Search
Quer renovar a mobília da sua casa e dar uma cara nova para a sua decoração? Uma boa solução é o laqueamento. Veja o passo a passo de como realizar essa técnica!

Preparamos este post para você aprender como laquear móveis e dar um toque charmoso ao mobiliário da sua residência ou escritório. Continue a leitura e conheça o passo a passo de um procedimento bem simples!

O que é o laqueamento?

laquear móveis, como laquear móveis, móveis laqueados
Foto: Dan Gold

Laquear móveis em casa é um estilo de acabamento muito utilizado para renovar uma peça ou para decorá-la de acordo com determinado ambiente. Esse tipo de pintura de móveis está em evidência e cada vez mais os brasileiros seguem essa tendência. Além disso, é um processo muito utilizado no mercado moveleiro.

A laqueação é um tipo de pintura de móveis que utiliza uma resina chamada laca. Ela é de origem vegetal e deixa o móvel bem lisinho com um aspecto espelhado, assim como a pintura dos veículos. A mais usual é o de mobília branca, mas a técnica pode ser realizada em variadas cores, e é possível aplicar efeitos brilhante ou fosco, aumentando a distinção dos móveis em laca. 

fazer orçamento gratuito de profissionais de manutenção, instalação ou pequenas reformas

Como laquear móveis em casa?

laquear móveis, como laquear móveis, móveis laqueados

Móveis laqueados adquirem um aspecto de refinamento e nobreza. Transmitem um clima de suavidade e harmonia à decoração do lar ou ambiente profissional. Da escolha da peça, lixamento até o polimento, confira o passo a passo dessa técnica simples de transformar o seu móvel, com economia e sendo mais sustentável.

Passo 1 – Selecione o móvel

laquear móveis, como laquear móveis, móveis laqueados
Foto: Mike Marquez

O primeiro passo para realizar esse procedimento é escolher o móvel a ser renovado. Os tipos mais usados para a laqueação são:

Os móveis de madeira são os que mais recebem a laqueação, seja para a restauração do antigo ou para mudar a cara do novo. No momento da escolha, deve ser observado se o item está em perfeitas condições de uso. Todos estes artigos citados acima quando laqueados deixam o ambiente da casa mais refinado e moderno.

Passo 2 – Separe os materiais

laquear móveis, como laquear móveis, móveis laqueados

Para realizar a reforma de móveis com o procedimento de laqueação serão necessários os seguintes materiais:

Todos esses itens são fáceis de ser encontrados no comércio, sendo mais comum em lojas que fornecem materiais de construção e casa de tintas.

Passo 3 – Prepare a peça

laquear móveis, como laquear móveis, móveis laqueados
Foto: Andrej Lisakov

Móveis laqueados são ótimos para compor qualquer tipo ambiente e, dependendo da cor, combinam com todos os outros artigos de uma residência. Para fazer esse procedimento em casa, após escolher o material, é necessário preparar a peça. Para isso:

Passo 4 – Aplique o primer ou selador

laquear móveis, como laquear móveis, móveis laqueados

O primer ou selador evita que o móvel absorva mais tinta do que o necessário, além de preencher demais imperfeições e deixar a superfície mais lisa, por isso é interessante utilizá-los.

Esse também é um procedimento de preparo da peça. Depois de feito o nivelamento, o móvel ainda deve receber esses produtos. Para isso, basta passar o primer ou selador por todo o objeto com o auxílio de um pincel. Depois de seco, será necessário passar a lixa extrafina novamente, porém de maneira mais suave, evitando a retirada do produto aplicado.

Passo 5 – Aplique a tinta

laquear móveis, como laquear móveis, móveis laqueados

Finalmente, chegou a hora de utilizar a tinta para fazer a laqueação de móveis. A técnica de pintura laca pode ser feita utilizando tintas esmalte ou tintas laca na versão líquida à base de água, spray ou sintética. Muitas pessoas preferem utilizar a tinta spray, por acharem que esse produto é de fácil manuseio. Se esse for seu caso, não se esqueça de utilizá-la em local arejado. E não deixe de usar os equipamentos de proteção individual exigidos para essa operação.

Para um excelente resultado, dê preferência para as tintas acetinadas ou brilhantes. A cor fica de acordo com o seu gosto, desde que ela se harmonize com o ambiente onde será disposto o móvel.

Depois de seguir essas dicas é chegado o momento de aplicação da tinta. Assim, forre todas as partes que não serão pintadas com jornal e fita crepe. Em seguida, espalhe a tinta com o pincel e, logo após, com o rolo na mesma direção para uma aplicação uniforme. Essa é apenas a primeira camada. Mas é aconselhável aplicar pelo menos duas camadas.

Cada fabricante de tinta indicará no rótulo da embalagem o tempo de espera entre uma demão e outra. É nessa etapa que você pode escolher fazer a pintura de móveis utilizando o pincel e o rolo ou o compressor.

Com a pintura laca feita, basta esperar a secagem e pronto! Você já terá um móvel repaginado e pronto para mudar o visual da sua decoração.

Dicas de cores para móveis laqueados

laquear móveis, como laquear móveis, móveis laqueados

Veja essas dicas para ajudar você no momento de decidir pela cor dos móveis em laca:

fazer orçamento gratuito de profissionais de manutenção, instalação ou pequenas reformas

Se você não tem grandes habilidades para fazer todo esse trabalho sozinho, ou sequer tem tempo para um projeto como esse, que tal chamar uma ajudinha profissional? Um prestador especializado em serviços de manutenção e reforma pode colocar suas ideias em prática de forma rápida e com qualidade! Aproveite e peça um orçamento gratuito para laquear móveis da casa toda!