Preparativos para o Natal: confira 8 dicas essenciais
Aqui, separamos algumas dicas que podem te ajudar nos preparativos para o Natal! Veja como deixar a sua festa ainda mais encantada!

O Natal está chegando e com ele a sua magia que encanta pessoas no mundo inteiro. Essa data tão especial é cheia de significados que emocionam crianças e adultos de todas as idades. Para que esse dia seja comemorado com muita festividade junto as pessoas que amamos, é fundamental iniciar os preparativos para o Natal com antecedência.

Assim, essa comemoração que mobiliza milhares de pessoas, incentiva a compaixão, o amor ao próximo, a paz, a fraternidade e a alegria será uma grande festa.

Por isso, para que o seu Natal seja repleto destes sentimentos e para que não falte nada nessa data, desenvolvemos este post com tudo o que você precisa saber para planejar bem as suas comemorações.

Aqui, você conhecerá dicas de decoração, gastronomia, os melhores locais para passar essa data, presentes ideais, entre vários outros aspectos natalinos. Ficou interessado em saber mais sobre o assunto? Então acompanhe este post!

Preparativos para o Natal

1. Como decorar a casa para o Natal?

preparativos para o natal, decoração natalina, como decorar a casa para o natal

Para que o clima de festa tome conta do seu lar, é fundamental investir em uma boa decoração de Natal. Imagine como gostaria de ver a sua casa enfeitada. Depois, pesquise item por item para saber o que cabe no seu bolso, pois existem vários tipos de artigos, que vão desde a decoração simples e barata até os mais caros.

Qualquer das duas opções deixará a sua casa no clima de Natal. A intenção é deixar o lar aconchegante e alegre para receber os seus convidados. Dessa forma, cada cômodo da residência pode receber um toque natalino. Vejamos alguns exemplos a seguir.

Decoração natalina para área externa

preparativos para o natal, como decorar o natal, decoração natalina para área externa

Decorar a fachada da casa é muito legal, pois ela traz o clima do Natal para as ruas, encantando a todos que por ali passam. Então, invista bem em iluminação, folhagens artificiais e laços vermelhos.

Para a entrada da casa aposte em guirlandas bem coloridas com as cores que traduzem o Natal, invista nas tradicionais luzes piscantes de LED e inove com uma decoração de chão diferenciada na sua varanda – essa pode ser feita com adesivos ou objetos decorativos maiores. Com certeza você causará impacto e uma boa impressão aos seus convidados. 

Para armações de Natal mais ousadas, como a iluminação de toda a área externa da casa, é essencial contar com a ajuda de especialistas, pois você pode acabar se machucando tentando alcançar as alturas para colocar as luzes. Para evitar esse incômodo, utilize um aplicativo de serviço para auxiliá-lo.

Decoração natalina para área interna

preparativos para o natal, decoração natalina para área interna, como decorar a casa para o natal

Já para o interior do imóvel, existem infinitas opções de artigos. Por isso, é fundamental definir o estilo e as cores que se sobressairão. A árvore de Natal é o centro das atenções da época e, por essa razão, é interessante que ela seja a primeira a ser decorada.

Quadros na parede com imagens que remetem ao Natal também deixam a casa no clima. Mas lembre, limpar a casa antes de iniciar a decoração é fundamental, tanto para o destaque das peças natalinas, quanto para a organização mesmo. 

Para a mesa de jantar o que não pode faltar é a harmonia entre os objetos que compõem a ceia. Dessa maneira, invista em toalhas de mesa vermelhas ou em outro tom que resgaste o Natal ou que combine com a decoração da casa. Você pode apostar em talheres e pratos coloridos, brancos ou decorados com desenhos natalinos. Se estiver pensando em economizar, compre somente a toalha e use os que você tem. 

Você também pode decorar o banheiro com toalhas de rosto enfeitadas com o tema de Natal e também com velas perfumadas. Nos quartos, você pode utilizar roupas de cama vermelhas com verde ou decoradas com desenhos natalícios. Novamente, as velas são uma ótima opção e podem ser usadas em qualquer ambiente.

2. Como fazer enfeites de Natal sem gastar quase nada?

preparativos para o natal, como fazer enfeites de natal, ideias de decoração de natal

Para ter uma linda decoração de Natal não é preciso gastar rios de dinheiro — muita coisa pode ser feita por você mesmo. No caso, é preciso ter muita criatividade para confeccionar enfeites originais que valorizam os principais símbolos natalinos.

Para isso, é necessário colocar em prática as suas técnicas artesanais e de reciclagem. Vejamos agora algumas sugestões de decoração de Natal artesanal simples e fácil de fazer.

Vela com canela de pau

Para esse enfeite você precisará de:

  • vela;
  • copo de vidro;
  • canela em pau;
  • fita de cetim verde.

Montagem: basta colocar a vela dentro do copo de vidro e rodeá-lo com a canela em pau. Para finalizar, passe a fita por todo o copo e faça um laço bem bonito.

Garrafas de vidro com pisca-pisca

preparativos para o natal, ideias de decoração de natal, como preparar a casa para o natal

Muitas ideias simples e baratas podem ser colocadas em prática para criar a iluminação de Natal, como é o caso dessas garrafas de vidro com pisca-pisca. Nesse caso, será preciso reutilizar garrafas de vidro e depois é só colocar dentro delas luzinhas pisca-pisca coloridas. Fica um máximo essa decoração.

Enfeite de pinha para decorar a árvore de Natal

preparativos para o natal, como preparar a casa para o natal, como decorar a casa para o natal, ideias de decoração de natal, pinha
Foto: Tikkho Maciel

A pinha é um ornamento típico do Natal, por isso deve sempre estar presente nessa decoração. Além de ser um lindo enfeite para o pinheiro, ela também pode compor arranjos e guirlandas. Para deixar o enfeite ainda mais bonito, você pode passar cola branca nas suas pontinhas e depois despejar brocal ou glitter sobre elas.

Bolas de Natal enfeitadas com retalho

preparativos para o natal, como preparar a casa para o natal, ideias de decoração de natal, decoração de natal artesanal
Foto: Michael Mroczek

Você não quer uma decoração diferente este ano? Então, aproveite as bolinhas que usou no ano anterior e decore-as com retalhos. Providencie recortes de tecido nas cores vermelho e branco e use-os para cobrir as bolinhas. Não vai ser preciso fazer nenhuma costura, afinal, basta fazer uma trouxinha e amarrar com um laço de fita.

Chapéu de Papai Noel na bandeja

preparativos para o natal, como preparar a casa para o natal, ideias de decoração de natal
Foto: Markus Spiske

O cone, usado para enrolar o barbante, pode virar um Papai Noel e assim aparecer na linda decoração a ser preparada. Só é preciso encapar o cone com papel vermelho, fazer os detalhes do chapéu com algodão e adicionar um cinto preto de papel no meio da peça. Em seguida, coloque o enfeite em uma bandeja com bolas natalinas.

3. O que não pode faltar na ceia de Natal?

preparativos para o natal, ceia de natal, receitas de natal

Você já sabe o que fazer na ceia de Natal? Um dos momentos mais esperados da noite é a liberação do banquete, não é verdade? Todos ficam de olho nos pratos saborosos que compõem a mesa de jantar e loucos para provar todas as receitas que, com certeza, são feitas com muito carinho — o que as deixam ainda mais gostosas.

Por conta disso, alguns pratos tradicionais não podem faltar à mesa nesse dia, como:

  • chester;
  • peru de Natal;
  • farofa de banana;
  • tender ao molho de laranja;
  • pernil assado;
  • arroz à grega ou de forno;
  • lombo recheado;
  • salpicão natalino;
  • salada colorida;
  • lasanha;
  • sobremesas variadas.

Todos esses pratos deliciosos não podem faltar na ceia de Natal. Para não sobrecarregar apenas uma pessoa a montar toda a ceia, você pode dividir os pratos entre os seus convidados, principalmente se você mora sozinho. Assim, cada família pode levar uma receita. Além disso, as bebidas também não podem faltar nessa data.

Dessa forma, cada um também pode levar a sua bebida de preferência. Refrigerantes, suco, água e vinho são as principais bebidas que devem estar presentes no dia.

4. Quais as sobremesas mais simples para fazer no Natal?

preparativos para o natal, sobremesas de natal, cardapio de natal, como preparar a casa para o natal

Tortas, mousses, bolos, pavês, biscoitos e diversas outras delícias ganham espaço na ceia de Natal para deixar a data ainda mais doce e festiva. Depois de se esbaldar com os apetitosos pratos, nada melhor que uma maravilhosa sobremesa para finalizar com chave de ouro a refeição natalina.

Tão aguardados quanto as comidas salgadas, os doces de fim de ano fazem a alegria da criançada e dos adultos. Aprenda agora algumas receitas práticas.

Pavê de panetone com sorvete ou o famoso pavetone
Ingredientes
  • 1 panetone tradicional ou de chocolate;
  • 1 pote de sorvete do sabor de sua preferência;
  • 1 barra (170 g) de chocolate meio amargo ou ao leite;
  • 1 caixa de creme de leite.
Modo de Preparo
  1. Derreta o chocolate em pedaços com o creme de leite — pode ser em banho maria ou no micro-ondas por 1 minuto em potência máxima —, em seguida retire e mexa com uma colher.
  2. Se for utilizando o micro-ondas, leve novamente por mais 1 minuto, retire e mexa — continue nesse processo até que o ingrediente esteja todo derretido.
  3. Despedace o panetone e coloque uma camada numa tigela. Umedeça com a calda de chocolate.
  4. Coloque uma camada de sorvete e vá alternando entre panetone, chocolate e sorvete.
  5. Finalize com uma camada de sorvete regado com o chocolate.
  6. Leve ao freezer e deixe por no mínimo 2 horas até servir.
Rabanada de Natal
Ingredientes
  • 400 ml de leite;
  • 2 ovos;
  • óleo para fritar;
  • 5 pães franceses amanhecidos, bem rígidos;
  • açúcar, canela, coco ralado etc, para polvilhar.
Modo de Preparo
  1. Corte os pães em fatias (rodelas) grandes.
  2. Coloque as fatias de pão de molho no leite, em uma vasilha grande.
  3. Bata os ovos com um garfo, até ficar bem leve e aerado.
  4. Aqueça bastante óleo em uma frigideira grande.
  5. Quando o óleo estiver quente, pegue as rodelas de pão, uma a uma, deixe cair o excesso de leite, mergulhe a fatia nos ovos batidos e coloque no óleo para fritar.
  6. Vire as fatias de vez em quando para não queimar o pão.
  7. Quando observar que as fatias estão bem douradas, retire-as do óleo com uma escumadeira e coloque-as em um prato com papel absorvente para retirar o excesso.
  8. Após secar o óleo, disponha as fatias em uma vasilha para servir.
  9. Misture açúcar a gosto com canela em pó, ou açúcar com coco ralado, e polvilhe sobre as fatias.
Pudim dos anjos delicioso
Ingredientes
  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 lata de creme de leite;
  • 1 xícara de água quente;
  • 1 copo americano de leite;
  • 1 caixa de maria-mole de coco;
  • coco ralado para polvilhar (opcional).
Modo de Preparo
  1. Dissolva a maria-mole na água quente.
  2. Bata o leite condensado, o creme de leite, o leite e a maria-mole dissolvida no liquidificador.
  3. Leve para gelar.
  4. Desenforme o pudim depois de gelado e polvilhe coco ralado, se desejar

5. Como escolher o presente de Natal?

preparativos para o natal, presentes de natal, presentes da natal para homem, presentes de natal para mulher

Quando chega o fim de ano todos ficamos ansiosos e preocupados em como presentear os entes queridos no Natal. São tantas opções e, justamente por isso, acabamos ficando perdidos na escolha do que é ideal para as pessoas especiais que queremos presentear.

Com o auxílio da internet ficou mais prático escolher o presente, o qual pode ser realizado sem ter que sair de casa e enfrentar lojas cheias e filas enormes. Vale ressaltar que é bom efetuar a sua compra na web com a maior antecedência possível, pois nessa época do ano a demanda é muito grande e em cima da hora você correrá o risco de não receber o presente a tempo da data comemorativa.

O que considerar na hora de escolher o presente?

Muita gente escolhe os presentes com base no próprio, o que é um grande erro. O ideal é levar em consideração o gosto e as características da pessoa a ser presenteada. Para ajudá-lo nesse quesito, listamos alguns aspectos que você deve se atentar na hora de comprar presentes.

Genêro

Essa é a uma característica que pode ser observada. Isso não remete a cores para homens ou mulheres e sim a alguns presentes criativos que podem agradar a qualquer pessoa. Inclusive, existem muitas lojas online com esses tipos de presentes, como canecas, copos de bebida, utensílios domésticos, jogos etc.

Idade

Fique sempre atento à idade da pessoa que será presenteada e observe quais são os gostos dela e das pessoas em geral que tenham a mesma idade, assim essa missão pode ficar mais fácil.

Personalidade da pessoa

Essa particularidade pode dizer muito sobre o gosto da pessoa. Se participar de um amigo secreto e não conhecê-la bem, vale dar uma olhadinha nas suas redes sociais e verificar se existe alguma informação sobre seus gostos, como o tipo de música que gosta, filmes que mais assiste e por aí vai. De repente, nessa investigação, você consegue descobrir algo importante para ajudar na escolha do presente.

Profissão

Verificar a profissão pode ser uma boa maneira para escolher seu presente. Afinal, o que a pessoa faz diz muito sobre ela, não é verdade? O presente não precisa ser exatamente algum objeto que possa ser usado no trabalho, mas pode ser algo que remeta a isso.

Orçamento disponível

Existem presentes de todos os preços. Com muita criatividade e paciência para procurar, dá para poupar nas compras e gastar o mínimo possível.

O que dar de presente para uma mulher?

preparativos para o natal, ideias de presentes de natal, o que dar de presente para mulher natal, como preparar a casa para o natal
Foto: Roberto Nickson

Presentear mulheres não é tão difícil, com a infinidade de opções, é possível sim agradá-la. Veja algumas opções básicas que podem servir para qualquer uma:

  • porta-batom com espelho;
  • espelho de Led;
  • máscara para repouso;
  • porta-joias;
  • capinha de celular; 
  • copos ou garrafas térmicas portáteis;
  • livros;
  • fone de ouvido Bluetooth.

O que dar de presente para um homem?

preparativos para o natal, ideias de decoração de natal, presentes de natal para homens,
Foto: Ben White

Para os homens, algumas opções coringa podem deixá-los surpresos e satisfeitos com seus presentes, tais como:

  • caneca de cerveja ou para café;
  • porta tampinhas;
  • bandeja para notebook;
  • camiseta básica;
  • petisqueira;
  • porta-retrato;
  • necessaire;
  • garrafas térmicas portáteis;
  • livros;
  • caixa de som portátil;
  • capinha de celular.

O que dar de presente para uma criança?

preparativos para o natal, presentes de natal, presente de criança natal

A imaginação deve tomar conta dos seus pensamentos ao escolher um presente para uma criança. O que não pode faltar é diversão para a garotada. Veja algumas opções:

  • porta-lápis;
  • jogo da memória ou quebra cabeças;
  • caneca com canudinho;
  • livro de histórias para crianças;
  • mochila.

6. Como escolher a embalagem?

preparativos para o natal, como preparar a casa para o natal, embalagens de natal

O embrulho do presente o deixa ainda mais especial. São sacolas e papéis, cada um mais lindo que o outro. Os laços brilhantes dão aquele toque final deixando-o ainda mais bonito. Porém, muitos desses embrulhos, após a festa, vão parar direto na lata do lixo. Então, o ideal é embalar seus mimos de Natal com materiais que você já tem em casa.

Além de ser uma opção mais em conta, essa é uma ideia sustentável e o planeta vai agradecer você por isso. Além disso, é uma ótima maneira de personalizar o seu presente e demonstrar para a pessoa o quanto se preocupou com ela ao fazer as embalagens com as próprias mãos. Seguem algumas boas ideias para você mesmo fazer:

  • aproveite as folhas de revistas em quadrinhos ou qualquer outro tipo de periódico e tenha um embrulho inusitado para presentear seu querido amigo;
  • reutilize jornais e o antigo mapa-mundi que está em desuso devido a tecnologia e finalize com um laço bem bonito;
  • pacotes de biscoito também podem ser decoradas e servir como caixas de presentes;
  • rolos de filme formam um belo laço.

E em tempos de internet e redes sociais que não nos deixam esquecer de nossos familiares e amigos, que tal liberar o seu lado criativo e criar cartões de natal online, gratuitamente?

Ferramentas como o Adobe Spark podem te ajudar com isso! O editor de imagens é simples e intuitivo, utilizando basicamente recursos de arrastar-e-soltar. Além de cartões comemorativos prontos, você pode criar o seu próprio projeto, fazendo o upload das imagens de sua galeria, desenvolvendo uma montagem de fotos divertidas, modificando o texto, incluindo filtros e escolhendo entre dezenas de fontes criativas.

7. O que usar na festa de Natal?

Para o tradicional encontro familiar, a pedida é que o look seja escolhido com muito carinho, assim como todos os detalhes da festa. Maquiagem, acessórios e as roupas devem ser escolhidas especialmente para a ocasião. O vermelho predomina nessa época do ano — pode ser uma camisa, um vestido ou até mesmo um lenço para compor o look.

A primeira observação é alinhar conforto ao estilo da roupa. A ideia é ficar elegante e à vontade ao mesmo tempo. Por isso, a escolha dos sapatos ideais também é importante para aliar essa combinação.

A recomendação para as mulheres é usar salto tratorado ou plataforma, e para os homens um sapatênis é uma ótima opção. Para as roupas, opte por tecidos fluidos e finos, já que essa época do ano é muito quente.

Nas festas de confraternização do trabalho, atente-se para discrição em suas roupas e seja cautelosa na maneira de se vestir, mesmo que a festança seja fora do ambiente de trabalho. Use e abuse dos acessórios com criatividade e sempre fazendo a melhor combinação com o estilo da roupa escolhida.

8. Quais são os melhores lugares para passar o Natal?

Há quem diga que o melhor lugar para passar o Natal é em casa. Porém, aos que amam viajar pelo país e pelo mundo, existem várias opções que proporcionam um ótimo clima natalino. Sozinho ou com a família junto, a intenção é não perder o sentimento de festa. Logo, prepare as malas e aproveite a sua viagem!

Estados Unidos — Nova York

Apesar das temperaturas beirando a 0ºC, ou abaixo disso, os turistas de Natal em Nova York não faltam. Usando muitos agasalhos, como casacos, gorros e luvas, o momento é de aproveitar a festa, caminhar pelas ruas e conferir toda a bela decoração, que é mesmo de encantar qualquer um.

Um outro passeio que não pode faltar é a patinação no Rockefeller Center, fazer compras na Macy’s e visitar as típicas feiras de Natal, como a Columbus Circle Holiday Market, no Central Park.

Argentina — Mendonza

Cidade localizada na cordilheira dos Andes, a oeste da Argentina, é comumente conhecida por sua grandiosa produção de vinhos. Na viagem deve ser incluso o jantar de Natal no hotel Intercontinental, sobremesas deliciosas, bebidas e uma visita a uma vinícola com direito a almoço e degustações — o traslado não está incluso.

Aproveite que está no local onde se encontram alguns dos maiores produtores de vinho e conheça também outras propriedades, em regiões como Maipú e Luján de Cuyo. Aos pés da montanha, a cidade oferece também paisagens maravilhosas com opções de passeios de carro ou em trilhas.

Alemanha — Berlim

A linda Munique se prepara todo ano para realizar uma linda festa. Com um pequeno parque de diversões temático, uma árvore de Natal de mais de 30 metros decorada e com vários mercadinhos preparadas para vender lembrancinhas e enfeites natalinos, a cidade se torna um bom local para passar essa data tão especial. Além disso, ela também oferece comidas e bebidas artesanais pra lá de deliciosas!

Blumenau — Santa Catarina

Sobre forte influência alemã, Blumenau tem um evento, chamado de Magia de Natal, que merece sua visita. Esse é um pedacinho da Alemanha incrustado no Brasil. Durante essa data, a cidade realiza muitos desfiles temáticos, além de oferecer opções culturais, como feiras de livros e artesanato local.

Gramado — Rio Grande do Sul

A cidade brasileira com maior tendência para o espírito natalino, Gramado, disponibiliza lindas paisagens naturais, além da decoração estupenda, sendo uma ótima opção para quem decide visitar a Serra Gaúcha.

A festa de Natal é um dos principais eventos turísticos que movem a economia da região. Nesse período, são realizadas mais de 300 apresentações no mais puro clima natalino, mais conhecido como o Natal Luz.

Natal — Rio Grande do Norte

A cidade recebeu esse nome justamente pelo fato de ter recebido essa data para comemorar o seu aniversário, ou seja, o seu surgimento. Dessa forma, as comemorações de Natal são o dobro de alegria.

Além do clima de muita festa, a decoração fica maravilhosa e ainda é possível aproveitar os dias em Natal para curtir as praias que são simplesmente encantadoras.

Depois de conhecer todos os preparativos é só iniciar as atividades. São muitos os detalhes e nenhum deles pode faltar no dia. Dessa maneira, o Natal será cheio de surpresas e emoções para toda a família.

Seja em casa ou viajando, nunca perca o espírito de Natal, pois é nessa época do ano que resgatamos o amor ao próximo, muitas vezes esquecido na correria do dia a dia. No mais, um feliz Natal para todos vocês com muita paz, alegria e amor no coração.

Comments are closed.