Limpeza de caixa de gordura: aprenda de uma vez por todas como fazer!
Veja o passo a passo simples e nada demorado para você deixar a sua caixa de gordura limpinha e não se preocupar com isso por alguns meses

Realizar a limpeza de caixa de gordura não é uma tarefa das mais fáceis, exigindo diversos cuidados com relação à higiene e também ao manuseio dos objetos. Por tratar-se de um dos sistemas hidráulicos da casa, sua manutenção é fundamental para sua saúde e segurança.

Esse é um tipo de reparo comum de ser realizado quando estamos devolvendo algum imóvel alugado ou quando a situação já está um pouco fora de controle. Porém, o ideal mesmo é limpar a caixa de gordura com certa frequência para evitar o acúmulo de resíduos.

Conservá-la limpa também é importante para evitar uma série de outros problemas, como o mau cheiro, a proliferação de microrganismos, o surgimento de animais indesejáveis (como ratos e baratas) e também o transbordamento.

O que parece difícil em um primeiro momento pode ser realizado de maneira simplificada, rápida e sem dificuldade, desde que sejam seguidos alguns passos que ajudarão você a realizar a limpeza de forma eficiente. Neste artigo, você entenderá para que serve e como fazer a limpeza de caixa de gordura, de modo a garantir que a sua saúde mantenha-se sempre em dia. Confira!

encontre o profissional certo para seu projeto de manutenção, instalação ou pequena reforma

Para que serve a caixa de gordura?

Ao lavarmos a louça, é comum que o descarte da gordura proveniente do preparo dos alimentos seja feito diretamente na pia. Pouca gente sabe, mas essa atitude é muito prejudicial, já que a gordura acaba endurecendo dentro dos encanamentos, podendo provocar a obstrução do sistema hidráulico.

Além disso, essa gordura vai parar no meio ambiente, poluindo-o. Para se ter uma ideia, 1 litro de óleo é capaz de poluir cerca de 20 mil litros de água. Como a camada de óleo não é capaz de se misturar com a água, ela flutua, impedindo que a luz do sol penetre e atrapalhando a biodiversidade nos rios e oceanos.

Muitos municípios já possuem leis específicas que tornam obrigatório o uso da caixa de gordura nas residências, e não é para menos. Sua utilização evita que grande parte dessa gordura chegue aos encanamentos e, posteriormente, ao ecossistema.

Ela funciona como uma espécie de filtro, aproveitando que a densidade do óleo e da água são diferentes para acumular o óleo dentro da caixa de gordura. Assim, não haverá comprometimento da rede hidráulica da residência, reduzindo as chances de a poluição chegar à natureza.

Como limpar sua caixa de gordura?

Como você já sabe, a limpeza de caixa de gordura contribui para que não ocorram transbordamentos e também para que não haja nenhuma contaminação dos sistemas hidráulicos que interfiram na água que você consome. Para ajudar você a fazer uma boa limpeza de fossa, preparamos este simples passo a passo. E não se preocupe, essas instruções podem ser seguidas se a sua caixa de gordura estiver alocada em um ambiente externo e também dentro da cozinha ou lavanderia. Acompanhe!

1. Proteja-se utilizando máscara e luvas de borracha

limpeza de caixa de gordura, limpar caixa de gordura

Procure sempre utilizar materiais de proteção. As luvas de borracha protegerão você dos microrganismos acumulados na caixa. Além disso, elas facilitarão o manuseio em um ambiente que está cheio de gordura — uma substância escorregadia e complicada de manusear. A máscara servirá para que você possa se proteger da inconveniência causada pelo mau cheiro.

Após vestir o equipamento, retire a tampa da caixa de gordura, obtendo acesso ao interior do local. Você perceberá que se trata de uma caixa feita de plástico ou metal (que pode ser quadrada ou redonda), já com bastante matéria orgânica em seu interior devido ao uso cotidiano.

2. Retire os resíduos com uma pá ou colher de pedreiro

limpeza de caixa de gordura, como limpar caixa de gordura

Para limpar a caixa, retire os resíduos que estão acumulados no interior com uma pá ou então com uma colher de pedreiro (como a da foto). Faça isso com cuidado para não danificar os sistemas hidráulicos. Algumas pessoas ainda envolvem a mão em sacos plásticos ou sacolas e retiram o excesso com as mãos mesmo. Mas tudo vai depender do quão disposto você está a fazer essa limpeza e se você tem ou não aversão a tarefas deste tipo.

Conforme for retirando a sujeira, independente da maneira escolhida, vá jogando tudo dentro de sacos plásticos de lixo. Depois, o ideal é chamar algum serviço especializado na reciclagem desses resíduos. Ao descartá-lo corretamente, você evita que o material coletado acabe entrando em contato com o solo ou com água limpa, evitando a poluição o meio ambiente. Ou seja, é importante ter cuidado do início ao fim do processo de limpeza.

Se você quiser finalizar o serviço com a certeza de que tudo ficará bem limpo, utilize uma esponja para retirar os resíduos restantes.

3. Retire e limpe o sifão do encanamento

limpeza de caixa de gordura, como limpar caixa de gordura

Sifões são peças importantes justamente para manter fora do apartamento os odores causados pelo retorno de gases existentes nos restos de alimentos, bem como em outras partículas sólidas que acabamos descartando pelo ralo das pias.

Eles tem formatos especificamente desenvolvidos para fazer com que a própria água se acumule em seu interior, impedindo o retorno do mau cheiro. Porém, é esse mesmo formato especial que facilita o acúmulo de gordura no interior da peça, causando entupimentos e odores desagradáveis da mesma forma.

Portanto, aproveite que você está realizando a limpeza da caixa de gordura e retire também o sifão das pias da sua casa. Para isso, utilize uma escova grande e com cabo flexível para alcançar espaços onde as mãos e outras escovas comuns não chegam. Água morna e produtos removedores de gordura podem auxiliar nesta tarefa.

Depois de limpar os sifões, a caixa, a tampa e descartar todos os resíduos, devolva os itens aos seus devidos lugares. Você notará que o mau cheiro já não estará presente ao utilizar os equipamentos hidráulicos.

Bônus: Produtos para limpar e desentupir caixa de gordura

limpeza de caixa de gordura, limpar caixa de gordura

Como o próprio nome diz, os resíduos existentes neste local são gordura. Por isso, desengordurantes são a melhor escolha para fazer a limpeza de caixa de gordura. Para finalizar, você pode botar algumas gotas de água sanitária na esponja. O mais importante é, antes de tudo, retirar todos os resíduos de gordura e fazer uma boa raspagem.

Mas, atenção: de nada adianta você usar muitos produtos, pois assim que largar água na pia o produto será retirado. Então, uma boa dica é colocar o produto direto na esponja. A limpeza será eficaz e sem desperdícios se feita dessa forma.

Bônus 2: Cuidado com o produto diabo verde

Muitas pessoas acabam utilizando o produto conhecido popularmente como “diabo verde” para realizar a limpeza da caixa de gordura de suas residências, mas tenha bastante cuidado com sua utilização. Ele é um produto perigoso e extremamente abrasivo, de modo que pode causar acidentes.

Além disso, sua utilização pode danificar os encanamentos, já que se trata de uma substância química muito poderosa, utilizada para limpeza de equipamentos industriais. Logo, não é recomendável para utilização doméstica.

Não conseguiu fazer a limpeza de caixa de gordura?

Algumas vezes pode acontecer de a caixa de esgoto estar muito cheia de sujeira, dificultando a realização da tarefa por uma pessoa leiga. Também pode ocorrer de o sistema hidráulico estar mais comprometido do que o usual, fazendo com que não seja possível realizar uma manutenção tão simplificada quanto a do passo a passo acima.

Mas, fique tranquilo, sempre há uma solução! Lembre-se de que nem todos têm disposição ou habilidade para realizar tarefas de manutenção — e não há problema algum nisso. Se for o seu caso, cogite a contratação de um profissional para resolver este problema. Você pode contratar tanto uma diarista para o caso de limpezas mais simples, quanto uma empresa de limpa fossa ou um prestador de serviços hidráulicos.

fazer orçamento gratuito de profissionais de manutenção, instalação ou pequenas reformas

Esses especialistas podem te ajudar a limpar a caixa de gordura com grande facilidade e rapidez. Procure por profissionais que sejam de confiança e que tenham boas referências na internet e nos aplicativos.

Gostou deste artigo sobre limpeza da caixa de gordura? Então, aproveite e descubra também como consertar uma torneira pingando! Ah, não deixe de compartilhar esse passo a passo com os seus amigos para que eles também conheçam a maneira certa de fazer limpeza de caixa de gordura.

Comments are closed.