Search

Você não precisa mais dividir o espaço com baratas, mosquitos e afins. Confira as melhores dicas e saiba como acabar com formigas, baratas, cupins, aranhas e demais insetos em casa!

Ao buscar por soluções efetivas para acabar com os insetos em casa, não se deixe enganar pela ideia de que ter um lar limpinho é suficiente. Embora seja um passo fundamental para manter esses invasores fora, não é a única saída para quem sofre com essas visitas indesejadas e perigosas.

Pensando nisso, criamos este guia completo, que vai ensinar quais são os melhores métodos para não falhar na missão de afastar os insetos e manter a sua casa distante das ameaças oferecidas por eles. Baratas, mosquitos, formigas, cupins e aranhas… você pode se livrar de todos eles!

Quer saber como? Continue conosco nesta leitura e fique por dentro do que precisa ser feito!

O que são as pragas urbanas?

Pragas urbanas são os insetos que atacam tanto na cidade quanto no campo, causando algum tipo de dano à saúde das pessoas que ocupam o espaço no qual elas se proliferam. Além dos problemas relacionados a doenças, a deterioração dos ambientes também pode ser colocada em pauta: você já viu o que cupins podem fazer ao seu móvel de madeira?

Vamos falar de algo ainda mais grave: a ocorrência de doenças letais como a dengue, o Chikungunya e o Zica Vírus, todos problemas de altíssimo risco, causados por um mesmo mosquito, o já conhecido Aedes Aegypti, que também passa a febre amarela.

Os terríveis sintomas podem ser evitados quando você sabe quais medidas deve tomar para manter os insetos longe de casa. Detritos de barata, picadas de escorpião e infecções trazidas por formigas estão em pauta, além da ação das aranhas.

O que atrai os insetos para casa?

O verão não é só sinônimo de dias ensolarados na piscina. Ele também faz lembrar dos insetos inconvenientes dentro de casa. Pois é, segundo especialistas, o clima quente e úmido faz com que as pragas saiam das suas tocas naturais e busquem outras alternativas.

Uma das primeiras questões que devem ser abordadas ao explicarmos tal fato é a chuva: geralmente, ela alaga os esconderijos dos insetos e os obriga a procurar abrigos — que podem ser na sua casa. Outros dois pontos que colaboram naturalmente para a entrada dos insetos no ambiente doméstico são:

Vale lembrar que, além de se esconderem na sua casa, esses bichos também podem se alimentar e se reproduzir no ambiente — causando uma estressante proliferação.  

Como eles se proliferam?

Já sabemos que o verão auxilia no aparecimento das pragas (sem contar a umidade e vegetação crescida). Mas você conhece quais são os fatores que aceleram a multiplicação dos insetos? O acúmulo de lixo e materiais orgânicos nos arredores das casas é o ponto alto para o aparecimento de insetos em geral. Saiba que os terrenos poluídos e com lixo exposto correspondem a um “banquete” aos insetos e seus filhotes.

Combinando os pontos anteriores, você já pode imaginar o resultado: baratas, ratos, moscas e diversos outros insetos “fazendo a festa” na sua casa, com a proliferação e transmissão de grandes problemas para a sua saúde.

Quais são os problemas causados pela presença dos insetos?

A presença das pragas significa, além de tudo, um problema de saúde pública. Há diversos inconvenientes relacionados à proliferação dos insetos. Desde as baratas e ratos, protagonistas das maiores preocupações das donas de casa, até as “inofensivas” formigas, todas as pragas ofertam riscos à saúde das pessoas. Saiba mais abaixo!

1. Diarreias e alergias

Um bom exemplo que se pode citar é o problema com baratas. Além de causarem horror a muitos de nós, elas são responsáveis por doenças e sintomas um tanto quanto incômodos. Ao ingerir alimentos que foram consumidos pelas baratas, mesmo que a quantidade alcançada por elas seja pequena, você está vulnerável a sofrer alergias e diarreias.

2. Alergias, coceiras e infecções

Outro inseto que vemos com muita frequência dentro de casa é a formiga. Embora elas pareçam não simbolizar perigo, por serem geralmente minúsculas, em suas patas, estão concentrados muitos focos de doença: bactérias, micróbios e fungos.

Entre os maus que elas podem causar, podemos citar infecções estomacais e intestinais, além de alergias e coceiras. As formigas são ainda vetores de uma circunstância que pode levar à morte: a infecção hospitalar.

3. Paralisias e óbito

Citamos dois dos insetos mais comuns em casa, mas, caso você more em uma região com bastante vegetação e seu lar tenha predisposição para acolher esses intrusos, até mesmo escorpiões podem aparecer, fora de seu habitat e escondidos em troncos de árvore, por exemplo, levando a sérias preocupações e, o mais grave de tudo: óbito por envenenamento.

Quem tem pets precisa se preocupar duplamente com as pragas: o veneno de um escorpião, por exemplo, pode paralisar um bicho de pequeno porte. Lembre-se de que ele atua diretamente no sistema nervoso central. Por esses e todos os motivos que citamos, fazer o controle de insetos e prevenir o aparecimento deles é a melhor ideia.

Como acabar com formigas, baratas, mosquitos e insetos em geral?

Percebeu como esses pequenos insetos não são tão inofensivos quanto aparentam? Provavelmente, você já está pensando em jeitos práticos e eficientes de acabar com os insetos em casa. É exatamente sobre isso que vamos conversar a partir de agora. Separamos as melhores maneiras de combater os insetos logo abaixo. Veja!

Dicas de como acabar com baratas

como acabar com formigas, como acabar com baratas, como eliminar baratas, como acabar com insetos em casa

Esses são seres realmente asquerosos, começando pelas suas antenas, passando pela sua carapaça e terminado — que terror! — nas suas asas. É fato: as baratas não são convidadas na casa de ninguém, mas você pode ficar tranquilo! Depois de ler estas sugestões, você não vai mais precisar esquentar a cabeça com tais visitas indesejadas.

1. Como eliminar baratas no ralo

Essa dica é simples e você vai — finalmente! — parar de ser surpreendido com as baratas saindo do ralo. Não há restrição de local para executar a dica, essa técnica pode ser aplicada em todos os ralos da sua casa.

Você vai precisar dos seguintes itens:

Agora, veja o passo a passo para acabar com o problema:

2. Como espantar baratas no armário

Não importa o cômodo em que as baratas se apresentem — é certo que isso vai causar, no mínimo, um pouco de nojo. As dicas a seguir podem ser aplicadas nos armários da cozinha, banheiro e até no guarda-roupa. Sabemos como esses seres são inconvenientes, então, vale a pena se precaver antes mesmo de alguma barata dar as caras.

É importante ressaltar que as soluções apresentadas a seguir são paliativas, ou seja, elas não matam as baratas, só as afastam do local em questão.

Veja algumas boas opções para afastar essa praga dos seus armários:

Agora você já sabe como acabar com as baratas, porém, pode ser que uma ou outra apareçam no seu terreno. Para se prevenir desse inconveniente, vale tomar alguns cuidados básicos, além de manter a limpeza do perímetro.

Veja as principais precauções:

Dicas de como eliminar formigas

como acabar com formigas, como eliminar formigas, como acabar com insetos em casa

Você descobriu que as formigas não podem circular livremente na sua casa, não é mesmo? Há formas de livrar o seu açucareiro e o resto do seu lar desses pequenos problemas. Saiba que não é preciso exterminá-las para isso. Há maneiras eficientes e muito simples para afastar esses insetos. Veja como:

1. Como utilizar vinagre para combater infestação de formiga

Caso a sua casa esteja passando por uma infestação de formigas, você não precisa se preocupar! É muito fácil de resolver esse problema e, provavelmente, os ingredientes necessários para isso já estão no seu armário.

Você vai precisar de:

Fique de olho agora no passo a passo para lidar com elas:

2. Como utilizar produtos naturais para espantar formigas

Vale a pena utilizar itens como pimenta, cravo e cascas de frutas cítricas para combater a presença das formigas na sua casa. Quer saber como? Confira a seguir!

Dicas de como espantar os mosquitos

como espantar mosquitos, como acabar com mosquitos, como eliminar os mosquitos, como acabar com insetos, como acabar com formigas

Não há nada mais chato que aquele zumbido de mosquito, não é mesmo? Isso sem falar nas picadas desse inseto: elas coçam demais! Todos concordam que os mosquitos não são bem-vindos dentro de casa, e é por isso que separamos as melhores alternativas para acabar com eles. Quer saber mais? Então, confira os próximos tópicos!

1. Como espantar mosquitos com limão

Essa é uma dica simples, fácil e pode servir até como decoração, já que os cravos-da-índia trazem um efeito muito bonito. Uma boa sugestão é fazer diversas unidades e dispô-las em um vidro decorativo.

Você vai precisar de:

Acompanhe agora o passo a passo:

2. Como utilizar vinagre para combater mosquitos

Percebeu que o vinagre está presente no combate de muitos insetos? Pois é, esse auxiliador poderoso também vai fazer parte da sua missão de se livrar dos mosquitos!

Para isso, você vai precisar de:

Confira o passo a passo logo abaixo:

Esse procedimento atrai os mosquitos e os faz grudar no líquido. Pode ter certeza de que, ao espalhar na sua casa algumas vasilhas com essa mistura, a quantidade de mosquitos vai diminuir consideravelmente. 

Além dessas formas, há outros hábitos que, ao serem adotados, diminuem a incidência desses insetos no ambiente. Conheça alguns deles:

Dicas de como eliminar aranhas

como eliminar aranhas, como acabar com aranhas, como acabar com insetos

Vamos combinar: ninguém gosta de ficar limpando as teias de aranha deixadas por essas visitantes incômodas. Além do mais, esses insetos peçonhentos podem dar sustos e oferecem riscos à saúde, como você pôde conferir nos tópicos acima. Para acabar com as aranhas, confira e aplique as dicas a seguir.

1. Como acabar com aranhas utilizando óleo essencial

Os bons cheiros naturais como hortelã, canela, lavanda e melaleuca são ótimos apenas para o nosso olfato. Para as aranhas, tais cheiros são repugnantes e, por isso, você pode utilizar uma solução com eles a favor do afastamento dos seres de oito pernas.

Você vai precisar dos seguintes itens:

Agora, o passo a passo para lidar com elas:

2. Como afastar aranhas com sachês de tabaco

O tabaco pode ser um grande aliado na sua missão de afastar as aranhas da casa. Não é necessário se preocupar com o cheiro, pois esse odor só é notado realmente pelos insetos. Suas roupas e instrumentos não serão “contaminados” pelo elemento.

Você vai precisar de:

Com os itens mencionados acima em mãos, basta seguir o passo a passo:

3. Como expulsar aranhas usando canela

A canela é outro elemento que esses insetos odeiam. O cheiro é realmente muito forte para eles e, por isso, é um ingrediente certeiro para afastá-los da sua casa. Há diversas maneiras de aplicar a canela para acabar com os insetos em casa. Algumas delas são:

Dicas de como acabar com cupim

como acabar com cupim, como eliminar cupins, como acabar com formigas, como acabar com insetos, como eliminar insetos

Os móveis da sua casa já foram destruídos pelos cupins? É comum que esses parasitas se alojem nas madeiras e acabem com a estrutura. Além da sujeira causada pelo processo, o prejuízo é algo que incomoda muito. Por isso, vale a pena conferir as nossas superdicas para afastar de vez os cupins:

Quais são os cuidados essenciais para evitar a presença dos insetos em casa?

como acabar com formigas, como acabar com insetos, cuidados para evitar insetos

Se você quer (e quem não deseja, não é mesmo?) manter a sua casa livre de insetos e, portanto, de infestações das pragas, é necessário tomar alguns cuidados simples. Além de claro, prestar atenção na limpeza do lar, é válido também observar outras questões, como:

Quando devo optar pela dedetização?

como acabar com formigas, como acabar com insetos, dedetização

Se engana quem pensa que apenas uma boa higienização e manutenção de limpeza é capaz de deixar a casa imune aos insetos em casos mais graves de infestação e incidência do aparecimento e ação deles.

Para lares que estão sofrendo com infestações ou aparecimento descontrolado de insetos, vale a pena procurar por um serviço profissional e de qualidade. A dedetização é um dos métodos mais eficazes para controlar as pragas que estão invadindo a sua casa.

contratação de um dedetizador significa mais do que acabar com as visitas incômodas dos insetos, sejam eles quais forem — ela corresponde a uma segurança de saúde e bem-estar aos moradores do espaço. E vamos combinar: quem não deseja manter a saúde da família em segurança?

Pode ser que você esteja pensando nos seus animais de estimação, sendo natural preocupar-se por conta dos produtos químicos utilizados nos procedimentos, mas não precisa esquentar a cabeça com isso. Quem convive com os bichinhos domésticos pode dedetizar os espaços com tranquilidade, bastando retirá-los do local por, no mínimo, 6 horas.

Acabar com os insetos em casa nem sempre é uma tarefa fácil e pode demandar bastante tempo e persistência, além de, principalmente, muita informação. Se chegamos até aqui, é certo que você já está munido de todas as armas necessárias para impedir a ação desses pequenos malfeitores no seu lar. Agora, é só colocar tudo em prática e ver os resultados.

Gostou de saber mais sobre como eliminar os insetos da sua casa? Então, assine agora mesmo a nossa newsletter para ter acesso a conteúdos como este!