Search

Como instalar chuveiro? Faça você mesmo!

A instalação do chuveiro elétrico pode ser feita com apenas 6 passos. Confira e instale o seu sem precisar de ajuda

Após um dia cansativo, tudo o que a gente quer é chegar em casa e tomar um bom banho quente, não é mesmo? Agora, imagine ligar o chuveiro e ver que ele não está funcionando e precisa ser substituído. Nesses casos, surge a dúvida: como instalar chuveiro?

Engana-se quem pensa que essa tarefa é complicada e que exige a ajuda de um profissional. Na verdade, a instalação de chuveiro é um dos trabalhos domésticos mais simples de se fazer. Basta saber como identificar os fios e quais itens serão necessários para a instalação.

Não acredita? Então, basta ler este artigo até o fim para aprender como instalar chuveiro elétrico. Vamos lá?

Como instalar chuveiro: ferramentas

O primeiro passo é garantir que você terá os materiais necessários para poder fazer a instalação. Usar as ferramentar corretas é importante para evitar danos ao produto. Em alguns casos, o manejo inadequado estraga o chuveiro e faz com que o consumidor perca o direito à garantia do item.

Você precisará de:

  • chave Philips;
  • chave de fenda;
  • chave teste;
  • escada;
  • fita veda rosca;
  • fita isolante ou conector elétrico;
  • alicate;
  • furadeira (em alguns casos).

Todas essas ferramentas são simples, e, provavelmente, você já tem a maioria delas em casa, não é mesmo? Então, vamos ao passo a passo da instalação!

fazer orçamento gratuito de profissionais de manutenção, instalação ou pequenas reformas

Como instalar chuveiro elétrico

Passo 1 – Desligando a corrente elétrica

Antes de começar a instalação, desligue a eletricidade e a água da casa. Abra o registro do chuveiro para que toda a água acumulada escorra do encanamento. Verifique com a chave de teste se não há corrente elétrica. Lembre-se de confirmar se a voltagem da casa é a indicada para o aparelho e certifique-se de que o fio terra do chuveiro está conectado a um sistema de aterramento.

Passo 2 – Iniciando a instalação

Vede a rosca de entrada de água do chuveiro com a fita veda rosca. Trata-se da entrada que está na parede, na qual será colocado o cano do chuveiro.

Passo 3 – Redutor de pressão

A pressão de água pode ser diferente de imóvel para imóvel. Por isso, para evitar danificar o aparelho, instale o redutor de pressão. Trata-se de um pequeno objeto que vem com o chuveiro. Normalmente tem a forma de disco com um pequeno furo. Essa peça é instalada na entrada de água do equipamento.

Desse modo, ele reduz a entrada de água no chuveiro, aliviando a pressão. Verifique se na sua casa há necessidade de instalá-lo. 

Passo 4 – Fixando o chuveiro

Encaixe o chuveiro na entrada de água e gire-o em sentido horário para prendê-lo. Tome cuidado para não forçar o cano, pois trata-se de uma peça frágil.

Passo 5 – Identificando os fios

Conecte os fios de alimentação do chuveiro à rede elétrica. Essa tarefa é simples e você não precisa entender muito sobre eletricidade nessa hora. Cada fio deve ser instalado conforme a sua cor. O azul-claro é o fio neutro; verde ou amarelo é o terra; vermelho, preto ou marrom é o fase. Não se esqueça de isolar os fios com a fita isolante.

Passo 6 – Acessórios e teste

Encaixe os acessórios (chuveirinho, suporte, etc.). Antes de testar o produto, deixe a água escorrer por alguns segundos. Isso é importante para não danificar o chuveiro. Feito isso, você já pode ligar a eletricidade e tomar um banho quentinho.

Viu só como instalar chuveiro é uma tarefa simples? Agora que você aprendeu a fazer essa instalação, que tal continuar descobrindo como fazer pequenas manutenções?

Vazamentos de água costumam causar dores de cabeça nos moradores, mas nem sempre esses problemas são complexos. Que tal aprender cinco coisas sobre vazamentos de água no banheiro? Leia o artigo para entender mais sobre o assunto e conseguir realizar essas tarefas sem precisar de ajuda!

POSTS RELACIONADOS

No Triider você contrata os melhores profissionais do mercado de manutenção e reforma! A nossa plataforma oferece Central de Ajuda e garantia para todos os serviços contratados. São mais de 50 tipos de serviços!

Se você precisar de ajuda para resolver algum problema ou realizar algum projeto, conte com a gente!

Abraçamos os seus projetos! #Triider

Baixe nosso aplicativo para contratar profissionais em Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Brasília e São Paulo!