instalar algumas peças, como porta-toalhas, suporte de papel higiênico etc.

Pode parecer um serviço simples, mas lembre que o banheiro tem muitas tubulações e você não quer causar um vazamento no seu, certo? (Se isso acontecer, confira o nosso próximo tópico!).

Conserto de vazamento

Vazamentos, além de gerarem dor de cabeça, também são os melhores amigos do desperdício de água.

Então, mesmo que seja um vazamento de água no banheiro, na cozinha ou no jardim, a primeira coisa a se fazer é cessar o abastecimento de água do local. Depois, chame um profissional para entender de onde vem o problema.

Como identificar uma infiltração?

Vale mencionar, ainda, que vazamentos podem ser identificados por meio de infiltrações. Então, esteja atento a alguns sinais, como umidade — tanto no piso quanto no teto —, e também àquelas manchas escuras que lembram bolor. Por fim, tenha atenção à tinta soltando das paredes, pois elas já podem apontar um vazamento.

Instalação de máquina de lavar roupa

Homem realizando conserto de máquina de lavar

Com a ajuda do manual e os conhecimentos certos, a máquina de lavar pode ser instalada sem o auxílio de um técnico. Contudo, alguns detalhes precisarão de atenção, já que a instalação desse aparelho tem total relação com a instalação hidráulica residencial.

Assim, é importante saber, antes da colocação da máquina, que o local escolhido deve contar com uma torneira exclusiva com rosca, de 3/4 de polegada, para a instalação da mangueira, e que a caixa d’água deve estar instalada a uma altura de 2 a 80 metros acima do nível da torneira para uma boa pressão da água.

Instalação de máquina de lavar louça

Assim como a máquina de lavar roupas, a instalação da máquina de louças tem especificidades também, já que é necessário conectar mangueiras de abastecimento da água ao aparelho. Em caso de dúvidas, chame um profissional faz tudo para esse reparo residencial!

Limpeza de caixa d’água

Caixa d'água gigante

Moramos em um país tropical e, por isso, é de extrema importância que a caixa d’água seja limpa duas vezes por ano. Antes de começar a limpeza, é preciso fechar o registro e anular a boia automática, para, então, esvaziar a caixa e iniciar o esfrega-esfrega.

Mas atenção: nesse processo, não use produtos químicos que possam contaminar a água. E, em caso de dúvidas, já sabe! Conte com um marido de aluguel!

Instalação de torneiras

Para instalar uma torneira, você precisará de um balde pequeno, uma chave de cano (contudo, uma chave normal ou um alicate podem funcionar), e também de silicone para vedação, ou massa adesiva, e fita veda rosca.

Depois, é necessário deixar a água correr para que todos os resíduos saiam e, então, ela deve ser desligada. A partir daí, será necessário desligar as mangueiras para religar as novas. Um marido de aluguel pode te ajudar com isso. 

Desentupimento de vaso sanitário

Se você já tentou de tudo, mas o problema persiste, saiba que esse também pode ser um serviço de reparo residencial feito por um marido de aluguel! Afinal de contas, caso a obstrução do encanamento seja muito crítica, você precisará dessa ajuda extra.

Nesses casos, um dos maiores problemas é causado pelo despejo de materiais sólidos nos encanamentos. Isso pode fazer com que os canos entupam e toda a sujeira volte para o banheiro. Outra situação de obstrução tem relação com tubulações construídas com canos curvados — o que, por sua vez, torna a passagem dos resíduos mais difícil.

Nesses casos, a melhor opção é chamar um profissional capacitado para liberar a passagem da água. Outra opção, mas com a finalidade de resolver um problema mais complexo, é a troca dos canos para ampliar a passagem do esgoto.

Instalação de chuveiro elétrico

como instalar chuveiro, instalação de chuveiro, instalar chuveiro

Um clássico quando pensamos em “marido de aluguel”! O serviço não é muito complicado. Confira alguns passos para realizar a troca ou instalar o chuveiro:

  1. desligue a energia elétrica;
  2. coloque a fita veda rosca na rosca de entrada de água do chuveiro;
  3. instale um redutor de pressão;
  4. encaixe o chuveiro;
  5. conecte os fios (atenção às cores: azul claro – neutro; verde ou verde com amarelo – terra; vermelho, preto ou marrom – fase);
  6. fixe os acessórios;
  7. deixe fluir água por alguns segundos;
  8. ligue a energia e teste as temperaturas.

Mesmo seguindo os passos, é importante frisar que, ao chamar o profissional para trocar o seu chuveiro, ele poderá também identificar se há algum problema por trás da queimadura do antigo, por exemplo. Então, se o aparelho está estragando com frequência, ainda vale contar com a visita de um marido de aluguel!

Instalação de ventilador de teto

instalar ventilador de teto com lampada

A instalação de um ventilador mexe, diretamente, com a parte elétrica da residência. Por isso, não recomendamos que leigos tentem fazê-la. Além disso, há também a montagem do próprio ventilador, que, caso não saia conforme o planejado, pode danificar as peças. Então, contrate um profissional capacitado para realizar o trabalho sem riscos!

Instalação de tomadas e interruptores

instalar tomada, instalar interruptor, instalação de tomada, instalação de interruptor, tomada simples,

Assim como o ventilador, a instalação de tomadas e interruptores também está ligada à eletricidade, então, todo cuidado é pouco. Para não correr riscos de segurar fios desencapados ou segurar dois ao mesmo tempo, busque o auxílio de um marido de aluguel.

Instalação de disjuntores

O disjuntor é um interruptor automático. Ou seja: identifica uma corrente de sobrecarga ou curto-circuito e corta esse circuito, de forma a impedir que equipamentos (ou o próprio circuito) sejam danificados. Por isso, é uma figurinha carimbada em procedimentos elétricos.

Contudo, vale lembrar, mais uma vez, que choques elétricos podem ser fatais. Dessa forma, chame um profissional capacitado para essa instalação.

Instalação de luminárias

Luminária pendente confira nossas dicas e faça você mesmo

Luminárias estão na moda e dão um ar de aconchego muito grande às decorações. Mas, para instalá-las, assim como os ventiladores de teto, é necessário mexer na parte elétrica da casa. Então, para sua segurança, conte com um profissional que entende do assunto!

Pequenos reparos

Além de todos os serviços citados acima, o marido de aluguel também faz pequenos reparos residenciais. Então, se você não sabe como fazer algo (ou mesmo não tem as ferramentas necessárias), conte com o auxílio desses profissionais. São algumas das situações:

Montagem de móveis

Alguns móveis podem ser montados sem o auxílio de um profissional. Para esses, siga algumas dicas:

  • organize o ambiente antes de começar (certifique-se de que o local é plano e está seco e limpo);
  • monte a peça no local certo para evitar arranhões (ou mesmo dificuldade para conseguir transportá-la depois);
  • não faça a montagem com pressa, pois pode haver muitos detalhes;
  • comece e termine no mesmo dia, assim, você evita que peças se percam;
  • caso o item seja muito complexo, chame um profissional para realizar a montagem sem danificar as peças.

Colocação de quadros

Esse é um serviço simples, mas que pede o uso de algumas ferramentas. Caso deseje tentar realizá-lo, aqui vai um passo a passo:

Decida em que parte da parede o quadro será fixado

Aqui, o ideal é que o quadro fique, no mínimo, a 1,60 m do chão. Mas se o quadro for fixado sobre algum móvel, ele precisa ficar a 25 cm da parte de cima da mobília.

Faça a marcação

Feito o passo 1, marque, com a ajuda de um lápis, o ponto em que o prego será colocado.

Saiba como fazer a fixação

Aqui, é hora de escolher: a fixação será feita com prego ou bucha e parafuso?

Caso opte pela primeira opção, o prego, ​coloque-o bem acima da marcação feita com o lápis. Depois, deixe-o inclinado um pouco para cima e martele. 

Já se optar pela bucha e parafuso, use uma furadeira para fazer o furo. Depois disso, encaixe a bucha com o parafuso.

Pronto! Agora é só pendurar o quadro e verificar se tudo está bem firme! Simples, não é? Mas, se for chamar o marido de aluguel para outras tarefas, pode pedir uma forcinha nessa também!

Instalação de portas

Para instalar uma porta, é preciso ter alguns conhecimentos. Afinal, ela precisa estar perfeitamente alinhada e nivelada. Para isso, os seguintes passos devem ser averiguados ou executados:

  • enquadramento para o prumo;
  • estrutura do chão;
  • medição da porta e local de colocação;
  • preparação do batente para ser chumbado ou parafusado;
  • aparação da porta;
  • colocação das dobradiças; 
  • montagem da estrutura;
  • fixação da porta.

Lembrando que esses passos têm muitas variações, já que as portas podem ser de materiais diferentes (madeira, ferro e alumínio) e, por isso, os estágios podem se complicar ainda mais. Então, que tal contar com a ajuda de um profissional?

Onde encontrar um bom marido de aluguel?

Agora que você já conhece melhor sobre alguns serviços que podem ser realizados por um marido de aluguel, é preciso saber onde encontrá-lo! Antigamente, era possível encontrar o contato deles pregados em postes pelas ruas ou mesmo depender de indicações de conhecidos. Lembra?

Mas, hoje em dia, como em todos os setores da sociedade, a tecnologia facilitou esse processo. Hoje, é possível encontrar bons maridos de aluguel a partir de buscadores on-line, páginas em redes sociais (nelas, você poderá pedir opiniões sobre os trabalhos realizados previamente) e também em plataformas e aplicativos de prestação de serviços, que tornam essa contratação mais certeira.

Mas como esses aplicativos funcionam? Eles conectam os profissionais que sabem realizar cada serviço ao consumidor que precisa dele naquele momento. Assim, tudo sai conforme o planejado! A parte boa em contar com os maridos de aluguel desses apps é que a sua qualidade é duplamente garantida, já que, geralmente, os prestadores de serviço passam por rígida verificação de referências e antecedentes.

Além disso, você, enquanto consumidor, é respaldado pelo aplicativo, já que ele tem todos os dados do profissional. Assim, em caso de problema, haverá uma equipe de atendimento preparada para auxiliar e resolver tudo. Não é ótimo?!

Quais cuidados tomar ao receber um marido de aluguel na sua residência?

Ao receber um marido de aluguel em casa, você precisa tomar cuidados para a segurança dele, enquanto realiza os reparos residenciais, e para a sua própria segurança também. Vamos a algumas dicas?

Atente às condições de trabalho

Quando o profissional for realizar um reparo na sua casa, tenha atenção ao ambiente e avalie se ele representa algum risco à integridade física do marido de aluguel. Não deixe que ele suba em cadeiras, por exemplo. Caso possível, ofereça ou solicite uma escada. Ao mesmo tempo, verifique se o chão não está molhado por conta de algum vazamento etc.

Esteja presente na hora da realização do serviço

Ofereça a sua presença como apoio para qualquer necessidade que possa surgir. Além disso, esteja presente durante a prestação do reparo.

Não encoste nas ferramentas, fios etc.

Cuide da sua integridade física também e não encoste em fios desencapados, ferramentas ligadas e quaisquer outros objetos que possam machucar você. Além disso, mantenha as crianças longe do espaço em que o serviço será executado.

Só contrate profissionais de empresas reconhecidas

Conforme explicamos no tópico sobre onde encontrar um marido de aluguel, não contrate profissionais sem indicação. Isso, porque algumas empresas que fornecem esse tipo de serviço mantêm todo o histórico do trabalhador, resguardando o consumidor de possíveis riscos.

Assim como empresas de transporte, como Uber, os profissionais passam por verificação técnica, de referências e antecedentes. Por isso, conte com essa ajuda extra na hora de contratar um marido de aluguel com segurança!

Acorde bem o pagamento

A contratação de um marido de aluguel pode ser feita de duas formas: pelo tempo gasto na tarefa ou pela tarefa em si, independentemente das horas levadas para finalizá-la. Por isso, vale conversar com o profissional, verificar qual é a forma de cobrança dele e já deixar o valor a ser pago separado, para que não haja surpresas. Além disso, não esqueça de conferir o serviço antes do pagamento, certo?

Vale mencionar, também, que os maridos de aluguel trabalham com uma tabela de preços médios, então, desconfie caso um cobre muito barato pelo serviço. Para ficar por dentro desses valores, pesquise e compare!

Anote todos os serviços que devem ser realizados

Muitas vezes, por se tratar de muitos serviços de reparos residenciais, deixamos os problemas se acumularem. Um conserto ali, outro aqui, até que um maior acontece e, finalmente, chega a hora de chamar um profissional. Contudo, para aproveitar a visita, pedimos que esse mesmo prestador resolva todas as pendências, certo?

Não há nada de errado nisso, mas, para não esquecer de nada, faça uma lista com todos esses pontos antes de contratá-lo. Vá em todos os cômodos da casa e anote tudo o que está quebrado, desregulado e o que você não está conseguindo solucionar. Assim, o marido de aluguel poderá organizar melhor o seu dia de trabalho e oferecer um bom resultado!

Quais os benefícios em contratar um marido de aluguel?

Contratar um marido de aluguel pode apresentar muitas vantagens. Além do fator segurança, já que a pessoa que presta esse serviço está capacitada para tal, a prática ainda permite que você tenha mais tempo e resolva questões de forma mais prática e rápida.

Outra vantagem é a praticidade. Se você chama um profissional que entende de diferentes serviços, não precisará contratar várias pessoas para resolver cada problema. Dessa forma, você não só paga um valor mais barato, mas também otimiza o seu tempo.

Viu só como contratar um marido de aluguel pode ser prático? E, como mencionamos, não conte com ele só para serviços simples, como trocar uma lâmpada ou fixar um quadro na parede. Conte com esses profissionais qualificados para ajudar você em todas as demandas. 

E, se for o seu caso, tente fechar um pacote de serviços e tire um dia inteiro para resolver quaisquer pendências. Então, deixe que esse profissional solucione tudo de uma vez só!

Agora que você já está por dentro dos vários tipos de manutenção residencial realizados, sabe o que é marido de aluguel, onde encontrá-lo e entende os benefícios em contar com esse profissional, é bem possível que tenha em mente vários serviços residenciais a serem feitos por aí. E, com isso, nós podemos ajudar!

O Triider é uma empresa que faz essa seleção e verificação de profissionais através de uma plataforma – aplicativo e site. Nela, você recebe orçamentos de forma gratuita e contrata profissionais. O pagamento é pela plataforma, com opção de parcelamento em até 6 vezes sem juros. Peça seu orçamento e tenha garantia e atendimento 24h! Nós o auxiliaremos a encontrar um ótimo marido de aluguel!

Escreva um comentário