Como limpar caixa d'água? Tire 7 dúvidas e limpe você mesmo! | Triider

Que tal aprender como limpar caixa d’água? Este artigo tira as 7 principais dúvidas sobre o tema para você higienizar seu reservatório sem problemas!

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como limpar caixa d’água, qual a frequência correta para limpeza e quais cuidados é preciso ter nesse processo. Se você também se faz essas perguntas, então, chegou ao artigo certo! 

Limpar a caixa é uma medida fundamental para preservar a sua saúde e da sua família, já que esse cuidado mantém longe as impurezas e faz com que a água esteja sempre potável e adequada para o consumo. E não pense que esse é um serviço tão complicado. Qualquer um pode realizar essa tarefa mesmo sozinho, desde que utilize os materiais e produtos certos e, claro, tenha uma boa dose de disposição.

Neste artigo, vamos responder as 7 principais dúvidas sobre o tema para você conseguir manter a higiene e saber como limpar caixa d’água sem precisar de terceiros. Acompanhe!

1. O que acontece quando a limpeza não é feita?

A limpeza da caixa d’água é uma tarefa importante, porque com esse controle você mantém longe diversos animais, insetos e microrganismos que são altamente prejudiciais à saúde. Ao limpar a caixa d’água, você se certifica quanto à qualidade da água e evita ingerir o líquido contaminado ou até mesmo utilizá-lo na higienização de alimentos e na hora de tomar banho.

Ao não realizar a limpeza, você estará sujeito às doenças transmitidas por meio da água, como leptospirose, cólera e febre tifoide.

2. Qual a frequência indicada para limpar a caixa?

Apesar de muitas pessoas realizarem a limpeza de caixa d’água apenas uma vez ao ano, a frequência recomendada é a cada seis meses. Esse processo é importante porque resíduos ficam acumulados com muita facilidade no piso e nas paredes da caixa, bem como nas tubulações hidráulicas da residência, facilitando a proliferação de vírus e bactérias.

Caso você opte por limpar a caixa d’água, a dica é programar o dia em que você realizará a limpeza com antecedência, preferencialmente durante um final de semana em que não haja outros afazeres, já que essa tarefa exige um cuidado especial e alguma dedicação.

3. Quais produtos utilizar?

Produtos utilizados na limpeza de caixa d'água

Você precisará de panos limpos, esponja e escovas feitas com fibras macias, porque materiais duros e/ou ásperos podem danificar as paredes da caixa, e isso afeta a qualidade da água.

Também será necessária água sanitária, sendo este o principal produto para limpar a caixa d’água, já que, ao final do processo de retirada de resíduos do reservatório, ela será responsável pela sanitização.

4. Que cuidados tomar para não prejudicar a saúde?

Tente não guardar materiais tóxicos, sujos, poluentes ou sujeitos à oxidação nas proximidades da sua caixa, já que eles podem acabar entrando em contato com a água. Tenha cuidado com o armazenamento de produtos alimentícios, também. A presença de alimentos próximos à caixa pode atrair ratos e baratas, que são dois grandes inimigos da qualidade da água.

Além disso, é importante manter o reservatório sempre bem fechado, de modo que nenhum resíduo entre na caixa, assim como pequenos animais e insetos. E, por fim, jamais coloque peso sobre a tampa da caixa, para evitar que ela quebre. Essa cobertura é fundamental para preservar a higiene da água do reservatório.

5. Afinal, como limpar caixa d’água?

Antes de mais nada, você deverá fechar o registro de entrada de água. O segundo passo é esvaziar a maior parte da água já presente na caixa. Lembre-se de acumular um pouco de água em garrafas ou baldes para utilização em casa enquanto a higienização é realizada.

Quando estiver esvaziando a caixa, mantenha cerca de um palmo de água no reservatório para auxiliar a limpeza. Depois, feche o registro de saída para que os resíduos provenientes da limpeza não cheguem aos encanamentos da casa.

Na sequência, comece a limpar o fundo e as paredes do reservatório com o auxílio de esponjas e escovas de cerdas macias e panos limpos. Como já falamos, jamais utilize vassouras ou outros objetos que possuam cerdas duras para higienizar a caixa d’água, porque eles podem danificar o material e contaminar a água. Ainda, é importante lembrar que produtos químicos, detergentes e sabões não devem ser utilizados durante a limpeza, para que não poluam a água.

Após realizar a limpeza, retire toda a água suja com o auxílio dos panos e de um balde. Também é possível utilizar o encanamento de limpeza presente na caixa para essa finalidade. Lembre-se, apenas, de nunca jogar a água suja diretamente nos tubos de alimentação da casa.

6. Como sanitizar a caixa depois da limpeza?

Torneira de banheiro aberta para troca da água e limpeza dos canos após limpeza de caixa d'água

Primeiro, feche o registro de limpeza para poder iniciar o processo de sanitização da sua caixa. Depois, abra o registro de entrada, ainda mantendo os demais registros fechados. Então, volte a alimentar a caixa, fazendo isso até que cerca de um palmo de água fique no reservatório, e feche novamente o registro de entrada de água.

Então, chega a hora de utilizar água sanitária, para terminar o processo de higienização. Para uma caixa de 1000 litros, é necessário 1 litro de água sanitária. Assim, se sua caixa for de 2000 litros, serão necessários 2 litros de água sanitária e se a caixa for de 500 litros, apenas 500 ml já serão suficientes.

Misture a água sanitária com a água que reservou no fundo da caixa e deixe a mistura agir por cerca de 2 horas. Lembre-se de, a cada 30 minutos, aproveitar o produto para higienizar também as paredes do reservatório e a tampa.

Depois de finalizado o período de 2 horas, abra novamente o registro de saída e acione as descargas, chuveiros e abra todas as torneiras da residência para dar vazão à água sanitizada. Esse processo também limpará as tubulações da casa.

A dica é reaproveitar a água sanitizada para fazer também a higienização do quintal, do banheiro e dos pisos e azulejos.

Depois que toda a água sanitizada tiver saído da caixa, feche chuveiros, torneiras e pare de acionar as descargas. Finalmente, é hora de abrir o registro de entrada da rua e deixar que a caixa seja enchida novamente com água potável.

Para finalizar, é só tampar e vedar bem a caixa. E não deixe de anotar a data da higienização do lado de fora, para facilitar o controle de limpezas.  

7. O que fazer se não for possível limpar a caixa d’água? 

Se você achou complicado limpar a caixa ou não tem muito tempo disponível para realizar essa tarefa, saiba que existe a opção de contratar uma empresa ou profissional especializado nisso.

Os especialistas nesse serviço possuem bastante experiência em limpeza de caixa, e o trabalho deles auxiliará a manter a água da sua casa sempre limpa, preservando a sua saúde e da sua família.

Se você gostou deste artigo sobre como limpar caixa d’água, assine também a newsletter do Triider e receba mais novidades interessantes para fazer a manutenção da sua casa sem precisar de ajuda!

2 Comments

Escreva um comentário