Search

Pinturas de parede diferentes: 9 técnicas para renovar sua casa

Cansou da monotonia de ter todas as paredes brancas em casa? Então vem com a gente explorar 9 técnicas de pinturas de parede diferentes para planejar uma mudança na sua decoração!

Ao chegar em um novo apartamento ou casa, o cenário é quase sempre o mesmo: paredes brancas em todos os cômodos. Seja em imóveis alugados ou disponíveis para venda, o padrão costuma ser uma pintura de parede básica, que agrade a todos os gostos — ou que pelo menos não desagrade os futuros moradores.

A maioria das pessoas não se importa com esse aspecto monocromático e totalmente clean. E, mesmo que você prefira cores mais intensas, o lado bom é que as paredes claras são uma tela em branco para imprimir a sua personalidade no local.

E se a gente te disser que existem algumas técnicas de efeito visual que não só mudam as cores mas também a forma como enxergamos os espaços? Selecionamos neste post 9 ideias de pinturas de parede diferentes totalmente atemporais e funcionais. Confira as dicas e escolha a que se encaixa melhor com o seu lar!

pinturas de parede diferentes

Como mudar o formato do ambiente apenas com pintura?

Olha só como esses truques são bem fáceis de fazer:

1 – Ampliar

Quando um cômodo é muito pequeno e você busca um efeito de amplitude, aposte na pintura de paredes e teto em tons claros. Neste caso você pode aproveitar as cores padrão da casa, como branco, off-white e gelo.

O ideal é que, para conseguir esse efeito, o piso seja mais escuro, criando uma oposição às paredes. Se não está nos seus planos instalar um novo revestimento no chão, uma ideia interessante é investir em um tapete de tom mais fechado.

2 – Compactar

Algumas residências possuem grandes salas e, dependendo da disposição dos móveis, o espaço pode parecer grande e impessoal demais. Mas esse é um problema muito fácil de resolver: use as cores para conquistar um clima acolhedor. Pinte as paredes e o teto da mesma cor, lembrando que, quanto mais escuro, menor parecerá o ambiente.

3 – Rebaixar

Você sente que o cômodo parece um pouco vazio? Para conseguir o efeito de rebaixar o teto, sem a necessidade de sancas e aplicação em gesso, utilize uma tinta mais escura apenas no teto, deixando as paredes em tons mais claros.

Se as suas paredes são brancas ou bem claras, use a criatividade na hora de escolher o tom para o teto. Além de conquistar o efeito desejado, sua casa ganha um toque diferenciado e único.

pinturas de parede diferentes

4 – Alongar

Caso você já tenha um cômodo amplo, mas com um pé direito baixo, para ampliar a altura do ambiente é bem simples: tonalidades intensas nas paredes e um teto mais claro.

Se você gosta de ousar e é fã das cores, aqui vale brincar um pouco. Que tal apostar em paredes em laranja e um teto em tom de pêssego? Através de uma paleta de cores dinâmica, você alonga o ambiente, dando a impressão que a parte de cima da sala é mais iluminada.

5 – Alargar

Muita gente não sabe o que fazer quando se depara com um ambiente muito estreito. Será mesmo possível criar um efeito de alargamento com a pintura?

Em um ambiente quadrado ou retangular, escolha duas paredes, uma de frente para a outra, para colorir com um tom claro. Para as paredes restantes e também para o teto, defina uma cor mais escura, que pode ser vibrante. Pronto, o truque está feito!

6 – Estreitar

Já se o seu objetivo é estreitar um cômodo muito largo, a proposta é contrária ao que explicamos no tópico anterior. Aqui, duas paredes opostas recebem a tinta escura, enquanto a parede de fundo e o teto ganham cores iluminadas.

pinturas de parede diferentes

7 – Destacar

Tem um projeto especial para a sua sala e quer colocar o foco todo em uma parede? Uma das pinturas de parede criativas mais bacanas e fáceis de executar é a alternativa de colorir a maioria dos lados com uma mesma tonalidade e deixar apenas uma parede branca. Que tal usar esse ponto mais iluminado para compor uma parede cheia de quadros?

8 – Encurtar

Para causar a impressão de paredes mais próximas e um ambiente menos profundo, pinte somente a parede de fundo com um tom escuro, enquanto os outros lados permanecem em uma paleta suave.

9 – Reduzir pé direito

Está pronto para uma pintura de parede com fita? Para esse processo será necessária uma trena, lápis e réguas para fazer marcações, além de fita crepe para demarcar a área que levará a tinta.

Quando o pé direito do cômodo é muito alto e você quer amenizar essa sensação de amplitude excessiva, a solução é pintar somente a parte inferior das paredes. Delimite uma barra, uma área de até um terço da medida total da parede, que receberá a tinta mais escura que o restante. Se existem janelas no cômodo, você pode pintar da altura das janelas para baixo, de forma linear.

pinturas de parede diferentes

Que cores escolher para as pinturas de parede diferentes?

Para quem busca inovação e inspiração, a boa notícia é que as opções de cores de tinta são infinitas. Com a tecnologia de misturar tons e criar novas tonalidades em poucos minutos, as lojas especializadas do setor serão ótimas aliadas na hora de revolucionar a pintura de parede de sala ou do quarto.

Você pode, por exemplo, pegar algumas referências de ambientes e decoração do Pinterest e levar até uma loja. Mostre para os vendedores a cor que você imagina para o seu próximo projeto e crie uma tinta exclusiva para testar em casa.

E, falando em cores, você sabe o que cada cor transmite em um ambiente?

Verde

Uma cor acolhedora, que remete à natureza, e proporciona tranquilidade e leveza à rotina. Os tons mais claros podem ser usados na sala de estar ou em salas de leitura. Já os mais escuros, como o verde petróleo, proporcionam um clima um pouco mais melancólico e sombrio.

Vermelho

Por ser uma cor muito enérgica, é preciso ter cuidado na hora de usar o vermelho. Prefira tons mais fechados e nunca pinte todas as paredes de um cômodo de vermelho. A tonalidade pode provocar agitação e até irritabilidade, então use-a apenas em ambientes em que os moradores da casa não passem tanto tempo, como um corredor ou lavabo.

Amarelo

Criatividade e alegria são duas das características do amarelo. Esse é um tom interessante para uma pintura de parede geométrica no home office ou na cozinha. Se for pintar uma grande área, opte por um amarelo não tão vibrante.

Azul

A cor perfeita para trazer calmaria para o ambiente, o azul transporta um pouco do céu para dentro de casa, diminuindo a ansiedade. Porém, quando usado em excesso, o tom pode deixar a casa fria e impessoal.

Laranja

Para quem busca uma cor iluminada e estimulante, o laranja é uma ótima alternativa. Evite o uso do tom na pintura de parede de quarto, mas aposte sem medo em outros cômodos que buscam a criatividade, como a cozinha.

Rosa

Quando usado em tons sutis, o rosa transmite delicadeza e gentileza. Mas, quando utilizado com mais intensidade, pode ajudar a compor uma decoração única e até extravagante.

E como escolher o tipo de tinta certo?

Para saber ao certo qual é a categoria de tinta mais indicada para o seu projeto, primeiro você precisa entender um pouco mais sobre texturas e acabamentos.

Agora que você já sabe vários truques para colocar em prática na sua casa, dá uma olhada neste post aqui, onde explicamos as diferenças entre os tipos de tinta e o que é recomendado de acordo com cada ambiente e superfície a ser colorida.

E se você não é muito bom com o pincel, ou não tem tempo para colocar suas ideias em prática, chame um profissional Triider para te ajudar! Você pode solicitar um orçamento gratuito para um pintor qualificado para todos os tipos de pintura de parede, portas, janelas e até portões.

POSTS RELACIONADOS

No Triider você contrata os melhores profissionais do mercado de manutenção e reforma! A nossa plataforma oferece Central de Ajuda e garantia para todos os serviços contratados. São mais de 50 tipos de serviços!

Se você precisar de ajuda para resolver algum problema ou realizar algum projeto, conte com a gente!

Abraçamos os seus projetos! #Triider

Baixe nosso aplicativo para contratar profissionais em Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Brasília e São Paulo!