Torneira pingando? Aprenda aqui como consertar | Triider

Torneira pingando? Não se preocupe, pois você mesmo pode consertar. É rápido, simples e barato. Descubra como agora mesmo!

Uma torneira pingando pode ser um grave problema para uma pessoa. Durante o dia, o barulho do vazamento pode nem ser notado devido a outros ruídos, contudo, costuma trazer aborrecimentos à noite.

Além desse desconforto, é importante se lembrar que uma torneira vazando representa um desperdício de água. De acordo com o professor José Francisco Toledo Piza, da universidade Mackenzie, uma torneira com vazamento pode desperdiçar até 10 mil litros de água por ano.

Outro ponto que merece atenção são os danos que essa umidade pode causar nas pias e, em alguns casos, no piso e nas paredes. Afinal de contas, a tendência dessa água é acumular ou escorrer pelos ambientes.

Para que você não sofra com esse problema, este artigo mostrará como consertar uma torneira pingando. Trata-se de uma manutenção simples. Vamos lá? Então, boa leitura!

Torneira pingando: quais são as causas?

torneira pingando
Foto: Luis Tosta

Normalmente, as pessoas acham que uma torneira pingando é falta de cuidado na hora de fechá-la. Nem sempre isso é verdade. Como qualquer outro equipamento, as torneiras apresentam desgaste ao longo do tempo, pedindo uma manutenção.

A principal causa do gotejamento é o desgaste da popular “borrachinha” que fica dentro da torneira. Trata-se de um pequeno disco de borracha que pode ser trocado facilmente. Seu nome técnico é vedante.  

No entanto, nem toda torneira usa só essa peça. O vedante é encontrado nas torneiras que exigem no mínimo uma volta inteira para serem abertas. Algumas podem dar até três voltas para serem completamente abertas.

Existe outro modelo de torneira que, para ser completamente acionada, precisa ser parcialmente aberta. Trata-se da torneira ¼. Um exemplo desse modelo é a torneira monocomando banheiro. Nesse caso, você terá que trocar uma peça chamada “reparo”, mas não se preocupe, pois é um procedimento simples.

Torneira pingando: como fazer o reparo?

torneira pingando

O primeiro passo é fechar o registro de água do local. Isso evitará dores de cabeça com grandes vazamentos.

Em alguns casos, você precisará retirar a torneira da pia para poder desmontá-la. A torneira é presa ao móvel por uma mangueira branca, por onde ela recebe água. Nessa mangueira existe uma peça de plástico. Basta girá-la para soltar a mangueira e liberar a torneira.

Tome cuidado para não danificar essa peça, pois ela costuma ser frágil. Além disso, cuide-se para não se molhar com a água acumulada nos objetos.

Desmontando a torneira

torneira pingando, como consertar torneira pingando

Você terá que retirar a maçaneta da torneira para ter acesso ao vedante. Para essa tarefa, você precisará de uma chave de fenda para retirar o parafuso. Alguns modelos de torneiras têm a maçaneta rosqueada. Nesse caso, basta girá-las para que se soltem.

Dica: caso a maçaneta esteja presa, você poderá usar um alicate para soltá-la. No entanto, cubra o local com um pano. Desse modo, você não arranhará o objeto, evitando prejudicar seu acabamento.

Talvez você encontre uma pequena tampa protetora. Retire-a para ter acesso ao reparo. O reparo costuma ser uma peça branca quando de plástico, mas que também pode ser metalizado. Ele sai completamente da torneira.

Caso a sua torneira seja comum, verifique se o vedante não ficou dentro da peça. Lembre-se de que ele é um pequeno disco de borracha. Retire o vedante antigo e substitua por um novo.

Você pode encontrar o vedante em materiais de construção ou supermercados. Essa peça costuma ser bem barata. Todavia, observe se o reparo da torneira apresenta algum sinal de avaria, como rachaduras, pois em alguns casos é ele que precisa ser trocado em vez do vedante.

Nesse caso, leve o reparo a um material de construção para poder adquirir uma peça idêntica, afinal, o reparo precisa encaixar perfeitamente na torneira.

Existe ainda a possibilidade de o reparo estar sujo. Verifique se há algum indício de poeira, areia ou limo e, se houver, faça a limpeza. A sujeira pode ficar entre o vedante e causar o gotejamento.

Limpando o reparo da torneira

Você ainda pode desmontar o reparo para limpá-lo. Ele tem uma pequena trava em sua extremidade, parecida com um grampo de metal. Use uma chave de fenda para retirá-la. Após remover a trava, empurre o pino do reparo para soltar as partes da peça. Lembre-se de observar a ordem das partes do reparo para conseguir montá-lo depois.

Dentro do reparo, você perceberá que o pino de metal tem três pequenos anéis de borracha. Esses anéis são semelhantes ao vedante; quando estão desgastados podem ser substituídos.

Após feita a limpeza ou substituição das peças, é hora de montar a torneira novamente.

Torneira pingando: como montar a torneira?

torneira pingando, aprenda a consertar torneira

  • Rosqueie o reparo na torneira;
  • Encaixe a tampa de proteção;
  • Prenda as peças de acabamento;
  • Fixe a peça com o parafuso.

Caso você tenha retirado a torneira, lembre-se de dar uma volta de fita veda rosca na peça que vai ser encaixada à mangueira.

Dica: tampe a pia para que nenhuma peça caia no sifão. Essa dica também é válida para torneira de pia de banheiro.

Se após a troca do vedante a torneira continuar vazando, é sinal de que o problema é o reparo. Você pode seguir nossa sugestão e desmontá-lo para tentar consertá-lo ou comprar um novo.

Essa peça nova costuma custar cerca de R$12. As partes que o formam, como os anéis de borracha, custam alguns centavos.

A torneira vazando na base costuma ser um problema após a manutenção. Isso ocorre pela falta de fita veda rosca no encaixe, pelo desgaste da peça de plástico que faz esse encaixe ou por falta de força na hora de rosquear o objeto.

A torneira elétrica costuma ser reparada da mesma forma que as convencionais. Lembre-se apenas de desligar o disjuntor para evitar acidentes e de consultar manual de instruções para evita danos à parte elétrica. Nesse caso, as peças podem ser mais difíceis de serem substituídas, exigindo que você compre direto com um representante do fabricante.

Uma das formas de evitar o gotejamento é fechando a torneira com cuidado. A torneira para pia de banheiro, por exemplo, costuma apresentar desgaste por ser usada com frequência. Por isso, feche-a com zelo.

Agora que você aprendeu tudo sobre esse tipo de conserto, não terá mais motivos para se desesperar caso pegue a torneira da cozinha pingando, não é mesmo?

Contudo, existem outros problemas em hidráulica além da torneira pingando. Por isso, leia o artigo completo sobre tudo que você precisa saber sobre hidráulica! E se você prefere contratar um profissional especializado em consertos hidráulicos, conte com o Triider! 

2 Comments

  1. mario paulo machado Reply

    vcs tem alguma materia sobre concerto de descarga hidra

Escreva um comentário