Search

Saiba tudo sobre como fazer um jardim de inverno muito charmoso para a sua casa ou o seu apartamento!

Quer aprender como fazer jardim de inverno lindo para a sua casa? Ótimo! Aqui você vai encontrar tudo o que precisa ter e saber para fazer essa maravilha, que é uma das maiores tendências de decoração atuais.

Você não precisa fazer um curso de jardinagem ou ter ferramentas de última geração para fazer o seu jardim de inverno. A ideia aqui é oferecer um passo a passo simples e que dará todo o suporte para fazer jardim de inverno em qualquer canto que você desejar.

O que é um jardim de inverno?

Um jardim de inverno, de forma simplificada, é um jardim geralmente feito em ambientes internos — no espaço amplo de uma casa ou mesmo em um cantinho de um apartamento. O objetivo desse tipo de decoração da casa é dar uma cara nova a um espaço inutilizado ou mal aproveitado, incluindo a natureza no dia a dia dos moradores do local. Você pode planejar como fazer jardim de inverno na sala, embaixo da escada ou em qualquer outro ambiente desejado.

No jardim de inverno vale de tudo: desde plantas, flores e cascatas a pedras de diferentes tipos, aquários com peixes e muito mais. O que importa aqui é como usar o seu espaço e montar o melhor jardim de inverno, aproveitando o que o seu ambiente oferece e dando muito charme ao local.

Além disso, esse tipo de décor privilegia a casa e valoriza muito o ambiente, já que pode contar com teto ou portas de vidro, proporcionando muita iluminação natural para dentro do ambiente.

Como um jardim de inverno funciona?

Um jardim de inverno funciona de maneira simples, mas para que ele fique lindo, você deve saber o que é preciso ter. Dessa forma é possível fazer o melhor uso dele no seu espaço.

O local em que o jardim será montado varia, dependendo da sua proposta e do que o ambiente oferece de possibilidades de montagem. Dentro de cada opção, você sempre deve levar em conta os fatores de boa iluminação natural, acesso, cuidados simples e funcionalidade.

A estrutura básica de um jardim de inverno funciona com plantas, pedras e iluminação, seja ela natural, seja ela artificial. A casa com jardim de inverno demanda pouca manutenção nessa parte, mas constantemente, de forma que o ambiente fique sempre bonito e vistoso. Você deve ter alguns cuidados como:

Para que serve um jardim de inverno?

Um jardim de inverno atende a diversos objetivos em um espaço, desde os estéticos aos funcionais — além dos benefícios à saúde de quem mora no espaço. Conheça alguns deles a seguir.

Traz harmonia ao local

Para quem não aguenta mais a estética de uma casa ou de um apartamento sem plantas, o jardim de inverno funciona para dar a harmonia que falta nesses espaços. Um ambiente com plantas transmite muita vida e pode até acalmar quem fica ali.

Umidifica o ar interno

As plantas ajudam na umidificação do ar. Como você provavelmente já sabe, em centros urbanos a qualidade do ar cai cada vez mais, e os casos de doenças respiratórias só aumentam. Para aliviar os efeitos do ar seco e poluído, o jardim de inverno é perfeito.

Trazer um jardim de inverno para casa, para o escritório ou para o apartamento deixará o ar mais úmido — isso só não acontece se você optar por montar um jardim de inverno artificial.

Decora o ambiente

O primeiro quesito que um jardim de inverno atende é o de decorar um espaço, seja ele qual for. Sabe quando você sente que falta algo em um ambiente? Um jardim de inverno pode ser a solução certa para esse local — não é à toa que cada vez mais esse recurso é usado.

Aproveita espaços

Cada ambiente é projetado de um jeito, e por mais que exista uma infinidade de móveis e artigos de decoração para cada canto, sempre parece que tem um lugar que pode receber um décor novo.

Para isso, o jardim de inverno é perfeito, já que ele é adaptável a vários tipos de ambientes, sendo uma solução viável para vários bolsos. Claro que há jardins de inverno que são grandes e não podem ser transferidos de lugar facilmente, mas um jardim de inverno pequeno pode ser tranquilamente adaptado em qualquer canto que você desejar.

Valoriza o ambiente

Nada melhor do que trabalhar ou morar em um ambiente que tenha um jardim de inverno. Essa joia da decoração de interiores valoriza espaços que antes poderiam passar despercebidos por quem transitava por ali. Uma parede com textura fica linda em casa, mas se você adicionar um jardim desses na medida certa, ficará ainda melhor.

Onde fazer um jardim de inverno?

Se você pensa que os jardins de inverno são para mansões com espaços gigantescos, está enganado. Para qualquer ambiente, há um tipo de jardim que fica bem. Basta conhecer todas as possibilidades e ter criatividade para fazer o seu.

Jardim de inverno separando ambientes

Principalmente hoje em dia, em que é uma tendência de arquitetura projetar ambientes integrados, como sala e cozinha, os jardins de inverno são perfeitos. As opções de decoração são várias. Você pode usar vidros em volta do jardim ou simplesmente deixá-lo transponível, para curtir o ambiente que conecta diferentes cômodos da casa, por exemplo.

Nos fundos da casa

Se você precisa de um espaço em casa para relaxar e tem um canto aos fundos dela que ainda está vazio — ou pior, cheio de tralhas —, deve pensar seriamente em um jardim de inverno.

Esse espaço tende a preservar bem as plantas e o jardim, já que é um canto mais reservado da casa. Para ler ou para contemplar as plantas e relaxar depois de um dia de trabalho, essa é uma ótima opção.

Jardim de inverno embaixo da escada

Um dos espaços mais tradicionalmente escolhidos por arquitetos e também moradores para fazer jardim interno é embaixo da escada. Quando essa área não abriga um bom bar, pode servir para plantas, vasos e flores que embelezam o local. Não importa se sua escada é de madeira, aço ou concreto e em formatos retos ou espirais: há sempre um jardim perfeito para cada uma.

Jardim de inverno no hall de entrada

A entrada de casa ou do apartamento é um lugar perfeito para dar a cara do seu lar e ainda fazer frente às suas visitas, que terão uma impressão boa do espaço. A sensação de acolhimento e abertura que as plantas proporcionam em um jardim de inverno para hall de entrada é sem igual.

No escritório

Um escritório pode ganhar vida nova e fazer o seu ritmo de trabalho melhorar muito com um jardim de inverno dentro dele. Se você faz home office, é chegada a hora de colocar essa decoração no seu espaço e garantir mais qualidade de vida no seu dia a dia de trabalho e estudos.

Na garagem

A garagem pode ser um bom espaço para o seu jardim de inverno. Já pensou em como esse espaço ficaria com plantas em toda a lateral? Você pode ainda usar spots de luz, que ao mesmo tempo que destacam o jardim, iluminam a sua garagem.

No banheiro

Engana-se quem pensa que não dá para montar um jardim de inverno no banheiro — esse é um espaço que recebe bem esse tipo de décor. Não se intimide se o seu lavabo é pequeno: você pode montar um jardim com alguns vasinhos e ter um ótimo resultado.

No corredor

O corredor pode receber tanto um jardim de inverno vertical, quanto um no solo, em seu começo ou no fim. O primeiro caso é uma ótima opção para o caso de corredores muito estreitos. Se você tiver um espaço largo, pode ficar tranquilo e fazer o seu jardim ao final dele. Assim, todos que o percorrerem verão um lindo canto com plantas ao fundo.

Jardim de inverno na sacada

A sacada pode reservar um local para você fazer o seu jardim de inverno com diversidade de plantas e estilos de decoração. Não se preocupe se você mora em um apartamento e acha que não poderá fazer essa decoração. Opte por montar um jardim vertical na sacada, já que a otimização de espaço é prioridade desse tipo de jardim de inverno.

Jardim de inverno no quarto

O quarto é um ambiente que pode receber um jardim de inverno em um cantinho. O espaço pode ser projetado para isso, mas você pode muito bem adaptar um jardinzinho separando, por exemplo, seu quarto de uma sacada.

Jarim de inverno na sala

A sala é um dos espaços que merece um bom jardim de inverno, já que fica mais visível a todos que moram e visitam a casa. Se a sua sala não tem paredes que a separam de outro ambiente, como uma sala de jantar, o jardim é uma ótima opção para servir de divisória.

Como fazer jardim de inverno?

Como fazer jardim de inverno sem complicações e com materiais que você encontra facilmente? Confira as nossas dicas!

Você pode fazer um jardim de inverno de várias maneiras, mas vamos ensinar a montar um modelo básico e muito funcional, que serve para qualquer canto da casa ou do apartamento. A partir desse tipo e com todas as ideias e sugestões deste artigo, você poderá criar o seu próprio jardim. Vamos lá?

Materiais

Escolha os materiais necessários para criar um belíssimo jardim de inverno, tais como:

Passo a passo de como montar um jardim de inverno

Primeiramente, você deve definir o espaço em que fará o seu jardim de inverno, levando em conta a boa iluminação. Depois, pegue o TNT — um tecido fino e que permite boa respirabilidade — e estenda-o no local escolhido. Em seguida, coloque os tijolos em volta, da maneira que achar mais atrativo.

Depois disso, plante as espécies nos vasos, usando a terra e o adubo nas quantidades certas. Organize os vasos em alguns pontos do TNT, e então espalhe as pedras e o cascalho da maneira que desejar para criar um efeito bonito e chamativo. Seu jardim de inverno está pronto!

Esse passo a passo rápido serve para você não precisar de uma mão extra. Caso queira fazer uma decoração maior, você provavelmente vai ter que contar com mão de obra especializada, que dará conta dessa prestação de serviço.

Você poderá até fazer uma cascata e usar luzes — com o auxílio de um eletricista, ele poderá até criar um sistema para economizar energia!

O que um jardim de inverno precisa ter?

Não há um padrão único para todos os jardins de inverno, já que cada projeto demanda uma adaptação e objetivos diferentes. Se a sua busca é por um cantinho minimalista, poderá ser, por exemplo, um jardim de inverno pequeno na sala. Já um projeto maior, com portas ou teto de vidro, luzes de LED e cascata, pedirá um planejamento e recursos maiores.

Diante disso, vamos passar o que de básico (e muito bom e charmoso) o seu jardim de inverno precisa ter para ficar ao mesmo tempo funcional e lindo. Vamos lá?

Pedras e cascalho

As pedras e o cascalho devem ser colocados tanto para auxiliar na drenagem de água quanto para dar um toque especial ao seu espaço. Os seixos brancos — pedras pequenas e arredondadas — são ótimos para esse fim, já que ainda colaboram para a iluminação do espaço — porque sua cor reflete mais a luz.

Além dos seixos brancos, você poderá usar pedras coloridas de tamanhos menores e maiores. Tudo depende de como o ambiente suporta esses elementos, sem deixar o jardim exagerado ou com a sensação de apertado.

O cascalho é espalhado juntamente às pedras, fazendo uma espécie de “cama” de pedras e madeira. Não é preciso usar os dois elementos na mesma proporção. A ideia é fazer um jogo de cores e destaques entre eles, dando um acabamento fino ao seu jardim de inverno.

Tanto as pedras quanto o cascalho são encontrados em floriculturas, vendidos em sacos prontos. Na hora, basta comprar o que atender ao tamanho do seu futuro jardim.

Terra e adubo

A terra deve ser usada nos vasos e, se você fizer um jardim com plantas no solo, também nesse espaço. A terra para o seu ambiente não tem nenhum segredo e deverá ser comprada em floriculturas e casas que comercializam produtos para jardinagem.

Depois disso, basta fazer a adubagem correta para cada espécie de planta de tempos em tempos e manter a drenagem e a rega adequadas. As flores e folhas ficarão sempre lindas.

Iluminação

Sobre a iluminação, ela deverá ser prioritariamente natural. Nessa hora você precisa investir em uma janela ou espaço que receba bastante luz do sol. Não há problema em fazer um jardim de inverno em uma área descoberta, mas isso exige o cultivo de plantas resistentes às chuvas e ao vento também, ok?

Se você quiser um jardim mais chamativo, poderá investir em um teto de vidro. Se a sua casa não tem uma área assim, pense sobre a possibilidade de providenciar uma reforma. Entretanto, se o seu orçamento é mais limitado, é possível colocar o seu jardim próximo a um espaço que já recebe luz na maior parte do dia.

Outra opção é posicionar o seu jardim de inverno em um ambiente que você possa complementar a iluminação natural com artificial. A instalação de spots de luz direcionados as plantas pode ser uma excelente saída para decorar e iluminar o espaço.

Plantas

O mais óbvio elemento são as plantas, mas não é indicado escolher qualquer uma. As espécies que vivem em jardins de inverno precisam ser resistentes, suportar baixas e altas temperaturas e não exigir regas diárias.

Veja a lista de várias plantas – das pequenas às grandes e das floridas às folhagens, para você dar vida ao seu espaço:

Móveis para o jardim de inverno

Um espaço bonito, calmo e chamativo deve ser aproveitado em seu máximo — assim é com o jardim de inverno, por isso ele merece alguns móveis. Esse pode ser o seu cantinho de leitura, estudos ou apenas relaxamento e meditação, para descarregar a tensão do trabalho e dos estudos.

Por isso, entenda como você irá preferir utilizar o espaço. Você pode colocar alguns banquinhos e uma mesinha ou móveis de apoio para decoração. De preferência, eles devem ser de materiais duráveis e que não degradem nesse ambiente, que ficará exposto ao sol e próximo da umidade que as plantas proporcionam. Madeira de demolição é uma excelente escolha para essa parte da decoração.

Procurando por montador de móveis?

Vasos

Os vasos são parte integrante da decoração de jardim de inverno, e podem ser de vários jeitos — respeitando as necessidades das plantas que eles vão acomodar. Dito isso, você pode optar por vasos de barro pequenos ou grandes, tanto no chão quanto pendurados. Há ainda os bambus — já vendidos para esse fim, que dão um toque mais natural ao espaço.

Se você gosta de improvisar, pode fabricar os seus próprios vasos. Algumas espécies de plantas aceitam ser cultivadas em garrafas PET. Esse é um modo de dar um destino mais sustentável ao plástico e ainda enfeitar a sua casa com criatividade.

Além dele, você pode usar latas e outros elementos que sirvam como vasos, para cuidar das suas plantas. Se precisar dar uma cara mais bonita para esses vasinhos sustentáveis, pode pintá-los ao seu modo — isso sim é um jardim de inverno personalizado!

Quais são os benefícios de um jardim de inverno?

Um jardim de inverno dá um toque charmoso e diferenciado a qualquer ambiente, não importa o tipo e o tamanho dele. Muito além desse lado estético, há várias vantagens que um jardim de inverno oferece.

Conheça os benefícios de um jardim de inverno:

Quais são as melhores inspirações de modelos de jardim de inverno?

Para você se inspirar e criar o seu próprio jardim de inverno, reunimos aqui algumas dicas incríveis para montar seu espaço com muita criatividade. Lembrando que você pode reunir todas essas sugestões e montar o seu jardim de inverno de acordo com a capacidade do seu local.

Jardim de inverno que separa a cozinha da sala

Esse tipo de decoração com jardim de inverno exige que a sua sala e cozinha não tenham paredes que as separe. Caso haja uma, confirme com um arquiteto ou engenheiro se o projeto original do lugar permite a demolição sem prejudicar a estrutura do espaço.

Para esse jardim, use terra e as pedras brancas no chão, e coloque uma árvore de pequeno porte ao meio. Uma opção é apenas espalhar diferentes vasos e plantas. Para fechar, você pode tanto cercar o ambiente com portas de vidro quanto tornar o seu jardim transitável, fazendo com que toda a vez que você mude de ambiente, passe por ele.

Jardim com deck de madeira

Se você curte um ambiente mais intimista e sem tantas plantas, pode fazer um jardim de inverno minimalista com deck de madeira, do lado de fora ou dentro de casa. Esse estilo privilegia uma sensação de serenidade e simplicidade no ambiente.

Para desfrutar de um espaço assim, você deverá preparar um deck de madeira na medida que o espaço comporta, com os devidos espaços para o plantio de algumas plantas. Aproveite e coloque spots de luzes em volta, que valorizam as plantas e ainda dão um toque atraente à noite.

Jardim embaixo da escada

Você poderá fazer um jardim robusto, que precisará de uma pequena obra de alvenaria para acomodar a terra e as plantas, ou montar um jardim compacto, que não exige uma obra com cimento, tijolos e pintura.

Use plantas que combinem com o seu ambiente e, ao mesmo tempo, destaquem esse espaço às vezes ignorado ou mal aproveitado de casa. Uma opção é usar as espadas-de-são-jorge e pedras grandes brancas e coloridas. Use alguns spots de luz também, ou mesmo fitas de LED percorrendo o jardim.

Jardim de inverno vertical

Esse jardim é feito pensando em aproveitar um pequeno canto na parede e ter muita iluminação natural disponível para as plantas. Você pode montar o seu jardim vertical de cozinha com madeiras, pallets ou comprar um pronto, feito de bambu.

As plantas que combinam bastante com esse ambiente são as orquídeas, que dão um toque colorido à madeira e ficam bastante visíveis à altura dos olhos. Você pode comprar algumas plantas dessa espécie já em suportes de madeira.

Viu como fazer jardim de inverno é fácil e muito adaptável a qualquer ambiente que você tenha? Além do mais, você mesmo pode montá-lo ao seu estilo, sem ficar preso a nenhum padrão.

Gostou das nossas dicas? Continue acompanhando conteúdos especializados em decoração e reformas!