Saiba como lavar tapete felpudo sem danificar | Triider
Movimentos suaves, removedor de manchas e produtos caseiros. Com alguns truques infalíveis, você aprende como lavar tapete felpudo e deixá-lo novinho em folha!

Os tapetes são itens indispensáveis para a decoração do lar. Além de trazerem mais aconchego, ainda ajudam a manter a casa mais quentinha e abafar os ruídos que vêm da rua. O único problema é na hora da limpeza, pois eles costumam dar um pouquinho de trabalho, principalmente os felpudos. Para tornar o processo de limpeza de tapete peludo mais simples, basta aprender alguns truques de como lavar tapete felpudo para agilizar a tarefa e mantê-lo sempre bonito.

Como os tapetes felpudos geralmente são feitos com tecidos delicados, como lã, algodão e shaggy, pode ser necessário recorrer a uma lavanderia para lavagem a seco ou especial. Porém, com alguns produtinhos caseiros, dá para caprichar na lavagem e fazê-la dentro de casa mesmo. Quer saber como? Acompanhe nossas dicas e aprenda de uma vez por todas como limpar tapete!

Como lavar tapete felpudo

1. Aposte na boa e velha dupla: água + detergente

Ok, existem vários produtos específicos para limpeza de tapetes nas prateleiras do mercado, mas a dupla água + detergente continua sendo uma grande aliada da faxina pesada, já que não há combinação mais poderosa para retirar poeira e gordura das coisas.

Nem precisa exagerar na quantidade. Se o tapete for muito delicado e não permitir a lavagem, você pode utilizar algumas gotinhas de detergente diluídas em um litro de água e, com o auxílio de um pano macio e que não solte fiapos, passar em toda a extensão da peça.

No entanto, antes de fazer sua própria lavagem a seco, passe uma boa vassoura no tapete para retirar a sujeira grossa. O aspirador de pó também é essencial nessas horas, sobretudo para quem tem animais de estimação em casa.

Quanto ao aspirador, não se esqueça de utilizar um bocal liso e macio, que não vai desfiar os tapetes. Outro truque é colocar uma fronha de algodão no bocal para maior proteção da peça. Em seguida, o pano umedecido dará conta do recado.

Se houver alguma mancha, coloque a mistura de água e detergente em um borrifador e aplique diretamente no local, esfregando com uma escova de cerdas macias. Assim, com movimentos precisos e circulares, a sujeira vai começar a se soltar. Finalize com um pequeno enxágue e deixe o tapete secar naturalmente.

2. Nunca esfregue o tapete com força

Se você está se perguntando como limpar tapete peludo, aqui vai uma dica básica, mas que muita gente se esquece: jamais esfregue a peça com força. Como os fios são nobres e delicados, todo cuidado é pouco. Esfregando com força, você corre o risco de puxar fio ou até arrancar alguns deles. O ideal é fazer movimentos suaves e circulares, porém precisos. Lembre-se: precisão não é força!

Para a lavagem de tapetes que não são tão felpudos, como os de fibra natural ou sintética, a recomendação é evitar vassouras ou escovas de cerdas duras. Nesses casos, o mais indicado são as esponjas convencionais. Utilize-as sempre do lado amarelo, que não é abrasivo.

No caso de um tapete muito sujo, experimente deixar o material de limpeza agir sobre a peça durante alguns minutos. Na maioria das vezes, a ação prolongada do produto faz milagres e facilita bastante a limpeza doméstica. Mas atenção: utilize detergentes e limpadores próprios para tapete. Produtos clorados, por exemplo, devem ser evitados porque poder manchar a peça.

3. Crie seu próprio removedor de manchas

Quem entende limpeza sabe que muitos produtinhos caseiros são poderosíssimos contra a sujeira pesada. É o caso do bicarbonato de sódio e do amido de milho. Uma ótima dica para quem quer aprender como lavar tapete felpudo é criar seu próprio removedor de manchas com produtos que são tiro e queda.

Dá para fazer uma excelente lavagem a seco nos tapetes da casa polvilhando porções iguais de bicarbonato de sódio e amido de milho em toda a extensão da tapeçaria. Basta deixar o pó agir por alguns minutos e pronto: essa solução mágica terá “sugado” a maior parte da sujeira grossa do tapete. Aí é só finalizar a limpeza normalmente com aspirador de pó e pano úmido.

4. Utilize vinagre nas manchas difíceis

Se você já tentou de tudo, mas nada parece tirar aquela mancha horrível do tapete, confie no vinagre! Além de ter propriedades desinfetantes e neutralizantes, o vinagre branco é um dos produtos caseiros mais eficientes contra sujeiras profundas. Ele consegue remover manchas sem estragar os fios da tapeçaria ou desbotar a peça, o que provavelmente aconteceria se você utilizasse cloro ou água sanitária.

O cachorro fez xixi no tapete? Você entornou café, suco, refrigerante? Pisaram com os sapatos imundos? Para as manchas difíceis, já sabe o que fazer. Coloque um pouquinho de vinagre em um borrifador e mãos à obra. O produto vai penetrar no tecido de forma suave, neutralizando odores e desgrudando as manchas. Depois é só finalizar com um pouquinho de água e detergente.

5. Proteja o tapete antes de colocá-lo na máquina

Com as dicas anteriores, você provavelmente vai resolver o dilema de como lavar tapete peludo de uma vez por todas. Porém, se ainda assim a sujeira estiver resistente, pode ser viável colocar o tapete na máquina de lavar. E você deve estar se perguntando: “mas como lavar tapete felpudo na máquina?”. Vamos lá: antes de tudo, é obrigatório verificar a etiqueta da peça, pois nela contêm todas as instruções de limpeza do item.

Se ele não for resistente o bastante, certamente a etiqueta vai indicar que não é para colocar o tapete na máquina. Caso seja permitido, ainda assim é interessante protegê-lo antes de jogar no tambor. Considere colocá-lo em um lençol fino ou mesmo uma capa própria para lavagem de peças delicadas. Dessa forma, não haverá risco de o tapete desfiar ou soltar fiapos com os atritos da máquina.

Pronto! Agora você já sabe como lavar tapete felpudo de um jeito prático, rápido e muito eficaz. Lembre-se também de manter a casa sempre ventilada e ensolarada para evitar odores e ácaros nos tapetes. Nos dias mais ensolarados e se você tiver espaço adequado para isso, considere pendurá-lo para que o vento e o sol possam ter contato direto com o tapete, removendo odores e sujeiras mais superficiais. E não esqueça de aspirar o tapete com a mesma frequência que você tira o pó dos móveis e faz a limpeza periódica na sua casa ou apartamento. Assim, o conforto e aconchego da peça estarão sempre garantidos.

Lembre-se também de fazer a higienização dos estofados. Com o tapete, o sofá, as poltronas e cadeiras limpinhos, com certeza a sua sensação será de maior bem-estar e a durabilidade dos seus móveis e itens de decoração será muito maior.

Se você gostou dessas dicas e tem outras para contribuir, deixe o seu comentário. E se você precisar de ajuda com serviços de manutenção e reforma, conte com o Triider!

Comments are closed.