Como tirar mancha de roupa: técnicas usadas por donas de casa | Triider
Conheça a resposta da famigerada pergunta “como tirar mancha de roupa?”

Perceber que uma peça de roupa está manchada é uma situação muito desagradável. E muitas pessoas acreditam que o destino de uma camiseta ou calça danificada por manchas é se transformar em pano de chão. Mas as coisas não precisam ser assim. Basta que você aprenda a técnica certa de como tirar mancha de roupa.

É importante frisar que não existe um único modo para resolver esse problema. Para cada tecido e para cada tipo de mancha existe um modo de agir. Caso contrário, em vez de tirar a mancha da roupa, você danificará ainda mais a peça.

E para evitar que você cometa esse erro, identificamos as manchas mais comuns e explicaremos a forma correta de removê-las. Leia até o final para saber como se livrar das manchas em suas roupas e manter o seu guarda-roupa em dia!

Como tirar gordura de roupa

como tirar mancha de roupa, como tirar mancha de gordura de roupa, roupa manchada com gordura

Nesse caso, um dos fatores determinantes na hora de tentar retirar a gordura do tecido é a temperatura. Se a gordura estiver muito quente, ela queimará o pano. Caso isso ocorra, o dano na roupa será permanente.

Portanto, além da temperatura da gordura, a resistência do tecido também influenciará na remoção. Tecidos mais resistentes, como jeans e o algodão devem sair menos danificados.

Caso a gordura não esteja tão quente, você poderá fazer o seguinte: coloque amido de milho em cima da mancha, imediatamente. Deixe o material no tecido por algumas horas. O amido absorverá a gordura, reduzindo os danos.

Depois, faça uma mistura com água quente e detergente, pois ambos conseguem quebrar as moléculas de gordura, retirando-a por completo da roupa. Essa dica vale para todos os tipos de tecido.

Como tirar tinta de caneta de roupa

como tirar mancha de roupa, como tirar mancha de caneta

Esse tipo de mancha é muito comum nas camisetas do uniforme das crianças e adolescentes. Normalmente, são pequenos riscos no tecido. Manchas causadas por tinta de caneta não costumam sair com sabão, nem quando a peça é esfregada com intensidade. Portanto, não use a força na hora de tentar remover manchas de caneta, porque danificará o tecido que está sendo lavado.

A forma mais fácil de retirar essa macha é colocando um pouco de álcool líquido em cima do ponto danificado. O álcool consegue dissolver a tinta, fazendo com que ela escorra para fora do tecido.

O álcool em gel consegue resolver o problema se o dano for pequeno. Caso você tenha tido o azar de uma caneta estourar no seu bolso, coloque a roupa de molho no álcool.

No entanto, tome cuidado. O excesso pode danificar a peça, manchando-a mais ou fazendo com que perca cor. Por isso, essa dica funciona melhor em roupas brancas. Outro ponto de atenção: quanto mais tempo a mancha ficar no tecido, mais difícil será de removê-la.

Como tirar mancha amarela de roupa

como tirar mancha de roupa, como tirar mancha de desodorante

Existem muitos produtos que podem causar o tom amarelado nas roupas. O mais comum é o desodorante. Evite vestir sua camiseta após aplicar o produto. O ideal é aplicar o desodorante antes de dormir. Dessa forma, ele ficará fixado — ainda que você tome um banho na manhã seguinte.

Algumas peças podem ficar amareladas devido à falta de uso. Nos dois casos, faça uma solução com o suco de meio limão e um pouco de bicarbonato de sódio. Aplique a mistura em cima da mancha e deixe agir por cerca de duas horas. Depois, é só lavar como de costume.

Você ainda pode quarar a roupa. Trata-se de uma técnica de lavagem antiga. Ela consiste em esfregar sabão no tecido (de preferência sabão de coco) e deixar a roupa sob sol por algumas horas. Depois, esfregue e enxágue a peça.

Como tirar manchas de roupa é uma dúvida recorrente, adicione o hábito de quarar suas peças para clareá-las. Isso também vale para toalhas e lençóis.

Como tirar mancha vermelha de roupa branca

como tirar mancha de roupa, como tirar mancha vermelha, como tirar mancha vermelha de uma roupa, camiseta manchada

Se a mancha tiver sido causada por canetas ou canetinhas, utilize álcool, como já mencionado. Se o dano tiver sido causado por vinho tinto ou rosé, faça o seguinte:

Coloque papel toalha no local imediatamente. O vinho consegue penetrar nas fibras do tecido, tingindo-o. Portanto, o melhor a fazer é remover o excesso, se possível. Além disso, jamais utilize água quente nesse tipo de remoção, porque ela intensificará o pigmento presente na bebida, piorando o problema.

Caso a mancha esteja seca, aplique uma mistura de vinagre branco sob o local. Para cada medida de água que será usada na solução, acrescente três de vinagre. Se for uma mancha pequena, você ainda pode esfregar um pouco de espuma de barbear no local, removendo o excesso de espuma com papel toalha.

Mancha vermelha na lavagem

Se a sua roupa ficou manchada na lavagem, você pode usar a seguinte técnica:

  • Coloque-a em uma panela com água limpa e leve-a ao fogo;
  • acrescente na água quente um pouco de sabão em pó ou sabão ralado;
  • deixe a peça ferver por 10 minutos nessa solução.

Importante: essa dica só é válida se o tecido for algodão ou linho. Outros tecidos podem ser danificados pelo calor.

Como tirar graxa de roupa

como tirar mancha de roupa, como tirar graxa de roupa

A graxa é um material bastante resistente. Por isso, assim que ela entrar em contato com o tecido aplique talco no local para absorvê-la. Se a mancha já estiver seca, você pode usar margarina ou manteiga para umidificá-la.

Se a roupa for de um material mais resistente, aplique detergente de louças direto na mancha e esfregue com força. Você pode molhar a escova em água quente para facilitar a remoção.

Como tirar mancha de água sanitária

Caso a água sanitária tenha entrado em contato com a roupa, lave-a imediatamente. Esse produto demora algum tempo para reagir, portanto, seu dano não é imediato.

Caso a área afetada seja pequena, é possível tentar fazer com que o produto evapore. Para isso, aplique um pouco de álcool líquido no local. Caso a roupa já esteja manchada não há como reverter a situação. Nesse caso, e em todos os outros em que a mancha persistir, você pode tingir o tecido.

Como vimos neste artigo, encontrar uma mancha na roupa não é sinônimo de perdê-la. Existem técnicas que podem te ajudar a resolver esse problema sem ter que colocar a sua peça favorita no lixo. E muitos problemas desse tipo podem ser solucionados de forma simples.

Então, se você tem interesse por temas relacionados a tarefas de casa, assine a nossa newsletter e receba dicas especiais direto no seu e-mail. Agora, se você precisa de ajuda com serviços gerais, como lavagem de roupa ou até mesmo outros serviços, conheça o app Triider. Através da plataforma, você contrata profissionais qualificados para o serviço que você precisa!

Escreva um comentário