Search

Um projeto de iluminação bem feito é capaz de transformar a decoração de qualquer cômodo da casa. Além de garantir o conforto visual aos ambientes, as lâmpadas ajudam a criar diferentes cenários no seu décor, reforçando a sensação de aconchego, amplitude e o próprio estilo. Porém, na hora de fazer a instalação, é normal baterem algumas dúvidas: lustre, luminária ou pendente? Quais as diferenças entre eles? Como escolher lustre, luminária e pendente?

Se você não sabe qual deles escolher e não entende exatamente as características de cada um, não se desespere! Aqui, explicaremos as diferenças básicas entre as peças e separamos uma série de dicas rápidas para acertar em cheio no projeto de iluminação! Assim, vai ser moleza conseguir o melhor resultado e valorizar o estilo da sua casa. Vamos lá!

Quais são as diferenças entre lustre, luminária e pendente?

Lustre

como escolher lustre, diferença entre lustre e pendente, diferença entre lustre e luminária, pendentes e luminárias,
Foto: Shariz Khan

O lustre talvez seja o exemplar mais famoso da lista. Afinal, ele é sinônimo de sofisticação e requinte em qualquer tipo de décor. Tudo isso é possível graças às suas ramificações (braços) para instalação de diversas lâmpadas, o que os deixa ainda mais imponentes.

Outra diferença básica dos lustres em relação aos demais itens é que eles são suspensos no teto, mas sem necessariamente pender sobre o ambiente, podendo ser embutidos. São utilizados principalmente nos seguintes cômodos:

Luminária

como escolher lustre, diferença entre lustre e pendente, diferença entre lustre e luminária, pendentes e luminárias,
Foto: Natalia Y

As luminárias são divididas em categorias, de modo a englobar os diferentes modelos. Elas podem ser utilizadas tanto sobre bancadas e demais superfícies quanto diretamente no chão, a depender do tamanho. Estes são os principais tipos:

Articulada
como escolher lustre, como escolher luminária articulada, diferença entre lustre e pendente, diferença entre lustre e luminária, pendentes e luminárias,
Foto: Chinh Le

Luminárias articuladas podem ser de mesa (tipo abajur) ou de chão (tipo pedestal). São recomendadas para iluminação de ambientes menores, como cabeceiras de cama e estações de trabalho. Além de garantirem conforto visual para aquele momento de descanso ou leitura, têm ainda um enorme potencial decorativo, deixando os cômodos muito mais aconchegantes e convidativos.

Arandela
como escolher lustre, arandela, como escolher arandela, como escolher luminária arandela, o que é uma luminária arandela, o que é arandela, diferença entre lustre e pendente, diferença entre lustre e luminária, pendentes e luminárias,
Foto: Neil Daftary

As arandelas já viraram tendência de decoração tanto em ambientes internos quanto externos, como no caso de jardins, varandas, entorno de piscinas e áreas gourmet. O diferencial desses itens é que são sempre instalados nas paredes, valorizando os elementos do décor com um charme único.

Sobrepor

como escolher lustre, diferença entre lustre e pendente, diferença entre lustre e luminária, pendentes e luminárias,

As luminárias de sobrepor ficam totalmente expostas em paredes e tetos, cumprindo a proposta de iluminar o cômodo por inteiro. Elas podem ser direcionadas para locais específicos (spots), podem ficar suspensas no teto (pendentes) ou, ainda, rentes ao forro (plafons).

Embutir

como escolher lustre, diferença entre lustre e pendente, diferença entre lustre e luminária, pendentes e luminárias, como escolher luminária de embutir, luminária embutir

As luminárias de embutir se parecem muito com as de sobrepor, porém, são instaladas de forma mais escondida. Isso porque esse tipo de luminária cumpre uma proposta mais decorativa do que de iluminação em si, mas sem pecar no conforto visual. São muito utilizadas sobre elementos decorativos, quando a intenção é justamente valorizar algum item específico do décor.

Pendente

como escolher lustre, diferença entre lustre e pendente, diferença entre lustre e luminária, pendentes e luminárias,
Foto: Jean Bach

O pendente, por sua vez, recebe essa denominação porque é instalado de forma suspensa. Ficam sempre dependurados, geralmente em fios longos, e com a fonte de luz instalada na ponta inferior. São muito utilizados para efeitos decorativos, embora não deixem a desejar no quesito conforto visual. Costumam ser instalados nos seguintes locais:

como escolher lustre, diferença entre lustre e pendente, diferença entre lustre e luminária, pendentes e luminárias, triider, orçamento eletricista, eletricista poa

Como utilizar e como escolher lustre, luminária e pendente?

Como escolher lustre

como escolher lustre, diferença entre lustre e pendente, diferença entre lustre e luminária, pendentes e luminárias,
Foto: Kelly Sikkema

A primeira coisa que você precisa saber antes de instalar um lustre é que ele deve respeitar a proporção do ambiente, pois isso é o que vai garantir a harmonia do décor e o melhor efeito visual no cômodo. Por exemplo: se a sua sala é pequena e o pé-direito é baixo, escolha um lustre embutido e mais discreto, trazendo mais leveza para a decoração.

Já se o ambiente for grande ou com pé-direito duplo, aí dá para usar e abusar dos lustres grandes e chamativos, com muitas ramificações para instalação das lâmpadas. Na sala de jantar, a dica é instalar o lustre conforme o formato da mesa, pois esse truque traz amplitude para o ambiente e deixa a decoração ainda mais uniforme e harmoniosa.

Como escolher luminária

como escolher lustre, diferença entre lustre e pendente, diferença entre lustre e luminária, pendentes e luminárias, como escolher luminária
Foto: Francois Mckenzie

A regra número um nesse caso diz respeito à escolha das luminárias. Elas devem respeitar a linguagem visual do cômodo. Afinal, serão várias peças dispostas ao longo do seu décor. Então, se você não seguir o mesmo conceito, vai acabar pesando os ambientes com excesso de informação. E não é essa a ideia, certo?

Outro cuidado básico tem a ver com o tamanho da luminária, considerando-se os modelos de mesa e de chão. Em ambientes mais amplos e de pé-direito alto, prefira luminárias de chão para valorizar o décor. Já em locais menores, escolha abajures que dialoguem com a proposta de décor do cômodo, aliando conforto visual e aconchego em doses exatas.

Como escolher pendente

como escolher lustre, diferença entre lustre e pendente, diferença entre lustre e luminária, pendentes e luminárias, como escolher luminária
Foto: Reinaldo Kevin

A iluminação feita por pendente tem a proposta de trazer um foco mais intenso para locais específicos, como bancadas de refeição. Assim, dá para tornar o momento à mesa muito mais confortável, prático e aconchegante. Como os pendentes descem por fios elétricos até a zona a ser iluminada, é preciso ter muito cuidado na escolha do acabamento das peças, pois elas serão destaques na decoração.

Para não errar, escolha modelos que dialoguem com o estilo de décor do cômodo, assim como no caso das luminárias. Por exemplo: em um ambiente mais minimalista, prefira um pendente discreto e de cor neutra. Já para uma decoração mais moderna, dá para ousar um pouco mais nos pendentes, escolhendo um modelo colorido e de design arrojado. Que tal?

Que tipo de lâmpada escolher?

como escolher lustre, diferença entre lustre e pendente, diferença entre lustre e luminária, pendentes e luminárias, como escolher luminária
Foto: Mikael Kristenson

Agora que você já sabe como escolher lustre, luminária e pendente no seu projeto de iluminação, vamos para a escolha das lâmpadas. Até porque de nada adianta acertar nas peças e errar no feixe de luz, não é mesmo? A regra é muito simples: ambientes de descanso (como dormitórios e demais áreas íntimas) pedem lâmpadas amarelas, pois elas criam uma atmosfera mais relaxante.

Já para aqueles ambientes de intensa atividade na residência, como cozinha ou local de trabalho, o ideal é escolher lâmpadas brancas, pois elas ajudam a manter o foco e concentração. Nos banheiros e lavabos, a luz branca também é indicada, principalmente sobre a bancada ou contornando os espelhos, o que torna o cômodo mais funcional.

Se quiser saber mais sobre o assunto, aproveite esse momento de inspiração e conheça alguns segredos da iluminação residencial!

Agora você já sabe a diferença entre lustre, luminária e pendente e pode fazer a melhor escolha! Seguindo as dicas deste artigo, com certeza o seu projeto de iluminação ficará impecável, levando o máximo de conforto visual e aconchego à sua casa.

E se você estiver precisando fazer a instalação de luminárias, não deixe de pedir orçamentos no Triider! Lá você encontra os melhores profissionais para serviços diversos.